A Cidade e o Campo Inteligentes, para uma melhor qualidade de vida

A cidade inteligente, assunto de grande repercussão internacional, busca entender quais serão as soluções para uma população cada vez mais urbana, de nossos futuros 10 bilhões de habitantes em 2050.

As soluções serão disruptivas na mobilidade, na oferta energética, na questão da água e esgoto, educação e lazer, saúde e abastecimento, entre muitos outros. Entendemos que haverá uma tendência de soluções cada vez mais descentralizadas, versus as soluções centralizadas de hoje. As tecnologias integradas trarão uma realidade nova. As tecnologias da conectividade, das redes e da mobilidade serão revolucionárias na inserção do todo.


Por outro lado, o Brasil, na sua dimensão territorial e na sua vocação agroindustrial, oferecerá ao mundo soluções na segurança alimentar e na segurança energética pela biomassa e outras fontes renováveis além das fósseis. O CAMPO, hoje, no caso do Brasil, já é um case de sucesso pela incorporação de tecnologias desde a formação do solo, a formação de sementes até o cultivo e a colheita. Tecnologias incorporadas em dimensões antes não vistas dão à produtividade do campo a sua dimensão nacional e internacional.

Ao nos depararmos com estas tendências a longo prazo, o Brasil será protagonista ao desenvolver a inteligência aplicada no campo pela integração das commodities até o prato do consumidor, além do vestuário e em outras áreas, onde quer que ele esteja em 2050.

O Brasil, a América Latina como um todo e outros países em 2050, não terão somente megacidades, mas também e principalmente cidades menores que estarão muito próximas ao campo. Esta possibilidade de integrar o campo inteligente à cidade inteligente fará com que as sociedades urbanas e rurais estejam muito mais próximas uma das outras.

Programação 2017

• Atenção, alunos: todas as atividades deste evento serão aceitas como horas complementares.

• Os painéis serão apresentados exclusivamente no Auditório do Prédio A, com transmissão simultânea para os Auditórios José Ferraz de Camargo, Valentim dos Santos Diniz e Auditório do Prédio B.

A CIDADE INTELIGENTE
09 DE OUTUBRO

08h00 - 09h00

Credenciamento - Prédio A



10h30 - 10h45

- Fast Coffee e Networking


10h45 - 11h10

- A Cidade e o Campo em 2050: Uma Viagem no Tempo.

Relatos de dois argonautas sobre suas impressões e experiências das cidades e do campo no ano de 2050, ao voltarem de uma missão através do tempo.


Moderação:


Painelistas:


Painel 1 e 2 - Dia 09/10

11h30 - 13h00

- PAINEL 1
Os Desafios das Cidades Inteligentes em 2050.

A IoT e as novas soluções para a qualidade de vida provocam alterações substanciais nas formas de vida, nas organizações sociais e na economia. As grandes cidades terão novas soluções para os problemas de energia e de água e também novos modelos de gestão dos negócios. A gestão de recursos e de pessoas em 2050 sofrerá fortes impactos tecnológicos e esses são apenas alguns dos enormes desafios aos futuros administradores:

1 - Quais os desafios tecnológicos que teremos pela frente?
2 - As cidades menores terão menos problemas e serão mais atrativas?
3 - Como as megacidades solucionarão seus grandes temas?
4 - Quais as novas formas de gestão que podemos antever?


Moderação:

  • William Waack, Jornalista

Painelistas:


Seguido de diálogo com a plateia.


13h00 - 14h30

- Almoço


14h30 - 16h00

- PAINEL 2
As Soluções para Mobilidade e Conectividade.

Em 2050, as cidades conectarão diferentes sistemas de informação e de operação, facilitando a mobilidade dos cidadãos. A integração da Mobilidade e Conectividade urbana proporcionará ao indivíduo novas opções eficazes de ações no trabalho, no lazer e nas suas relações sociais. O incremento das conexões por Big Data, a partir da aprendizagem com os comportamentos individuais e coletivos, dará inteligência e simplicidade às soluções para segurança e locomoção, bem como para outros problemas corriqueiros.

1 - No aspecto social, as cidades se tornarão mais frias?
2 - A economia das cidades mudará em que sentido?
3 - Como preparar as gerações para as mudanças que virão?
4 - O risco de caos ou cibercrimes poderão ter que impactos na sociedade?


Future Flash


Moderação:


Painelistas:


Seguido de diálogo com a plateia.

