O Evento



O INOVAFEI é um evento Institucional, que reconhece os projetos mais inovadores de graduação dos alunos formandos de todos os cursos da FEI: Administração, Ciência da Computação e Engenharias. Além disso, no evento são apresentados à sociedade os trabalhos tecnicamente reconhecidos no âmbito dos cursos e seus eventos próprios de avaliação, que são:

  • ExpoMecaut – Engenharia Mecânica Automobilística
  • ExpoMecPlena – Engenharia Mecânica Plena
  • ExpoCivil – Engenharia Civil
  • ELEXPO – Engenharia Elétrica
  • EXPOCOM – Ciência da Computação
  • PROFEQ – Engenharia Química
  • EXPOADM – Administração
  • TFCMAT – Engenharia de Materiais
  • EXPO Engenharia de Produção
  • EXPO Engenharia de Automação e Controle

Portanto, O INOVAFEI celebra o momento mais importante da trajetória do aluno na FEI, reconhecendo os Trabalhos de Conclusão de Curso e promovendo uma premiação especial para conclusão deste ciclo tão importante que é a vida universitária.

O evento será realizado em 4 etapas, sendo:

13/12 - EXPO Engenharia de Produção, ExpoCivil – Engenharia Civil, ELEXPO – Engenharia Elétrica, EXPOCOM – Ciência da Computação, PROFEQ – Engenharia Química, EXPOADM – Administração, TFCMAT – Engenharia de Materiais e os projetos de Engenharia de Automação e Controle e Engenharia de Robôs.

15/12 – EXPO MecAut e EXPO MecPlena – Engenharia Mecânica

12 a 14/12 – Avaliação Virtual.

19/12 – Cerimônia de Premiação - Evento exclusivo aos projetos finalistas da edição 2.2023


Conheça os Projetos Participantes do 2º semestre de 2023






AUXÍLIO NA TRIAGEM DE PACIENTES UTILIZANDO PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL E APRENDIZADO DE MÁQUINA

Descrição: O foco deste trabalho concentra-se em abordar os desafios crescentes associados ao diagnóstico de condições médicas, levando em consideração as dificuldades de atendimento aos pacientes e a similaridade de sintomas entre diferentes condições. Propomos um modelo de classificação de textos que visa automatizar o processo de triagem médica, analisando conversas entre médicos e pacientes e, inicialmente, categorizando de forma geral a enfermidade descrita. Contudo, nosso objetivo não se limita a identificar a categoria geral da doença, mas também predizer o tipo específico de condição que pode estar afetando o paciente. Essa abordagem visa fornecer informações aos médicos para auxiliá-los na triagem de pacientes, resultando em intervenções mais oportunas e, em última análise, aprimorando a qualidade de vida dos pacientes.

Alunos: Enzo de Campos Tatiyama, Guilherme de Souza Ferreiram, Rafael Henrique Polizelo Sabugari, Jonathan Llanos Naranjo.

Orientador: Prof. Dr. Charles Henrique Porto Ferreira

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CIÊNCIA DE DADOS APLICADA A REDES TELECOM 4G E 5G: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO ALGORITMOS NÃO SUPERVISIONADOS DE AGRUPAMENTO PARA IDENTIFICAÇÃO DE PADRÕES DE EVENTOS EM ANTENAS

Descrição: Este projeto tem por objetivo utilizar algoritmos de aprendizado de máquina não supervisionados para identificar padrões nos eventos das antenas 4G e 5G.

Alunos: Enzo Pellegrini, Lucas Almeida, Lucas Marques, Patrick Mautari.

Orientador: Profa. Dra. Leila C. Cristina Bergamasco

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DO TWEET À AMEAÇA: UM ESTUDO SOBRE PADRÕES DE DETECÇÃO DE AMEAÇAS CIBERNÉTICAS ATRAVÉS DE PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL

Descrição: Com o aumento dos ataques cibernéticos, a segurança digital torna-se crucial. Redes sociais, especialmente o Twitter, são plataformas onde hackers expressam intenções. Este trabalho propõe um método de extração e análise de dados dessas redes usando técnicas de Machine Learning e pré-processamento de textos para identificar padrões indicativos de ameaças cibernéticas. Diante desse desafio, são apresentadas duas abordagens: na primeira, há a combinação de sentimentos, entidades e similaridade com palavras-chave de segurança da informação em uma única representação vetorial, juntamente com os resultados de um algoritmo de classificação. Já na segunda abordagem, é utilizado um score ponderado para cada atributo do mecanismo de análise, visando uma abordagem mais refinada na detecção de possíveis ameaças.

Alunos: Hugo Linhares Oliveira, João Pedro Rosa Cezarino, Thales de Oliveira Lacerda, Vitor Martins Oliveira.

Orientador: Prof. Dr. Charles Henrique Porto Ferreira

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MAPEAMENTO DE BURACOS EM VIAS PÚBLICAS ATRAVÉS DO USO DE IMAGENS E DRONES

Descrição: Este trabalho, tem como objetivo a proposta e implementação de um sistema inteligente para detecção de buracos a partir de Veículos Aéreos não Tripulados (VANT), ou "drones", com câmeras simples, técnicas de processamento de imagem (IA) e mapeamento por Sistema de Posicionamento Global (GPS). Os dados coletados serão computados pelo sistema e, posteriormente, enviados aos órgãos supervisores, facilitando sua atuação.

Alunos: Amanda de Souza Martins, Gustavo Versolato, Gustavo Velecico, Pedro Henrique Braga. Pedro Henrique Sanchez.

Orientador: Prof. Dr. Danilo Hernani Perico

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IDENTIFICAÇÃO DE AGENTES ESTRESSORES UTILIZANDO TÉCNICAS DE ALGORITMO NÃO SUPERVISIONADO: UM ESTUDO DE CASO CONSIDERANDO OS ALUNOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA FEI

Descrição: O presente trabalho de conclusão de curso investiga os agentes estressores de estudantes de Ciência da Computação do Centro Universitário da FEI, utilizando algoritmos não supervisionados.

