Conheça os Trabalhos de Conclusão de Curso mais inovadores dos alunos formandos do 2º Semestre de 2021



Conheça os Projetos Participantes

Escolha um dos cursos abaixo para conhecer os projetos.


Projetos de conclusão do curso de graduação em Administração.



Athena - Plano de negócio

Resumo: Percebemos que muitas mulheres não se sentiam confortáveis ao irem em uma oficina, sendo que esse serviço tem certa frequência para aqueles que tem um veículo. De acordo com nossa pesquisa, 30% das mulheres já se sentiram lesadas e há também uma série de fatores que alimentam as inseguranças das mulheres. Por outro lado, temos as oficinas que devido aos muitos anos focadas no público masculino, se deparam com um segmento que não está sendo atendido satisfatoriamente atualmente, mesmo com sua relevância. A Athena quer conectar as mulheres e as oficinas por meio da compatibilidade de perfis de ambos. Os perfis são determinados por classe, estilo de vida e engajamento. Para todos os perfis a comunicação é essencial, para que todas possam expressar suas opiniões e serem ouvidas, e assim, construirmos um relacionamento de confiabilidade. O encaminhamento de solicitação de orçamentos de serviços das clientes, no qual os pagamentos serão realizados pela plataforma, nos possibilita oferecer garantia dos serviços para as clientes e mediar em possíveis disputas entre as partes. Após o serviço, as clientes poderão avaliar os aspectos de qualidade, instalações, confiabilidade, entre outros. Logo, podemos prover feedbacks e verificar possíveis gaps, ofertar curadoria especializada no setor por meio de programas de afiliados, capacitação e assessorias para cada necessidade realizadas por especialistas parceiros e a apresentação de novas tecnologias para melhoria dos serviços e desempenho. Além disso, esses orçamentos, nos permitem coletar dados sobre as demandas de recursos, produtos e peças das nossas oficinas parceiras, e buscar ofertas mais atrativas junto aos fabricantes e distribuidores desses recursos, disponibilizando-os para a aquisição na seção de parcerias e oportunidades da plataforma de acesso exclusivo às oficinas. Desse modo, disponibilizaremos análises de mercado e dados exclusivos para as empresas que buscam obter inteligência de mercado. Mais... »

Alunos:Carolina Silva Franciolli, Giovanna Venâncio de Souza, Jorge Massao Aoki Junior, Julia Rodrigues da Silva

Orientador: Profª. Eryka Eugenia Fernandes Augusto

Confira o pôster do projeto!




MobiVision: Mobilidade Urbana e Autonomia para Deficientes Visuais

Resumo: Apresentamos um plano de negócios de um produto de tecnologia assistiva para deficientes visuais. Para desenvolvimento do produto foram realizadas entrevistas com o público-alvo e identificadas suas maiores dificuldades na locomoção urbana. Com base nos resultados da pesquisa, propomos um dispositivo vestível para auxiliar na mobilidade urbana e na autonomia dos deficientes visuais.

Alunos: Catarina Guerra Sobreira, Luiz Fernando Machado Labate, Pablo Miranda de Lima, Pâmela Lima dos Santos, Walace Alves Brito.

Orientador: Profª. Draª. Melby Karina Zuniga Huertas

Confira o pôster do projeto!




Projetos de conclusão do curso de graduação em Ciência da Computação



Compartilhamento de imagens médicas cardíacas para utilização em pesquisa e desenvolvimento: uma análise de performance envolvendo diferentes SGBDs

Descrição: Imagens médicas são essenciais no treinamento de algoritmos de inteligência artificial que objetivam, entre outras tarefas, auxiliar o diagnóstico médico. Embora esse treinamento seja possível com um pequeno número de imagens é conhecido pela comunidade científica que quanto maior a quantidade de imagens disponíveis, maior a efetividade do algoritmo. Dessa forma, se torna essencial o desenvolvimento de estratégias de armazenamento e recuperação de tais imagens. Uma das abordagens possíveis é a utilização de sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBDs) para realizar o armazenamento desses dados. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo avaliar diferentes SGBDs no que diz respeito ao armazenamento de centenas de frames de exames de ressonância magnética cardíaca, considerando todas as suas particularidades, tais como: anonimização, idade e gênero do paciente. Adicionalmente, para simular um grande volume de dados e estruturar a base de dados para que seja reaproveitada por outros pesquisadores, utiliza-se técnicas de DA. As principais contribuições deste trabalho foram: determinar que o modelo mais adequado para armazenar e recuperar imagens médicas cardíacas dentro do contexto de desenvolvimento de pesquisa é o MongoDB Atlas, além de aplicar técnicas eficientes para que seja possível obter uma maior gama de imagens e consequentemente maior precisão em um treinamento de modelos preditivos utilizando IA. Mais... »

Alunos: Bruno Bazzo Abellan, Guilherme Couto Bernardi, João Vitor Malafaia, Mateus Conte Feitosa.

Orientador: Prof.ª Dr.ª Leila Cristina Carneiro Bergamasco

Confira o pôster do projeto!




Detecção de ROI e Segmentação automática de imagens de ressonância magnética cardíaca: um estudo de caso da doença de cardiomiopatia

Descrição: O crescimento exponencial do volume de dados é uma realidade dentre todas as áreas de conhecimento. Notavelmente a área de processamento de imagens médicas encontra-se entre estas, principalmente no que tange a identificação de região de interesse (Region Of Interest - ROI) e segmentação. A priori ambas tarefas são mais presentes dentre componentes de imagens de ressonância magnética dos órgãos do coração e do cérebro. Para a detecção do ROI e segmentação, técnicas baseadas em redes neurais convolucionais têm sido amplamente aplicadas. Embora diversos métodos e arquiteturas já tenham sido propostas, muitas ainda falham em realizá-los ou não atingem resultados acurados e generalizados. Em específico, na Cardiologia, problemas como patologias derivadas da cardiomiopatia e grande quantidade de ruído estão entre os ofensores do avanço de resultados satisfatórios nas tarefas de detecção do ROI e segmentação automática do ventrículo esquerdo. Dessa forma, o presente trabalho propõe um novo método baseado na combinação de duas redes neurais modificadas juntamente com uma função redutora de ruídos, até então não utilizada em imagens deste contexto. Este estudo obteve resultados equivalentes ou próximos ao estado da arte, com índice médio de Dice de 0.92, Hausdorff médio de 3.02 e índice de Jaccard médio de 0.87 para a abordagem empregada. Mais... »

Alunos: Eduardo Coltri, Gabriel Figueredo, Kelvin Lins Silva, Pedro Zigante Martim.

