Este site foi criado para te ajudar com as principais informações sobre a FEI.
Estimados estudantes da FEI,
Registro aqui minha alegria em recebê-los em nossa instituição. Para esta chegada à FEI, todos vocês passaram por um importante processo de decisão, reflexão, aprofundamento. Agora, um novo começo os espera.
A FEI é mais do que um local de aprendizado. É um espaço onde a iniciação é fundamentada em argumentos sólidos. Ao ingressarem na FEI, vocês carregarão uma marca e uma missão preciosa para e com os demais. Nosso compromisso, em comunidade, é desenvolver uma formação de pessoas com visão mais humana, justa e sustentável à serviço da sociedade.
Essa sensibilidade humana permitirá que vocês descubram novas opções, estabeleçam prioridades em projetos e pesquisas, e se tornem facilitadores da vida, oferecendo maiores benefícios aos mais excluídos do exercício da cidadania.
Na FEI, celebramos a vitalidade humana na festa da convivência, na construção de lealdades, na cooperação mútua, na inovação, na literatura, nos esportes ao ar livre, em quadras, campos, pistas, bibliotecas, laboratórios e nos mais variados espaços que vocês frequentarão.
Saibam que ser FEI é carregar um legado importante para e com a sociedade. Fincar raízes para alastrar-se e frutificar. Assinar a vida, tornar-se autor. É ser forte e capaz de tomar decisões de impacto. É perceber que a evolução do conhecimento é inseparável da evolução de cada um de nós.
Expresso minhas boas-vindas a todos, feliz pela resposta afirmativa na participação e na comunhão, realizando a missão da FEI a partir de suas formações pessoais e profissionais.
Vocês iniciam neste momento uma nova etapa na jornada de suas vidas. Chegam ao ensino superior tendo a possibilidade de ingressar em umas das mais conceituadas instituições de ensino superior de gestão e tecnologia deste país. Trazem sonhos, desejos e esperanças. Carregam suas experiências e talentos desenvolvidos ao longo do caminho já trilhado. Cabe à FEI oferecer, a partir do momento em que caminham conosco, oportunidades para que se realizem plenamente.
Certamente, a FEI irá oferecer-lhes não só uma formação técnica de alta qualidade, uma preparação para o mundo do trabalho, mas acima de tudo a formação para uma sociedade mais sustentável, humana e justa. Aqui, coexistirão diferentes sentimentos e o primeiro deles deve ser a alegria. Pode surgir a ansiedade e, eventualmente, o medo, mas juntos, à medida que o caminho incerto for sendo conhecido, poderemos transformar essa inquietude em força, criatividade, realizações e confiança.
Vocês, agora, fazem parte de uma grande comunidade que os acolhe e que trabalha para que alcancem plenamente seus objetivos pessoais e profissionais. A FEI irá lhes oferecer o que há de melhor em termos de laboratórios e tecnologias, mas acima de tudo encontrarão aqui pessoas que trabalham para que vocês possam realizar seus sonhos e visões. Aproveitem ao máximo esta instituição que é de vocês, que é feita por vocês e para vocês.
Aproveitem bem as oportunidades e busquem sempre ir além daquilo que lhes é exigido ao longo do caminho. Saboreiem cada momento da jornada universitária. Ao final desta etapa de grandes transformações que estiveram conosco, vocês verão que valeu a pena todo o tempo e esforço empregados e levarão a FEI para toda vida, junto de vocês. Como sempre dizemos, não existe ex-feiano. Uma vez FEIANO sempre FEIANO!
Sejam muito bem-vindos.
Você receberá, no seu e-mail, uma senha de usuário que permitirá o acesso ao Portal do Aluno, onde poderá consultar o horário das aulas, notas e faltas, boletos para o pagamento das mensalidades e o contrato de prestação de serviços. A mesma senha dá acesso ao Moodle – Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde será possível consultar o material de apoio às aulas.
Nesse mesmo endereço eletrônico, será enviado o horário das aulas.
Você deve ficar atento à possibilidade de que a mensagem com o horário das aulas seja desviada para a pasta de 'lixo eletrônico' ou seja bloqueada pelo provedor de sua conta de e-mail.
Caso não receba as mensagens da senha de usuário e do horário das aulas, a senha de usuário poderá ser retirada na recepção da Coordenadoria Geral de Informática (CGI) no dia da realização da Aula Inaugural / Recepção aos Calouros. Outra possibilidade é recuperar sua senha acessando a página inicial do Portal do Aluno em “Recuperar minha senha”.
• A matrícula deverá ser obrigatoriamente renovada a cada período, no prazo estabelecido pelo Calendário Escolar. As datas serão divulgadas no Calendário Escolar disponível no Portal do Aluno. O recibo de pagamento da parcela inicial não caracteriza a efetivação da matrícula, pois esta só será validada após a sua realização através do Portal do Aluno e assinatura digital do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Requerimento de Matrícula, que serão enviados por e-mail pela plataforma de assinatura digital Ábaris Sign. A matrícula deverá ser feita em todas as disciplinas permitidas, teóricas e experimentais.
