Caminho São Judas Tadeu – Santo Expedito

Inicio na Paróquia São Judas Tadeu
Av. Jabaquara, 2682 – Saúde.

Término na Capela Militar Santo Expedito
R. Dr. Jorge Miranda, 264 – Luz.

Por Reinaldo A. C. Bianchi (racbianchi@yahoo.com)


Histórico

Em 2004 fiz uma promessa a São Judas Tadeu (santo das causas perdidas) e Santo Expedito (o das causas urgentes), que andaria a pé da igreja de um santo a outra, em São Paulo, caso terminasse o doutorado (em 3 meses...).

Não sabia a distância entre as igrejas, mas pareceu uma promessa justa. (Tudo para terminar o doutorado...).

Depois de terminado o doutorado, fui procurar qual o caminho a fazer. Por incrível que pareça, o caminho mais fácil é seguir a linha do metro, da estação São Judas até a estação Tiradentes. Fazer por cima da terra o que os tatus trabalhadores de São Paulo fazem todo dia.

Levei um tempo enrolando para cumprir a promessa... O que finalmente fiz hoje.

Posso dizer, com bolhas nos pés, que valeu. Alem de pagar a promessa, o trajeto é bem bonito e passa por muitas igrejas e pontos turísticos de São Paulo. Resolvi deixar anotado, e sugiro a todos que gostem de andar e que tenham interesse por construções históricas. Sem contar os que tem causas urgentes e impossíveis... como os alunos de doutorado da USP.

O trajeto completo tem por volta de 17 Km, que fiz em 3 horas andando em passos normais. Não me demorei em todos os lugares – se alguém fizer isso deve levar o dia todo, mas vai ser show.

Vale lembrar que não é possível entrar em grande parte dos edifícios – alguns templos possuem horários de visitas rígidos e outros exigem hora marcada. Alguns não podem ser visitados de maneira nenhuma. Confira nos sites (lista no final deste texto) quais são os horários apropriados para visitação.

 

Dicas

 

Notas

 

Trajeto

Iniciando na Igreja de São Judas Tadeu, siga pela avenida Jabaquara até o seu início. Neste trajeto, além de lojas, lojas e mais lojas e de quase ser atropelado pelos ônibus, você poderá ver o Colégio Santa Amália (casa estilo palacete no número 1673, capela ao lado), fundado em 1924 pela Liga das Senhoras Católicas, e o Mosteiro de Santa Teresa (no número 244), onde se encontra o Convento das Carmelitas Descalças, que pode ser visto ficando do outro lado da rua ou pulando sobre o muro... (trecho percorrido: 2682 metros).

Igreja de São Judas Tadeu – Jabaquara, São Paulo.

A Av. Jabaquara vira Rua Domingos de Moraes. Continue andando. No número 2565 está o Arqui (ops... Colégio Marista Arquidiocesano). Ele possui painéis em mosaico dos artistas Davison Becato e Cristiane Gallinaro e existe uma capela que também pode ser visitada. Colado no Arqui está a Paróquia Nossa Senhora da Saúde (dos Freis Augostinianos Recoletos), no número 2387. Igreja bonita por fora e por dentro. Tanto a igreja quanto o colégio foram inaugurados em 1935. Ainda nesses quarteirões está o Colégio Nossa Senhora do Rosário, das freiras Dominicanas (no número 2958, capela no número 2926). Como se pode ver, estas região está repleta de escolas (trecho percorrido: 3100 metros).

Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

A Domingos de Moraes passa a ser rua de mão única neste trecho, e você sem perceber passa a andar na Prof. Noé Azevedo. Nesse ponto pode-se ver o Colégio Madre Cabrini, que fica no cruzamento da rua Madre Cabrini com a Domingos de Morais. O edifício de 1952 segue a arquitetura das escolas religiosas da época. (trecho percorrido: 500 metros).