Alunos: Camylla Lima Dias, Evelyn Santana de Brito, Augusto Henrique Jofre Silva, Patricia Helena Soares Medeiros.

Orientador: Profa. Dra. Leila C. Cristina Bergamasco

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Gamificação na programação de robôs domésticos usando ROS no contexto da competição RoboCup@Home

Descrição: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de tornar a programação de robôs domésticos com ROS, mais atrativa e dinâmica, além de suavizar a curva de aprendizado dos conceitos de robótica apresentada pelos novos integrantes da RoboFEI. Dessa forma, o trabalho consistiu na criação de um jogo utilizando a engine Unity, onde o jogador faz tarefas inspiradas na competição RoboCup@Home. O jogo foca em quebra cabeças de programação orientada a blocos, buscando simplificar o processo de programação de uma forma divertida e introduzir aos seus jogadores conceitos básicos de programação, lógica e robótica, que gradativamente vão aumentando o grau de complexidade conforme o jogador avança nos níveis do jogo, com o objetivo de facilitar a passagem da barreira inicial observada em alunos novos de robótica, e buscando com que o jogador lembre dos conceitos apresentados e tenha mais facilidade em uma eventual tentativa de estudar robótica em um ambiente real. O jogo consta com dois modos, sendo um modo de história, onde o jogador aprende os temas por via de tutoriais e quebra-cabeças planejados com objetivos determinados, além de ensinar alguns outros conceitos com a história do jogo. Além disso, o jogo também tem o modo livre, onde o jogador pode realizar os comandos que quiser sem ter que cumprir um objetivo fixo, permitindo que o jogador converta o código feito no jogo para um código real capaz de ser simulado na própria Hera, robô utilizado pela FEI nas competições, a fim de mostrar o que o jogador criou por meio do jogo em um contexto real e permitir que o jogador crie códigos funcionais de uma maneira mais dinâmica.

Alunos: Guilherme Zymberg, Kawê Vinicius Barboza de Carvalho, Leonardo Pilotto Marinaro, Pedro Henrique Paizam das Mercês, Rafael Carraro Martins.

Orientador: Prof. Dr. Fagner Pimentel

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IMPLANTAÇÃO DO EMAS NO AEROPORTO DE CONGONHAS: UMA ABORDAGEM DE RISCO AERONÁUTICO

Descrição: Análise da eficiência da implantação do Engineered Material Arresting System (EMAS) no Aeroporto de Congonhas através de simulação pelo software RSARA 2

Alunos: Adenis Rocha Sousa, Bianca Tyemi Oshiro, Leonardo Granado Rodrigues, Luiz Eduardo Pereira de Souza, Matheus Berbet Sanches, Pedro Gonçalves Carletti.

Orientador: Prof. Me. Felipe Hernandes Cava

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IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE MONITORAMENTO BOVINO COM USO DE TECNOLOGIAS IOT

Descrição: Este projeto propõe o desenvolvimento de um dispositivo de monitoramento de gado de corte com gestão via nuvem, visando mapear o comportamento bovino e detectar precocemente doenças. Denominada FOT - Farm of Things, o sistema utiliza amplamente a Internet das Coisas (IoT), destacando a relevância dessa tecnologia. Com um rebanho de 224,6 milhões de cabeças, o Brasil, principal exportador mundial de carne, busca aprimorar seus sistemas em resposta à pressão internacional por práticas sustentáveis. O dispositivo proporciona rastreabilidade individual e do rebanho, promovendo uma produção responsável e mantendo a competitividade global. As interfaces do servidor concentrador permitem a visualização gráfica dos dados, e é adaptável para rebanho de todos os tamanhos, tornando a solução acessível para criadores de pequeno e grande porte.

Alunos: Ana Paula Aires Nogueira, Felipe Gonçalves Gomes, Joicy de Andrade e Stefany da Silva Sirqueira

Orientador: Prof. Dr. Marco Antônio Assis de Melo

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ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE UMA USINA HIDRELÉTRICA REVERSÍVEL PARA SISTEMAS ISOLADOS: APLICAÇÃO NA ILHA DE FERNANDO DE NORONHA

Descrição: O presente trabalho avaliou a viabilidade técnica e econômica de uma usina hidrelétrica reversível para sistemas isolados, considerando sua aplicação em Fernando de Noronha a fim de abastecer a iluminação pública de uma rua da ilha para substituição do uso de óleo diesel. Para esse objetivo, foram consideradas a existência de 50 lâmpadas com potência equivalente de 1kW que devem ser alimentadas pela hidrelétrica reversível durante um período de 12 horas, propondo a modelagem e simulação desse sistema utilizando o software MATLAB® Simulink. A energia proveniente para prover a reversibilidade será advinda de painéis solares. Como resultados, obteve-se uma geração de energia elétrica condizente com a carga alimentada e o período imposto, um armazenador com uma eficiência de aproximadamente 31,71% e um retorno financeiro em 37 anos, mesmo considerando a substituição de alguns equipamentos de baixa vida útil durante o período de utilização do projeto. Outro resultado obtido foi a compensação de aproximadamente 3,2 toneladas de gás carbônico anualmente devido à substituição da energia proveniente de geradores à diesel.

Alunos:Clebson Sabino Luz, Daniel Moura Trancoso Silva, Eduardo Machado Aoyama, Gabriel Katsumata Dias, Gabriel Pinto Felix Antonio e Nicolas Alfredo de Marchi Iaccarino.