• As matrículas requeridas fora de prazo serão avaliadas, podendo ou não ser aceitas.
A adoção dos procedimentos de rematrícula àqueles que se encontram com pendências acadêmicas é requisito obrigatório, conforme o disposto no Regimento do CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI, em especial nos artigos 55 a 59.
A realização de rematrícula aos alunos aprovados em TODAS as disciplinas de sua grade curricular, mas que possuam pendências acadêmicas referente ao Estágio Obrigatório, Atividade Complementar ou ENADE, é obrigatória.
A rematrícula será efetivada mediante o pagamento de taxa que corresponderá ao valor de uma mensalidade.
Para aluno bolsista, não há cobrança de taxa de rematrícula. No entanto, se as pendências permanecerem até semestres seguintes, a taxa de rematrícula, nesta hipótese, será cobrada.
Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais1) A matrícula somente será efetivada após realização da assinatura digital do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Requerimento de Matrícula, que serão enviados por e-mail pela plataforma de assinatura digital Ábaris Sign. Esse procedimento ocorrerá a cada renovação da matrícula. Para alunos bolsitas é necessária a assinatura do Termo Aditivo ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
2) Os termos contratuais estão publicados no Portal do Aluno e podem ser acessados pelos alunos mediante senha de usuário, para consulta dos direitos e obrigações estabelecidos entre Instituição de Ensino e aluno.
3) De acordo com o que dispõe o Contrato de Prestação de Serviços, está prevista a devolução de 80% do valor pago por ocasião da matrícula (primeira parcela da semestralidade), na hipótese de haver pedido formal de cancelamento por parte do aluno no prazo estabelecido. O cancelamento deverá ser solicitado pelo próprio aluno, ou seu representante legal se o aluno for menor de idade, mediante o preenchimento de Requerimento de Cancelamento de Matrícula e a apresentação do recibo original de pagamento, em até 10 dias antes do início das aulas. Para o cancelamento de matrícula de vagas remanescentes, deverá requerer cancelamento da matrícula até 10 dias após sua efetivação. Neste caso, a devolução do valor será referente a 50% da parcela da matrícula. Não será devolvido qualquer valor se este prazo não for observado. A aprovação para ingresso em outras instituições de ensino, sejam elas públicas ou particulares, não obriga a FEI a devolver qualquer valor fora do prazo previsto em contrato.
O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail: secretaria@fei.edu.br
Os candidatos aprovados no Processo Seletivo, já graduados em outros cursos ou que sejam alunos de outro curso de nível superior credenciado, que pretendam o aproveitamento de seus estudos anteriores, poderão até o final da primeira semana letiva do semestre vigente solicitar a análise da dispensa das disciplinas equivalentes, desde que tenham carga horária e conteúdo programático compatíveis.
Para tanto, é necessário apresentar histórico escolar certificado pela Instituição de origem, onde constem carga horária e situação de regularização do ENADE, o conteúdo programático das disciplinas cursadas, e os critérios de aprovação. Enviar a solicitação e a documentação digitalizada por e-mail para secretaria@fei.edu.br.
Os cursos seguem o regime seriado, que é definido como a organização de um currículo em que as atividades e disciplinas teóricas ou práticas são distribuídas em blocos solidários, ou seja, com a oferta de disciplinas fixas por período. Nos cursos de graduação, a matrícula do período seguinte será permitida ao aluno reprovado em até 02 (duas) disciplinas. Para o aluno do último período, excepcionalmente, será permitida a matrícula, para conclusão, do aluno reprovado em até 03 (três) disciplinas. Sempre que houver incompatibilidade de horário, serão canceladas as disciplinas do período mais avançado.
A numeração da matrícula é composta por 9 (nove) campos:
1 | 5 | 1 | 2 | 2 | 9 | 9 | 9 | - | 2 |
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO | TURNO DO CURSO | SEMESTRE DE INGRESSO | ANO DE INGRESSO | Nº DE ORDEM | DÍGITO DE CONTROLE | ||||
1 = Engenharia (campus São Bernardo do Campo) 2 = Ciência da Computação 3 = Administração São Bernardo do Campo 4 = Administração São Paulo 5 = Ciência de Dados e Inteligência Artificial 6 = Engenharia (campus São Paulo) |
1 = Matutino/Vespertino 2 = Noturno 3 = Matutino 4 = Vespertino 5 = Matutino/Vespertino |
1 = 1º Semestre 2 = 2º Semestre |
Cada pedido de trancamento tem validade por apenas 1 (um) período letivo. Se o aluno desejar estender o período de trancamento para novo período letivo, deverá formalizar novo pedido.
O período máximo que a matrícula poderá ser trancada, considerando todos os períodos, consecutivos ou não, será de 5 (cinco) semestres letivos para os cursos com duração de 5 (cinco) anos, 6 (seis) semestres letivos para os cursos com duração de 6 (seis) anos e de 4 (quatro) semestres letivos para cursos com duração de 4 (quatro) anos.