Finalmente você cai na Rua Vergueiro, que vai te levar até quase o centro. Aqui se inicia o trecho ecumênico do passeio, com a Igreja Presbiteriana de Vila Mariana (1942), localizada no número 2407. No número 1845 mesmo lado da avenida está a Igreja Evangélica Árabe de São Paulo (1979), filiada ao Sínodo Evangélico Presbiteriano Nacional da Síria e do Líbano. Neste trecho o templo mais bonito é a Catedral Metropolitana Ortodoxa (1956), localizada no número 1515. Esta igreja é LINDA – o meu melhor amigo de infância se casou nela e foi o mais belo casamento que eu já assisti. Não se intimide por ela ser ortodoxa - ela pode ser visitada por todos (nos dias de missa, que geralmente ocorre somente no domingo). A catedral, que é o principal templo da igreja ortodoxa no Brasil, é uma réplica em tamanho reduzido em escala 1 para 12 do tempo de Santa Sofia, em Istambul. O edifício quadrado com tetos arredondados (uma enorme cúpula dourada) é uma característica da arquitetura Bizantina, rara de ser encontrada por aqui (sendo que aqui equivale a todo hemisfério sul do planeta). Tem vitrais pintados e é toda revestida em mármore. Cuidado: não atravesse o Viaduto Santa Generosa, que tem a 23 de maio por baixo, que aí você se perde e não encontra a Catedral Ortodoxa... De frente da Catedral Ortodoxa pode-se ver em um dia bom como hoje a descida da Vergueiro até o centro, os edifícios do centro e até a Serra da Cantareira. Tome um suco de laranja e vá descendo (ufa, não tem mais subida), vendo o Centro Cultural Vergueiro (número 1000) e a Avenida 23 de Maio (trecho percorrido: 2900 metros).

Catedral Metropolitana Ortodoxa

Após passar o Viaduto Pedroso, vire a direita e desça a Rua São Joaquim, até chegar no número 285. Aqui você pode visitar o Templo Budista Busshinji (1994) – que significa "O do Coração do Buda". Fundado por imigrantes japoneses que decidiram se fixar permanentemente no Brasil após o término da 2ª. Guerra, é a sede oficial da missão Budista para a América do Sul da Escola Soto Zen, com sede no Japão. (Aproveite para meditar alguns minutos...). Na Rua São Joaquim se encontram também a Assembléia de Deus Nipo-Brasileira (número 129) e a Igreja Evangélica Sangue e Fogo (número 235). Em frente ao templo Budista se encontra as ruínas da Escola Estadual Campos Sales (número 288). Existe a promessa do governo do estado de que o edifício será restaurado e transformado no Museu de Arte Moderna Nipo-Brasileira Manabu Mabe (trecho percorrido: 600 metros).

Templo Budista Busshinji

Voltando da Rua São Joaquim, sem você perceber, a Rua Vergueiro vira Av. da Liberdade. Terminando a parte ecumênica você pode visitar a Catedral Metodista de São Paulo (1922), no número 659. Neste ponto se inicia o percurso histórico. Depois de atravessar o Viaduto Jaceguai (e olhar a Radial Leste lá em Baixo), vire a direita na Rua dos Estudantes (que sai do Largo da Liberdade) e na segunda à direita, no Beco dos Aflitos. No final do beco se encontra a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos (1779, reformada em 1869). Conta a história que os escravos viam seus os corpos dos seus irmãos balançando após serem enforcados no Largo da Forca (atual Largo da Liberdade (sic)) e desciam à capela dos aflitos, compartilhar a dor. A pequena capela é uma das mais antigas visitadas (fecha de fim de semana). Volte para a Praça da Liberdade e entre na Capela de Santa Cruz das Almas dos Enforcados (1891), no número 238 (que já sabemos que era onde ficava a forca) Se você resolveu cumprir a peregrinação antes de terminar o doutorado, só para garantir, entre aqui e reze para tirar a corda do pescoço. Segundo a lenda, a devoção neste lugar iniciou após um militar condenado à forca ter a corda que deveria tirar sua vida partida duas vezes, sendo que apenas na terceira tentativa sua pena se cumpriu, em 1821. As pessoas que assistiam ao enforcamento gritavam "Liberdade" após a corda se partir, pois era costume na época libertar o preso se isso acontecesse. Se der fome, o McDonald’s da Praça da Liberdade é decorado em estilo Japonês – Desça a escadaria que fica ao lado do balcão de vendas e você sairá em um jardim ao ar livre. (trecho percorrido: 1100 metros).