Orientador: Profª. Drª. Leila Cristina C. Bergamasco

Confira o pôster do projeto!




Mosaico facial neonatal: um método de segmentação de regiões de interesse com base em imagens de face 2D

Descrição: O cotidiano de bebês pré-termo e neonatos muito doentes é envolvido por constante exposição a dor, fato que pode causar problemas no desenvolvimento do sistema nervoso a longo prazo. Por este motivo, uma área constante em desenvolvimento é a criação de sistemas de detecção automática da dor fundamentados em imagens.Estes sistemas utilizam as mais diversas técnicas, desde medidas anatômicas da face, inteligencia artificial e aprendizado de máquina, porém todos eles possuem duas principais semelhanças: a categorização de regiões faciais mais relevantes para identificação da dor neonatal e a dificuldade encontrada perante a presença de artefatos obstruindo partes da face. Portanto, este trabalho propõe e implementa uma técnica de segmentação automática de regiões de interesse, utilizada para a criação de um novo dataset contendo recortes da face do recém-nascido relevantes para a classificação de dor, categorizados pela região recortada e pela presença de dor. Adicionalmente, também investigamos o uso de técnicas de similarity matching para comparar cada região de interesse com a correspondente extraída de uma face média criada sem nenhuma obstrução. Todos os experimentos foram feitos a partir da base de imagens de recém-nascidos da UNIFESP, a qual é categorizada em bebês com dor e sem dor. Nosso arcabouço computacional foi desenvolvido para detectar, transformar e extrair as áreas de interesse de qualquer imagem 2D da face de um recém-nascido de forma robusta e no mesmo formato do dataset criado. Mais... »

Alunos: Ibrahim Jamil Orra, Matheus Elias Cruz, Pedro Henrique Silva Domingues, Renan Martins Mendes da Silva.

Orientador: Prof. Carlos Eduardo Thomaz

Confira o pôster do projeto!




Redes Neurais Convolucionais 3D para Reconhecimento de gestos estáticos e dinâmicos de LIBRAS

Descrição: Pessoas com deficiência auditiva ou afônicos (mudos), são uma pequena parcela da população que ainda se encontram com dificuldades de se comunicar com o resto do mundo, pois como utilizam a língua de sinais para se comunicarem, a grande maioria das pessoas não tem conhecimento para compreender e interpretar seu meio de comunicação.Embora existem inúmeros sistemas capazes de reconhecer língua de sinais, uma boa porção deles foram criados com base na língua de sinais de outros países que não seja o Brasil, como a língua de sinais americana, além disso, esses modelos normalmente reconhecem apenas gestos estáticos, que não exigem movimento, ou apenas gestos dinâmicos, que exigem movimento, mas dificilmente os dois. Logo, por meio desse trabalho nós desenvolvemos um aplicativo para dispositivos móveis capaz de interpretar gestos estáticos e dinâmicos de LIBRAS, com uma acurácia de 94.11%, por meio de uma arquitetura pronta de redes neurais convolucionais 3D. Mais... »

Alunos:Victor Masumoto, Guilherme Rocha, Thomas Anderson Ferrari Costa.

Orientador: Prof. Dr. Danilo Hernani Perico

Confira o pôster do projeto!




Geração Automática de Músicas a Partir de Textos Utilizando Memórias de Curto e Longo Prazo

Descrição: A computação musical vem sendo mais estudada conforme a tecnologia e a inteligência artificial avança. Grandes bases de dados surgiram contendo diversos materiais para a criação de modelos de redes neurais como as redes LSTM, que tem apresentado resultados promissores para diversos domínios textuais, podendo ser utilizada também para a criação de modelos na área de computação musical, como por exemplo para recomendação, composição, e classificação musical.Embora existam diferentes modelos geradores de música, ainda é um desafio a composição musical com uma qualidade próxima a de um compositor humano. Aliado a isso, a computação musical ainda tem muito a se desenvolver, principalmente com relação às topologias de redes neurais. Graças aos avanços na área da tecnologia e a capacidade de computação para representação e geração de sequências, este trabalho apresentou como proposta um modelo computacional de inteligência artificial com o intuito de gerar automaticamente melodias e acordes a partir de textos que representam a letra de uma música, utilizando as redes LSTM para a geração das melodias e acordes. A metodologia proposta no trabalho foi divida em 5 etapas: Base de dados, pré-processamento, geração de melodias, geração de acordes e geração da música. Na primeira etapa foi realizada a divisão da base de dados extraindo apenas os arquivos que possuem as letras juntamente com as notas musicais. Na segunda etapa foi realizado o pré-processamento dos dados, normalizando os acordes e notas extraídas dos arquivos MIDI. Na terceira etapa foi realizado o treinamento e validação do modelo gerador de melodias, que obteve um erro quadrático médio de 0.00117. Na quarta etapa foi realizado o treinamento e validação do modelo gerador de acordes, que obteve um erro quadrático médio de 0.04015. Na quinta etapa foi realizada a junção da melodia gerada com os acordes gerados. O trabalho tem como principal contribuição resultados mostrando um forte indício de que a letra da música favorece na geração da melodia, uma vez que o resultado do experimento utilizando as notas reais juntamente com as letras musicais como informação histórica foi cerca de 45% melhor em comparação com o experimento que utilizou somente as notas reais sem a presença da letra musical. De acordo com os resultados obtidos no trabalho, foi observado que ainda há espaço para melhorar a geração de melodias e acordes. Para trabalhos futuros, um dos principais pontos de melhoria é aumentar a qualidade da base de dados, uma vez que o modelo computacional mostrou-se capaz de aprender a geração melódica e de acordes. Mais... »

Alunos:André Guimarães Jorge, Elias Puttini da Cunha, Lucas Costa Sampaio, Matheus Victor Alves da Silva.

Orientador: Prof. Dr. Guilherme Alberto Wachs Lopes

Confira o pôster do projeto!




