EXPO MECAUT

COORDriving

Solução de eco-condução otimizada à topografia da rota.

O projeto

Contextualização

Falando de Brasil, sabe-se que a logística atual do meio de transporte, seja em cargas ou em pessoas, apresenta predominância rodoviária, ou seja, caminhões e ônibus rodoviários. Além disso, essa predominância tende a se manter, com uma projeção de atingir mais de 2 milhões de caminhões e quase 400 mil ônibus de frota em 2020.

Porém, é notório que a idade média da frota rodoviária no país é alta, girando em torno de 11 anos e 8 meses para caminhões e 10 anos e 7 meses para ônibus, o que acaba se tornando um fator limitante para a inserção de novas tecnologias de eficiência e baixo consumo de combustível.

Dentro disto, observa-se que, com o crescente custo do litro do óleo diesel, a importância de uma otimização na condução visando um menor consumo de combustível se mostra válida devido à dificuldade do repasse deste custo no valor da mercadoria, o que acaba influenciando na competividade das transportadoras.

O despreparo dos motoristas no que tange ao estilo de condução, através de vícios na direção, podem gerar perdas na casa de vinte e dois mil e duzentos litros de óleo diesel por ano, que considerando o preço atual do óleo diesel pode chegar em valores de 70 mil reais ao ano.

Escopo e Clientes

Sabendo o grande problema que ocorre na condução de veículos rodoviários, identificamos os possíveis clientes, sendo estes: montadoras de caminhões e ônibus rodoviários, caminhoneiros autônomos, transportadoras e viações.

Solução Proposta

Para o problema exibido, foi idealizado o sistema COORDriving, que funciona da seguinte forma: A partir de um horizonte topográfico previamente conhecido, o algoritmo irá gerar um perfil de velocidade ótimo baseado na dinâmica longitudinal e no consumo de combustível do veículo.

O perfil de velocidade irá considerar toda a topografia da rota, tanto em trechos sem inclinação como também em trechos com inclinação, sugerindo a respectiva marcha e velocidade de cruzeiro para que a potência consumida durante aquele trecho seja a mínima possível.

Para comparar o perfil de referência ao perfil adotado pelo motorista, os dados serão fornecidos através de um GPS (que tem a função apenas de informar a posição do veículo na rota), e dos sensores conectados à rede CAN, (a fim de informar a rotação do motor, a velocidade do veículo e a marcha engatada).

Junto ao processador do modelo estará uma interface visual, e que disponibilizará a circunstância de condução ótima com sugestões do tipo: trocar a marcha engatada ou alterar a velocidade do veículo. Além disso, o sistema também avaliará a condução com base na resposta do condutor às sugestões, sendo que esta avaliação pode ser exibida ao motorista ou à empresa transportadora que o contratou.

Benefícios

Com a solução, dependendo da aceitação do motorista às sugestões e do percurso adotado, pode-se chegar em valores de redução de consumo de combustível de até 7,4%.

Arquivos

Clique nos documentos abaixo para visualizar.

Integrantes

Conheça abaixo os integrantes.

Pedro Muniz
Anderson Duarte
Thomas Pimentel
Gabriel Demarchi
Gustavo Alencar
Marcos Misu
Gabriel Bragone
Leonardo Pereira
Bruno Pinhate