Ao final da Av. da Liberdade, vá pela esquerda até o número 108 da Praça Dr. João Mendes, entrando na Igreja de São Gonçalo (1724). Considerada monumento histórico nacional, foi construída e reformada pela irmandade de São Gonçalo, com materiais de segunda mão )já que os seus membros eram os excluídos da sociedade). Observe os vitrais com imagens da Redenção ou Danação do Homem e do Padre Anchieta (trecho percorrido: 100 metros).

Seguindo diretamente em frente chega-se na Praça da Sé. Entre na maior igreja de São Paulo, a Catedral Metropolitana da Sé (1954). Construída em estilo neogótico, sua construção se iniciou em 1911 e foi inaugurada durante o quarto centenário da Cidade. Com revestimento de granito, possui pilares altos e 14 torres, cuja construção foi finalizada apenas em 2002, durante uma reforma que durou 3 anos. Antes dela, duas outras igrejas ocuparam o mesmo lugar, uma do século XVII e outra do século XVIII: as três se situam exatamente sobre o Trópico de Capricórnio. Ao sair da catedral desça pela praça, passando pelo marco zero da cidade e observando os edifícios, como o Edifício Augusto Gazeau (1924), o primeiro a ser construído na praça e o Palacete São Paulo (1924), o segundo. (trecho percorrido: uns 500 metros).

Igreja de São Gonçalo e Catedral da Sé

Já que você está aqui, não deixe de visitar a Igreja de São Francisco (1647), no número 133 largo do mesmo nome. Uma das poucas construções em estilo colonial na cidade, a igreja guarda imagens da Virgem, de São Benedito e de São Francisco, provenientes de Portugal. Nenhuma outra igreja paulista está tão ligada à história intelectual do Brasil quanto esta, já que foi nas instalações do seu antigo convento que se criou o primeiro curso jurídico do país. Ao lado da igreja está a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, fundada por Dom Pedro I em 1827 e hoje vinculada a USP. A primeira faculdade a ser criada no país (junto com a de Direito de Olinda), funcionou inicialmente no convento franciscano que ficava ao lado da igreja, e que foi demolido para a construção do edifício que abriga a faculdade (inaugurado em 1934). Para ir até lá basta pegar a rua Benjamin Constant, que sai da Praça da Sé mais ou menos na altura do Marco Zero. Na ida veja os edifícios dos meados do século XX, como a Casa das Arcadas (1929), no cruzamento da Benjamim Constant com a Quintino Bocaiúva. No Largo São Francisco se encontra também a Escola de Comércio Alvares Penteado (1908). Depois de visitar a igreja (e não comprara nenhum livro nos sebos), volte para a praça da Sé. (trecho percorrido: uns 500 metros ida e volta).

Ao fim da praça da Sé siga descendo e vá até o Pátio do Colégio. Neste local foi fundada a cidade de São Paulo, com a celebração da primeira missa em 25 de janeiro de 1554, pelos padres jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta. Infelizmente, da capela e do colégio original não sobrou nada: a capela original de taipa de pilão resistiu até 1640, quando da expulsão dos jesuítas do país. Com a volta dos jesuítas, o colégio foi reconstruído em 1653 mas com sua nova expulsão em 1759, o colégio passou a ser a sede do governo e foi posteriormente abandonado, até desabar em 1896. O edifício atual do Colégio e da Capela de Anchieta (1979) é uma réplica do original, reconstituída com base em pinturas e relatos históricos. Foi inaugurado em 1979 e contem o altar original da antiga igreja e relíquias do Padre Anchieta. Foi mantida também uma parede do colégio original. Aproveite para descansar um pouco, tomando um refresco no Café do Pátio e vendo a vista que motivou a fundação do colégio neste lugar estratégico: o topo da colina permitia uma melhor defesa da vila. (trecho percorrido: uns 100 metros).

