FEI é a primeira Instituição brasileira a ter plataforma exclusiva de IOT da Siemens

A utilização do MindSphere pelos alunos de engenharia da Instituição proporcionará um avanço na formação de profissionais mais completos e preparados para o ambiente digital.

07 de julho de 2020 - Prof. Fábio Lima - Eng. de Produção - Centro Universitário FEI

Primeira Instituição de ensino a contar com a ferramenta no País
, a parceria entre FEI e Siemens se deu pelo processo de inovação e digitalização que o Centro Universitário tem adotado nos últimos anos, se tornando referência em indústria 4.0 no País, com laboratórios avançados que já possuem soluções Siemens e, mais recentemente, um foco em IoT, com o objetivo de qualificar seus alunos para uma demanda cada vez mais crescente no mercado.

A solução consiste em um sistema operacional aberto para Internet das Coisas (IoT) baseado em nuvem, que permite conectar máquinas e infraestruturas físicas ao mundo digital, transformando dados em conhecimento e viabilizando novos modelos de negócios digitais.

A utilização do MindSphere proporcionará um avanço na formação de profissionais mais completos e preparados ao ambiente digital. Além disso, o MindSphere não será utilizado somente em sala de aula, mas também na realização de projetos e pesquisas científicas envolvendo alunos de graduação e pós-graduação.

O professore Fábio Lima, do Departamento de Engenharia de Produção da FEI juntamente com outros professores do curso de Ciência da Computação, vêm trabalhando junto a empresas na disseminação de conceitos da Indústria 4.0. O conhecimento gerado com a utilização dessa tecnologia será transferido à sociedade, contribuindo significativamente para a consolidação deste novo modelo de produção.

Fábio Lima destaca ainda que são essa parcerias que fortalecem ainda mais a FEI como Instituição preparada para a formação de profissionais e desenvolvimento de soluções e pesquisas voltadas à Indústria 4.0. "Já tínhamos um dos melhores laboratórios do País para a digitalização e simulação de processos de manufatura. Agora, estamos trazendo conectividade para este contexto", destacou o professor.


FEI como referência em Manufatura Digital



Por ser uma Instituição referencia no ensino e pesquisa de tecnologias como as relacionadas a Indústria 4.0, a FEI foi convidadade pela Sociedade Rosas de Ouro a ajudar a escola no Carnaval deste ano, que usou como tema de seu enredo, "Tempos Modernos". A FEI contribuiu em quatro áreas distintas do projeto: o desenvolvimento de uma versão 3D e outra em Realidade Aumentada do carro abre alas, 4 braços mecânicos robotizados - sendo 2 no carro abre alas e 1 no carro 3, simulando o processo de montagem de um cérebro. Além disso, no apoio a bateria, os alunos programaram um robô que entregou as baquetas aos ritmistas.

Ao público, por meio do aplicativo Carnaval 4.0, foi possível ver os carros 1 e 5 em Realidade Aumentada, projetados em algum espaço vazio, plano e sendo possível movê-los e observá-los no ambiente que escolher no Sambódromo, na rua, ou até mesmo na casa do folião. Ainda dentro do aplicativo, a FEI desenvolveu um Quiz interativo sobre as transformações digitais que vivemos, com o objetivo de levar conhecimento sobre o tema ao público. O app ainda está disponível para download nas plataformas de aplicativos.

Para conhecer mais projetos desenvolvidos pela FEI em RA e RV pelo Centro Universitário FEI para o Carnaval e outros, acesse www.fei.edu.br/o-carnaval-que-voce-nunca-viu ou siga a Instituição nas redes sociais em www.fei.edu.br/redes.





Quer continuar atualizado sobre a Engenharia do Futuro?

Deixe abaixo seu melhor e-mail e receba as tendências de futuro.