EXPO MECPLENA

Copo Útil

Menor escala de uma grande conscientização.

O projeto

A reciclagem de resíduos domésticos e industriais vem ganhando força em todo o mundo. No Brasil em especial, esta prática é muito relevante devido à grande quantidade de resíduos gerados. O volume total de materiais plásticos presentes no lixo doméstico é de 13,5% (cempre,2013) e somente 1,2% (globo,2019) desse total descartado é reciclado no país. Aliando a conscientização das pessoas perante o descarte consciente juntamente ao impacto social sustentável, é necessária a melhoria do processo de pré-processamento dos resíduos gerados. Levando em conta os maquinários de pré-processamento já existentes na indústria de reciclagem serem de grande porte, é notável a necessidade de inovação na construção de uma máquina otimizada e de menor escala, visando as pequenas instituições. Para tal estudo, levou-se em conta a quantidade excessiva do uso e descarte do copo plástico, em sua maioria de polipropileno (PP).

O dispositivo mecânico a ser desenvolvido tem como objetivo final a obtenção de grânulos de plástico para serem reciclados a partir da inserção em uma injetora ou extrusora. A máquina leva em consideração as principais etapas de pré-processamento, sendo elas a moagem, lavagem, separação do material e a secagem, tudo compactado em apenas um equipamento.

A priori o projeto foi inspirado no cenário atual do Centro Universitário da FEI, onde havia uma máquina que foi adaptada para efetuar a reciclagem dos copos utilizados internamente na instituição. A máquina existente encontra-se superdimensionada para a função de triturar somente materiais de polipropileno, e possuía suas etapas de lavagem e secagem de modo ineficaz, improvida e manuais. Apesar do foco central ser na FEI, a máquina Copo Útil tem capacidade para atender as pequenas instituições de mesmo porte que a universidade.

A máquina Copo útil foi projetada para trabalhar com um material apenas, sendo este o Polipropileno (PP). Como a função desta é fazer a pré-reciclagem de copos descartáveis, viabilizou-se a possibilidade de trabalho com quaisquer copos, independente de seu tamanho. Logo, estipulou-se uma quantidade máxima (em massa) de copos por ciclo, totalizando 725g em um ciclo de 90 minutos.

Dentre os diferenciais, encontram-se: diversas tarefas; ergonomia, visando o fácil manuseio da máquina em relação ao operador, facilitando a alimentação da máquina em relação à altura e fácil acesso de controles da máquina; pequenas dimensões, visando uma grande compactação na estrutura da máquina e possibilitando uma menor ocupação de espaço nos locais; sustentabilidade, permitindo a reutilização da água da lavagem para mais de um ciclo e, fundamentalmente, a reciclagem de copos plásticos descartáveis.

Arquivos

Clique nos documentos abaixo para visualizar.

Integrantes

Conheça abaixo os integrantes.

Paulo
Gabriela
Lucas Youssef
Lucas Martins
Lucas Moreira
Pedro
Nicolas