Não poderão requerer trancamento alunos calouros, matriculados no primeiro período do curso.
O aluno que retornar às atividades após o destrancamento da matrícula deverá cumprir o currículo vigente à época do reinício, com o aproveitamento das disciplinas em que tenha sido aprovado antes do trancamento.
A não renovação ou não trancamento da matrícula no período letivo subsequente caracteriza abandono do curso, com o consequente cancelamento da matrícula, cessando, assim, todos os vínculos do aluno com a FEI, sem possibilidade de rematrícula, a não ser por novo Processo Seletivo, em conformidade com a legislação vigente.
A matrícula poderá ser indeferida, pelo Reitor, aos alunos que:
A) possuam débitos com a instituição;
B) não a requeiram no prazo definido pelo edital de convocação;
C) não tenham a possibilidade, descontados os períodos de trancamento, de completar o curso no prazo máximo de: 9 (nove) anos nos cursos
com duração regular de 5 (cinco) anos, 11 (onze anos) nos cursos com duração regular de 6 (seis) anos e 7 (sete) anos para os cursos com duração regular de 4 (quatro) anos;
D) reprovados, não tenham a possibilidade de concluir o curso nos prazos regimentais mencionados no item c;
E) tenham sido desligados da Instituição por processo disciplinar.
A) Os boletos para pagamento das mensalidades estarão disponíveis para a impressão no Portal do Aluno, mês a mês, no último dia do mês anterior ao do vencimento. O aluno é responsável pela obtenção do documento para pagamento (boleto), nos termos 1º da cláusula 8ª do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
B) O vencimento das mensalidades é sempre no 5º (quinto) dia útil de cada mês.
C) Não serão aceitos pagamentos de mensalidades por depósitos, Pix, Docs, Ordens de Pagamento, ou quaisquer outros tipos de remessas bancárias.
D) Os pagamentos das parcelas da semestralidade deverão ser efetuados em qualquer Banco participante do sistema integrado de compensação. Para os alunos do campus de São Bernardo do Campo, há também a possibilidade do pagamento no Posto Bancário do Banco Santander.
PRAZOS FIXADOS PARA PAGAMENTO DAS PARCELAS DA SEMESTRALIDADE DE 2025 |
||
MÊS |
DATA |
DIA DA SEMANA |
Janeiro (*) |
08 |
segunda-feira |
Fevereiro |
07 |
sexta-feira |
Março |
11 |
terça-feira |
Abril |
07 |
segunda-feira |
Maio |
08 |
quinta-feira |
Junho |
06 |
sexta-feira |
Julho (*) |
07 |
segunda-feira |
Agosto |
07 |
quinta-feira |
Setembro |
05 |
sexta-feira |
Outubro |
07 |
terça-feira |
Novembro |
07 |
sexta-feira |
Dezembro |
05 |
sexta-feira |
(*) Mês correspondente à matrícula. |
Os requerimentos de transferência interna serão apreciados, dentro do prazo estabelecido por regulamentação interna, pela Secretaria Geral, considerando:
Matutino:de 2ª a 6ª feira, das 7h20 às 10h50.(*)
(*) Em função da disponibilidade de horário de professores, poderá haver aulas das 11h00 até 12h40.
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Campus FEI São Paulo e São Bernardo do Campo
Vespertino:
1º ao 4º período: de 2ª a 6ª feira, das 13h40 às 19h00
5º ao 8º período: de 2ª a 6ª feira, das 15h30 às 20h50(*)
(*) Com possibilidade de aulas até às 22h40
Noturno:
De 2ª a 6ª feira, das 19h10 às 22h40 e aos sábados, das 7h50 às 13h10(*)
(*) Com possibilidade de aulas das 13h40 às 19h00 apenas para os períodos com aulas programadas.
CURSO DE CIÊNCIA DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Campus FEI São Bernardo do Campo
Vespertino:
1º ao 4º período: de 2ª a 6ª feira, das 13h40 às 19h00
5º ao 8º período: de 2ª a 6ª feira, das 15h30 às 20h50(*)
(*) Com possibilidade de aulas até às 22h40
Noturno:
De 2ª a 6ª feira, das 19h10 às 22h40 e aos sábados, das 7h50 às 13h10 (*)
(*) Com possibilidade de aulas das 13h40 às 19h00 apenas para os períodos com aulas programadas.
Matutino:
Segunda a sexta-feira, das 7h20 às 12h40 e das 13h40 às 19h(1).
(1) As aulas destes cursos no turno matutino poderão ser ministradas em turnos diferentes, quais sejam, vespertino e noturno:
a) As aulas dos períodos pares poderão ser ministradas no turno vespertino e
b) As aulas do sétimo, oitavo, nono e décimo períodos poderão ser ministradas nos turnos vespertino e/ou noturno para viabilizar a realização de estágio.
