EXPO MECAUT

Jotun

Otimização do sistema de arrefecimento e temperaturas de trabalho dos componentes de propulsão elétrico.

O projeto

Contextualização

A circulação de veículos elétricos e híbridos nos grandes centros urbanos mundiais é cada dia maior, seguindo uma tendência mundial de maior preocupação com o meio ambiente, o mercado vem se adaptando para atender às novas legislações, visando um futuro mais eco-friendly. Além disso, os incentivos fiscais para esse tipo de veículos são grandes, a exemplo do Brasil, que reduz o valor cobrado no IPVA.

Tais fatos estão diretamente ligados ao aumento no número de pesquisas e desenvolvimento das montadoras que aliado a uma redução no preço das baterias de 87,5% em 10 anos acarretou um aumento de 900% no número de vendas de veículos elétricos mundialmente no mesmo período de tempo.

Posto isso, é possível identificar inúmeros fatores positivos do veículo elétrico, porém a principal dificuldade enfrentada por eles é a autonomia, visto que o tempo de recarga é de, no mínimo, 30 minutos para obtenção de uma carga de 80%, o que só ocorre com carregadores muito potentes e extremamente caros, acarretando um aumento no tempo total de viagem. Portanto, qualquer melhoria que possa influenciar na autonomia do veículo deve ser estudada.


Escopo e Clientes

O projeto visa atender majoritariamente montadoras e joint-ventures, mas também autopeças, sistemistas, preparadoras de veículos e equipes de competição. O foco do projeto é proporcionar um aumento na autonomia dos veículos elétricos por meio da otimização do sistema de arrefecimento dos componentes de propulsão elétrica, controlando as temperaturas de trabalho do motor e inversor elétricos.


Solução proposta

Para resolver este problema, foi idealizado o Projeto Jotun, que consiste em um sistema de arrefecimento dedicado para o motor elétrico e outro para o inversor, cada um com seu radiador, bomba d’água e válvula termostática, combinado a substituição do fluido de arrefecimento convencional por um nanofluido (mistura de 50% água e 50% etilenoglicol com nanopartículas de alumina).


Caminho de Desenvolvimento

A compreensão do impacto da temperatura na eficiência dos componentes citados anteriormente levou a conclusão de que uma mudança no sistema de arrefecimento do veículo elétrico seria a solução que traria a melhora mais significativa para o aumento da autonomia.

O desenvolvimento envolveu a separação do sistema de arrefecimento atual, que refrigera tanto o motor quanto o inversor, e transformá-lo em dois sistemas dedicados a cada componente, acarretando uma melhor manutenção do calor gerado por cada componente em separado.

Quanto a adequação do sistema ao mercado e aos requisitos de arrefecimento, desenvolveu- se um estudo de nanofluidos em substituição ao atual líquido de arrefecimento utilizado (mistura etilenoglicol-água) e um reprojeto das aletas para aumento e melhor eficácia da troca térmica.


Sistema Jotun – Benefícios

Com a melhoria proposta haverá um aumento na autonomia do veículo, aumentando também a vida útil dos componentes do powertrain, devido ao melhor controle das temperaturas de trabalho.

Arquivos

Clique nos documentos abaixo para visualizar.

Integrantes

Conheça abaixo os integrantes.

Filipe Faria
Gabriela Lech
Luca Bortali
Lucas Galdino
Lucas Brito
Orlito Nunes
Pedro Moreira
Rafael Velho