EXPO MECPLENA

MOVE

Tecnologia de Poligeração com ABastecimento Contínuo de Energia

O projeto

O desenvolvimento econômico de uma nação traz consigo a necessidade do aprimoramento de áreas intrínsecas ao dia a dia de diversas empresas. Nesse sentido, atrelada ao consumo de 12,7% do PIB brasileiro, sendo 6,8% custos de transporte, a logística é certamente um dos pontos que requerem tal aperfeiçoamento. Ademais, o modal rodoviário é o mais representativo no Brasil, o que evidencia a atenção que deve ser direcionada a esse setor. Esforços aplicados a gestão e manutenção das frotas certamente são importantes para tornar as empresas mais competitivas. No entanto, um dos principais gastos relacionados ao transporte rodoviário é o consumo de combustível, que nos últimos anos vem apresentando taxas de crescimento consideráveis.

Por consequência, o transporte de cargas está em constante evolução, e uma tendencia para o setor é o Platooning, que é um método de condução em que há a ligação de dois ou mais caminhões em comboio, que seguem de perto uns aos outros a uma distância definida, utilizando tecnologias de conectividade entre si, permitindo desta forma viajarem em sincronia. O veículo da frente atua como líder, desta forma se ele freia todos os outros caminhões também realizam a frenagem, o que resulta em menor consumo de combustível e maior segurança, pois os caminhões se aproximam em velocidade constante com menos frenagens e acelerações.

Tendo em vista o quão promissor pode ser o Platooning, o projeto Move tem como propósito avaliar o comportamento fluidodinâmico nos caminhões organizados em comboio. E a partir disso, otimizar seu desempenho, visando a redução de combustível e emissão de CO2 com a utilização de apêndices aerodinâmicos em diferentes configurações de formato, posição e fixação.

Arquivos

Clique nos documentos abaixo para visualizar.

Integrantes

Conheça abaixo os integrantes.

Rafaela Sastre
Matheus Camargo
Rafael Cava
Gustavo Vale
Alyson Molena
Rodrigo Hernanes
Matheus Gouvea