Noturno:
Segunda a sexta-feira, das 19h10 às 22h40(2) e aos sábados, das 07h50 às 17h10(3)
(2) Em função da disponibilidade de laboratórios e horário de professores, poderá haver aulas no horário das 17h20 às 19h.
(3) Apenas para os períodos que têm aulas programadas.
O curso de Engenharia de Produção (Matutino e Noturno),campus SP, será ministrado no campus São Paulo do Centro Universitário FEI situado na Rua Tamandaré, nº 688 – Bairro Liberdade – São Paulo/SP e poderão ter aulas ministradas no campus sede do Centro Universitário FEI, situado na Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, nº 3972 – Bairro Assunção – São Bernardo do Campo/SP.
Campus São Bernardo do Campo:
O Centro Universitário FEI oferece sete modalidades de cursos de engenharia, sendo sete delas em horário matutino e três em horário noturno.
Matutino: Automação e Controle, Civil, Elétrica, Mecânica (Mecânica Plena e Mecânica Automobilística), Produção, Química e Robôs.
Matutino:
Os cursos são desenvolvidos em 10 semestres, nos seguintes horários: Segunda a sexta-feira, das 7h20 às 12h40 e das 13h40 às 19h(1).Noturno:
Os cursos são desenvolvidos em 12 semestres nos seguintes horários: De segunda a sexta-feira, das 19h10 às 22h40(2) e aos sábados, das 07h50 às 17h10(3)O horário de aulas com as disciplinas a serem cursadas no semestre letivo é estabelecido pela Secretaria Geral. Não há compromisso de manutenção de grade horária anterior, pois a definição depende de vários fatores que devem ser adequados a cada período letivo.
A avaliação do desempenho escolar compreenderá uma nota final de aproveitamento composta de notas de prova, trabalhos práticos, projetos, relatórios, arguições e também a avaliação de frequência.
As diretrizes institucionais concedem um limite de faltas para cada disciplina, que devem ser cuidadosamente administradas pelo aluno, a fim de se evitar possíveis reprovações, pois não somente a presença é requisito obrigatório para aprovação, como também o desempenho acadêmico satisfatório. A legislação educacional brasileira não prevê o abono de faltas por atestado médico no ensino superior.
A nota final será graduada de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), escrita com uma casa decimal. Neste intervalo, o arredondamento será realizado para o valor mais próximo e, em casos de diferenças iguais, o arredondamento será para o valor superior.
Atendido o critério de frequência, será considerado aprovado o aluno com nota final igual ou superior a 5,0 (cinco).
O aluno com nota final inferior a 5,0 (cinco) em determinada disciplina terá a oportunidade de realizar prova substitutiva, cuja nota substituirá uma das avaliações anteriores, em conformidade com o critério de notas estabelecido para a disciplina.
Os formandos reprovados pela nota final, após a realização das avaliações acima mencionadas, terão ainda a possibilidade de realizar um exame especial, que poderá versar sobre todo o programa da respectiva disciplina, no período previsto pelo Calendário Escolar e em data agendada pelo Departamento da disciplina, com divulgação no Portal do Aluno | Sala dos Professores | Provas | Exame Especial de Formandos. Em caso de dúvidas em relação ao agendamento, o aluno deverá entrar em contato com a Coordenadoria Departamental.
Para aprovação na disciplina é necessário que o aluno alcance a diferença do que falta para dez em relação a nota final que obteve na disciplina antes do Exame de Formando. Exemplo: O aluno finalizou o semestre com nota final 3,00 na disciplina, deverá, portanto, alcançar no mínimo a nota 7,00 no Exame de Formando.
Não serão permitidas reposições de provas. Casos excepcionais deverão ser encaminhados à Comissão Especial com a devida justificativa, pelo preenchimento de formulário específico, disponível no Portal do Aluno | Sala dos Professores | Provas. As razões serão analisadas e a deliberação será feita de acordo com a regulamentação interna.
Você, aluno, pode contar com uma representação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPEx, com direito a voz e voto. O aluno a compor este Conselho será indicado pela agremiação representativa em atividade na FEI.
As Normas e Sanções Disciplinares têm a finalidade de estabelecer regras para manter a boa ordem e regular a convivência harmoniosa de toda a comunidade acadêmica, contribuindo para a formação profissional e humana de seus alunos, colaborando com o alcance de uma sociedade de cidadãos dignos, fraternos e justos. Desta forma, os atos considerados como infração pelas Normas serão passíveis de processamento pela Comissão Disciplinar da FEI, nos termos da Resolução 11/2019 disponível a todos no Portal do Aluno.
Para emissão do diploma, é imprescindível que todos os documentos exigidos estejam completos e que o aluno tenha participado da colação de grau oficial. A lista de documentos faltantes pode ser consultada no Portal do Aluno.
