

O que você irá aprender
A tecnologia do hidrogênio para os veículos elétricos e híbridos já é uma realidade para o mercado. Neste estudo disponibilizado pela FEI com apoio da FUNDEP, você terá acesso aos fundamentos e aplicações das diferentes arquiteturas envolvidas na tecnologia de hidrogênio para a mobilidade elétrica, além de especificações sobre sistemas de célula (pilha) a combustível, montagem de stack, periféricos, além de sistemas de controle, gerenciamento e segurança.
Tenho interesse!Processo de Seleção

Conteúdo Programático
- Aula 01 (4hs): Economia do Hidrogênio (Introdução, Energia renovável)
- Aula 02 (4hs): Hidrogênio (Produção, segurança e propriedades do hidrogênio)
- Aula 03 (4hs): Células a combustível (tipos, características, materiais e fabricação)
- Aula 04 (4hs): Aplicações (Sistemas automotivos e mercado)
Apoio:

Mais informações
Atuação profissional atual: Professor pesquisador do Centro Universitário da FEI do Departamento de Engenharia Química. a1. Consultor Ad-hoc da FAPESP . a2. vice-presidente da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) a3. Presidente do conselho da Associação Brasileiro do hidrogênio (ABH2). a4.Membro da International Society of Electrochemistry (ISE).
Formação: PhD em Materiais / eletroquímica para Reatores Nucleares de Potência e ciclo do combustível Nuclear pela USP) / IPEN - 1998; Graduação em Engenharia Química -1991 e Bacharelado em Química -1992 pela Universidade Mackenzie e Técnico em Mecânica de Aeronaves 1990 (EMA). Estudou com os professores Prof. Dr. Wendt (de TU Darmstadt / Alemanha) e Prof. Dr. Bouteillon (de Laboratoire d'Energétique Electrochimique, Grenoble / França) sob orientação da Dra. Elisabete Pessine em eletroquímica de sais fundidos na USP/IPEN.
Especializações: c1. Industrial production of lithium-ion pouch cells - Fraunhofer Institute ISIT / Custom Cells - Alemanha (2017); c2. Gerenciamento de Projetos - Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT (2016); Gestão da Inovação - Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT (2015); c3. Gasification - Technische Universität Bergakademie Freiberg / Alemanha (2011); c4. Materiais para alta temperatura Thermal Spray ASM / Estados unidos (1990), Curso de combustão- IPT (2013). Atuou nas seguintes atividades: d1. Chefe do Laboratório de Engenharia Térmica e Motores e assessor da presidência do IPT. d2. Gerente do projeto de gaseificação do IPT da planta Piloto de Piracicaba, envolvendo: IPT, Petrobrás, Oxiteno, Raizen, VSE, governo do estado de São Paulo, FINEP, FAPESP e BNDES. d3. Projeto IPT/CBMM, RSU/GESP. d4. Foi fundador e diretor de inovação da Electrocell, chefe do projeto de PEMFC de até 80kW para ônibus da UFRJ, 50kW para a AES/Eletropaulo e banco de bateria de ion lítio de 722kWh para a CESP. d7. Professor convidado em cursos de especialização: MBA Energia IPT, USP/PECE, USP/POLI, USP/IEE, SENAI, ABTS, MAUÁ, BOSCH, GIZ. d8. Diretor Cultural da ABTS - Associação Brasileira de Tratamento de Superfície (mandato 2013-215) Coordenador da ABNT do grupo especial de Hidrogênio (2010-2014) e integrante do comitê de mobilidade elétrica. d9. Colaborador do CGEE, MCTIC, MME, ANEEL; GIZ e consultor Ad-hoc editora Elsevier, FEI, CIETEC, IPT.
Prêmios: Recebeu, em conjunto com sua equipe de trabalho o Prêmio Estadual da FIESP 2004 modalidade Ecologia; CNI em 2004 (64.000 projetos concorrentes); prêmio internacional WRI/FGV em Plano de Negócio, menção honrosa do SAE (2002), Prêmio FINEP de inovação em 2009, prêmio IPT (2015). Colaborou na co-orientação dos alunos da FEI, os alunos receberam quatro prêmios internacionais pela Associação Americana de Engenharia Química (AICHE) em 2020, pela SAE/BALLARD 2020 e SIEMENS.
Publicação: co-autor em 14 capítulos de livros, sendo um deles finalista ao prêmio Jabutí.
Fechar