Orientador: Prof. Dr. Silvio Xavier Duarte

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SISTEMA DE GESTÃO DE EQUIPAMENTOS HOSPITALARES EM AMBIENTE INDOOR

Descrição: O trabalho de conclusão de curso focou na efetiva gestão hospitalar, abordando os desafios logísticos do sistema de saúde brasileiro, com ênfase na sincronização e coordenação de áreas para assegurar a disponibilidade de recursos, visando a redução de custos e desperdícios. A pesquisa revelou que o tempo médio de Turn-over nos hospitais supera o recomendado pela literatura médica, constituindo um gargalo significativo na gestão dos centros cirúrgicos e impactando negativamente a qualidade do tratamento aos pacientes. Como solução, propôs-se o desenvolvimento de um aplicativo para gerenciamento de equipamentos hospitalares, utilizando a tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE). Este aplicativo possibilita o controle preciso dos equipamentos, incluindo rastreamento de localização em tempo real, registro de manutenção, reparos necessários, uso, responsabilidade do departamento e disponibilidade. Estes dados são armazenados em um banco de dados conectado a um servidor, contribuindo para a redução do tempo de configuração das salas cirúrgicas e permitindo a verificação mais rápida e precisa de manutenções preventivas e corretivas, garantindo assim a acessibilidade e a excelente condição dos equipamentos.

Alunos: Eduardo de Jesus, João Vitor Lisboa, Lucca Bonsi Guarreschi, Renan Nunes dos Santo.

Orientador: Prof. Dr. Marco Antonio de Assis de Melo
Prof. Dr. Ricardo Germano Stolf

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DIMENSIONAMENTO E GERENCIAMENTO DE BATERIAS ELÉTRICAS COM PAINEL SOLAR PARA ROBÔ HUSKY A200

Descrição: Este projeto consiste no dimensionamento de dois packs de baterias de íons de lítio, aliados a um painel fotovoltaico monocristalino com o desenvolvimento e a construção de um circuito eletrônico para monitorar e gerenciar todo o conjunto elétrico que alimenta um robô móvel de ambiente externo. O robô usado em questão será o modelo Husky A200 UGV, tendo o projeto o principal intuito de garantir mais autonomia ao robô, fazendo com que ele se desloque com menor frequência à base de carregamento das baterias. São apresentadas também as principais fontes de energia utilizadas em robótica móvel, como baterías e células fotovoltaicas, além de aspectos relacionados ao gerenciamento de baterias, como o controle de carga e des- cargas prolongamento da vida útil das baterias. Veremos alguns estudos de caso e exemplos práticos de aplicação dessas tecnologias na robótica móvel, tais como desafios e soluções propostas para garantir a eficiência energética dos sistemas. Por fim, são apresentadas perspectivas e tendências futuras relacionadas a geração de energia e gerenciamento de baterias em robótica móvel em ambiente externo, com destaque para avanços tecnológicos recentes e possibilidades de aplicação dessas tecnologias em robôs moveis autônomos.

Alunos: Alex Alves Nunes Pereira, Gabriel da Silva Amparo, Hugo Koiti Ianae de Souza.

Orientador: Prof. Dr. Danilo Hernani Perico

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CONFIABILIDADE E DISPONIBILIDADE DE REDES LTE/5G APLICADAS NA SINALIZAÇÃO METROVIÁRIA

Descrição: O principal objetivo do atual projeto é desenvolver uma plataforma de testes para análise e monitoramento dos indicadores-chave de desempenho (KPIs) das redes LTE/5G em sistemas críticos, por meio da utilização de dados experimentais obtidos no Metrô de São Paulo. Com a digitalização em foco, buscou-se fornecer informações essenciais para um planejamento eficaz, análise da qualidade do serviço (QoS), confiabilidade e otimização do desempenho da rede aplicada ao controle e sinalização metroviária, bem como a abordagem de multisserviços, como internet para os passageiros, sistemas IoT e sistemas auxiliares de aplicação metroviária. Como proposta, a concepção do sistema de comunicação é efetuada numa perspectiva de análise os parâmetros das redes LTE/5G de operadores de redes móveis ou Mobile Network Operators (MNO). Essa solução integrará uma ferramenta de suporte à implementação da próxima geração do sistema de comunicação ferroviária, o Future Radio Mobile Communication System (FRMCS), que permite a padronização e aprimoramento das comunicações no setor ferroviário. Dessa forma, a solução proposta estará alinhada com a transformação digital do Metrô de São Paulo, trazendo benefícios significativos para a eficiência e segurança dos sistemas, bem como aumento da qualidade do serviço.

Alunos: Danilo Henrique Bento dos Santos.

Orientador: Prof. Dr. Marco Antonio de Assis de Melo

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Simulação do transporte de carga do comércio eletrônico com a utilização do metrô em horário não comercial

Descrição:

O projeto tem como objetivo avaliar a viabilidade da utilização de metrôs em horário não comercial para realizar o transporte de produtos de uma empresa de varejo e e-commerce

Alunos: Andre Silveira de Andrade, Fernando Qiao Jie Tan, Flavio Henrique Fonseca, Giuliano Branchini Rizzi, Phillip Rocumback.

Orientador: Prof. Dr. Marcelo koiti Fugihara

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EFEITO DA VARIABILIDADE DE CHEGADAS NO TEMPO DE FLUXO EM UM FLOWSHOP PARALELO: simulação e benchmarking interno utilizando a abordagem Factory Physics em um hospital de câncer

Descrição: O câncer é uma doença crônica que tem estimativa de atingir 704 mil casos por ano no Brasil até 2025, cuja detecção precoce através de exames de imagem aumenta significativamente a chance de cura. Considerando a complexidade do setor hospitalar, reduzir o tempo de espera para diagnósticos e tratamento é um desafio enfrentado pelas instituições de saúde. Para análise da variabilidade de chegadas no tempo de fluxo de pacientes de câncer em um flowshop paralelo, foi realizada a simulação em tempo real no software ProModel, com a criação de cenários de melhorias e a aplicação do conceito de benchmarking interno da abordagem Factory Physics para avaliar o desempenho de exames. Como resultado do estudo, foram propostas soluções a serem implementadas nos hospitais.

