EXPO MECAUT

FCI

Flex-fuel Compression Ignition.

O projeto

Contextualização

A redução do impacto ambiental da mobilidade humana é um dos principais desafios que a indústria automobilística vem enfrentando desde a década de 60. Esse desafio levou à diversas evoluções e revoluções nos motores de combustão interna. Um exemplo disso é o ciclo HCCI (Homogeneous Charge Compression Ignition).

Este ciclo é caracterizado pela combustão espontânea de uma mistura homogênea, sendo estas características distintas encontradas nos ciclos Diesel e Otto, respectivamente. O resultado deste ciclo são o consumo e emissões de NOx bem reduzidos.

Porém, este ciclo apresenta limitações que impedem a implementação em automóveis, sendo a principal dela a limitada faixa de operações, principalmente em cargas elevadas.


Propósito do projeto

O propósito do projeto está voltado para a elevada taxa de liberação de energia presente nos motores HCCI. Isso se dá pela combustão instantânea que ocorre nesse ciclo, proporcionada pela ausência de propagação de chama durante a combustão. Isso leva à uma combustão violenta e potencialmente danosa aos componentes do motor, além de elevadas vibrações e ruído durante o funcionamento. Sendo assim, o controle da combustão é o caminho para a implementação desse tipo de motor em automóveis, onde as demandas de carga superam o que é possível entregar.


Solução Proposta

Observando métricas de emissões, eficiência térmica e viabilidade para o cliente final e montadoras, foi escolhido a estratificação térmica como via de controle da combustão. Essa estratificação é alcançada por meio da injeção direta de água durante a compressão, o que permite com que haja um aumento na duração de queima e consequente diminuição na taxa de liberação de energia.


Benefícios

Com a utilização da estratificação térmica, foi possível aumentar a faixa de operação do motor HCCI base de forma saudável, seguindo os limites de liberação de energia para operação do motor. Além disso, o motor FCI apresenta os benefícios característicos de um motor HCCI, sendo eles maior eficiência indicada, menor consumo específico e menor temperatura de queima.

Arquivos

Clique nos documentos abaixo para visualizar.

Integrantes

Conheça abaixo os integrantes.

Bruno Roldan Henrique
Caio César Moreira
Caio Henrique Cerqueira
Giovani Vaz de Lima Rogério
Heitor Macedo Camarini
João Eduardo dos Santos Neto
Lucas Desiderato Bueno
Vinicius Lima