- Painel 1 e 2 - Dia 09/10

16h00 - 16h30

- Coffee Break com Networking


16h30 - 18h00

Mesas Redondas - Experts Dialogam com Alunos e Docentes


Mesa Redonda 1

  • Wilson Zampini, Presidente Regional Latin America e Diretor Geral - Ottobock do Brasil Técnica Ortopédica - Até 2016.
    Mediador: Adriana M. Catelli Souza, Departamento de Engenharia de Materiais da FEI
    Alunos
    • André de Souza Mendes, Mestrado em Engenharia Mecânica
    • Rodrigo Bechelli, Doutorado em Engenharia Elétrica
    • Wellington Cássio Pinheiro, Engenharia Elétrica
    • Wilton Soitiro Tuji, Engenharia Mecânica

    Auditório José Ferraz de Camargo - Prédio J - Inscreva-se
-->


19h00 - 22h30

  • Nome da Palestra 1

    Lorem ipsum dolor sit amet, te est doming persius, vim agam viris et. Duis inani legere ex ius, mucius luptatum pro at, ea liber equidem cum. Sit malis tacimates partiendo an, et mel enim nostro accumsan, cum gloriatur expetendis at. Te eum quodsi luptatum, mel bonorum blandit ut.
    Auditório Prédio B - Inscreva-se

  • Nome da Palestra 2

    Melius patrioque ut sed, nonumy accumsan aliquando duo ut, graeci persius forensibus et has. Eum no veri debet, eu mea dicta saepe. Summo tation lobortis est ea, vel eu malis omnesque electram. Ad nam quando tation commodo.
    Auditório Prédio B - Inscreva-se

10 DE OUTUBRO
O CAMPO INTELIGENTE

08h00 - 09h00

Credenciamento - Prédio A


09h00 - 10h00

Future Flash | Evolução Tecnológica no Campo em 2050.

A cadeia agrícola produtiva, desde o tratamento do solo, às modificações genéticas, plantio, colheita, preservação, até o prato do consumidor, passando pela transformação dos alimentos, ração e energia, será modificada pelo alto grau de tecnologia aplicada à agricultura. O campo será na sua longa cadeia produtiva um processo de intensa conectividade e de soluções técnicas inovadoras que irão encurtar o tempo de produção e reduzir drasticamente os desperdícios, aumentando a eficácia produtiva.


  • Luiz Carlos C. Carvalho, Presidente - Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG)


10h00 - 10h30

- Coffee Break com Networking


10h30 – 11h30

1º Diálogo de Líderes | 2050, Quo Vadis Agri-Indústria?

A sustentabilidade é um valor adquirido para o desenvolvimento com qualidade nas dimensões econômicas, sociais e ambientais. A Internet das Coisas influenciará as formas e os conteúdos econômicos, sociais e ambientais. Novos paradigmas e novos hábitos darão uma nova dimensão às preferências dos consumidores e terão grande impacto em nossos padrões de consumo. Como lidar com esta dinâmica e quais as consequências esperadas?


Moderação:

  • Carlos Tramontina, Jornalista

Painelistas:

  • Luiz Carlos C. Carvalho, Presidente - Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG)
  • Gustavo Grobocopatel, Presidente - Grupo Los Grobo – Argentina
  • Luiz Fernando Furlan, Membro Independente - Conselho Administrativo da BRF e Ex-Ministro - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC)
  • Bernardo Silva, Presidente Executivo - Associação Brasileira Biotecnologia Industrial (ABBI)

- Painel 3 e 4 - Dia 10/10

11h30 – 13h00

- PAINEL 3
Alimentação e Energia para o Mundo.

Em 2050 teremos que alimentar quase 10 bilhões de habitantes no planeta. A fonte de alimentação nacional não será suficiente para a maioria dos países, necessitando-se importar alimentos e energia. A América do Sul e o Brasil serão os futuros fornecedores de alimentos e energia em nível mundial. Alimentos de grande valor agregado e de alto valor nutritivo estarão se complementando nos diferentes mercados. A logística e a acessibilidade serão os grandes temas do futuro. A competitividade e a sustentabilidade farão com que as diferenças de padrões e de valores agregados sejam o foco das aplicações tecnológicas. A IoT estará presente em toda a cadeia produtiva. A energia de biomassa passa a ser um elemento fundamental na cogeração de energia e também na composição da matriz energética sustentável. E por ser um grande gerador de biomassa, o Hemisfério Sul será uma região extremamente competitiva.