Atenção:A conclusão do curso está condicionada à aprovação em todas as disciplinas curriculares, bem como à realização das atividades complementares, de extensão e do estágio curricular obrigatório, além do cumprimento de demais requisitos previstos na legislação vigente. Recomendamos a verificação prévia das exigências do currículo específico de cada curso, a fim de evitar imprevistos.
Registro Profissional Provisório Formandos interessados em requerer o Registro Profissional Provisório no respectivo Conselho (CRA, CREA e CRQ), poderão fazê-lo, apresentando o Histórico Escolar e o Certificado de Conclusão de Curso, entregues após a colação de grau oficial.
Informações dos Conselhos Regionais
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP):www.creasp.org.br
Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP):www.crasp.gov.br
Conselho Regional de Química (CRQ):www.crq4.org.br
Colação de Grau Oficial
A colação de grau é um ato solene, formal e obrigatório, no qual a Instituição outorga grau aos formandos que tenham cumprido integralmente o currículo do curso e atendido a todas as exigências legais, incluindo carga-horária curricular, atividades acadêmicas complementares, estágio obrigatório, atividades de extensão, monografias, participação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), entre outras atividades acadêmicas exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e pelo Regimento.
A participação na colação de grau é indispensável para que o aluno seja oficialmente considerado formado. Caso o discente não participe da cerimônia oficial, ele não será reconhecido como concluinte e, consequentemente, não poderá exercer as prerrogativas profissionais até que participe de uma nova colação de grau, conforme agendamento interno da Instituição.
As datas para a colação de grau são definidas conforme período de conclusão do curso:
Janeiro:para concluintes do segundo semestre do ano anterior.
Julho:para concluintes do primeiro semestre do ano.
Março e Agosto:
para alunos que realizarem o exame especial de formandos, referentes ao segundo e primeiro semestres, respectivamente.
A colação de grau será realizada em data a ser divulgada posteriormente pela Secretaria, via e-mail.
Comissão de Formatura
A Comissão de Formatura é responsável pela organização das atividades relacionadas à formatura dos Cursos de Graduação do Centro Universitário FEI. Ela é composta livremente pelos alunos que estão nos últimos anos do curso, com aproximadamente um ano e meio restante para a conclusão.
Para a criação da Comissão de Formatura, é necessário enviar um e-mail para comissaoformatura@fei.edu.br , que ficará encarregada de orientar e intermediar as solicitações da comissão junto aos setores competentes. Após a formação da comissão, é obrigatória a formalização do grupo por meio do envio do formulário de comunicação contendo os nomes dos integrantes, devidamente assinado por todos os membros.
São terminantemente proibidos, em qualquer dependência dos campi, a venda e/ ou consumo de bebidas alcoólicas e de substâncias tóxicas e/ou entorpecentes. A não observância desta norma de conduta será objeto de processo disciplinar institucional, o que pode resultar na pena de expulsão.
A FEI toma todos os cuidados e procede de forma a impedir, dentro dos campi, qualquer prática de Trote que possa agredir a integridade física e moral dos alunos calouros. No entanto, fora de seus limites territoriais, embora desaprove a sua realização, não há como evitar o pedágio, por exemplo. Por esse motivo, orienta aos alunos calouros para que não aceitem o convite de atividades denominadas como Trote, principalmente fora das dependências da FEI, que não contam com o apoio desta Instituição de Ensino.
O Aluno deverá procurar a Secretaria do campus onde estuda para emitir a sua Carteira de Identificação Escolar, cuja primeira via é fornecida gratuitamente pela FEI. O aluno deve portar a Carteira de Identificação, pois sua apresentação é imprescindível para realização de provas, exames ou quaisquer outras atividades escolares nas dependências dos campi.
A Secretaria Geral é responsável pelo registro acadêmico de modo geral e pela emissão digital de documentos acadêmicos como atestados, certificados, históricos escolares, conteúdos programáticos e diplomas; recebimento e direcionamento de solicitações acadêmicas dos discentes; gestão e elaboração dos horários de aula e provas, cadastramento de solicitações de Passe Escolar; gerenciamento do acervo acadêmico e atendimento aos alunos e ex-alunos. Vinculado à Secretaria Geral, há a Coordenadoria Departamental, responsável pelas operações administrativas e didáticas que dão suporte ao bom andamento das aulas, assim como promove a articulação entre os discentes e seus docentes. Atua ainda no recebimento e direcionamento de solicitações acadêmicas dos discentes relacionadas às atividades complementares; desencavalamento de provas; provas especiais; reposição de atividades; licença maternidade, monitoria e exame de formandos. Para efetivo contato, acessar o Portal do Aluno, onde encontrará informações e orientações necessárias.