Diagnóstico Automático em Imagens Médicas Combinando Arquiteturas de Aprendizado de Máquina com Algoritmos Bio-Inspirados

Descrição: Exames laboratoriais de Ressonância Magnética vêm sendo utilizados para diagnósticos médicos, como a identificação de tumores e lesões. Recentemente, devido ao grande desenvolvimento tanto de hardware quanto de aprendizado de máquina, a área médica tem se beneficiado da automatização de análises clínicas, os chamados Sistemas CAD (\emph{Computer Aided Diagnosis}) No entanto, ao mesmo tempo que esses avanços trazem benefícios na área da medicina, o seu rápido desenvolvimento tem gerado um grande volume de dados e informações, tornando tanto o diagnóstico quanto o gerenciamento de dados uma tarefa desafiadora.Contudo, algumas técnicas clássicas para processamento de informações, bem como técnicas modernas como Redes Neurais Profundas, tem sido aplicadas com sucesso na intenção de automatizar esses diagnósticos. No entanto, o diagnóstico automático é um processo que depende de vários passos, sendo um dos principais a etapa de segmentação, onde as regiões de interesse são delimitadas antes de sua classificação como lesão. Assim, vários algoritmos têm sido propostos visando sobretudo a segmentação dessas regiões, todos com resultados promissores mas competindo entre si. O presente trabalho propõe uma nova metodologia para diagnóstico automático de lesões em imagens de Ressonância Magnética, utilizando uma combinação de três pipelines modernos e atuais de segmentação de imagens, ponderando cada pipeline através de um método de otimização bio-inspirada. Nossa proposta foi testada na base de dados BraTS19 e os resultados mostram que o algoritmo de otimização Firefly é capaz de otimizar uma ponderação de segmentações para 1.54% melhor que o estado-da-arte, considerando a métrica MeanIoU. Mais... »

Alunos:Anderson Simão da Silva, Vitor Zamignani Maluf, Stela Fernandes de Almeida, Vinicius de Andrade Silva.

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Silva Rodrigues

Confira o pôster do projeto!




Metodologia para prevenção e predição de quedas de pacientes internados em ambientes hospitalares

Descrição: A monitoração de pacientes em estado de internação em ambientes hospitalares é fundamental para que o paciente, seja da rede pública ou privada, tenha o atendimento básico necessário para sua rápida recuperação.Muitas vezes, esta monitoração é realizada presencialmente por diversos membros da equipe médica de um hospital, onerando esses profissionais que poderiam estar realizando outras tarefas necessariamente presenciais, como realização de exames em massa ou até mesmo participando de campanhas de vacinação, utilizando como exemplo o cenário atual de pandemia que vivenciamos. Em cenários como este, o uso de tecnologias baratas e de fácil programação, como câmeras, modelo bayesiano para probabilidades e esqueletização para o corpo humano, podem ser atrativos para modernizar a estrutura de monitoração atualmente presente em hospitais e clínicas de reabilitação física, cruzando informações médicas já conhecidas com análise de cenas utilizando visão computacional, de modo a não apenas possibilitar um monitoramento de ações básicas do paciente, mas também realizar uma verificação de seus movimentos para definir um perfil comum e prevenir quedas nestes ambientes. Neste trabalho foi proposto um novo método capaz de entender um padrão de possíveis quedas, utilizando modelo bayesiano na probabilidade de uma queda, analisando as informações disponíveis pelo hospital dos seus pacientes e analisando movimentos através das posturas obtendo 17 pontos do esqueleto humano.Como resultado, foi possível estimar a probabilidade de risco de queda de pacientes que já possuíam algum histórico de queda, tendo casos onde o nível de assertividade de predição pode chegar até 90,7\% conforme o movimento que está sendo realizado. Foram também gerados dados gráficos importantes capazes de identificar o movimento que está sendo realizado, utilizando ferramentas de detecção de pontos-chave semânticos do corpo humano capazes de obter uma precisão de até 83,0% no nível de detecção do corpo humano. Mais... »

Alunos:Gabriel P. de Souza Spinardi, Kelvin Mozart de Paula, Lucas Eduardo da Silva Bispo, Victor de Moraes Milani.

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Silva Rodrigues

Confira o pôster do projeto!



Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia Civil



Protótipo de plataforma para utilização de modelos BIM em manutenções prediais

Descrição: A partir de uma modelagem em BIM, foi desenvolvido um protótipo de aplicação utilizando o banco de dados extraído do software Revit Autodesk, a fim de permitir que o operador de um edifício consiga acessar e alterar as informações parametrizadas sem a necessidade de executar e abrir a modelagem completa no seu programa de origem.

Alunos:Alexandre Siqueira Jr, Guilherme A. Menoita, Letícia L. Araujo, Nathalia Longo, Vinícius S. Jarosi.

Orientador: Prof. Dr. Rafael Barreto Castelo da Cruz

Confira o pôster do projeto!




EFEITO DAS MATÉRIAS PRIMAS NA REOLOGIA DE ARGAMASSA PARA IMPRESSÃO 3D

Descrição: O projeto estuda manufatura aditiva aplicada à construção civil através da impressão 3D com argamassa, como forma de inovar e otimizar os processos desse campo. O cenário macro da tecnologia é abordado e, com o uso de software estatístico, foi realizado o plano experimental e desenvolvida uma argamassa com propriedades adequadas para impressão. Ao final, um protótipo foi construído como validação.

Alunos:Arthur Henrique Lissoni, Vieira Gabriel Gusmão dos Santos, Giovanni Manzi, Guilherme de Sousa Ferreira, João Vitor Batista da Silva.

Orientador: Prof. Dr. Rui Barbosa de Souza

Confira o pôster do projeto!




DESENVOLVIMENTO DE UM ESTUDO DE VIABILIDADE PARA UM SISTEMA LOGÍSTICO HIDROVIÁRIO NO PORTO DE SANTOS

Descrição: O sistema porto é um antigo e importante modelo na área de transportes de carga. Em adição a essa relevância, nas últimas décadas, além de grande demanda, os modelos portuários vêm incorporando diversificadas formas complexas, para as quais são solicitadas inesgotáveis pesquisas. O Porto de Santos enfrenta alguns problemas a serem resolvidos como a questão da dragagem e seus impactos ambientais, a ineficiência logística como um todo e a incapacidade de abrigar novas gerações de navios conteineiros. O desempenho operacional do sistema porto é dependente da conectividade de variáveis como segurança, perdas, avarias, produtividade e outras medidas de valor. Esta pesquisa visa solucionar o problema da dragagem (limpeza do fundo do rio) e seus impactos e aumentar a capacidade do Porto de Santos de abrigar novas gerações de navios conteineiros, contribuindo com o crescimento da indústria, inovação e infraestrutura do país mediante a criação de um estudo de viabilidade para a operação logística do sistema SOOPS (Santos Offshore – Onshore Port System) para Porto de Santos. Mais... »

Alunos:Ana Carolina O. da Silva, Bruno Jimenes Rocha, Gabriela Fernandes Gomes, Kauê Sanches Cabral, Mateus de Carvalho Arena.