Future Flash

  • Pedro Merola, Diretor-Presidente da Fazenda Santa Fé

Moderação:


Painelistas:


Seguido de diálogo com a plateia.


13h00 – 14h30

- Almoço


14h30 - 16h00

- PAINEL 4
Produtividade e Competitividade no Campo

Produtividade e competitividade no campo, só será possível por meio da intensidade tecnológica e do conhecimento dos processos produtivos e da gestão dos mesmos. Das tecnologias genéticas às tecnologias do processo até o prato do consumidor final, requerem engenharias e processos inovadores e disruptivos. Os desafios serão dentro da porteira, nas fazendas e nas fábricas e fora da porteira, nos transportes, na logística até consumidor final. As grandes questões se resumirão do Mega versus o Micro. Para onde vai a inovação?


Moderação:

  • Christian Lohbauer - Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e Bayer

Painelistas:

  • Silvio Furtado, Diretor de Vendas da ZF América do Sul
  • Francisco Matturro, Vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG)
  • Alex Foessel, John Deere Brasil
  • Franz Burckhard, Diretor de Operações da ColossalFish

Seguido de diálogo com a plateia.

- Painel 3 e 4 - Dia 10/10

16h00 - 16h30

- Coffee Break e Networking


16h30 - 18h00

Mesas Redondas - Experts Dialogam com Alunos e Docentes



19h00 - 22h30

  • Nome da Palestra 1

    Lorem ipsum dolor sit amet, te est doming persius, vim agam viris et. Duis inani legere ex ius, mucius luptatum pro at, ea liber equidem cum. Sit malis tacimates partiendo an, et mel enim nostro accumsan, cum gloriatur expetendis at. Te eum quodsi luptatum, mel bonorum blandit ut.
    Auditório Prédio B - Inscreva-se

  • Nome da Palestra 2

    Melius patrioque ut sed, nonumy accumsan aliquando duo ut, graeci persius forensibus et has. Eum no veri debet, eu mea dicta saepe. Summo tation lobortis est ea, vel eu malis omnesque electram. Ad nam quando tation commodo.
    Auditório Prédio B - Inscreva-se

11 DE OUTUBRO
CAMPO E CIDADE: INTEGRANDO SUAS INTELIGÊNCIAS

08h00 - 09h00

Credenciamento - Prédio A


09h00 - 10h00

Future Flash | O Campo e as Cidades Inteligentes - Megatendências 2050

Integrando as inteligências da Cidade e do Campo e definindo cenários para melhorar a qualidade de vida futura.


  • Patricia Ellen, Partner McKinsey&Company


10h00 - 10h30

- Coffee Break com Networking


10h30-11h30

Diálogo de Gerações

O Bem Estar mobiliza pessoas para uma vida com mais saúde, lazer e conforto. Como será nossa vida em seus hábitos urbanos e no campo, no Brasil e nas outras cidades e campos. Quais as grandes diferenças que teremos que superar?
Como será o diálogo entre as gerações Z, Y, Baby Boom, Geração C?


Moderação:


Participantes confirmados:


- Painel 5 - Dia 11/10

11h30 - 13h00

- PAINEL 5
A gestão inteligente da integração Campo-Cidade

As grandes tendências universais podem ser antecipadas em suas estruturas e seus impactos. Os diferentes cenários destas megatendências poderão mostrar os grandes riscos aos quais estamos expostos e as grandes oportunidades. Como a gestão da integração campo e cidade se darão no futuro? A grande logística da produção se fará em espaços diferentes e mais adensados? Quais os fatores críticos que terão que ser superados?


Future Flash:


Moderação:

  • Luís Artur Nogueira, Jornalista, Economista, Editor da IstoÉ DINHEIRO e Palestrante sobre cenário econômico e político

Painelistas:


- Painel 5 - Dia 11/10

13h00 – 14h30

- Almoço


14h30-15h30

2º Diálogo de Líderes das Cidades e do Campo | 2050 e a qualidade vida. Quais os grandes desafios aos profissionais do futuro?

A academia, as empresas, as instituições, o governo na busca de inovações e novos caminhos que representem uma melhor qualidade de vida. Que mudanças precisam ocorrer para que a juventude possa se preparar para estes desafios? O que se espera do profissional em 2050 para solucionar os desafios?


Moderação:

  • Silvio Matos , Agência Idealista e Conselheiro da FEI

Participantes:


Seguido de diálogo com a plateia.