Alunos: Guilherme Henrique Rosa dos Santos, Mariana Dias, Paola Savordelli Pinotti, Sabrina Carrelas Derriti, Victor Barwinski de Souza.

Orientador: Dr. Marcel Heimar Ribeiro Utiyama

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Como melhorar o indicador logístico OTIF no mercado automobilístico utilizando ferramentas da qualidade.

Descrição: Esta pesquisa aborda a qualidade do mercado automobilístico de seminovos e recondicionados brasileiro, destacando a aplicação do índice OTIFcomo uma contribuição significativa do grupo na proposta de aprimoramento desse segmento.

Alunos: Luiz Fernando Hitter de Freitas, Anderson M Nascimento, Henrique V Leão, Matheus Oliveira, Raphael Bárbaro.

Orientador: Prof. Dr. André Silva de Carvalho

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ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE UMA FROTA PRÓPRIA DE CAMINHÕES DO TIPO VUC EM UMA DISTRIBUIDORA DE METAIS

Descrição: O presente estudo trata-se de uma análise da viabilidade econômica sobre a utilização de uma frota própria de caminhões para entrega de produtos por uma empresa de pequeno porte, que atua na distribuição e forja de metais, localizada na cidade de São Paulo e como uma nova metodologia de cobrança de fretes pode não apenas viabilizar as frotas de diversas empresas como também de proporcionar que empresas criem suas frotas com segurança de sua viabilidade

Alunos: Igor Gonçalves Norci Ambrósio Soares, Julio Cesar Angeli, Lincoln Bracci, Marco Vinícius Andreoli Romanciuc, Rodrigo Domingues Borges.

Orientador: Prof. Dra. Fernanda Cristina Vianna

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ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO DE MELHORIA PARA REDUÇÃO DO TEMPO DE FLUXO DE PACIENTES

Descrição: A unidade de emergência é uma das áreas mais críticas e dinâmicas de um hospital, onde a agilidade de atendimento torna-se um fator decisivo de sucesso para o aumento das chances de sobrevivência dos pacientes. À vista disso, o uso combinado de abordagens como System Dynamics - Factory Physics (SD-FP), cujo modelo foi construído com base nos conceitos de Hopp e Spearman (2008), e Teoria das Restrições (TOC), desenvolvida por Goldratt (1984), apresenta-se como uma alternativa inovadora devido a sua aplicação no contexto da saúde, a qual apresenta grande potencial de trazer benefícios para a redução do lead time e das filas entre os processos. Nesse sentido, o objetivo geral do presente trabalho é: comparar o efeito de diferentes estratégias de alocação de melhoria para redução do tempo de fluxo de pacientes em uma unidade de emergência com um recurso restrição de capacidade.

Alunos: Vitoria Volcov.

Orientador: Prof. Dr. Marcel Heimar Ribeiro Utiyama

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PROJETO DE SERVIÇO B2B PARA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS PRÓXIMO A DATA DE VENCIMENTO

Descrição: O estudo consiste em desenvolver uma solução para produtos próximos da data de vencimento para uma empresa multinacional na categoria de bens de consumo, perfumaria e higiene. A solução foi desenvolvida a partir da metodologia SEEM (Service Engineering Methodology), que faz uso de ferramentas para desenvolvimento de produtos para atividades de serviço. O método de pesquisa é o estudo de caso, que resultou na criação de um protótipo de venda com validação por parte dos usuários e da empresa estudada. Os principais resultados demonstram a viabilidade da solução proposta, alinhada aos pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico. Diante disso, a solução desenvolvida aprimora a gestão de produtos próximos do vencimento, atendendo às demandas dos consumidores, minimizando o desperdício e oportunizando benefícios financeiros para a empresa.

Alunos: Carolina do Val Bugelli, Emilly Rodrigues Nagata, Julia Freitas Delgado, Karina Dias Cabral, Lara Pescarini Camargo.

Orientador: Profa. Dra. Denise Luciana Rieg Scramin

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SUBSTITUIÇÃO DE FIBRA DE VIDRO POR MICROESFERAS OCAS DE VIDRO VISANDO REDUÇÃO DE DENSIDADE DE COMPÓSITOS DE POLIAMIDA

Descrição: Estudo da substituição de fibra de vidro por microesferas ocas de vidro visando a redução de densidade de compósitos de poliamida.

Aluno: Jacqueline Matsuda Augustini

Orientador: Profa. Dra. Adriana Martinelli Catelli de Souza

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Influência da austenita revertida no grau de sensitização do aço inoxidável supermartensítico

Descrição: O trabalho busca analisar a influência da austenita revertida no grau de sensitização de um aço inoxidável supermartensítico de caráter experimental entendendo como diferentes quantidades de fração voluérica dessa fase afetam nas propriedades de resistência a corrosão.

Aluno: Ana Carolina Tenente Torres.

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Magnabosco

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AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE UM AÇO DUAL PHASE

Descrição: O projeto avaliou as propriedades mecânicas e microestrutura de um aço Dual Phase produzido em laboratório, verificando seu desempenho para uma possível aplicação estrutural na indústria automobilística, para a qual se espera principalmente boas dutilidade e resistência mecânica.

Aluno: Amanda Falcari Morais.

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Magnabosco

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PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PROTÓTIPO DE DISCO DE FREIO EM COMPÓSITO DE MATRIZ METÁLICA ALUMÍNIO CARBONETO DE SILÍCIO: ESTUDO DE CASO PARA PROJETO DO FÓRMULA SAE FEI

Descrição: Estudo de produção e caracterização de protótipos de disco de freio em compósito de matriz metálica de alumínio com reforço de carboneto de silício visando redução de densidade, aumento de propriedades térmicas e mecânicas em relação aos materiais comumente utilizados nesta aplicação

Aluno: Paulo Roberto Zebellini de Sá.