Pátio do Colégio

Saindo do colégio, observe o edifício do Primeiro Tribunal da Alçada Civil (1920), que foi a antiga sede da Bolsa de Mercadorias. Com motivos clássicos e ornamentos inspirados na decoração Maia, possui um estilo próximo ao Art-Deco. Depois siga pela rua Boa Vista, até o Mosteiro de São Bento(1912). Os monges beneditinos chegaram em São Paulo no ano de 1598 e recebeu em doação perpétua "até o fim do mundo", um local que era onde se localizava a antiga taba do cacique Tibiriçá. O Mosteiro de São Bento que existe hoje foi terminado em 1912, e é a quarta igreja construída no local. Esta é a mais bela igreja católica visitada (IMHO). A Rua Boa Vista é o centro bancário do país, e o centro do comércio popular. Alguns edifícios são bonitos, mas eu já estava cansado demais para notar muita coisa (trecho percorrido: de novo uns 500 metros).

Mosteiro de São Bento

Saindo do mosteiro, pegue a rua a Florêncio de Abreu (a que desce a direita do mosteiro). Nesta rua estão as casas e edifícios mais antigos do caminho, como a Residência do Mosteiro de São Bento (1884), em reforma no número 111, e outras construções do fim do século XIX e início do XX, como a Casa das Canas. Esta rua sairá diretamente na Avenida Tiradentes. Puf puf puf, tá quase chegando. (trecho percorrido: 1000 metros).

No início da Avenida Tiradentes está a Igreja de São Cristóvão (1856), protetor dos motoristas. Logo após está a rua São Caetano, conhecida como a rua das noivas (caso o seu pedido urgente e impossível envolvia um marido, já pode olhar as lojas). Siga em frente, passando o Batalhão da ROTA até chegar ao Mosteiro da Luz (1784), um dos poucos conjuntos arquitetônicos do período colonial que permanecem intactos. Entre na capela, onde estão depositados os restos mortais de Frei Galvão, construtor do mosteiro, onde ainda vivem irmãs pertencentes à Ordem das Concepcionistas, que vivem em regime de clausura. Se não estiver cansado demais, visite o Museu de Arte Sacra, um dos melhores do Brasil. (trecho percorrido: 700 metros).

Mosteiro da Luz

Saia do Museu de Arte Sacra pela posta lateral e você já está na Rua Dr. Jorge Miranda, a última do nosso caminho. A rua é tomada por construções relacionadas a Polícia Militar do Estado de São Paulo. No número 367 se encontra o edifício do 2º Batalhão da Polícia de Choque, antigo 1º Batalhão de Guardas, do início do século XX e no número 308 o Museu da Polícia Militar (1890), projetado por Ramos de Azevedo e construído com materiais nobres vindo de Portugal, Alemanha e Áustria. Finalmente, no número 264 está a Capela Militar Santo Expedito (1942), ponto final da nossa caminhada. Não deixe de entrar, orar e ver a relíquia de Santo Expedito guardada no altar lateral. (trecho percorrido: uns 300 metros).

Bom, agora que você tomou gosto de andar e de ver as construções históricas do centro de São Paulo, vá para casa descansar e volte no próximo fim de semana, para ver as outras igrejas e construções que você não passou. Um passeio a pé pelo centro é muito bonito e pode ser agendado com diversas agências de turismo. E pegue um dia da semana para ir aos sebos da Praça da Sé, como o Ornabi e o Messias, que ficam no Edifício Casa das Arcadas.