Orientador: Prof. Diego Lourenço Cartacho

Confira o pôster do projeto!




Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia Automobilística



SKINNY TRUCK: Redução de peso em implementos rodoviários

Resumo: O objetivo do estudo é promover a redução de peso em implementos rodoviários. Foi utilizado como estudo de caso uma carreta do tipo Sider, fornecida pela empresa logística intermodal JSL

Alunos: Bruno Ruiz Nicolao, Gabriel Brunelli Sanchez, Guilherme de Almeida Tristão, Leandro Chagas da Silva, Mayara Cássia Teixeira, Tiago Luis Pinheiro Branco.

Orientador:Prof. Cléber Willian Gomes.

Confira o pôster do projeto!




SAFEBOARD

Resumo: O projeto Safeboard estuda a absorção de energia em impactos laterais em BEV's, tendo o BR Shuttle como objeto de estudo. A motivação é proteger o pack de baterias, estudando a distribuição de energia na estrutura após um impacto. A plataforma foi desenvolvida voltada à absorver a energia dos impactos laterais visando a integridade das baterias. Como estratégia foi aplicado o design Honeycomb, onde através da flambagem progressiva, demonstra grande eficiência na absorção de energia de impacto.

Alunos: Ademar Caetano, Artur Brait, Vitor Niiyama, Arthur Queiroz, Matheus Dirani, Gabriel Molina, Vinicius Monteiro.

Orientador: Prof. Carlos Rodrigues Santo Neto.

Confira o pôster do projeto!




NGTB: NEW GARBAGE TRUCK BRAZIL

Resumo: Melhorar a dirigibilidade de caminhões de coleta de lixo em condições severas de aclives, que prejudicam a manobrabilidade, através de um sistema que busque deslocar o centro de massa do veículo para mais próximo do eixo dianteiro.

Integrantes: Felipe Pisaneschi Gomes, Lucas Acien Ruiz Leão, Lucas de Sousa Tavares, Lucas Gobbo Correia, Luccas Camargo Dentello, Matheus Fagundes Lopes, Thiago Angelini Alcântara.

Orientadores: Prof. Me. Cleber Willian Gomes, Prof. Dr. Fabio Delatore.

Confira o pôster do projeto!




FCI - FLEX-FUEL COMPRESSION IGNITION

Resumo: O projeto FCI tem como objetivo o controle da combustão de um motor HCCI (Homogeneous Charge Compression Ignition) bicombustível, ciclo de combustão de alta eficiência e baixo consumo, a fim de aumentar sua faixa de operação, principal problema encontrado nesse ciclo. A solução empregada consiste na estratificação térmica da câmara de combustão, alcançada por meio da injeção direta de água durante a compressão.

Integrantes: Bruno Roldan Henrique, Caio César Moreira, Caio Henrique Cerqueira, Giovani Vaz de Lima Rogério, Heitor Macedo Camarini, Joao Eduardo dos Santos Neto, Lucas Desiderato Bueno e Vinicius Lima.

Orientadores: Prof. Silvio Shizuo Sumioshi

Confira o pôster do projeto!




E-CVT

Resumo: Atualmente, os veículos cuja propulsão provém de combustíveis fósseis vêm sendo cada vez mais extintos no âmbito global devido à poluição gerada. Grandes potências mundiais já traçam previsões para extinguir esse tipo de motorização e desta forma, abre­se novas oportunidades para explorar novas tecnologias, como por exemplo, os motores elétricos que não dependem de energia não renovável. Apesar dos motores elétricos serem capazes de gerar mais de 90% de rendimento, cenário totalmente oposto ao motor à combustão interna, a aplicação dessa nova propulsão vem gerando incertezas no mercado automobilístico, devido à autonomia do veículo elétrico. A fim de corrigir esse problema, o projeto e­CVT tem como objetivo a implementação de um sistema de transmissão continuamente variável (cambio CVT) e não apenas um conjunto de transmissão de uma única marcha fixa, e com isso, viabilizar com que o motor elétrico trabalhe pelo maior tempo possível no intervalo de rotação que oferece a maior eficiência tendo como resultado o aumento de autonomia de veículo. Os resultados de eficiência média para as simulações realizadas na configuração do trem de força com a implementação do CVT proporcionaram um ganho de 2,2% em eficiência do motor elétrico, resultando em um granho de 10% em autonomia sem a necessidade de aumentar a quantidade de baterias. Mais... »

Integrantes: Luciano C. E. Heringer, Giancarlo Buono, Julia Jachuk, Daniel M. Garcia, Robson R.A. Junior, Andrey M. C. Da Silva, Nicolas V. Giorgio, Mateus M. P. Da Silva.

Orientadores: Prof. Dr. Fábio Delatore

Confira o pôster do projeto!




CONTROL-E

Resumo: O projeto Control-e desenvolve um sistema completo de arrefecimento para baterias em ônibus elétricos urbanos, de forma a limitar a temperatura máxima de funcionamento das células em 40 °C e, de acordo com os modelos veicular, dinâmico e de uso propostos, obter uma vida útil entre 12 e 14 anos, reduzindo o intervalo de troca das células, custo agregado ao produto e o descarte do conjunto, tornando o produto elétrico em si mais sustentável em uma análise de emissões totais (Cradle to Grave).

Integrantes: Bruna Loesch, Caetano David, Eduardo Avi, Henrique Naim, Lucas de Abreu, Lucius Assis, Marcos Dias, Matheus Amorim, Nuno Lamas.

Orientadores: Prof. Dr. Fábio Delatore

Confira o pôster do projeto!




Estudo para a produção de fechamento de prótese para membro inferior por manufatura aditiva.



ESTUDO PARA A PRODUÇÃO DE FECHAMENTO DE PRÓTESE PARA MEMBRO INFERIOR POR MANUFATURA ADITIVA

Resumo: O projeto tem como objetivo desenvolver um acessório para próteses de membro inferior. Foram estudadas as principais técnicas de impressão 3D existentes para polímeros, além de possíveis materiais. Por meio de matrizes de decisão, definiu-se o filamento de PLA e o processo FFF para impressão das peças. Foi pensado no desenvolvimento de uma startup para a posterior comercialização desse produto.

Integrantes: Ana Luísa Aguiar da Silva, Mariana Bigai Silvério, Pierina Alice Fracasso.

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Magnabosco

Confira o pôster do projeto!




