EXPO MECAUT

NGTB

New Garbage Truck Brazil

O projeto

Contextualização

Para atender as condições viárias, principalmente nas comunidades, e atender a demanda de capacidade de carga, foram projetadas caçambas mais altas de maior volume, e que buscam obter uma distância entre eixos mais curta e, com isso, uma manobrabilidade maior.

Com as demandas de maiores capacidades de carga, cresceram-se os cochos. Atualmente 2 a 3m³. Em áreas de grandes concentrações de resíduos e com coleta manual, essa é uma característica vital em um coletor e impacta diretamente na produtividade da coleta.

Porém, por mais pesado ou leve que seja um coletor, seu centro de gravidade nunca está posicionado no centro do conjunto. A sua parte posterior, onde fica o conjunto compactador, por ser a parte mais pesada, provoca uma distribuição desigual nos eixos dos chassis do caminhão, o que é totalmente indesejável, tanto por conta do desgaste no eixo traseiro, quanto pela dinâmica irregular do veículo, prejudicando sua dirigibilidade, principalmente em aclives e declives. Este problema não pode ser totalmente eliminado nas soluções atuais, mas pode ser minimizado através de um projeto que busque transferir esta carga para a parte dianteira do conjunto.


Escopo & Clientes

O projeto tem como objetivo à análise do caminhão de coleta, que possui problemas de má distribuição de peso, principalmente em locais de aclive com porcentagens de rampa altas. Sendo assim, nossos principais clientes serão empresas de coletas de resíduos, empresas de implementos e montadoras.


Solução Proposta

O projeto tem como objetivo à análise do caminhão de coleta, que possui problemas de má distribuição de peso, principalmente em locais de aclive com porcentagens de rampa altas. Foi-se utilizado o software TRUCKSCIENCE, em condições críticas de distribuição de carga, para comprovar o mau desempenho destes caminhões em condições de aclive, e com este mesmo software efetuar simulações visando e comprovando o melhoramento do processo, após as corretas mudanças em determinados implementos. As mudanças efetuadas foram em torno da automatização do painel ejetor, que englobam uma implementação de um sistema de gerenciamento e o devido redimensionamento de materiais e equipamentos, tudo isso com o intuito de melhorar a distribuição de carga do caminhão em condições de aclive onde a porcentagem de rampa chegam a ser críticas, porém ainda muito presentes no cenário brasileiro.


Benefícios

Os resultados obtidos após a automatização do painel ejetor segundo o TRUCKSCIENCE demonstraram um ganho de 320% na carga normal do eixo dianteiro do caminhão, além de um ganho de 10% de porcentagem de rampa em condições de aclive que beneficiam para a distribuição de peso do caminhão, garantindo maior segurança e estabilidade nas operações de coleta de resíduos.

Arquivos

Clique nos documentos abaixo para visualizar.

Integrantes

Conheça abaixo os integrantes.

Lucas Leão
Lucas Gobbo
Luccas Dentello
Felpe Pisaneschi
Matheus Fagundes
Lucas Tavares
Thiago Angelini