O projeto

O setor automobilístico sofre mudanças constantes, sempre buscando novas tecnologias para os mais diversos objetivos. O problema de rigidez à torção na estrutura veicular é um dos empecilhos que deve ser enfrentado nos projetos de melhoria com relação a seu peso. Neste projeto, será estudado um novo método para produção dessas estruturas, com redução de peso e sem interferir na rigidez à torção, ou então melhorá-la, com base na manufatura aditiva. A manufatura aditiva oferece liberdade de criação de peças complexas e uma alta gama de materiais, o que possibilita a criação de peças otimizadas com reticulado (ou lattice em inglês), que permitem uma alta rigidez com menos peso. Será mostrado como é possível que isso se realize, de acordo com os materiais e métodos disponíveis, sempre em vista da peça concluída, que será entregue ao consumidor final; baseado no seu uso, suas funções e na segurança veicular. As simulações realizadas para a validação do método de otimização topológica demonstram uma grande redução de peso nas peças do assoalho, e usando de uma solução não ideal, foi possível estimar a influência do reticulado na rigidez torcional do modelo proposto, que se mostrou eficaz para a manutenção da mesma e também melhorar a razão Kt/massa.
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