Estudo de caso da utilização de aços inoxidáveis para aplicação em recuperadores de calor na indústria siderúrgica

Resumo:

Aços inoxidáveis são empregados em recuperadores de calor. Entretanto, em altas temperaturas, a formação de fases deletérias compromete seu desempenho. A motivação deste trabalho é caracterizar a microestrutura das ligas AISI 446 e 253 MA após tratamentos isotérmicos de 15 dias, 2, 4 e 5 meses, a 600ºC e 700ºC. A 600ºC, a presença de fases secundárias foi maior na liga AISI 446 e, portanto, sua substituição pela 253 MA é indicada. No entanto, o contrário ocorre.

Integrantes: Guilherme Arruda Basso

Orientadores: Prof.ª Dr.ª Daniella Caluscio dos Santos

Confira o pôster do projeto!




Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia Elétrica



SISTEMA DE RECONHECIMENTO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS APLICADO A ROBÔS DE SERVIÇO

Resumo:

O projeto desenvolveu um sistema de reconhecimento de gestos em Libras (Língua Brasileira de Sinais) utilizando recursos de Inteligência Artificial para promover e incentivar a inclusão desta forma de comunicação nas novas tecnologias e aplicações.

Integrantes: Beatriz Barsocchi Testa, Lucas Toledo Pastori, Mariana Aguirre de Oliveira, Thiago Borges Coronado, Patrick de Sousa Pessoa.

Orientador: Prof. Reinaldo A. C. Bianchi

Confira o pôster do projeto!




SISTEMA DE PREDIÇÃO DE RISCO DE QUEDAS PARA ÁREA HOSPITALAR UTILIZANDO MACHINE LEARNING

Resumo:

O mundo vive um crescente momento de envelhecimento populacional, e em decorrência disso as quedas sofridas pela população idosa já é um assunto preocupante globalmente, uma vez que pequenas quedas podem gerar grandes transtornos e riscos à vida destes idosos. O objetivo deste trabalho constituiu-se no desenvolvimento de uma ferramenta de predição de risco de queda utilizando os algoritmos de árvore de decisão e rede neural recorrendo aos softwares MATLAB® e WEKA.

Integrantes: Isaías Cabral Pereira, Jonathan Fellipe Francisco Batista, Matheus Salgueiro Sonoda, Monica Marques Nacimento e Vinícius Silva Braga.

Orientadores: Prof. Dr. Flavio Tonidandel

Confira o pôster do projeto!




PAINEL SOLAR DE BAIXO CUSTO UTILIZANDO UM SEGUIDOR SOLAR

Resumo:

O nosso trabalho de conclusão de curso é um Solar Tracker (Seguidor Solar) de baixo custo em relação aos disponíveis no mercado atualmente. Nosso projeto utiliza ferramentas como o software Python para gerar as coordenadas da cidade onde será instalado e o angulo que o painel deve estar em determinado horário do dia, Arduino Uno para comandar a movimentação do eixo do motor de passo utilizado.

Integrantes: Carlos Henrique dos Santos Silva, Igor Barros Viana e João Paulo de Oliveira Moreira.

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Trevisoli Doria

Confira o pôster do projeto!




<

CARREGADOR WIRELESS POR LPT (Laser Power Transmission)

Resumo: A Portabilidade tem sido uma das grandes evoluções da tecnologia nos últimos 30 anos principalmente em relação aos celulares, notebooks e mais recentemente aos tablets. Nota-se a tendência do mundo wireless (sem fio), a grande maioria das marcas já estão oferecendo fones bluetooth e celulares com carregadores indutivos, porém a eficiência de carregamento cai exponencialmente em poucos centímetros de distância, o que limita o usuário a utilizar o dispositivo próximo a uma tomada. O próximo passo da portabilidade desses aparelhos está relacionado à forma como vamos carregar suas baterias, com isso a tecnologia LPT (Laser Power Transmission) mostra-se como uma possível solução de wireless charging, pois a principal característica desse método de transmissão é que, em condições ideais, a queda de eficiência do laser em pequenas e médias distâncias é desprezível. Existem poucos produtos de wireless charging em desenvolvimento, um deles sendo da empresa israelita Wi-Charge, criada em 2012, onde seus produtos são focados para aplicações de baixa potência como torneiras elétricas, aparelhos de smart home e até mesmo celulares. Mais... »

Integrantes: Emigdio Bertolo Rizardi, Fábio de Proença Edueta, Gustavo Ryuji Sanomia, Jaqueline Freitas Jardim, Jéssica Trajano Matheus Benedito, William Rodrigues Delmanto.

Orientadores: Prof. Victor Sonnenberg

Confira o pôster do projeto!




C.E.O.H. – Controle eficiente de oxigênio

Resumo: A administração da oferta de oxigênio medicinal em hospitais para pacientes é feita de forma manual, dependendo totalmente dos profissionais de saúde para realizarem eventuais ajustes. A fim de otimizar esse processo, o nosso projeto tem como finalidade desenvolver um protótipo capaz de regular a abertura ou fechamento da válvula do fluxômetro a partir da aferição não invasiva da SpO2 do paciente.

Integrantes: Carol Possi, Edgard Ramos Drago, Giovana Moreira Cruz e Guilherme Jeronimo.

Orientadores: Profa. Michele Rodrigues.

Confira o pôster do projeto!




Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia de Automação e Controle



Plantair: Automação e monitoramento da ontogênese em uma fazenda vertical aeropônica

Resumo: Trabalho de conclusão de curso que visou minimizar o problema de falta de espaço para cultivo na zona rural. Foi desenvolvido um protótipo de fazenda vertical aeropônica onde o crescimento da plantação seja totalmente controlado e monitorado. Além disso, foi desenvolvido um sistema IoT para supervisão em tempo real das variáveis presentes no protótipo. Sendo o objeto de estudo, a alface.

Alunos:Bruno de Freitas Vece Perez, Danilo Pilotto, Felipe Rodrigues Garé Carniell, Gustavo Benevenuto de Oliveira, Mateus Mariano Lucatelli, Rodrigo Mendes de Souza.

Orientador: Prof. Dr. Ricardo Janes

Confira o pôster do projeto!




Óculos Inteligente para o Auxílio de Deficientes Visuais: Detecção de Textos e Respostas em Áudio para o Usuário

Resumo: Visando melhorar a vida de deficientes visuais, desenvolveu-se o conceito de um óculos inteligente. O modelo tem opções de detecção de textos, data de validade e de cores. Todos estes modos offline contam com respostas emitidas por voz via fone Bluetooth. Para validar a ideia foram realizados testes utilizando uma webcam e objetos do dia a dia, simulando situações reais de aplicação do projeto.