O Núcleo de Apoio ao Estudante é um espaço de acolhimento e orientação psicopedagógica voltado para todos os estudantes do Centro Universitário FEI. Com o compromisso de promover uma formação integral, humanizada e cidadã, a FEI reconhece a importância do bem-estar mental e acadêmico para o sucesso na vida universitária. Nesse sentido, o NAE oferece atendimento individualizado com uma psicóloga para os alunos e propõe eventos institucionais como grupos, roda de conversa e palestras. O NAE é um espaço para acolhimento, orientação e escuta de questões pontuais, mas não realiza psicoterapia ou tratamentos prolongados. Diante dos desafios que a trajetória universitária coloca, o núcleo está preparado para assistir os estudantes em suas necessidades individuais e coletivas. Atuamos para a promoção de Saúde Mental e buscamos contribuir para a integração psicossocial, acadêmica e profissional de cada um dos nossos alunos. Os atendimentos individuais são sigilosos, e podem ser agendados diretamente através do Portal do Aluno.
Inclusão e Diversidade:
O Núcleo de Apoio ao Estudante também promove a inclusão e a diversidade no Centro Universitário FEI. Por meio de uma abordagem sensível, orientada pela legislação vigente e pelo compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária, o NAE oferece apoio especializado aos alunos com diagnósticos específicos. Nosso objetivo é garantir um ambiente onde todos se sintam valorizados, respeitados e sejam capacitados a alcançar seu potencial máximo. Caso você possua alguma necessidade específica, entre em contato conosco através do e-mail nae@fei.edu.br .
Protocolo Individualizado de Avaliação:
Os alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm direito ao Protocolo Individualizado de Avaliação (PIA), que prevê adaptações nas avaliações, em conformidade com a Lei 17.579/2023. Para solicitar seu PIA, acesse o Portal do Aluno e carregue o laudo médico clicando no ícone “NAE” e seguindo as orientações.
O NAE está aqui para apoiar sua jornada acadêmica e pessoal!
A Coordenadoria Geral de Informática - CGI é um centro de apoio ao desenvolvimento das atividades didáticas, de pesquisa e administrativas relacionadas à computação da FEI. Criado para dar suporte aos mais variados tipos de projetos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, o centro de computação dispõe de laboratórios atualizados, sendo 882 computadores localizados no campus SBC e 163 computadores localizados no campus São Paulo, todos interligados em rede.
Todos os computadores são de última geração, com ambiente Windows 11 Pro Education. Outros ambientes operacionais estão disponíveis para uso em aulas, como Linux e outros. Entre os serviços existentes estão: acessos aos Serviços da FEInet, à Internet, Wi-Fi (estrategicamente distribuído em todos os campi), ao e-mail institucional e aos diversos softwares acadêmicos.
Horário de FuncionamentoO horário de funcionamento dos laboratórios do Campus - SBC é de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 22h40 e aos sábados das 7h20 às 16h40.
O horário de funcionamento dos laboratórios do Campus - SP é de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 22h40.
O acervo da Biblioteca “Pe. Aldemar Moreira,S.J.” (campus São Bernardo do Campo e campus São Paulo) possui mais de 80 mil livros especializados, uma expressiva quantidade de revistas, periódicos, assim como base de dados com ampla variedade de temas que vão ao encontro das necessidades acadêmicas. A Biblioteca oferece à comunidade acadêmica serviços como empréstimos, reservas e renovações de livros, biblioteca das coisas (empréstimo diário de calculadoras, carregadores para celular, cabos e muito mais), assim como COMUT, treinamentos online e orientação para normalização de trabalhos acadêmicos, além de disponibilizar Guias para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos, templates, tutoriais, entre outros.
É possível retirar até 10 (dez) livros de cada vez, pelo prazo de 07 (sete) dias, podendo ser renovado por até 06 (seis) vezes, através do catálogo online, desde que não haja pedidos de reserva ou atraso na entrega no prazo estipulado.
Para os materiais devolvidos fora do prazo estipulado será cobrada multa por dias úteis e por material. O usuário é responsável pelos materiais emprestados. Em caso de extravio ou danos aos materiais, a biblioteca deverá ser indenizada, com a substituição do material extraviado.
A consulta ao Catálogo online é feita através do site:
http://sofia.fei.edu.br
Alunos, Professores e Funcionários da FEI têm acesso livre para consultas e empréstimos.
Horário:
Campus São Bernardo do Campo - de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 21h45 e aos sábados das 9h30 às 13h15.
Campus São Paulo - de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 21h15.
Regulamento:
Clique aqui
Um dos grandes diferenciais da FEI está justamente na infraestrutura de Laboratórios que você, como aluno, tem à disposição para utilizar do 1º ao último ciclo. São laboratórios para ensino, pesquisa, extensão e inovação que dão suporte aos projetos dos cursos de Administração e aos projetos e atividades práticas de Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e de todas as Engenharias. De utilização interdisciplinar e contando com moderno parque de equipamentos, esses laboratórios, ao mesmo tempo que consolidam os conhecimentos teóricos, estimulam o trabalho experimental, a criatividade e proporcionam um estreito contato com professores/pesquisadores, instrutores especializados, recursos tecnológicos e ensaios especializados, aproximando os estudantes das atividades vivenciadas nos ambientes profissionais e no mercado.
