EXPO MECAUT

SKINNY TRUCK

Redução de peso em implementos rodoviários

O projeto

Contextualização

O transporte rodoviário de carga tornou-se de importância incontestável ao longo dos anos e do desenvolvimento do país como nação. De acordo com estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), análises feitas entre 2010 e 2017 concluiu-se que este possui uma relação de 1,4 ponto percentual (P.P) do Produto Interno Bruto (PIB) e que o impacto causado na economia por este setor chega ser em torno de 29%.

No Brasil, cerca de 75% da logística das mercadorias são realizadas por transportes rodoviários, cuja concentração de transporte de cargas está entre as principais economias mundiais. Essa porcentagem alta quando comparada a outros países é devido a estratégia que o Brasil tomou no século XX, privilegiando as rodovias como alternativa para transporte de cargas com objetivo de integrar o território brasileiro e industrializar o país com base na formação de polos automobilísticos.

Neste contexto, pode-se verificar a importância de sua atuação, não somente por gerar a interligação entre os mercados produtores e consumidores, mas como responsável por não deixar o país parar por falta de insumos básicos de sobrevivência.

Visto sua importância, ao longo dos anos mostrou-se imprescindível melhorar a segurança dos veículos no geral. Junto disso, com a necessidade de torná-los mais confortáveis e seguros foram implementados diversos recursos como: Ar condicionado; direção; ABS; Airbag; Conjunto de powertrain mais potente; Etc. Com essa abordagem, os veículos aumentaram de peso, e influenciou em diversas situações como: deterioração das vias; aumento do consumo de combustível; aumento do desgaste de componentes do veículo; aumento de emissão de poluentes e aumento do custo logístico.


Escopo e Clientes

O projeto visa atender empresas de setores logísticos e montadoras de implementos rodoviários interessadas.


Propósito do projeto

Os implementos rodoviários aumentaram em peso bruto total e com isso perdeu-se capacidade de transporte de cargas, ou seja, para carregar a mesma quantidade de mercadorias foi necessário aumentar a frota de veículos rodando. Com isso, diversos fatores contribuíram para o aumento do custo logístico, pois com mais veículos rodando gasta-se mais com combustível, com manutenções preventivas e o desgaste dos componentes do trem de força se tornam maiores, além de que as emissões de poluentes também aumentam.

Para tentar moderar o encarecimento do custo logístico, foi proposto um tema de desenvolvimento de uma estrutura com peso reduzido, mantendo as características de resistência mecânica e respeitando a legislação imposta.



Benefícios

Os motivos que movem este estudo são:

a) Redução de combustível: - Pode-se dizer que ao aumentar o peso do veículo como um todo, necessitará de mais força e potência do motor para realizar manobras, como sair da inércia, desenvolver rápidas acelerações e velocidades, e em comparação, o veículo mais pesado força mais o conjunto de trem de força demandando maior quantidade de combustível do que um veículo de mesmo porte porém mais leve;

b) A redução de 10% no peso do veículo resulta em uma economia de combustível de até 7%, portanto faz-se interessante atingir o objetivo

c) Menor emissão de CO2 – Com veículos mais leves e menor demanda de combustível haverá uma diminuição das emissões de gases poluentes.

d) Diminui o desgaste dos elementos veiculares (Trem de potência, pneus) – Como citado anteriormente, o trem de potência será menos exigido, e isso poupará o desgaste excessivo do conjunto. O mesmo raciocínio segue para os pneus, conjunto de frenagem e afins;

e) Aumento na quantidade de mercadorias transportadas por caminhão. Ao diminuir o peso do implemento, obtêm-se uma margem maior de capacidade de carga antes de atingir os limites impostos pela legislação;

f) Redução do custo operacional: isso acontece quando se aumenta a capacidade de carga do veículo, transporta-se uma maior quantidade de itens e diminui o número de viagens necessárias para completar uma entrega;

Arquivos

Clique nos documentos abaixo para visualizar.

Integrantes

Conheça abaixo os integrantes.

Guilherme de Almeida Tristão
Leandro Chagas da Silva
Gabriel Brunelli Sanchez
Mayara Cássia Teixeira
Bruno Ruiz Nicolao
Tiago Luis Pinheiro Branco