Integrantes: Felipe Silva Andrade de Freitas Ferreira, Gabriel Magalhães Cervi, Gabriel Pitol Pereira, João Bosco Correia de Lima Junior e Rodrigo Walace Silva Soares.

Orientadores: Prof.ª Dr.ª Isaac Jesus da Silva

Confira o pôster do projeto!




MARQ: UM APLICATIVO DE GESTÃO DE FILAS VIRTUAIS PARA HOSPITAIS

Resumo: No contexto hospitalar, um dos primeiros contatos do paciente com o pronto atendimento é a fila inicial de triagem. Nessa fase, quanto mais rápido for o atendimento, maiores as chances de sucesso do tratamento. Contudo, o escalonamento de profissionais no pronto atendimento sofre dos mesmos problemas da cadeia produtiva, principalmente o efeito chicote e apesar de existirem algumas soluções em locais de pronto atendimento, como totens, ainda há outros fatores que afetam a eficiência de atendimento, como o tamanho da equipe médica à disposição.Neste trabalho, foi desenvolvido o MARQ, um aplicativo de filas virtuais, promovendo um atendimento mais rápido e eficaz, através do uso de sensores e aplicativos de localização. Como resultado, o tempo de espera melhorou significativamente, bem como a previsão de demanda nos hospitais. Para medir a verdadeira efetividade do aplicativo MARQ um experimento foi desenvolvido a fim de observar na prática a aplicabilidade do aplicativo. O experimento foi feito no dia 05/11 às 18:30 e foi finalizado no mesmo dia às 21:13. Para isso, usou-se como base o Centro Universitário FEI (Avenida Humberto de Alencar, São Bernardo do Campo) como ponto comum de partida até um hospital localizado na Avenida João Firmino, em São Bernardo do Campo. O trajeto durou cerca de 12 minutos. Nesse tempo acrescenta-se 10 minutos para estacionar e retirar a senha para a recepção. Totalizando 22 minutos até o início do processo de atendimento e um tempo médio de espera até a triagem de 29 minutos, resultando em um tempo total da partida até ser atendido de 51 minutos. Com isso uma pessoa que utilizasse o MARQ esperaria apenas 7 minutos no hospital para ser atendido, enquanto uma pessoa que estivesse utilizando o método convencional, esperaria no hospital 29 minutos para ser atendido. Ou seja, nesse caso obteve-se uma redução de 22 minutos (75,86%) no tempo de espera. Mais... »

Integrantes: Beatriz Santos Hilbert, Daniel Chou, Leonardo Adashi Uemura, Luccas Volkmann de Brito, Raphael Paoliello dos Santos.

Orientadores: Prof. Dr. Guilherme Alberto Wachs Lopes

Confira o pôster do projeto!




Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia Mecânica Plena



TECA

Resumo: A preocupação em gerar energia de forma sustentável vem aumentando a nível global. Sabendo disso, desenvolvemos uma turbina de energia cinética axial, que tem como objetivo a geração de energia elétrica de forma sustentável, sem afetar o ecossistema onde será instalada. O principal público-alvo são as populações ribeirinhas da região norte do país, de forma que elas tenham um ganho considerável em qualidade de vida, com a possibilidade de estender as atividades para os períodos sem luz diurna.

Alunos: Adriano M. Barros, Artur Macencini, Bruno Pannain, Douglas S. Nascimento, Gabriel C. Costa, Gabriel L. Marinello, Guilherme T. Totake, Luccas P. Andrade, Rafael P. Santos.

Orientador: Prof. Taylor Mac Intyer Fonseca Jr.

Co-orientadora: PhD. Carla Dick de Castro P. N. Gomes.

Confira o pôster do projeto!




QUIONE

Resumo: O impacto global gerado pela pandemia de COVID-19 impulsionou uma intensa corrida não só por vacinas, mas também por modos eficazes de armazená-las em temperaturas ultrabaixas, como no caso do imunizante da Pfizer, que necessita de cerca de -80oC para ser conservado por longos períodos. Além disso, o elevado custo de aquisição de um ultra refrigerador com essa capacidade e a baixa oferta desse item no mercado nacional motivou o grupo a propor uma solução para esse desafio.

Alunos: Armando Castela Malozze, Breno Henrique F. Souza, Daniel Ferreira de Oliveira, Gabriel Balestrini de Castro, Igor Linhares Oliveira, Raul Pavanelli Colicchio, Tiago Pereira Vaz, Vinicius Rocha Soares, Vitor Alencar Aquino, Willian Galdino de Lima.

Orientador: Prof. Rodrigo Bernardello Unzueta

Confira o pôster do projeto!




MAGIC COASTER

Resumo: O MAGIC COASTER é um trabalho de conclusão de curso que consiste no desenvolvimento de um freio magnético para carros de montanha-russa, tomando como base de design e trajeto percorrido a montanha-russa FireWhip, do Beto Carrero World, localizado em Penha, Santa Catarina, no Brasil. O projeto visa, além de trazer inovação no ramo de montanhas-russas no Brasil, trazer uma alternativa que não necessite de energia elétrica ou manutenção tão frequentemente quanto a troca das pastilhas de freios comumente usadas nesses brinquedos atualmente.

Integrantes: Guilherme Ramires Alves, Gabriel Casarotti dos Santos, Luiz Otávio Martinelli Cannizza, Hugo Tadashi Tamaru, César Eduardo Cicolani, Gabriel Garcia de Oliveira, Agatha Lais Salgueiro Marotti, Paloma Almeida da Silva.

Orientadores: Prof. Dr. Ronaldo Câmara Cozza

Confira o pôster do projeto!