O Setor de Estágios e Empregos (SESEM) recebe continuamente ofertas de estágios e de empregos, que são disponibilizadas no Portal do Aluno e Aplicativo da FEI, bem como os documentos necessários para iniciar ou renovar o estágio. Clique aqui para acessar o Portal do Aluno.
O estágio supervisionado é componente curricular obrigatório para o curso de Administração e para todas as Engenharias. Para a conclusão do curso é necessário cumprir a carga horária mínima de estágio estabelecida no Projeto Pedagógico do Curso – PPC que para Administração é de 300 horas e para as Engenharias é de 160 horas.
Para os cursos de Ciência da Computação e Ciência de Dados e Inteligência Artificial, a realização de estágio supervisionado não é obrigatória.
O Estágio Obrigatório poderá ser realizado a partir do 3º período para estudantes de cursos com cinco anos ou mais de duração e a partir do 2º período para estudantes de cursos com menos de cinco anos de duração.
A FEI participa do PROUNI - Programa Universidade para Todos, do Governo Federal. Além deste programa, destinado a estudantes carentes de recursos financeiros, a Fundação de Crédito Educativo - FUNDACRED mantém convênio com a FEI, possibilitando a concessão de Bolsas de Estudo pelo sistema de crédito rotativo, com fundo próprio. Atualmente, 30% do total de alunos fazem parte dos programas de bolsas da Instituição. No campus São Bernardo do Campo, o Setor de Bolsas da FEI fica localizado no térreo do prédio D, e no campus São Paulo, as informações podem ser obtidas na Secretaria.
O atual mercado exige profissionais com competências globais e capazes de trabalhar de maneira respeitosa e eficiente com pessoas de diferentes culturas e idiomas. O Centro Universitário FEI mantém acordos de cooperação com instituições estrangeiras, permitindo aos alunos a participação em programas de mobilidade acadêmica para a realização de intercâmbios, construção de networking e desenvolvimento intercultural.
Entre elas:
- Karlsruhe Institute of Technology, Alemanha;
- Universidad Alberto Hurtado, Chile;
- Pontificia Universidad Javeriana, Colômbia;
- Universidad de Sevilla, Espanha;
- University of Kentucky, Estados Unidos;
- ISEN YNCREA OUEST, França
- University of Dunaújváros, Hungria;
- Universidad Iberoamericana Ciudad de Mexico;
- Instituto Politécnico de Viseu, Portugal.
Com o Institut Catholique d’arts et Metiers, na França, temos o programa de dupla diplomação para os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, que garante aos participantes um diploma também da instituição estrangeira. A obtenção do duplo diploma amplia as oportunidades de carreira profissional, isentando a revalidação de diploma no país de acolhimento.
Acesse: https://portal.fei.edu.br/relacoes-internacionais e conheça mais sobre os programas de intercâmbio!
Campus São Bernardo do Campo: Prédio D - Térreo – Sala D0-02J – internacional@fei.edu.br
A prática esportiva também faz parte do universo acadêmico da FEI. Os esportes enriquecem a sua vivência acadêmica, contribui para o desenvolvimento de habilidades desportivas, melhora a qualidade de vida e seu desenvolvimento integral.
Como incentivo à prática desportiva, a Instituição possui um Centro de Vivência Desportiva com campo de futebol, ginásio, pista de atletismo, quadra de tênis, piscina coberta, além de academia e piscina aquecida, para treino com acompanhamento de instrutores especializados e empréstimo de materiais esportivos para uso local.
Durante todo o ano há uma programação de campeonatos, torneios e desafios em diversas modalidades esportivas e níveis de complexidade para atender a todos os alunos.
Além disso, o CVDRL junto com a ATLÉTICA da FEI, realiza treinos em busca de talentos para renovar as equipes de competições universitárias.
Para maiores informações, procure a Coordenação do CVDRL no Ginásio (Prédio S), ou envie um e-mail para cvdrl@fei.edu.br
A Associação Atlética Acadêmica da FEI foi fundada em 29 de março de 1955 e tem sede em São Bernardo do Campo.
É uma associação independente, com finalidade de difundir a prática de esporte e desporto universitário e comunitário, em competições internas e externas, promovendo ações conjuntas de cunho recreativo-esportivo-social e reunindo alunos da FEI para as disputas de campeonatos universitários em diversas modalidades, desde esportes coletivos e individuais até categorias de jogos virtuais.
As áreas de Inspetoria e Portaria auxiliam alunos, professores, funcionários e visitantes dando informações, encaminhamentos, disponibilizando recursos materiais para as aulas, colaborando, também, na manutenção da disciplina e do silêncio necessários para o bom funcionamento das atividades dos campi. Na recepção dos prédios e na Portaria os funcionários podem ser contatados em caso de dúvidas e necessidades de encaminhamento ou orientações.
Acesso / Permanência nos campi
A permanência nos campi só é permitida até o horário de fechamento dos portões. Após este horário, ela é restrita a pessoas devidamente autorizadas.