16h00 – 16h30

- Coffee Break e Networking


16h30 - 17h30

Mesas Redondas - Experts Dialogam com Alunos e Docentes


19h00 - 22h30

  • Nome da Palestra 1

    Lorem ipsum dolor sit amet, te est doming persius, vim agam viris et. Duis inani legere ex ius, mucius luptatum pro at, ea liber equidem cum. Sit malis tacimates partiendo an, et mel enim nostro accumsan, cum gloriatur expetendis at. Te eum quodsi luptatum, mel bonorum blandit ut.
    Auditório Prédio B - Inscreva-se

  • Nome da Palestra 2

    Melius patrioque ut sed, nonumy accumsan aliquando duo ut, graeci persius forensibus et has. Eum no veri debet, eu mea dicta saepe. Summo tation lobortis est ea, vel eu malis omnesque electram. Ad nam quando tation commodo.
    Auditório Prédio B - Inscreva-se

Revista do Congresso de Inovação 2016
Revista do
Congresso

Confira a Revista do Congresso de Inovação 2016 - Megatendências 2050 e veja o que aconteceu na edição passada.

Formar
profissionais do futuro!

Essa é a nossa meta!

As demandas da sociedade contemporânea estão voltadas a um futuro de Inovação: atitudes inovadoras e empreendedoras, articulação do conhecimento, pesquisa e desenvolvimento, são alguns dos inúmeros pilares a serem abordados para uma mudança de visão e uma conexão global com os diferentes nichos de inovação, os quais permeiam a sociedade, a indústria e a universidade.


O desenvolvimento de uma cultura de inovação exige o compartilhamento do conhecimento, a integração empresa-escola, a reorganização dos pensamentos e o estímulo constante à prática – do pensar e do saber, para a construção de mentes conectadas, inovadoras e capazes de atuarem em vista do bem maior, do novo e do mais justo.


Seguindo essa premissa, O Centro Universitário FEI, será palco de um dos maiores eventos sobre Inovação que tem como objetivo capacitar o jovem para ser um solucionar de problemas que requerem criatividade e domínio do processo inovador, através do uso multidisciplinar de tecnologias, com a finalidade de ser um protagonista na melhoria da condição humana pela qualidade de vida e por um futuro sustentável.


Para preparar o profissional do futuro, a FEI busca uma permanente sincronia com os grandes temas do futuro, os quais exigem engenheiros, administradores e profissionais da área de computação preparados para fazerem parte dessas soluções inovadoras.


Localização


Estamos localizados na Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972 - São Bernardo do Campo - SP



Veja o mapa de localização abaixo:

fale conosco

- Dúvidas reentrar em contato pelo e-mail: congressoinovacaofei@fei.edu.br

Fechar [X]

Besaliel Botelho


Presidente da Robert Bosch América Latina.

Besaliel S. Botelho é graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, e possui MBA em Administração Internacional de Negócios pela Universidade Estadual de São Paulo.

Botelho ingressou no Grupo Bosch no Brasil em 1985 e desde então, atuou em diferentes áreas de engenharia e desenvolvimento de produto e vendas técnicas, sendo responsável por projetos locais e internacionais. Entre outros foi responsável pelo deselvolvimento da tecnologia Flex Fuel.

Em 1997, Botelho assumiu a direção da divisão de negócios Gasoline Systems. Em 2006 assumiu a vice-presidência executiva da Robert Bosch América Latina e, desde outubro de 2011, Botelho é o CEO da Robert Bosch América Latina.

Botelho foi presidente da SAE (Associação de Engenharia da Mobilidade de 2009 a 2010, é membro da MEI (movimento empresarial para Inovação, da CNI - Confereração Nacional da Indústria) e é vice-presidente do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

Fechar [X]

Fábio do Prado


Reitor do Centro Universitário FEI.

É bacharel e licenciado em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA. Doutor em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, onde atuou no grupo de pesquisa básica em plasmas no Laboratório Associado de Plasma. Possui diversas publicações em anais de congressos e periódicos nacionais e internacionais na área de "Instabilidades geradas por interação de feixe de elétrons e plasma quiescente".

Fechar [X]

Pe. Theodoro Peters


Presidente da Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros.

Exerce o cargo de Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Paulista de Fundações, desde 28/03/2008 e Conselheiro do Conselho Universitário da PUC de São Paulo, desde 18/02/2009.

