N
os últimos anos, com os avanços da tecnologia e a necessidade de agilidade e otimização cada vez maior em processos, o curso de Engenharia de Produção, cuja projeção aconteceu na década de 1990, juntamente com o processo de modernização das indústrias no País, vem crescendo significativamente enquanto área de conhecimento específico, especialmente por ter passado por uma evolução em seus métodos e ferramentas tanto no âmbito de sua aplicação, como no contexto da pesquisa científica e da digitalização da indústria.

Estamos falando de uma área de conhecimento que traz em sua essência a abordagem sistêmica e a consciência da complexidade dos processos organizacionais em todos os tipos de empresas e instituições que se dedica ao projeto e gerência de sistemas que envolvem pessoas, materiais, tecnologia, equipamentos e meio ambiente.

Segundo a ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), “compete à Engenharia de Produção o projeto, a modelagem, a implantação, a operação, a manutenção e a melhoria de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, recursos financeiros e materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia”.

Para exercer essas atividades, o engenheiro de produção, além de uma formação técnica qualificada, precisa ser capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Por isso, é solicitado aos engenheiros de produção no início da carreira um envolvimento direto com problemas, tais como qualidade de produto e de processos, dos prazos de entrega, dos custos envolvidos na produção, planejamento da capacidade produtiva, logística e suprimentos, definição dos níveis de estoques, etc. Com a evolução na carreira, o engenheiro de produção experiente normalmente assume responsabilidades administrativas e precisa manter suas habilidades específicas, pois os problemas exigem mais integração de conhecimentos diferentes, desde aspectos de políticas organizacionais até análise de novos negócios e relação com outras empresas, passando por problemas de investimento, de recursos humanos, de inovação tecnológica. Em todas as fases, o contexto é mundial e não apenas local, exigindo habilidades de comunicação e relação pessoal.

O Engenheiro de Produção do Futuro

A contínua modernização da economia brasileira e da indústria, com o surgimento da 4ª revolução industrial, ou para usar a nomenclatura correta, Indústria 4.0, está impondo diversos desafios às empresas que atuam no mercado nacional. Este contexto reforça a necessidade de profissionais capazes de lidar com desafios relacionados à produtividade, gestão econômico-financeira de empresas, estudos de viabilidade econômica de projetos, adequação ambiental de projetos industriais, redução de custos em toda a cadeia produtiva e melhoria contínua da qualidade de produtos e de processos. Este é o perfil do engenheiro de produção e, portanto, mostra a relevância na formação de profissionais nessas áreas que se tornaram críticas para sobrevivência das empresas brasileiras, bem como para o desenvolvimento e manutenção da tecnologia nacional.

Todo este contexto garante ao Engenheiro de Produção possibilidades de atuação em muitas áreas, o que lhe garante alta empregabilidade e evolução na carreira. As áreas envolvem, além das indústrias de manufatura, setores como, por exemplo, os de saúde, governamentais e do agronegócio.

O curso de Engenharia de Produção da FEI tem como objetivo formar profissionais com sólida formação básica e profissional, devidamente capacitados para identificar, formular e solucionar desafios ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento de sistemas de Produção, tanto em manufatura como em serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais.






Quer continuar atualizado sobre a Engenharia do Futuro?

Deixe abaixo seu melhor e-mail e receba as tendências de futuro.