A
Engenharia de Automação e Controle é tida como a carreira do futuro, porque reúne as tecnologias e conhecimentos que mais têm se desenvolvido nos últimos anos e forma profissionais extremamente conectados com o mundo contemporâneo. Envolve desenvolvimento de software, inclusive com recursos de inteligência artificial, além de formação em mecânica, sistemas digitais e produção. Cabe a esse profissional conceber, pesquisar e propor à sociedade produtos automáticos e sistemas de produção automáticos. Isso envolve desde projeto de microrobôs até a automação de grandes plantas petroquímicas.

O setor de transportes é um dos que mais vão demandar engenheiros de automação. Hoje, a maior parte dos trens metropolitanos são controlados exclusivamente por computadores, como no Metrô de São Paulo, em que a interferência do operador é permitida apenas em velocidades limitadas dos trens. Também na aeronáutica, muitas das operações são mais seguras com uso de sistemas automáticos, principalmente em condições de clima adversas. Dependendo do nível de automação de uma aeronave, ela pode estar apta ou não de operar sob certas condições, por exemplo, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (IAC 121- IAC 121-1013 ANAC).

Também nas artes e no cinema há ação direta da automação. Tomadas e cenas que teriam um custo proibitivo no passado podem hoje ser realizadas com sistemas automáticos e drones. Manter um drone estável mesmo sob ventos fortes exige um conhecimento de controle avançado, só alcançado com técnicas recentes, dominadas pelos bons engenheiros de controle.

No uso doméstico a automação estará cada vez mais presente, seja em robôs móveis de limpeza, em sistemas de segurança ou em sistemas de controle do ambiente.

Os veículos já possuem sistemas ativos de segurança (ADAS - Advanced Driver Assistance Systems), que evoluirão até que os carros sejam completamente autônomos. Mas ainda há muito por fazer até que as pessoas confiem mais nos veículos autônomos que em motoristas humanos. Esse é certamente um trabalho para engenheiros de Automação e Controle.

Do ponto de vista social, o que se espera dos produtos e processos automáticos é que libertem as pessoas de trabalhos em ambientes insalubres ou perigosos. Também se espera que realizem melhor e mais eficientemente todas as tarefas que não exijam criatividade ou decisões subjetivas, reservando às pessoas os trabalhos mais relevantes e prazerosos.

Espera-se da automação que ofereça novos meios para que o ser humano possa ir além e realizar tarefas antes impossíveis. Há, por exemplo, manipuladores milimétricos utilizados em cirurgias e controlados em tempo real por cirurgiões, que podem inclusive ter visão tridimensional ampliada, para cirurgias delicadas e minimamente invasivas. Neste tipo de mecanismo robótico, a precisão é essencial, assim como a segurança e o controle. Com ele, médicos podem realizar procedimentos que eram simplesmente impossíveis anteriormente.

Trata-se de uma carreira cuja formação básica trará instrumentos poderosos para desenvolvimento da criatividade e inventividade naturais aos seres humanos em um futuro próximo.






Quer continuar atualizado sobre a Engenharia do Futuro?

Deixe abaixo seu melhor e-mail e receba as tendências de futuro.