Orientador: Prof. Dr. João Luis Abel

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BIOCOMPÓSITOS DE FUNGOS COMO ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL: AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES MECÂNICAS

Descrição: O trabalho busca analisar e estudar as propriedades mecânicas e de resistência ao fogo de biocompósitos produzidos do micélio de fungos Ganoderma lucidum e Trametes versicolor, visando um material um material alternativo, inovador e sustentável alinhado com a economia circular.

Aluno: Beatriz Razoppi Sepulvedra.

Orientador: Prof. Dr. Baltus C. Bonse

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Estudo comparativo entre diferentes técnicas em materiais compósitos laminados de fibra de carbono e matriz epóxi

Descrição: O trabalho se concentra em analisar a resistência desses materiais à perfuração, com o objetivo de entender como a presença de furos afeta a resistência à tração. Os resultados experimentais apresentados no trabalho indicam que a presença de furos reduz significativamente a resistência à tração dos materiais compósitos laminados com fibras de carbono e matriz epóxi.

Aluno: Juan Mitsuo Ogasawara Diaz.

Orientador: Prof. Dr. William Naville

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Plataforma robótica agrícola para coleta de dados

Descrição: A agricultura desempenha um papel muito importante para a subsistência humana. Esse ramo enfrenta vários desafios como a escassez de recursos naturais, as mudanças climáticas, as pragas e doenças, entre outros. Uma das soluções para esses problemas é a utilização de novas tecnologias como a robótica no meio agrícola. As tecnologias existentes no mercado são de alto custo agregado, tornando difícil o acesso pelos agricultores de pequeno porte que possuem uma produção menor e utilizam de mão de obra familiar. ​O desenvolvimento do robô foi dividido em três módulos para facilitar sua construção, são eles: módulo elétrico, módulo mecânico e módulo de programação. O módulo elétrico conta com dois ESP32 para realizar o controle do robô, motores de passo e drivers para o movimento do robô e do sistema de sensoriamento, baterias para alimentação do sistema e sensores de umidade e temperatura para a coleta dos dados. O módulo mecânico do robô é constituído de perfis de alumínio e impressão 3D, a maioria das peças foram fabricadas utilizando o material PETG, mas o pneu foi feito com TPU para obter melhor flexibilidade no movimento. Levando em consideração o ambiente irregular que o robô irá percorrer optamos por rodas 4X4 e suspensão que proporcionam mais flexibilidade ao robô. O módulo de programação é divido em dois códigos, um para a navegação do robô e outro para a coleta dos dados do solo. O robô contém dois ESP32, o primeiro foi usado para gerar uma página HTML com um controlador de movimento do robô e um painel de monitoramento de sensor para observar os dados coletados em tempo real. O segundo usa um protocolo de comunicação sem fio para receber os dados coletados pelo primeiro ESP32 e enviar para o aplicativo Blynk, que possui gráficos para demonstrar os dados do sensor ao longo do tempo.

Aluno: Eduardo Miranda Pires, Julia Pongeluppi, Junkai Shi, Murilo Lucateli.

Orientador: Prof. Dr. Danilo Hernani Perico

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AeroTruck Dynamics

Descrição: Análise da influência da implementação de carenagens na eficiência energética de veículos de grande porte.

Alunos: Abner Pinheiro da Silva, Giovanna Ziza Jeronymo, Igor Jong Bardini Pak, João Pedro Spiezzi Monti, Larissa Reis Kemita.

Orientador: Prof. Dr. Cyro Albuquerque Neto

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T.H.O.M.A.S

Descrição: Simulações para analisar, comparar e encontrar a causa para o desconforto térmico entre a frota J da linha 1 - Azul e Frota H da linha 3 - Vermelha do Metrô de São Paulo.

Alunos: Ana Beatriz Monteiro Theodoro, Bárbara Fiocchi Perez, Fuad Jamil Yatim, Gustavo Nakamura, Rafael Guariza.

Orientador: Prof. Dr. Cyro Albuquerque Neto

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SOLUV

Descrição: Análise Estrutural do barco catamarã para a competição do Desafio Solar Brasil.

Alunos: Breno Fernandes da Silva, Bruno Pereira Ferraro Limoni, Fabio Cristaldi Pinto, Cintia Cunha, Felipe Oda.

Orientador: Prof. Dr. Rudolf Theodorich

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SpheroMill

Descrição: DESENVOLVIMENTO DE UMA FRESADORA ODONTOLÓGICA IMPLEMENTANDO UM SISTEMA DE MOVIMENTAÇÃO BASEADO EM ENGRENAGENS ESFÉRICAS (ABENICS)

Alunos: Caio Kin dos Santos Nohara, Gabriel França da Silva, Matheus Fonseca Neves, Octavio Henrique Potenza Brognaro, Pedro Henrique R P Ferreira, Rafael Pasquale, Vitor Carreira Cruz.

Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Câmara Cozza

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DC SMART COOLING

Descrição: Análise e Melhoria de Sistemas HVAC para Salas de Data Center. Cross-Flow e Lavador de Ar

Alunos: João Victor Campesan Pires, Henrique Arenas Amorim, Matheus Roberto Moraes Dias, Ramon de Andrade Purcena, Matheus Alenxandre Amorim, Bruno, Marcelo Batista.

Orientador: Prof. Dr. Cyro Albuquerque Neto

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FAST FLOOR

Descrição: Nacionalização de um sistema de carga e descarga automatizada para transporte eficiente de mercadorias.