Exerceu diversos cargos em colégios jesuítas: Vice-Reitor do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro, Reitor e Diretor do Colégio São Luís, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira e da Faculdade São Luís, em São Paulo.

Fechar [X]

Mauro Kern


Vice-presidente Executivo de Operações | EMBRAER S.A.
Mauro Kern nasceu em 1961, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Engenheiro Mecânico, graduou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, em 1982.
Iniciou sua carreira na Embraer em 1982 na área de Engenharia de Sistemas Mecânicos. Atuou por 13 anos em várias posições técnicas e gerenciais.
Em 1999, Mauro iniciou sua atuação no Programa EMBRAER 170/190, tendo sido Engenheiro-Chefe e Gerente do Programa EMBRAER 190, assumindo a seguir a posição de Diretor de Programas da Aviação Comercial.
Em Abril de 2007, assumiu a posição de Vice Presidente Executivo para o Mercado de Aviação Comercial.
Entre Abril de 2011 e Dezembro de 2014, assumiu a Vice Presidência Executiva de Engenharia e Tecnologia.
Desde Janeiro de 2015, é Vice Presidente Executivo de Operações – COO da Embraer. Participação nos conselhos curadores da Fundação Nacional da Qualidade e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações.

Fechar [X]

Thomaz Assumpção


CEO - Urban Systems

Formação Acadêmica:
• FEI
• Especialização em Bioengenharia - Strathclide University (Glasgow).
• Especialização em Marketing - UCLA - University of California

Durante seis anos Thomaz atou como Diretor de Marketing da Método Engenharia. Ele foi responsável por parcerias estratégicas e por trazer ao Brasil alguns dos mais recentes conceitos em mercados emergentes, como lazer, turismo e residencial para sênior. Durante este período ela foi eleita duas vezes como Empresa do Ano pela Revista Exame. Depois de deixar a Método Engenharia, fundou a Transversal Marketing e Desenvolvimento - empresa de consultoria de marketing estratégico e imobiliário

Em 1999, Thomas criou a Urban Systems Brasil - empresa de estratégias de marketing e geoprocessamento, especializada no desenvolvimento de estudos e análise de risco para produtos imobiliários, a partir da interseção do banco de dados das cadeias de produção e tecnologia da informação em maps digitais.

Fechar [X]

Vagner Barbeta


Diretor do Instituto de Pesquisas da FEI – IPEI e coordenador da Agência FEI de Inovação. É professor da FEI em regime de dedicação integral desde 1996, sendo Titular do Departamento de Física desde 2006.

Possui Bacharelado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo - IFUSP (1987), sendo formado também em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC-SP (1987). Realizou o mestrado em Física (1990) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1995) com estágio "sanduíche" na Universidade da Califórnia, San Diego (1993).

Fechar [X]

Wilson Brício


Presidente da ZF América do Sul, Presidente da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil)

Wilson Bricio, Presidente da ZF América do Sul, é formado em engenharia mecânica pela Universidade de São Paulo em São Carlos e pós-graduado em administração industrial pela USP. Também participou do Programa de Desenvolvimento de Executivos do IMD, em Lausanne, na Suíça, e de programas em países como Alemanha e Estados Unidos.

Possui mais de 35 anos de experiência na indústria e atua ativamente em instituições nacionais e internacionais, especialmente relacionadas à engenharia, tecnologia e inovação. Dentre elas, atualmente é Presidente da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil), Co-chairman do Fórum Brasil-Alemanha de Inovação, Membro do Comitê de Líderes da MEI-CNI, do Conselho de Engenharia do Insper e do Grupo Orientador de Inovação da FEI. Em 2015, Bricio foi reconhecido como Executivo do Ano do Setor de Autopeças pela Automotive Business.

Fechar [X]

José Luiz Tejon Megido


Comentarista da Rádio Jovem Pan

José Luiz Tejon Megido é Mestre em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie, e Doutor em Pedagogia da Superação pela UDE - Universidad de la Empresa, no Uruguai. Professor convidado da Audencia Business School - França (Master Science em Food Management), Coordenador Acadêmico de Pós Graduação no I-UMA (Instituto de Educação no Agronegócio) - Rio Grande do Sul, Coordenador Acadêmico de Programas da FGV In Company, Coordenador Acadêmico de Pós Graduação e Coordenador do Núcleo de Agronegócio da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/SP.