E para terminar, deve se dizer que não foram incluídas sinagogas e mesquitas muçulmanas com parte deste caminho por nenhum motivo a não ser que eu não encontrei nenhum que não desviasse em demasia a rota. Para quem ainda tiver fôlego, a Sinagoga Comunidade Israelita Kehilat Israel (1912) – a 1a Sinagoga de São Paulo – fica na rua da Graça, 160, no Bom Retiro. Para ir até ela a partir da Capela de Santo Expedito, basta cruzar a Avenida Tiradentes e entrar na Rua Três Rios, e virar a esquerda na Rua. (distância da estação Tiradentes do Metro: uns 700 metros). Já para ir a uma Mesquita Muçulmana é necessário pegar um transporte. A Mesquita da Sociedade Beneficente Muçulmana (1955) é conhecida como a primeira da América Latina, e fica na
Avenida do Estado, 5.382 – Cambuci.

 

Pontos altos do passeio:

 

Dúvidas do que são estes prédios... se você souber me avise...

 

Templos e edificações visitados:

Paróquia São Judas Tadeu
Av. Jabaquara, 2682 – Jabaquara.
http://www.saojudas.org.br/

Colégio Santa Amália
Avenida Jabaquara, 1673 – Saúde.
http://www.isa-lsc.com.br/SiteSaude/index.html

Mosteiro de Santa Teresa – Convento das Carmelitas Descalças (1948)
Avenida Jabaquara, 244 – Mirandópolis.
http://www.carmelo.com.br/casas/jabaquara.asp

Colégio Marista Arquidiocesano (1935)
Rua Domingos de Moraes, 2565 – Vila Mariana.
http://www.mol.org.br/index.cfm?unecod=2

Paróquia Nossa Senhora da Saúde (1935)
Rua Domingos de Moraes, 2387 – Vila Mariana.
http://www.paroquiansrasaudesp.org.br/

Igreja Presbiteriana de Vila Mariana (1942)
Rua Vergueiro, 2407 – Vila Mariana.
http://www.ipvm.org.br/

Igreja Evangélica Árabe de São Paulo (1979)
Rua Vergueiro, 1845– Vila Mariana.

Catedral Metropolitana Ortodoxa (1956)
Rua Vergueiro, 1515 - Paraíso
http://www.catedralortodoxa.com.br/
http://www.ecclesia.com.br/galeria/catedral_antioquena.htm

Centro Cultural Vergueiro (1982)
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
http://www.centrocultural.sp.gov.br/

Templo Budista Busshinji (1994, mas no mesmo local desde 1955).
Rua São Joaquim, 285 – Liberdade.
http://www.sotozen.org.br/

Assembléia de Deus Nipo-Brasileira
Rua São Joaquim, 129 - Liberdade
http://www.geocities.com/Augusta/2141/

Igreja Evangélica Sangue e Fogo
Rua São Joaquim, 235 - Liberdade.

Escola Estadual Campos Sales ou
Museu de Arte Moderna Nipo-Brasileira Manabu Mabe
Rua São Joaquim, 288 – Liberdade.
http://www.sinpeem.com.br/noticias/manabu.htm
http://www.nippobrasil.com.br/2.edicao/atual/edicao_atual.php?tabela=comunidade&id=1137

Catedral Metodista de São Paulo (1922)
Av. Liberdade, 659 – Liberdade.
http://www.imcentral.org.br/

Capela de Nossa Senhora dos Aflitos (1779, reformada em 1869)
Beco dos Aflitos, 70 – Travessa da Rua dos Estudantes, altura do nº 52.
http://www.partes.com.br/igrejas/capela_dos_aflitos.htm

Capela de Santa Cruz das Almas dos Enforcados (1891)
Praça da Liberdade, 238 – Sé.
http://www.partes.com.br/igrejas/capela_da_santa_cruz_dos_enforca.htm

Igreja de São Gonçalo (1724)
Praça João Mendes, 108 – Centro.
http://www.brasilviagem.com/pontur/?CodAtr=2109

Catedral da Sé (1954)
Praça da Sé, s/nº - Sé - Centro
http://www.partes.com.br/igrejas/catedral_da_se.htm
http://sampacentro.terra.com.br/textos.asp?id=165&ph=2
http://www.guiadasemana.com.br/noticias.asp?ID=4&cd_news=6463

Edifício Augusto Gazeau (1924)
Praça da Sé, 142 e 146 – Centro.

