O projeto

Segundo o Anuário CNT de Transporte do ano de 2019, 61% do transporte de cargas no Brasil é realizado em rodovias. O mesmo levantamento aponta que apenas 12,4% da malha rodoviária nacional é pavimentada, sendo que 18% possuem pavimentação de qualidade ruim ou péssima. Foram listados, em 2018, mais de 637 mil empresas entre transportadoras, cooperativas e transportadores autônomos. De acordo com Mauricio Nazareno, em seu estudo a respeito das perdas produtivas durante o transporte de ovos, aproximadamente 1% da carga é perdida durante o processo logístico, através de trincas ou quebras ocorridas durante o transporte. Foram produzidas aproximadamente 3,6 bilhões de dúzias de ovos no Brasil em 2018, movimentando em torno de R$ 9,6 bilhões, conforme dados do IBGE. A partir destas informações, estima-se que são desperdiçados mensalmente R$ 8,4 milhões devido a avarias ocorridas durante o transporte de ovos no modal rodoviário. O projeto busca reduzir a incidência de avarias ocorridas durante o processo de transporte de cargas no modal rodoviário, com foco em cargas frágeis, visando conter o prejuízo financeiro e desperdício de insumos. A análise de mercado revelou que atualmente não há soluções disponíveis que atuam diretamente sobre o compartimento de cargas do veículo, fazendo com que fossem propostos três novos layouts como solução técnica para o problema, visando reduzir a transmissibilidade de deslocamento entre o solo e o compartimento de cargas a fim de reduzir a amplitude de vibração da carga transportada. A matriz de decisão foi feita de acordo com o método AHP, visando priorizar os critérios mais importantes para definição do design do sistema, onde a melhor alternativa consiste no uso de bolsas pneumáticas, gerenciadas por um sistema de controle, e amortecedores, fixados em braços auxiliares associados ao chassi do veículo e atuando diretamente sobre o subchassi responsável por sustentar o compartimento de cargas. Para o desenvolvimento do projeto foram utilizadas ferramentas de engenharia, visando melhor compreensão dos componentes utilizados e das interações existentes, identificação e verificação de possíveis modos de falha e otimização das possibilidades de uso do sistema Sigma-Psi. Com a implementação do sistema proposto é atingida, teoricamente, uma redução média de 46% da aceleração vertical do compartimento de cargas, assim como reduções médias de 58% da amplitude do deslocamento vertical e 73% do descolamento angular.
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