Em entrevista, professor do departamento de engenharia elétrica da FEI fala sobre riscos com as descargas elétricas

Professor Rudolf Bühler foi fonte para reportagem realizada no portal UOL

12 de abril de 2021 - Centro Universitário FEI

Fones de ouvido podem matar de choque? Essa dúvida ganhou repercussão na imprensa nesta última semana, depois que o técnico em informática Danilo Maurício Alves Xavier, de 30 anos, veio à óbito depois de receber uma descarga elétrica em sua residência, em Goiânia. A grande suspeita é que a corrente elétrica que atingiu Xavier possa ter passado por meio dos fones de ouvido que ele usava.

Consultado como fonte na reportagem realizada pelo portal UOL, o professor Rudolf Bühler, do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI, descartou a possibilidade de que os fones de ouvido, sozinhos, possam ter sido os grandes vilões dessa história. Em entrevista, o especialista ainda explicou que o mais provável é que a fonte do problema tenha sido causada por algo externo, como um raio ou falha na rede elétrica. No caso do técnico em informática, houve uma parada cardíaca no acidente e a vítima foi submetida a uma grande corrente elétrica. De acordo com a reportagem “aparelhos como fones de ouvido trabalham com correntes bem baixas, em miliamperes, insuficientes para causar problemas ao corpo humano”.

"O fone estava ligado ao computador e, mesmo com o relato de que não houve raio, pode acontecer da rede elétrica sofrer oscilações. Não é preciso um raio para haver a queima de eletrodomésticos em uma casa”, explicou o professor.

Para conferir a reportagem completa publicada pelo UOL, acesse o portal.




Quer continuar atualizado sobre a Engenharia do Futuro?

Deixe abaixo seu melhor e-mail e receba as tendências de futuro.