Jornalista, publicitário formado pela Casper Líbero, autor e conferencista internacional. Presidente da TCA International em parceria com Studio Panzarani – Roma/Itália. Sócio Diretor da Biomarketing. Membro do Conselho de Entidades e de empresas privadas. Administrador com ênfase em Marketing, com especializações na Pace University de Nova Iorque; Harvard, e MIT Nos Estados Unidos. Em liderança tem especialização no INSEAD, da França. Profissional premiado com Top de marketing pela ADVB e outras entidades do segmento publicitário.

Tem forte atuação na mídia, na educação e no universo empresarial. É comentarista da rede Jovem Pan de Rádio, articulista de diversas mídias. Eleito pela Revista Isto É Dinheiro Rural uma das 100 personalidades mais influentes do agribusiness.

Foi Diretor do Grupo O Estado de S Paulo, da Agroceres e executivo da Jacto S/A. Autor e coautor de 33 livros, incluindo o novo lançamento: "Guerreiros não nascem prontos" (na lista dos Best Sellers 2016) e os Best Sellers: "O vôo do cisne", "A Grande Virada – 50 regras de ouro para dar a volta por cima", “O Código da Superação – Uma fascinante jornada além da conquista" – pela Editora Gente e "Elas: Heroínas do Por do Sol", pela Editora Perse. É reconhecido como um dos melhores conferencistas internacionais com ênfase em superação e conta com dois de seus livros já publicados na Europa.

Tejon é considerado uma das maiores autoridades nas áreas da gestão de vendas, marketing em agronegócio, liderança, motivação e superação humana. Troféu Great Speaker Olmix em Paris, França. A partir de 1 de outubro de 2015 passou a integrar o Hall da Fama pela Academia Brasileira de Marketing e recebeu o Prêmio Destaque Imprensa pela AEASP em 2016.

Professor, conferencista Top of Mind de RH.

Fechar [X]

João Fernando Gomes de Oliveira


Vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, Vice-presidente da VDI - Brasil e Professor Titular da Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

Foi diretor presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de 2008 a 2012, onde conduziu um amplo programa de modernização institucional

Em 2013, foi co-fundador e diretor presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Emprapii), onde coordenou a criação do novo sistema de fomento à inovação. Foi coordenador do Instituto Fábrica do Milênio e co-fundador do Núcleo de Manufatura Avançada (Numa) da USP de São Carlos, de onde foram formadas 12 startups tecnológicas e implantadas inúmeras inovações industriais.

Foi pesquisador/consultor em projetos de parceria com empresas globais de manufatura como a TRW, Chrysler, BMW, Hyundai e Mitsubishi, entre outras.

Possui graduação, doutorado e livre docência em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela University of California – Berkeley.

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), fellow da International Academy for Production Engineering (CIRP) e pesquisador 1A do CNPq. Tem 250 trabalhos publicados e três licenciamentos de patentes na área de Manufatura Avançada.

Foi condecorado com a comenda e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, recebeu o prêmios FCW da Fundação Conrado Wessel, o Prêmio Anísio Teixeira da Capes/MEC e o SAP Americas Innovation Award da SAP Global. Atualmente, participa dos conselhos superiores da Capes, CNPq, Fapesp, IPT, Instituto Butantan, Insper e CNPEM.

Fechar [X]

Rodrigo Magnabosco


Professor do Curso de Engenharia de Materiais do Centro Universitário FEI

Graduado em Engenharia Metalúrgica (1993), mestre (1996) e doutor (2001) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É Professor do Centro Universitário da FEI desde 1996, e tem experiência nas áreas de Transformação de Fases, Corrosão e Comportamento Mecânico de metais e ligas. Atualmente, os esforços de pesquisa concentram-se em aços inoxidáveis dúplex e superdúplex, além de ocupar o cargo de Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Mecânica da FEI.

Fechar [X]

Silvio Matos


Presidente e Diretor Criativo da Agência Idealista e membro do Conselho de Curadores da Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros

GSilvio Matos é carioca e começou sua carreira, como redator publicitário, antes mesmo de se formar em Comunicação Social na PUC do Rio de Janeiro. Silvio estudou ainda História de Arte, Cinema e Filosofia em Paris.

Trabalhou em diversas agências do Mercado carioca antes de se mudar para São Paulo. Foi Diretor de Criação e Vice Presidente Executivo de algumas empresas até se tornar CEO da multinacional Foote, Cone & Belding, com apenas 28 anos.

