Realidade Aumentada está entre os projetos desenvolvidos pela FEI na área de IA

São mais de vinte projetos que utilizam inteligência artificial e que envolve aproximadamente 50 alunos.

19 de agosto de 2020 - Prof. Dr. Paulo Sérgio Rodrigues - Departamento de Ciência da Computação - FEI

O Centro Universitário FEI tem intensificado o desenvolvimento de pesquisa e projetos relacionados a àrea da inteligência artificial, entre esses o VR-FEI (Virtual Reality FEI), que tem por objetivo desenvolver aplicações para mundos imersivos que envolvem jogos, salas de aulas e simuladores com uso de realidade virtual e aumentada e ‘Mundos 360’. Atualmente, são cerca de 50 alunos em 24 projetos que utilizam a inteligência artificial, com coordenação do professor doutor Paulo Sérgio Rodrigues, do Departamento de Ciência da Computação. Por meio do processamento de imagens, a inteligência artificial está colaborando para uma pesquisa que identifica notícias falsas (fake news) nas redes sociais e pode ajudar pesquisadores na busca de textos cintíficos.

A detecção de fraudes em imagens, principalmente para investigação policial, também faz parte dos projetos da VR-FEI. “Temos ainda o VR EDUC, um agente virtual imersivo para ensino baseado em avatar mostrando que, em breve, não será mais necessário sair de casa para estudar, pois a sala de aula, os demais alunos e o professor – que poderá ser um profissional ou inteligência artificial – farão parte de uma realidade virtual”, informa o docente. Na área da saúde, um estudo está utilizando a IA para o desenvolvimento de uma navegação imersiva que guie o médico dentro do corpo humano durante cirurgias. E, por meio de processamento de sinais e imagens, outra pesquisa está criando um agente inteligente para sugerir dietas com base na análise dos exames médicos dos indivíduos. Ainda na área da saúde, um projeto do grupo visa colaborar com o trabalho dos médicos sugerindo diagnósticos, tratamentos e modos de vida saudável para os pacientes.

realidade_aumentada_fei

Realidade aumentada no Carnaval

Por ser uma Instituição referencia no ensino e pesquisa de tecnologias como as relacionadas a Indústria 4.0, a FEI foi convidadade pela Sociedade Rosas de Ouro a ajudar a escola no Carnaval deste ano, que usou como tema de seu enredo, "Tempos Modernos". A FEI contribuiu em quatro áreas distintas do projeto: o desenvolvimento de uma versão 3D e outra em Realidade Aumentada do carro abre alas, 4 braços mecânicos robotizados - sendo 2 no carro abre alas e 1 no carro 3, simulando o processo de montagem de um cérebro. Além disso, no apoio a bateria, os alunos programaram um robô que entregou as baquetas aos ritmistas.

Ao público, por meio do aplicativo Carnaval 4.0, foi possível ver os carros 1 e 5 em Realidade Aumentada, projetados em algum espaço vazio, plano e sendo possível movê-los e observá-los no ambiente que escolher no Sambódromo, na rua, ou até mesmo na casa do folião. Ainda dentro do aplicativo, a FEI desenvolveu um Quiz interativo sobre as transformações digitais que vivemos, com o objetivo de levar conhecimento sobre o tema ao público. O app ainda está disponível para download nas plataformas de aplicativos. Para conhecer mais projetos desenvolvidos pela FEI em RA e RV pelo Centro Universitário FEI para o Carnaval e outros, acesse www.fei.edu.br/o-carnaval-que-voce-nunca-viu ou siga a Instituição nas redes sociais em www.fei.edu.br/redes.

realidade_aumentada_fei_carnaval

Quer continuar atualizado sobre a Engenharia do Futuro?

Deixe abaixo seu melhor e-mail e receba as tendências de futuro.