D
esde que a Engenharia Química surgiu como profissão, no final do século XIX, seria necessário muito tempo para apresentar todos os produtos desenvolvidos pelos engenheiros químicos com grande contribuição para o desenvolvimento da humanidade. A produção em grande escala industrial de fármacos, após a descoberta da penicilina; a produção de fertilizantes possibilitando o aumento na produção mundial de alimentos; e o desenvolvimento da indústria petroquímica foram algumas das principais conquistas da Engenharia Química do século passado.

Considerada como o ramo da engenharia que utiliza conceitos de química, física, matemática, biologia e computação em projetos, desenvolvimento, controle e otimização de processos industriais, pelos quais matérias-primas, através de processos físico-químicos, são transformadas em produtos comercial e industrial de alto valor agregado, podemos afirmar que o engenheiro químico é um profissional apto a se relacionar com diversas outras engenharias e profissões.

Os novos desafios para este profissional incluem não somente uma sólida formação em química, física e matemática, mas também é de fundamental importância que esse profissional estenda os seus conhecimentos para campos interdisciplinares como a medicina, biotecnologia e a nanociência. Isso possibilitará ao Engenheiro Químico se adaptar ao avanço da ciência e dos grandes desafios da sociedade moderna.

Os engenheiros químicos hoje são essenciais em setores de manufatura, petroquímica, processamento de alimentos e bebidas, produtos farmacêuticos, papel e celulose, produtos químicos especiais, saúde, construção civil, microeletrônica, materiais eletrônicos e avançados, polímeros, serviços comerciais, biotecnologia, indústrias de saúde e segurança ambiental, Universidades, entre outros.

Evidentemente que os engenheiros químicos enfrentam muitos dos mesmos desafios que outros profissionais de diferentes áreas. Isso significa que além dos seus conhecimentos técnicos, comunicação e habilidades de trabalho em equipe são imprescindíveis na formação desse profissional. Como consequência do seu trabalho, o reconhecimento da sociedade e a recompensa financeira são alguns dos benefícios da carreira.

Avanços da Engenharia Química

Na Biomedicina - Os engenheiros químicos desempenham um papel fundamental no avanço da biomedicina, não apenas na fabricação de fármacos, mas projetando dispositivos complexos para aprimorar o tratamento e o gerenciamento de doenças. O desenvolvimento de equipamentos que funcionam como órgãos artificiais tem sido uma contribuição da Engenharia Química para a medicina.

Na Produção de Alimentos - têm contribuído para a produção de uma variedade grande de alimentos frescos, seguros, saudáveis e saborosos para preparar nossas refeições, devido à descoberta de fertilizantes, pesticidas e herbicidas que protegem e melhoram o crescimento de frutas e vegetais; inovações no processamento e embalagem de alimentos que ajudam a melhorar o sabor, a aparência e o valor nutricional; e em novas técnicas de esterilização que conservam os alimentos.

No Desenvolvimento de Dispositivos Eletrônicos - contribuíram para a invenção de chips semicondutores. Esses profissionais são fundamentais no desenvolvimento contínuo de materiais avançados e nos processos de fabricação necessários para produzi-los.

Na Geração de Energia - têm sido fundamentais no desenvolvimento dos diferentes processos envolvidos na geração de energia. Esses métodos variam do refino tradicional de petróleo à criação inovadora de combustíveis a partir de recursos renováveis.

No Desenvolvimento de Novos Materiais - foram responsáveis pela disponibilidade de muitos materiais novos, principalmente na rápida evolução dos plásticos. Esses desenvolvimentos permitiram enormes avanços em áreas como computadores, telecomunicações e biomedicina. Os exemplos variam desde a garrafa de leite de polietileno comum encontrada em sua caixa de laticínios local até o Kevlar, o plástico especializado usado em coletes leves à prova de balas.

Na preservação do Meio Ambiente - Muitas das tecnologias que combatem a poluição foram criadas por engenheiros químicos. Graças a novos processos, mais resíduos pós-consumo estão sendo reutilizados e produtos secundários industriais estão sendo reprocessados. Como consequência, a humanidade tem água e ar mais limpos.





Quer continuar atualizado sobre a Engenharia do Futuro?

Deixe abaixo seu melhor e-mail e receba as tendências de futuro.