Nos últimos 10 anos, Silvio foi CEO, Presidente, Diretor Geral de Criação e sócio do maior Grupo de comunicação e marketing do mundo, o WPP. Sob sua Presidência e liderança a agência Young & Rubicam se tornou a maior do Brasil com faturamento de 3 Bilhões de reais. Junto com o Grupo WPP, Silvio fundou também a MatosGrey.

Silvio é reconhecido pelos seus casos de sucesso para marcas como Bradesco, Casas Bahia, Cerveja Brahma, Skol, Kaiser, Perdigão, foi responsável pelo lançamento da Vivo, é o criador da RedeTV e do canal Gloob, da Globosat, foi quem relançou a marca Pantene, da Procter & Gamble com a modelo Gisele Bundchen e tantos outros.

Silvio tem mais de 150 prêmios em sua carreira. Sendo 22 Leões no Festival de Cannes e o Grand Prix, prêmio máximo, no Festival de Nova York. Foi 3 vezes apontado como Publicitário do Ano e também, em três ocasiões, indicado como melhor professional de criação do Brasil.

Empresário e empreendedor, Silvio Matos criou o Festival Multi Cultural Back 2 Black, que acontece no Rio de Janeiro anualmente. É um dos fundadores do SOS Pantanal e da Sociedade dos Amigos da Amazônia, foi Conselheiro da Bienal de Artes de São Paulo e membro da Central de Criação da Rede Globo de Televisão. É membro de diferentes conselhos, entre eles o da FEI e o do Grupo Gastronômico Mani.

Hoje Silvio é o responsável pela Idealista. Empresa inovadora de Marketing que trabalha com Estratégia, Conteúdo Digital e Desenvolvimento de Negócios e atende a mais de 19 clientes de diferentes segmentos.

Fechar [X]

Gustavo Henrique Bolognesi Donato


Professor e Coordenador da Plataforma de Inovação FEI

Graduado em engenharia mecânica pela FEI (2004), pós-graduado em administração de empresas pela FGV-EAESP (2007) e doutor em engenharia pela Escola Politécnica da USP (2008). É professor e pesquisador do departamento de engenharia mecânica da FEI (Fundação Educacional Inaciana, São Bernardo do Campo – SP – Brasil) e tem experiência na área de comportamento mecânico dos materiais, mecânica da fratura, análise de integridade estrutural e método dos elementos finitos. Sua linha de pesquisa é intitulada “Fadiga e Mecânica da Fratura Aplicadas à Avaliação de Integridade Estrutural de Componentes Mecânicos” e tem como foco central a extensão das metodologias correntes de avaliação de integridade estrutural para componentes de solicitação severa não convencional e com a presença de juntas soldadas.

Fechar [X]

Joel Garbi Jr.


General Manager at Next Step Consultoria em Recursos Humanos

Formado em engenharia eletrônica pela Fundação Armando Alvares Penteado com experiência de mais de 35 anos em empresas como Philips, Toko, Nikon, Beats by Dre (Apple Computer) e Boyden Executive Search. Atualmente, na Next Step Consultoria em Recursos Humanos, venho trabalhando na busca e seleção de executivos e especialistas para industrias, empresas de tecnologia e redes de varejo. Nas empresas do ramo, como: Cosa Intermáquinas e Mahr. Atualmente dirige a divisão de M.I do grupo Hexagon. na América do Sul.

Fechar [X]

André Clark Juliano


Country Director at ACCIONA

Andre Clark Juliano é Formado em Engenharia Química pela Politécnica da USP e possui MBA em Finanças e Gestão de Operações pela Stern School of Business, possui 10 anos de experiência no segmento de Papel e Celulose e 8 anos em Construção Civil na Camargo Corrêa onde sua última atuação foi em Operações Internacionais e Desenvolvimento de Novos Negócios.

Fechar [X]

Flavio Tonidandel


Professor Coordenador do Curso de Ciência da Computação do Centro Universitário FEI

Graduado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Computação, pela Universidade Federal de Uberlândia 1996. Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, em 1999. Título da Dissertação: "Planejamento Baseado em Casos Usando Lógica de Transações". Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, em 2003. Título da Tese: "Desenvolvimento e Implementação de um Sistema de Planejamento Baseado em Casos". Ingressou no Centro Universitário da FEI em 03/02/2003, na categoria de Professor Assistente I. Ministra as disciplinas Inteligência Artificial e Programação Avançada, além de orientar alunos em projeto de formatura I e II. Possui diversos trabalhos publicados em congressos internacionais e várias participações em eventos técnicos e científicos no país com apresentação de trabalhos. Participa atualmente do grupo de excelência em Automação MANET (Manufacturing Automation Network) do antigo Projeto RECOPE e está engajado em projetos no Centro Universitário da FEI como o Futebol de Robôs.