Palacete São Paulo (1924)
Praça da Sé, 108 e 118 – Centro.

Igreja de São Francisco (1647)
Largo São Francisco, 133 – Centro.
http://www.partes.com.br/igrejas/igreja_de_sao_francisco.htm

Faculdade de Direito do Largo São Francisco (1934)
Largo São Francisco, 95 – Centro.
http://www.direito.usp.br/
http://anhembi.terra.com.br/turismo/shMat.asp?idMat=126

Escola de Comércio Alvares Penteado (1908)
Largo São Francisco, s/n – Centro.
http://www.fecap.br/PortalNovo/Index.asp

Casa das Arcadas (1929)
R. Quintino Bocaiúva, 148 a 182 – Centro.

Capela de Anchieta e Pátio do Colégio (1979)
Pátio do Colégio, 84 – Centro.
http://www.partes.com.br/igrejas/igreja_do_patio_do_colegio.htm

Primeiro Tribunal da Alçada Civil
Pátio do Colégio, 73 – Centro.
http://www.emporis.com/en/il/im/?id=321428

Mosteiro de São Bento (1912)
Largo de São Bento, s/nº Centro - Centro - 3328-8799
http://www.mosteiro.org.br/

Residência do Mosteiro de São Bento (1884),
Rua Florêncio de Abreu, 111 – Centro.

Casa das Canas
Rua Florêncio de Abreu, ? – Centro.

Igreja de São Cristóvão (1856)
Av. Tiradentes, 84 - Luz
http://www.partes.com.br/igrejas/igreja_de_sao_cristovao.htm

Mosteiro da Luz e Museu de Arte Sacra (1784)
Av. Tiradentes, 676 - Luz
http://www.partes.com.br/igrejas/igreja_e_convento_da_luz.htm
http://www.estadao.com.br/450/perfil.htm

2o. Batalhão da Polícia de Choque – Antigo 1o. Batalhão de Guardas
R. Dr. Jorge Miranda, 367 – Luz.

Museu da Polícia Militar (1890)
R. Dr. Jorge Miranda, 308 – Luz.

Capela Militar Santo Expedito (1942)
R. Dr. Jorge Miranda, 264 – Luz.
http://www.expeditosanto.com.br/

Templos não visitados, mas próximos:

Sinagoga Comunidade Israelita Kehilat Israel (1912)
R. da Graça, 160 – Bom Retiro
Tel : 256- 7811

Mesquita da Sociedade Beneficente Muçulmana (1955)
Avenida do Estado, 5.382 – Cambuci
Tel: 3208-6789
http://www.anba.com.br/especial.php?id=32
 

Links úteis para percorrer este caminho:

http://www.vivaocentro.org.br/bancodados/enderecos/templos.htm http://www.guiadenoivos.com.br/index.cfm?area=igreja_sp http://maplink.uol.com.br http://www.sampa.art.br/SAOPAULO/Pag.%20Igrejas.htm http://www.partes.com.br/igrejas/apresentacao.htm http://www.sampa.art.br/SAOPAULO/Pag.%20templos.htm http://milpovos.prefeitura.sp.gov.br/interna.php?com=2&lang=1&id=552 http://www.brasilrepublica.hpg.ig.com.br/saopaulo.htm O centro a pé: http://www.visitesaopaulo.com/acidade/roteiros.asp http://www.brasilviagem.com/pontur/?CodCid=4 Edifícios e Templos Históricos: http://www.vivaocentro.org.br/bancodados/enderecos/edificios_historicos.htm http://www.vivaocentro.org.br/bancodados/enderecos/templos.htm

Idealização e Texto Copyright (c) 2005, by Reinaldo A. C. Bianchi.
Ultima atualização em 28 de novembro de 2005.
Figuras usadas tem o copyright de seus autores, e são usados aqui sem intenção de lucro.