Alunos: Bárbara Da Costa E Silva Yamanaka, Caio Seixas Hamze, Gabriel Major De Deus Lima, Igor Pereira Dos Santos, José Martins Bassols, Lilian Dos Santos Lopes, Noriko Suga.

Orientador: Prof. João José De Souza.

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METALIZE 3D

Descrição: Projeto Estrutural de uma Máquina de Manufatura Aditiva de Metais

Alunos: André Filipe dos Santos Abreu, Beatriz dos Santos Miranda, Gabriel Lippi F. Silva, Guilherme F. Lima Bitencourt, Roger Ramos de Oliveira, Wellington S. de Souza Cirqueira.

Orientador: Prof. Dr. Adalto de Farias

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QUEBRABAÇU

Descrição: Projeto de uma máquina descascadora de Coco Babaçu

Alunos: Antônio Humberto Nogarotto Trigo, Bruno Gabriel Melo e Silva, Gustavo Santucci Traldi, Manoela Duarte Peixoto de Mello, Rafael José Torres Papa, Victor de Pedro Leme, Vinícius Machado Moreira.

Orientador: Prof. Éd Cláudio Bordinassi

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RIDE ASSIST

Descrição: Sistema de propulsão auxiliar em bicicleta para pessoas com mobilidade reduzida nos grupos musculares ativos durante o ciclo da pedalada.

Alunos: Felipe Saturnino da Silva, João Victor de Souza Andrade, Marcos Fernando Teixeira Junior, Matheus Nascimento Silva, Mayara Tomé Ronqui, Paulo Henrique Gonçalves Libório, Thomaz Vitali de Queiroz.

Orientador: Prof. Dr. Fabrizio Leonardi

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DEMV Solutions

Descrição: Desenvolvimento de facas para triturador de cavacos de aço

Alunos: Difran Barcelos, Eduardo de Souza Carvalho, Matheus Parigini Sacchi, Vinícius Magalhães.

Orientador: Prof. Dr. Sérgio Delijaikov

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AeroCool

Descrição: MELHORIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE UM DRY COOLER ATRAVÉS DA OTIMIZAÇÃO DA CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA DE VENTILAÇÃO E DA SELEÇÃO DE MATERIAIS

Alunos: Guilherme Santos do Nascimento, Leandro Vieira de Moraes Agapito, Rafael Luporini de Campos.

Orientador: Prof. Cyro Albuquerque Neto.

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Thunder Brake

Descrição: Sistema de Acoplamento de Motores Elétricos Destinado a Cogeração Cinética Aplicada a Transportes Rodoviários

Alunos: Guilherme A. Reis Hypolito, Felipe Figueiredo, Julia Afonso Pompei, Arthur Gosmes.

Orientador: Prof. Dr. Cleber Willian Gomes

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Eco Fazenda

Descrição: Aumentar a eficiencia atraves da aplicação de misturadores no modelo de biodigestor lagoa fechada para maximizar a produção de biogás a partir de resíduos bovinos

Alunos: Maria Fernanda de Almeida Lima, Guilherme Teixeira Molinari, Octavio Dias Camillo de Carvalho, Raquel Guimarães Janota e Ana Caroline de Oliveira Ricci.

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Bernadello Unzueta

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Síntese de MOF para a captura de carbono

Descrição: A expansão contínua e desenfreada da queima de combustíveis fósseis para geração de energia para as mais diversas funções e setores gera um aumento sem precedentes na concentração de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera do planeta, uma alteração que impacta a temperatura do globo e consequentemente em todos os biomas e dinâmicas do planeta, prejudicando diversos setores vitais para a humanidade atual. Para solução de um problema de tamanhas proporções, diversos métodos de captura de carbono atmosférico vêm sendo desenvolvidas, muitas vezes com complexidade e custo severamente elevado. Dessa forma, levando-se em consideração os fatores apresentados, durante o desenvolvimento do referido trabalho, foi abordado inicialmente síntese da MOF-5, utilizando o dicarboxílico e o tricarboxílico, em testes realizados em temperatura à 105 ºC com diferentes tempos de aquecimento (12-144 horas). Posteriormente todas as amostras foram submetidas a lavagem com dois tipos de materiais, Dimetilformamida e Clorofórmio. Sendo 3 lavagens, uma a cada 24 horas. A primeira com dimetilformamida e a segunda e a terceira com clorofórmio. Após o processo de lavagem as amostras foram secadas a vácuo em 60 ºC para obtenção dos cristais que seriam analisados no processo de difração de raio X, onde foi possível identificar os picos para caracterização da MOF-5 e análises das amostras que seriam qualificadas para possível estudo na adsorção do carbono.

Alunos: Arthur Maua Martins, Ingrid Barbagallo Horner, Leonardo Mira Ferro, Matheus Meleiro, Matheus Oscar Bastos.

Orientador: Prof. Dr. João Guilherme Rocha Poço

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Caroço de açaí: uma alternativa sustentável na produção de ânodo para baterias de íon lítio

Descrição: As baterias de íon-lítio destacam-se pela alta densidade de energia, longa vida útil e recarga rápida. Este estudo investigou a viabilidade do uso da biomassa do caroço de açaí na substituição de Carbon Black, um aditivo condutor para baterias de íon-lítio. O açaí foi selecionado para valorizar seu caroço, antes considerado resíduo, impulsionando o desenvolvimento local ao transformá-lo em recurso.

Alunos: Larissa Riveira Rufino, Letícia França Lopes da Silva, Maria Julia Santos Falciano, Mariana Ramalho Malhas, Rodrigo Gomes de Freitas.

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Condotta

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Alternativas para segurança – implosão de tanques

Resumo: Tanques de armazenamento são fundamentais para a estocagem de produtos, bem como sua limpeza. Entretanto, ao lidar com condições de vácuo, tanques ficam sujeitos ao fenômeno de implosão que são evitados com alternativas eficientes. Logo, desenvolveu-se para o estudo de caso, um sistema controlado pela pressão, no qual, injetará nitrogênio no volume desfalcado pela condensação do gás.