Fechar [X]

Marcos Troyjo


Diretor da BRICLab - Universidade de Columbia, EUA.

Marcos Troyjo é diretor do BRICLab na Universidade Columbia, em Nova York, um fórum sobre Brasil, Rússia, Índia e China. Ele é professor-adjunto da Columbia-SIPA, School of International and Public Affairs. É colunista semanal do jornal Folha de S. Paulo e colaborador regular da mídia eletrônica e impressa no Brasil e no mundo, com destaque para Financial Times, The World Financial Review, The Huffington Post, e CNN en Español. O professor Troyjo é autor de livros sobre desenvolvimento e assuntos globais, como Nação-Comerciante: Poder & Prosperidade no Século 21, relacionado pela revista 'Americas Quarterly' como um dos melhores livros sobre política, economia e negócios em 2007. Seu livro mais recente é Desglobalização: Crônica de um Mundo em Mudança.

Fechar [X]

Renato Buselli


Vice-presidente da Divisão Digital Factory da Siemens

Graduado em Engenharia Eletrônica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), com especialização em administração industrial pela Universidade de São Paulo (USP) e MBA pela Siemens Academy/ Duke University.

Atualmente Vice Presidente da Siemens Digital Factory & Building Automation, atuando nos segmentos de automação, serviços e soluções em software com foco em eficiência energética, e aumento de produtividade.

Ao longo de mais de 30 anos de carreira no mercado brasileiro e latino americano, acumulou experiências como CEO em outras unidades do grupo Siemens, como por exemplo, nas áreas de diagnostico “in vivo e in vitro” da cadeia de saúde, segurança eletrônico, detecção e alarme de incêndio, entre outras, cobrindo amplo espectro de negócios, como vendas de produtos, sistemas, serviços e projetos turnkey.

Com expressiva participação nos processos de transformação porque passam o setor eletroeletrônico e de eletro medicina no Brasil, ocupou importantes diretorias dentro das principais entidades de classe, como Abinee e Abimed.

Atualmente e membro do Conselho Nacional da Indústria de Maquinas – CONIMAQ e conselheiro da Previ Siemens.

Fechar [X]

Rodrigo Figueiredo


Diretor de Suprimentos da Ambev

O executivo ingressou na cervejaria em 1997 como trainee. Desde então, desempenhou diversas funções em Vendas e Supply. Seus últimos cargos foram: diretor de Suprimentos e Logísticas da América Latina Norte, diretor de Supply da ex-CEE (Central & Eastern Europe), diretor de Logística da Europa e diretor de Gente e Gestão da Europa. Rodrigo é formado em Engenharia Civil pela USP e em Finanças pela FGV. Possui MBA corporativo e participou da turma de 2007 da AB InBev INSEAD-Wharton.

Fechar [X]

Carlos Américo Pacheco


Diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP

Engenheiro eletrônico (Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, 1979), mestre (1988) e doutor (1996) em Economia (Unicamp) e pós-doutorado em Economia (Columbia University, 2005).

Carlos Pacheco é professor de economia na Unicamp.

Foi secretário executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente do Conselho de Administração da Finep (1999-2002). Foi subsecretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (2007), reitor do ITA (2011-2015), e diretor geral do CNPEM (2015-2016).
Tem experiência em economia, com foco em desenvolvimento urbano e regional, e políticas industrial e tecnológica.

Fechar [X]

José Emílio Ambrósio


Jornalista e Empresário CEO da INFINITI 8 Gestão de conteúdo e imagem.
Editor, Gerente de operações SP e Diretor de Operações Jornalísticas da Rede Globo.
Diretor de Jornalismo e Esportes Rede Bandeirantes.
Superintendente de Jornalismo e Esportes da Rede TV.

Rede Globo: 84 a 98.
Rede TV : 99 a 2010.
Band: 2010 a 2013.
Hoje: CEO INFINITI 8 Gestão de conteúdo e imagem.
Conselho Consultivo ADNEWS
Conselho DA Associação Brasileira das WEBS TVs (ABRAWEBTV).