DRIVER TECHNOLOGY

Resumo: Com o objetivo de termos mais conforto e otimizar os esforços físicos humanos, a tecnologia no mundo automobilístico vem aumentando cada vez mais. Carros autônomos e inteligentes estão sendo desenvolvidos no mercado afora, porém no Brasil é uma realidade um pouco distante. Utilizada em procedimentos oftalmológicos ou para criação de capilares, por exemplo, o atuador piezoelétrico atua por meio do movimento côncavo e convexo de uma membrana piezoelétrica, de material cerâmico, cuja estrutura possui pequenos cristais que, em conjunto com outras propriedades intrinscecas ao material, possibilitam a geração de vibrações com uma alta frequência, fazendo assim, com que o fluido seja expulso, por meio de um bocal de dimensões centesimais. O principal objetivo deste estudo era desenvolver em conjunto com a empresa BioEdTech, startup brasileira no segmento de bioimpressão, um módulo capaz de operar em susa bioimpressoras multimodulares, de modo que, fosse possível realizar a impressão de algo complexo devido a facilidade de alternar os meios de impressão. Por ser uma área ainda em desenvolvimento contar com o auxilio desta companhia facilitou a determinação de determinados parâmetros como, o material, o tipo de fluido a ser utilizado e as condições de entrada deste no atuador, com isso, foi possível iniciar as simulações estruturais e fluidodinâmicas do produto de modo a garantir sua aplicabilidade. Mais... »

Integrantes: Diego Ortiz dos Santos, Felipe Kawahisa, Gabriel Lobo Fanucchi, Gabriela Constantino Votre, Luca Adriano Barros Campos Sanches, Lucas Aímola, Lucas Mascarenhas Callegare, Mateus Crudo, Nicholas Vilas Boas Cirillo, Ricardo Nocera Domingues, Rodrigo Baghin Aranda.

Orientadores: Prof. André de Souza Mendes

Confira o pôster do projeto!




PIEZO PRINT

Resumo: Com o propósito de auxiliar a medicina no tratamento e regeneração de tecidos e órgãos, a bioimpressão 3D vem sendo considerada um promissora fonte no desenvolvimento celular. Afim de realizar bioimpressões ainda mais versateis, sensiveis e precisas, tem-se a bioimpressão piezoelétrica.

Integrantes: Eduardo Lopes, Eizo Tarumoto de Almeida, Gabriel Lippe Peixoto, João Pedro Moraes de Campos Toledo Storani, Matheus Achcar Vieira, Paula Carolina de Souza, Raphael de Freitas Espíndola, Stefan Buck, Thaís Souza Dantas da Silva.

Orientadores: Prof. Cyro Albuquerque.

Confira o pôster do projeto!




Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia de Produção



INCLUINDO A OTIMIZAÇÃO BACKHAUL NA OPERAÇÃO DE COLETA E ENTREGA DE UMA EMPRESA VAREJISTA: O IMPACTO NOS CUSTOS DE TRANSPORTE

Resumo:

Nesse trabalho foi realizada uma pesquisa aplicada em uma empresa de grande porte inserida do ramo do varejo, com o objetivo de otimizar as rotas de retorno dessa empresa, propondo que o caminhão volte carregado ao centro de distribuição. Essa otimização de rotas de backhaul na operação de empresas pode representar um grande impacto nos custos logísticos de transporte. Portanto, com o intuito de colocar em prática, foram adquiridas todas as informações necessárias para realizar os cálculos, viabilizar os possíveis cenários e otimizar as rotas. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios no quesito melhoria de fluxo e redução de custos, almejando encontrar o melhor cenário para a empresa estudada.

Integrantes: Bianca de Andrade Félix, Eduarda Pires Benedito Silva, Fernanda R. da Costa Basaglia, Julia Pellegrini Vieira, Nathalia Colangelo Cirne.

Orientadores: Prof. Dr. Mauro Sampaio

Confira o pôster do projeto!




ENGENHARIA DE SERVIÇOS E INOVAÇÃO APLICADA EM MERCADO DE VIZINHANÇA POR MEIO DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO

Resumo:

A busca pela melhoria dos serviços essenciais tem sido cada vez mais explorada e motivada por um conjunto de fatores, como a recente pandemia que enfrentamos e a constante necessidade de se reinventar para elevar o nível de serviço. Clientes priorizam sempre um bom atendimento e qualidade de serviço, desta forma, soluções tecnológicas são sempre exploradas para os mais diversos âmbitos. No presente trabalho, tem-se como objetivo propor um modelo de engenharia de serviços conhecido como darkstore que tem como objetivo a diminuição de filas, aplicados a mercados de bairro nesta ocasião. O objetivo deste estudo é simular cenários onde os clientes possam realizar suas compras de forma online e retirar seus produtos em lockers sem necessitar enfrentar filas para adquirir seus produtos. Através do desenvolvimento de um modelo de sistema de mercado de bairro desenvolvido no software ProModel conheceremos o comportamento do mesmo e o quanto de nível de serviço a solução agrega.

Integrantes: Beatriz Mendes de Mello, Belmiro Dalmiro de Oliveira Neto, Carlos Henrique Cerri Correia, Kaique Geraldo da Costa, Rafael Rios Melillo.

Orientadores: Prof. Marcelo Koiti Fugihara

Confira o pôster do projeto!




APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS DMAIC E RELATÓRIO A3 NA REDUÇÃO DAS OCORRÊNCIAS DE DEVOLUÇÕES EM UMA EMPRESA DE VAREJO ELETRÔNICO

Resumo:

O objetivo do trabalho é entender os motivos causadores de devoluções na empresa estudada e elaborar propostas de melhoria a fim de mitigá-los, utilizando-se da metodologia Lean Seis Sigma e a aplicação das ferramentas DMAIC e Relatório A3, tentando solucionar as consequências da logística reversa de forma inovadora, olhando o fluxo como um todo e não apenas após a venda

Integrantes: Francisco Alipio De Freitas, Maurício Eiki Ayabe, Matheus Teissiere Boa Sorte, Matheus Venditte Zeni, Tarso Tulio Borges Nogueira.

Orientadores: Profa. Dra. Nathalia de Castro Zambuzi

Confira o pôster do projeto!




APLICAÇÃO DO FACTORY PHYSICS PARA AVALIAR O EFEITO DA VARIABILIDADE DO TEMPO DE PERMANÊNCIA DE PACIENTES NA UTILIZAÇÃO DE LEITOS HOSPITALARES: estudo em uma unidade de terapia intensiva com pacientes da COVID-19

Resumo:

A pandemia ocasionada pelo coronavírus evidenciou ainda mais a incerteza associada a utilização de leitos em organizações hospitalares. As altas demandas por leitos levaram a níveis de utilização considerados críticos nas unidades de terapia intensiva (UTI). Adicionalmente, um importante agravante é a variabilidade do tempo médio de permanência, o que dificulta o gerenciamento das unidades de terapia intensiva, principalmente em cenários de alta utilização. No entanto, analisar os efeitos da variabilidade no tempo médio de permanência é difícil e neglicenciado na gestão hospitalar. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho é avaliar os efeitos da variabilidade dos tempos de permanência dos pacientes infectados em leitos de UTI em decorrência do coronavírus, a partir de técnicas e conceitos do Factory Physics, uma abordagem que ajuda a compreender os processos dinâmicos da manufatura por meio de equações matemáticas, e é pouco explorada na área de serviços. Para isso, foram coletados dados de um hospital que possui uma unidade de terapia intensiva dedicada ao tratamento de pacientes infectados com o coronavírus. Os dados foram inseridos no ProModel, software que permite reproduzir a complexidade de processos reais através da modelagem e simulação, sendo criados três cenários com nível de variabilidade baixo, moderado e alto. Os resultados mostram o efeito nocivo da variabilidade no tempo de permanência na utilização, pois alerta para problemas não percebidos pela gestão do hospital foco e que prejudicam no atendimento dos pacientes que necessitam de leitos de UTI. Mais... »

Integrantes: Elaine Silva Costa Moreira, Giovanna Mantovani Grecco, Laís Pereira Di Gregorio, Vitória Da Silveira Moura.