PhD em Química (especializado em Eletroquímica) pela Universidade de Grenoble I (Joseph Fourier) em 1991. Realizou pós-doutoramento no Instituto de Química da UNICAMP (1992-1994) atuando na área de caracterização eletroquímica de polímeros condutores eletrônicos. Desde 1996, trabalha na UFMG e atualmente é professor titular do departamento de química e coordenador do Laboratório de Materiais e Células de Combustível, LaMPaC.
É orientador e professor dos programas de pós-graduação do Departamento de química (Conceito 7 da CAPES) e do departamento de engenharia química da UFMG. É orientador do mestrado professional em inovação tecnológica da UFMG. Autor de mais de 90 artigos em revistas especializadas com política editorial seletiva, que receberam mais de 1500 citações, 5 capítulos de livros, um livro didático e mais de 100 trabalhos em congressos.
Orientou / co-orientou 16 dissertações de mestrado, 13 teses de doutorado, supervisionou 5 pós-doutores, além de ter orientado 17 de iniciação científica, 2 monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento / especialização, 3 trabalhos de conclusão de curso de graduação, 38 de estágio / estágio / outra natureza. Ele é consultor de várias agências nacionais de desenvolvimento. Revisor ad-hoc para várias revistas internacionais. Participou de 24 bancas de mestrado, 33 de doutorado e 27 de qualificação. Coordenou ou participou de cerca de 33 projetos de pesquisa
Tem experiência na área de Química de Materiais, com ênfase em caracterização eletroquímica e elétrica de polímeros e materiais cerâmicos. Ele também desenvolve projetos na área de biomateriais, colaborando com a Fundação Ezequiel Dias no estudo de biossensores eletroquímicos. Os termos mais frequentes na contextualização de sua produção científica e tecnológica são: Eletroquímica, Pilha a Combustível de Óxido Sólido, Eletrólitos Cerâmicos e Poliméricos, Blenda, Espectroscopia de Impedância, Voltametria Cíclica.
Possui projetos em parceria com empresas como CEMIG e Embraer e mantém colaborações internacionais com pesquisadores alemães, franceses, italianos e portugueses. É colaborador do Centro de Estudos Estratégicos e de Gestão no Brasil, membro do INCT de célula de hidrogênio e combustível, da rede PaCOS e coordenador local (UFMG) da rede de química do estado de Minas Gerais. É sócio da SBQ, SBPMAT e Associação Brasileira de Hidrogênio. É membro do Conselho Editorial do Materia Journal.
Fechar
A seleção dos participantes no curso para recebimento de vagas gratuitas segue os critérios estabelecidos no edital da FUNDEP Linha V - Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão. São previstas 25 vagas por turma destinadas a profissionais que preencham uma das seguintes características comprovadas:
a) Profissionais com experiência acadêmica e/ou profissional na área que estejam fora do mercado de trabalho há pelo menos dois anos.
O candidato deverá comprovar a condição de desempregado e que não possui vínculo empregatício vigente registrado em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) através:
1. Apresentar declaração de próprio punho, datada e assinada, na qual informa que nunca teve registro em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) de vínculo empregatício, quando for o caso;
2. Apresentar cópia das páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) que contenham fotografia, qualificação civil, anotações do último contrato de trabalho (com as alterações salariais e registro da saída), e da primeira página em branco subsequente à anotação do último contrato de trabalho ocorrido.
b) Profissionais com experiência na área que atuam em startups, micro e pequenas empresas, ou seja, instituições com receita operacional bruta menor do que R$16.000.000,00 ao ano.
O candidato deverá comprovar através de uma carta assinada digitalmente pelo contador ou pelo representante legal da empresa informando que a empresa tem receita operacional bruta menor do que R$16.000.000,00 ao ano.
c) Estudantes matriculados e frequentes em cursos técnicos, graduação e pós-graduação que comprovem atuação ou interesse na área (limitado a 20% das vagas gratuitas).
O candidato deve apresentar o atestado de matrícula da instituição.
Fechar