Integrantes: Felipe Ferreira Rocha, Guilherme Taques Cimidamore, Guilherme Bucci Dias, Gustavo Rocha de Medeiros, Juliano Arrais Babuska, Leriane Reis Kemita.

Orientador: Prof. Dr. Gustavo Vieira Olivieri

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Avaliação da viscosidade de um meio reacional via soft sensor

Resumo: Devido ao crescente avanço do mercado de tintas e resinas, a implementação de tecnologias que possibilitem controle de processos com o intuito de otimização e intensificação faz-se necessária. Dentre essas, é possível citar resinas fenólicas que se destacam pela complexidade de avaliação do grau de conversão da reação e consequentemente a massa molar da resina e viscosidade fator crítico do produto. Neste estudo avaliou-se um sensor virtual para a viscosidade em um meio reacional via redes neurais, no qual temos como resultado a definição de um modelo teórico do comportamento da viscosidade no tempo que representa com alto grau de precisão a viscosidade da resina durante todo o processo.

Integrantes: Allan Silva dos Santos, Matheus da Costa Accorsi, Leandro de Oliveira Junior, Nicolas André Weise.

Orientador: Prof. Dr. Luís Fernando Novazzi

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Remoção de cromo em efluente utilizando casca de arroz ativada com líquido iônico

Resumo: A indústria química afeta os recursos hídricos e a vida terrestre, no Brasil, legislações regulamentam o descarte de efluentes. Este trabalho visa uma abordagem sustentável ao utilizar a casca de arroz como biomassa para tratar efluentes. A casca de arroz, abundante no país, contém componentes com carbono e sílica, prometendo ajudar na remoção de metais pesado, como cromo III. O método mais eficaz de tratamento destaca-se a adsorção, sendo a principal abordagem neste trabalho.

Integrantes: Beatriz Jardim da Silva, Gabriela da Silva Stellato, Guilherme Carletti Tietzmann, Guilherme Lima Borges Silva, Thaís Santana.

Orientador: Prof. Dr. Ricardo Belchior Torres

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Propriedades de combustíveis obtidos por fracionamento do bio-óleo de pirólise

Resumo: Diante da necessidade por novas fontes de energia, e pelas oportunidades de uso de material residual, o uso da biomassa como matéria prima de combustíveis surge de maneira relevante como eficiência energética. Este trabalho apresenta um estudo do processo de fracionamento do bio-óleo, proveniente da madeira, através de operações extrativas para comparar com combustíveis tradicionais.

Integrantes: Felipe Campagnolo Martinez, Laura Cristina Barreto Lourenço, Jessika Oliveira Silva, Pedro Henrique Maciel Raimundo.

Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Gonçalves dos Santos

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WAPS: Sistema adaptativo de proteção contra o efeito chicote (whiplash) em colisões traseiras

Descrição: O campo de segurança veicular possui diversos pilares regulatórios que contam com décadas de evolução e adaptação do ser humano às novas tecnologias emergentes. A gama de regulamentações ganha cada vez mais complexidade e abrangência, ao mesmo passo que novos questionamentos surgem. Pesquisas mostram que condutoras do sexo feminino possuem 47% mais chances de sofrerem danos graves em acidentes de carro, além de 1.5 até 3 vezes mais chances de sofrerem danos decorrentes do movimento de chicote vertical (Whiplash ou chicote vertical do pescoço). Isso ocorre visto que, as mulheres possuem diversas diferenças físicas em comparação com os homens, incluindo menor estatura e menor densidade muscular, por exemplo. Isso faz com que sejam mais frágeis em uma colisão súbita. Em adição, são utilizados para testes regulatórios e testes de opinião pública, bonecos de teste (dummies) que representam a média da população masculina mundial, o que significa que a mulher adulta não é representada adequadamente nos testes de colisão (crash tests). O intuito do projeto é desenvolver um sistema adaptativo de proteção ao Whiplash que proteja de maneira semelhante ambos os sexos, levando em consideração a gravidade e as diferenças mencionadas.

Alunos: Abner Embuaba Leme, Gustavo de Melo Faria, Leonardo Telles Parreira, Márcio Gouvêa Brandão Júnior, Sabrina Ribeiro, Vinicius Silva de Mendonça.

Orientador: Prof. Dr. Jairo de Lima Souza.

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Brake wise: Sistema de predição do desgaste da pastilha de freio para uma manutenção adequada.

Descrição: Veículos são um dos principais meios de locomoção em cidades e estradas, onde hoje no brasil já estamos em cerca de 60 milhões em circulação. Com o aumento do número de carros nas grandes cidades, podemos notar o aumento de engarrafamento e recorrentes trânsitos o que leva ao sistema de freio sofrer um desgaste pior do que um veículo que apenas transita em estradas. Visto isso o período de troca imposto pela montadora, em média 20.000,00 quilômetros, pode não ser o período ideal de troca das pastilhas de freio. O intuito do projeto é desenvolver um sistema de previsão de troca das pastilhas de freio utilizando um monitoramento ativo de velocidade e pressão de linha de freio. Podendo assim informar ao condutor a condição da pastilha e quilometragem para troca.

Alunos: André Maicon, Bruno Crocci, Caio Hisse, Fabriccio Cerdan, Leonardo Rubens, Leonardo Caramelo, Lucas Astolfi, Lucca Perchon, Ricardo Almeida.

Orientador: Prof. Dr. Jairo de Lima Souza.