Orientadores: Prof. Dr. Marcel Heimar Ribeiro Utiyama

Confira o pôster do projeto!




Modelagem matemática com aplicação de lógica Fuzzy na programação de compras no ramo hospitalar em contexto da pandemia de COVID-19

Resumo:

Devido a pandemia de COVID-19, a demanda por procedimentos de hemodiálise cresceu significativamente, dificultando as atividades de planejamento dos hospitais no processo de aquisição de insumos e medicamentos. No presente trabalho será apresentado um método capaz de prever os gastos necessários para atender a previsão de demanda em um renomado hospital de São Paulo. Um modelo matemático de programação linear foi desenvolvido com objetivo de minimizar os custos de aquisição de material considerando restrições de demanda e estoque. Para refletir a oscilação dos preços de materiais hospitalares em períodos nos quais a demanda e o abastecimento dos mercados fornecedores sofrem incertezas será adicionado ao modelo matemático um fator de correção calculado a partir da metodologia Fuzzy. O modelo desenvolvido foi implementado em linguagem de programação Python utilizando o software Gurobi Optimizer e bibliotecas de algoritmos para metodologia Fuzzy. Testes computacionais foram realizados para validação dos resultados obtidos. Observou-se uma variação de 4% em relação ao orçamento previsto pelo modelo e o orçamento executado em 6 meses entre os anos 2020 e 2021. Em conclusão, a equipe de planejamento do hospital será capaz de realizar uma estimativa de custos de aquisição para um determinado período com a segurança de que o valor provisionado será capaz de atender as compras, sem que haja a necessidade de volumes de estoque excessivos, o que ocasiona em altos custos para o hospital Mais... »

Integrantes: Felipe Paschoalino, Igor Lima Golpian, Leonardo Bonfante, Rodrigo Rocha, Tomaso Reinaud.

Orientadores: Profa. Hanna Pamplona

Confira o pôster do projeto!




Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia Química



Análise econômica da produção e extração do óleo essencial de Melaleuca alternifolia para aplicação em cosméticos

Resumo: Produtos naturais estão ganhando espaço no mercado. A Melaleuca Alternifolia, é utilizada em cosméticos e fármacos por suas propriedades aromáticas e medicinais. Seu óleo essencial apresenta propriedades antissépticas e antibacterianas. Com isso, realizou-se a extração em laboratório e desenvolveu-se um P&ID, após análise econômica constatou-se que é um projeto viável para aplicação em cosméticos.

Integrantes: Diana Serrano de Castro, Carolina Suman Marques, Beatriz Thomaz de Carvalho, Felipe Magdanelo Franze, Joice Fernandes Dantas.

Orientadores: Prof. João Guilherme da Rocha Poço

Confira o pôster do projeto!




Avaliação do processo de tratamento de água da higienização de caixa de transporte de produtos agrícolas

Resumo: O projeto tomou como objeto de estudo o processo de uma empresa de higienização de caixas de transporte de alimentos, que atualmente descarta 100% da água utilizada na lavagem. O trabalho conseguiu realizar o tratamento e reutilização da 65% da água. Além da melhoria do processo de lavagem e higienização das caixas, trouxe retorno financeiro imediato de 12%, além de ganhos de sustentabilidade.

Integrantes: Douglas Gonçalez de Oliveira, João Felipe de Paiva Reguero, Valter Lucio Ferreira Junior, Lucas Lauand Anacleto.

Orientadores: Prof. Gerhard Ett

Confira o pôster do projeto!




Otimização de reator de polimerização

Resumo: O mercado de tintas tem crescido e exigindo das empresas o fornecimento de produtos com melhor qualidade. O PMMA, seu principal produto, deve apresentar propriedades mecânicas e químicas dentro das especificações exigidas e que são influenciadas pelas condições de processo. Este trabalho propõe otimizar o processo de polimerização de MMA realizado em um reator semi-batelada, utilizando o Matlab.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Matheus Menna Barreto Prevedel, Lara Cistina da Silva Camilo, Fernanda Gomes Piedade, Natalia Bravin Nascimento.

Orientadores: Prof. Luís Fernando Novazzi




Análise Técnica e Econômica da Adsorção do Cromo Hexavalente a Partir da Quitosana em efluentes industriais

Resumo: As consequências da poluição ambiental, causada pela industrialização ao meio ambiente, merecem atenção contínua dos governos e da sociedade. Necessitando solucionar alteração química causada por efluentes industriais, estudou-se o processo de adsorção do cromo hexavalente, resíduo de várias indústrias, incluindo a de curtume, a partir da quitosana, ativada com um líquido iônico.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Rafaela Wijtenko Soares, Ana Barbara Soares da S. Braga, Leticia Gabrielle V. Valezini, Aurea He Su Kim, Patrick de Oliveira Wecchi.

Orientadores: Profª. Andreia Morandim-Gianetti




ESTUDO DA OBTENÇÃO DE AÇÚCARES A PARTIR DA HIDRÓLISE DA CELULOSE PRESENTE EM PAPELÃO

Resumo: O etanol celulósico é um biocombustível de segunda geração, obtido através da fermentação dos açúcares gerados da quebra da cadeia da celulose Este trabalho visa obtenção de açúcares provenientes dos resíduos de papelão a partir de sua hidrólise ácida As hidrólises foram executas com ácidos sulfúrico e maleico e a fim de estudar a viabilidade do líquido iônico na produção de açúcar.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Erickson S. Silva, Giovanna P. Policarpo, Luccas M. Antonio, Marcela S. Palma.

Orientadores: Prof. Dr. Ronaldo Gonçalves dos Santos




Contato/Dúvidas


Fale com a gente pelo WhatsApp da FEI: (11) 4109-0200, Clique aqui!
ou pelo faleconosco@fei.edu.br