O estacionamento, no campus São Bernardo, só poderá ser utilizado durante a permanência do aluno nas atividades acadêmicas.
Horários de fechamento:
Campus São Bernardo do Campo: De 2ª a 6ª das 06h00 às 23h30 e sábado das 06h00 às 18h00.
Campus São Paulo: De 2ª a 6ª das 07h00 às 23h00 e sábado das 07h00 às 15h00.
Telefone e ramal de emergência - (ramal 2233) - 4353 2917
Como instituição católica, orientada pela Companhia de Jesus (Jesuítas), a FEI oferece aos alunos, professores e funcionários oportunidades para a prática e aprofundamento do cristianismo nas diversas dimensões da fé que praticam.
As capelas dos campi mostram que Deus está presente, acompanha e abençoa as atividades universitárias.
É um local privilegiado, sempre acessível, que proporciona momentos de recolhimento espiritual, paz e oração.
Da grande cruz, Jesus Cristo, de braços abertos, acolhe cada um que chega para as atividades do dia.
Missas na Capela - Campus SBC
Terça-feira às 12h30
Domingo às 9h
Capelania Universitária
Assistente Religioso à disposição para orientação, acompanhamento espiritual, atendimento de confissão, pedidos de oração e intenções de missas.
Atendimento
Atividades da Pastoral Universitária
Os estudantes regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da FEI que desejarem complementar seus estudos com atividades acadêmicas específicas do ensino e da vivência nos diversos ambientes acadêmicos, poderão candidatar-se a uma das vagas do programa de monitoria.
No programa são desenvolvidas as seguintes atividades:Os estudantes também podem participar da monitoria para atendimento na Coordenadoria Departamental - CGI ou em eventos e atividades organizadas pelo Setor de Comunicação e Marketing.
Para se candidatar a uma monitoria da FEI os estudantes precisam estar regulamente matriculados a partir do segundo ciclo em um dos cursos da graduação, tomar conhecimento dos pré-requisitos necessários e preencher a ficha de inscrição disponíveis no Portal do Aluno.
Para você que tem interesse em pesquisa, a FEI disponibiliza aos alunos de todos os cursos, a partir do segundo ciclo, a oportunidade de participarem e desenvolverem projetos de iniciação em pesquisa sob a orientação de um professor. A FEI possui quatro programas de iniciação: Iniciação Científica (PBIC), Iniciação Tecnológica e Inovação (PBITI), Iniciação Didática (PBID) e Iniciação à Extensão (PBIEXT). Fique atento à página dos Programas de Iniciação no site da FEI para obter maiores informações ou envie um e-mail para: secretaria.iniciacao@fei.edu.br
Incentivar o desenvolvimento de projetos e investir na pesquisa e desenvolvimento são premissas nas atividades desenvolvidas pela FEI, desde a sua fundação. Por esse motivo, os estudantes da FEI têm a oportunidade de atuar diretamente no desenvolvimento de projetos e participar de competições estudantis em todo Brasil e no Exterior, como nos projetos BAJA FEI, Competições Robóticas e de Computação, Fórmula FEI, Aiche e AeroDesign.
Você pode participar de um dos projetos. Saiba como:
Processo Seletivo: Semestral
Inscrições: participeformulafei@yahoo.com.br
Processo Seletivo: Semestral
Inscrições: selecaoformulafeieletrico@gmail.com
Processo Seletivo: Semestral
Para alunos a partir do 2º ciclo de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Automação e Controle.
Inscrições: as chamadas são publicadas na página do projeto, no site da FEI, periodicamente.
Processo Seletivo: Semestral
Para alunos a partir do 2º ciclo de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Automação e Controle.
Inscrições: as chamadas são publicadas na página do projeto, no site da FEI, periodicamente.
A Empresa Júnior FEI é uma associação civil sem fins lucrativos, de iniciativa do corpo discente pela qual os alunos de graduação podem realizar atividades que, através dos conhecimentos teóricos podem ter contato direto com a realidade do mercado pelos trabalhos de consultoria e projetos nas áreas da Engenharia, Ciência da Computação, Ciência da Dados e Inteligência Artificial e Administração. Com mais de 20 anos de história, a Júnior FEI visa, através de projetos de consultoria, não só oferecer soluções personalizadas para grandes e pequenos negócios, como também proporcionar uma vivência empresarial a seus membros, para que estes ingressem no mercado de trabalho já com uma experiência prévia. Ademais, dispõe de ótima infraestrutura e pode contar com a colaboração de docentes especializados na orientação dos trabalhos e com os laboratórios da instituição, garantindo a qualidade dos serviços. A Júnior FEI oferece também, por meio de diversas parcerias, a oportunidade de realização de cursos complementares aos estudantes da FEI, com o propósito de desenvolver todos os FEIanos.
Acesse o site das empresas e saiba como fazer parte do time!
Equipe Junior FEI - campus São Bernardo do Campo
Telefone e ramal de emergência - (ramal 2233) - 4353 2917