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OnPoint Brake: Sistema de melhoria de dissipação térmica do conjunto de caixa de rodas para implemento de caminhão do tipom inloader

Descrição: O projeto de aprimoramento do sistema de dissipação térmica no conjunto de caixa de rodas de um implemento de caminhão do tipo Inloader. Inspirado em um projeto originalmente desenvolvido na Alemanha, onde as condições climáti-cas e algumas dimensões do implemento diferem significativamente das encontradas no Brasil, esta pesquisa se propôs a adaptar e aprimorar a solução para as demandas locais. A análise inicial revelou que, em condições normais de uso, o confinamento da roda e a presen-ça do freio a tambor elevam as temperaturas na caixa de rodas a níveis superiores a 80°C, que é o limite considerado seguro para os pneus. Este trabalho busca propor soluções práticas para mitigar esse problema, contribuindo para a segurança e eficiência dos implementos de caminhão utilizados no transporte de vidros

Alunos: Andre Takose, Domingos Apolari, Eduardo Daniel, Eduardo Meira, Felipe Apostolico, Gabriel Mendonça, Matheus Moraes, Vinicius Vendruscolo, Vitor Salarolli.

Orientador: Prof. Msc. Cleber William Gomes

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RAY: Adequação dos parâmetros veiculares para otimização da regeneração de energia em sistemas de suspensões

Descrição: O projeto RAY é um sistema onde ele fará a criação de um modelo matemático capaz de apregoar os melhores cenários e os principais componentes que podem ser modificados para garantir os maiores níveis de geração de energia elétrica regenerativa. O projeto tem como requisitos a geração de energia otimizada, economia de combustível, aumento da autonomia e eficiência, robustez, durabilidade e entre outros. Isso será possível através de uma bancada onde será simulada com diferentes tipos de amortecedores e imputados diversos parâmetros comocoeficiente de rigidez da mola, módulo de elasticidade transversal, número de espiras, índice de mola, diâmetro médio da mola, diâmetro do arame e entre outros. Com isso a bancada irá mostrar o funcionamento do projeto RAY, onde a bancada já é existente eestá sendo utilizada de um projeto chamado BERS, que é um sistema que converte o deslocamento vertical linear da suspensão em movimento rotativo, com o objetivo de rotacionar o eixo de um gerador elétrico. Pensando em um futuro prospero e de longo prazo, essa seria uma das principais tendências de geração de energia elétrica regenerativa que poderá ser instalada em suspensões veiculares, e para que isso aconteça a bancada do projeto BERS foi cedida pelo Prof. Dr. Carlos Rodrigues dos Santos Neto, para que, após feitas as devidas modificações necessárias, fosse possível realizar os testes de regeneração de energia elétrica que se gerou o projeto RAY

Alunos: Claytom Barbalho, Fábio Keiji, Gustavo Silva, João Guerra, Mário Vicente, Rafael Peres, Rayssa Guidia.

Orientador: Prof. Carlos Rodrigues Santos Neto

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LHFE - Less Fuel for High Efficiency - Melhorando o consumo específico de combustível no motor a combustão interna

Descrição: A competição Shell Eco-marathon Brasil desafia estudantes universitários a pensar, desenhar e construir protótipos de carros ultraeficientes nas categorias etanol, bateria elétrica e gasolina. Seguindo o objetivo da competição, o projeto LFHE foi baseado a partir da remodelagem de cabeçotes já existentes para a construção de um novo cabeçote, para que ele tenha o maior rendimento energético possível na competição. Tendo isso em mente, este projeto tomou como base o ECO-FLOW feito anteriormente em 2018 e um motor da Shineray, sendo que os dois possuem em comum o peso excessivo ao se comparar com o trabalho que seria exigido dele, algo que para este tipo de competição compromete fortemente o principal ponto para o qual ela foi criada, sua eficiência. Além disso, para melhorá-lo ainda mais foi pensado em reduzir a rotação na qual ele atinge seu torque máximo, alteração no formato de sua câmara de combustão e mudanças na geometria original dos dutos de admissão e escape.

Alunos: Bruno Dias Ribeiro, Guilherme Mazzare de Castro, Ingo Warnke, Matheus Masayoshi Kojima, Joao Pedro Correa, Lucas Duarte da Silva, Bruno Reis Vescovi.

Orientador: Prof. Silvio Shizuo Sumioshi

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Desenvolvimento de um kit didático utilizando a plataforma TRMS.

Descrição: Retrofit de um equipamento em desuso, visando a sua adequação aos padrões de softwares utilizados pela instituição e criação de novos controladores para uso em sala de aula nas disciplinas de modelagem e nos cursos de controle. Elaboração de um guia de uso e de alojamento para os componentes empregados.

Alunos: Bruno do Carmo Spindola, Eduarda Campos Aragão, Eric Rossini Ebner e Lucas Pasqual Fernandes.

Orientador: Prof. Dr. Fabrizio Leonardi

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SOLUÇÃO DE BAIXO CUSTO PARA A ANÁLISE DE MARCHA UTILIZANDO OPENSENSE

Descrição: Criação de uma linha de pesquisa para desenvolver uma ferramenta de baixo custo utilizando sensores inerciais para analisar a marcha humana, visualizando o movimento por meio de um modelo musculoesquelético com a ferramenta OpenSense.

Alunos: Gabriel Sampaio Lopes Agune, Guilherme Rodrigues de Amorim, Indra Luisa Nascimento Marques, João Pedro Lima de Albuquerque.

Orientador: Prof. Dr. Wellington C. Pinheiro

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SEGURANÇA ATIVA DO MOTORISTA

Descrição: Desenvolvimento de um sistema que a partir do sensoriamento do estado do motorista mostre ao mesmo através de um display e gere o travamento da borboleta eletrônica.

Alunos: Adrian Gadelha de Alencar, Gabriel Yudi Taguti, Leonardo Ferreira Pereira, Maurício Amaro de Souza Júnior.

Orientador: Prof. Dr. Fábio Delatore

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