EXPO MECAUT

ECVT

Análise do ganho de eficiência pela utilização de transmissão CVT em veículos elétricos

O projeto

Contextualização

A demanda de veículos elétricos e híbridos é uma tendencia mundial e vem crescendo cada vez mais em relação aos veículos a combustão. Os veículos automotores à combustão interna e o uso de combustíveis derivados do petróleo têm sido uma solução amplamente utilizada no transporte de cargas e pessoas, contudo causam grande impacto negativo ao meio ambiente pela emissão de poluentes, o que tem provocado o governo a exigir níveis cada vez maiores de eficiência energéticas dos veículos em geral por parte dos fabricantes. Como alternativa para este problema foram desenvolvidos motores menores, mais leves e mais econômicos, alcançando um consumo de combustível e números de emissões muitomelhoresse comparados aos resultados de 20 anos atrás. Apesar das melhorias contínuas dos motores a combustão interna, a eficiência média desse tipo de motorização ainda é considerada muito baixa, não chegando a 40% na conversão de energia. Atualmente, veículos elétricos a bateria (BEV’s) representam uma solução sustentável de longo prazo para o transporte urbano, uma vez que possibilita uma maior eficiência na conversão de energia, que pode passar de 90%. O mercado de BEV’s tem avançado no mundo inteiro, inclusive no Brasil, porém num ritmo mais vagaroso. Em 2020, o segmento de veículos híbridos (PHEV) e dos BEV’s participaram com apenas 0,2% do mercado brasileiro (BEV com 801 unidades e PHEV com 5.065), em contraste com os 4,6% do mercado global. A projeção é que em 2030 aproximadamente metade do mercado de veículos novos serão totalmente elétricos ou híbridos e que em 2050 os veículos de combustão interna já não serão comercializados. Porém a questão da autonomia, os postos e tempo de recarga das baterias ainda é um fator limitante nos veículos elétricos. Para otimizar a eficiência do motor elétrico e consequentemente sua autonomia geral, o estudo e a implementação de uma transmissão CVT (Transmissão Continuamente Variável) em conjunto se torna uma das possíveis soluções.


Escopo & Clientes

O projeto tem como objetivo analisar a melhoria da eficiência energética do motor elétrico com adição da CVT ao trem de força do veículo. Sendo os principais clientes as montadoras de veículos, sistemistas e autopeças.


Solução Proposta

Para realizar uma análise funcional do projeto e­CVT, adotou­se os dados do veículo modelo disponíveis na base da dados do próprio software, com o propósito de simular o desempenho e o ganho de eficiência do motor elétrico auxiliado por uma transmissão CVT. Para essa simulação utilizou­se o Software AVL CRUISE. O software disponibiliza várias formas de condução em sua base de dados, entre elas, o FTP­75 (Federal Test Procedure) e o EDC (European Driving Cycles). Todas as simulações feitas nesse trabalho foram realizadas adotando o ciclo FTP­75 como padrão, a qual definiu uma série de testes de condução na zona urbana, e tem como principais características: o objetivo de realizar a medição de gases nocivos a atmosfera, autonomia dos veículos de passeio movidos a combustível fóssil e estimar a autonomia da bateria do veículo elétrico com uma única carga. A partir da análise do ciclo de testes foram determinadas as relações da transmissão CVT e os ganhos em relação ao consumo de energia e consequentemente autonomia nas possíveis configurações estudadas.


Benefícios

Os resultados obtidos após utilização da transmissão CVT proporcionaram um ganho de 2,2% em eficiência do motor elétrico, resultando em um ganho de 10% em autonomia sem a necessidade de aumentar a quantidade de baterias, garantindo maior autonomia e vida útil as baterias.

Arquivos

Clique nos documentos abaixo para visualizar.

Integrantes

Conheça abaixo os integrantes.

Enrique Climaco de Freitas
Igor Rodrigues Virga
José Thales Magalhães Neto
Karina Regina Souza Bertti
Lucas Vieira Lopes
Renato do Carmpo Sampaio
Salomão José Soares Aharonovitz
Yuri Farah Fernandes Batista