O projeto
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um comando de válvulas variável que permitirá o uso de diferentes configurações de abertura e fechamento de válvulas para diferentes faixas de rotações, a fim de reduzir o consumo específico de um motor movido a etanol. Por meio do software de simulação de motores a combustão interna AVL Boost e do modelo desenvolvido pelo trabalho ECOENGINE, foi verificado como o curso de abertura e fechamento, período de permanência aberto e instante de abertura e fechamento das válvulas de admissão e exaustão influenciam no torque e no consumo específico do motor. A análise foi feita através de interações entre os resultados obtidos nas simulações, verificando quais configurações resultavam simultaneamente em ganhos de torque e redução de consumo específico. Em seguida, foi selecionada a configuração que apresentou maior ganho para cada faixa de rotações, sendo elas: configuração 1 para 1000 à 2000 rpm, configuração 2 para 2000 à 3500 rpm e configuração 3 para 3500 à 6000 rpm. Após a seleção das configurações e determinação das características de funcionamento do motor, foram dimensionados o pinhão, a cremalheira e o servo motor que constituem o sistema de atuação das válvulas. Para corroborar o dimensionamento dos componentes foram realizadas simulações de elementos finitos em que as tensões encontradas ficaram abaixo das admissíveis. Ao término do estudo, constatou-se um aumento médio de torque de 12,28% e redução média de consumo específico de 10,97% para a faixa rotações de 1000 à 2000 rpm. Para a faixa de 2000 à 3500 rpm houve um ganho médio de torque de 6,02% e redução média de consumo específico de 7,17% e para a faixa de 3500 à 6000 rpm houve ganho médio de torque de 36,29% e redução média de consumo específico de 10,23%. Por fim, verificou-se que o projeto tem um custo de implementação elevado devido a tecnologia que deverá ser empregada nos componentes eletrônicos para garantir as características de funcionamento.
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