EXPO MECAUT

Hybrid Two Stroke - H2S

Redução de Emissões em Motores 2 tempos de Competição.

O projeto

O projeto Hybrid Two Stroke, ou mais conhecido como H2S, tem como objetivo principal a redução de emissão de poluentes em motores dois tempos de competição. Atualmente o mercado busca o desenvolvimento de veículos que emitem cada vez menos poluentes, muitas dessas tecnologias trazidas do motorsport devido ao grande histórico de pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias que são fontes de recursos e trazem avanços cada vez mais inovadores ao mercado de veículos de consumo, além de fornecer um campo de provas ideal para testes em situações extremas.

Através do kartismo profissional trouxemos informações das pesquisas de mercado e vimos que muitas dessas tecnologias inovadoras podem sair desta categoria, pois ela é responsável por gerar um grande movimento de tendências no automobilismo. O motivo da utilização da tecnologia de motores dois tempos é devido à saturação do desenvolvimento de motores quatro tempos e de novas melhorias nos motores dois tempos, sendo assim, existem poucos novos avanços, gerando uma grande margem e muitas expectativas para melhorias. O conceito adotado da hibridização mostrou excelentes resultados quanto à redução nos níveis de emissões de poluentes e aproveitando o grande interesse do mercado automotivo atual nessa tecnologia da eletrificação de veículos. Sua implementação no projeto foi fundamental para trazer um bom resultado no aumento de potência em baixas rotações, ou seja, tornando nosso projeto mais sustentável sem perder sua eficiência quanto a potência em curvas.

Em busca de um projeto com finalidades sustentáveis adotamos tecnologias que podem causar grande impacto na redução de emissões de poluentes e do consumo excessivo de óleo nos motores dois tempos. As principais soluções foram a substituição do carburador para o sistema TPI (Transfer Port Injection), a alteração do combustível, de gasolina para etanol, e a hibridização, visando maior impacto na redução de emissões e o aumento de torque em baixas rotações, além da adequação ao mercado atual que tende cada vez mais a tornar-se elétrico no futuro. Para o desenvolvimento do projeto foram utilizadas algumas ferramentas de gerenciamento de projetos e softwares de engenharia.

Os principais objetivos (targets) são as reduções nas emissões de hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO), e consumo de óleo nos motores dois tempos. Através dos conhecimentos e experiências de engenharia dos membros do grupo, juntamente com análises de experimentos estudados, foram desenvolvidos fatores de atribuição que nos permitiram chegar aos valores dos targets. Para redução da emissão de HC, o resultado alcançado foi de 80%; para redução da emissão de CO, chegamos a 84%; já para redução de consumo de óleo, o valor atingido foi de 75%. Estas reduções percentuais indicam redução de emissão em gramas do poluente por kWh de energia entregue pelo sistema de propulsão. Assim, é importante ressaltar que estes resultados não foram alcançados somente com a melhoria do motor térmico (2 tempos). A hibridização teve participação relevante nos resultados, pois o motor elétrico entrega potência sem emitir nenhum destes poluentes. Estes foram resultados amplamente satisfatórios, comprovando a eficácia das tecnologias utilizadas.

Arquivos

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