O projeto

Contextualização
Embora a matriz de transportes no Brasil seja diversificada entre suas modalidades, existe uma forte dependência do transporte rodoviário por volta do final da década de 50 teve seu maior crescimento graças ao governo de Juscelino Kubitschek, que ampliou contundentemente a malha rodoviária com intuito de atrair empresas internacionais do ramo automobilístico e, consequentemente, toda a sua cadeia produtiva consigo. Um dos fatores que mais contribui para essa prevalência do transporte rodoviário está nos preços relativos cobrados por tonelada.quilômetro (ton.km) nos diferentes modais.
No Brasil a frota total de caminhões no é de 2.209.440, sendo que o tipo predominante é o de caminhão simples (8t a 29t) com 570.097 unidades, estes são conhecidos também como caminhões rígidos, que diferentemente do caminhão trator, não possuem articulação e não utilizam implementos rodoviários.
De acordo com os dados da CNT (2019), no período compreendido entre os anos de 2007 e 2018 foram contabilizados 1.721.609 acidentes nas rodovias federais brasileiras, desses sendo 570.029 casos de acidentes envolvendo pelo menos um caminhão, representando 33,1% de todos os acidentes ocorridos no período. O principal tipo de acidente envolvendo caminhões nas rodovias federais do país é a Colisão, seguido pelo tipo de acidente foco do projeto que são os Capotamentos/Tombamentos.
A média de acidentes do tipo Capotamento/Tombamento envolvendo vítimas entre 2007 e 2018 foi de 2.467 casos ao ano, no total, tombamentos somaram 29.610 acidentes com vítimas nos últimos 12 anos.
Escopo & Clientes
O projeto visa atender as montadoras de veículos pesados com ênfase em caminhões não articulados para a implantação de um sistema de segurança com a função de diminuir o número de acidentes envolvendo esse tipo de categoria de veículo.
Também há o interesse em adequar os veículos seminovos que não possuem tal sistema assim atingindo uma boa parte da frota em atividade.
Solução Proposta
Visando colaborar com a maior segurança das rodovias evitando o tombamento de caminhões, foi que surgiu o projeto ATROS, que consiste em um sistema de frenagem de emergência, que ao identificar uma condição crítica em que o caminhão poderá tombar, irá atuar independente da ação do motorista, dessa forma prevenindo o tombamento.
Caminho de Desenvolvimento
Inicialmente, são obtidos os dados do veículo (CG, bitola, peso, etc.), de posse desses dados e através do equacionamento adequado é feita a determinação da aceleração lateral máxima e/ou ângulo de rolagem limite do veículo. Com o resultado dessas etapas é possível realizar a programação em VS Commands utilizando o software TruckSim. Para finalizar a sequência são feitas duas simulações, a primeira em que o caminhão realiza uma trajetória curvilínea sem o sistema ATROS, no qual ocorrerá o tombamento, a segunda com o sistema ATROS na qual não ocorrerá o tombamento, dessa forma é possível validar o funcionamento do sistema.
Sistema ATROS – Benefícios:
Com esta solução, haverá uma redução do número de tombamentos de caminhões nas estradas brasileiras, consequentemente uma redução do número de mortes causadas por esse problema. Também há uma redução nos custos relacionados ao tombamento para os frotistas e Estado.
Arquivos
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Integrantes
Conheça abaixo os integrantes.








