Manual do FEIANO

SEJA BEM-VINDO(A)!

Este site foi criado para te ajudar com as principais informações sobre a FEI.


Para garantir que a sua experiência neste começo de semestre seja excepcional, preparamos um vídeo exclusivo com dicas sobre a FEI.


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Recepção de Calouros

23 de Fevereiro, Às 17h:

A nossa programação especial para a recepção de calouros continua a todo vapor. E na terça-feira (23), às 17h, teremos a transmissão da Live: O Segredo do Sucesso dos FEIanos e FEIanas. Além do bate-papo com o Reitor da FEI, Prof. Dr. Gustavo Donato e com os coordenadores dos cursos de graduação, teremos transmissões ao vivo dos laboratórios da FEI. Confira a programação:

23/02 (terça-feira), às 17h - Live: O Segredo do Sucesso dos FEIanos e FEIanas

- Apresentação de abertura com o Reitor da FEI;

- Apresentação da área de Relações Internacionais;

- FEI Social e FEI Jr.

- Transmissão ao vivo dos principais laboratórios da FEI;

Confira a Live: O Segredo do Sucesso dos FEIanos e FEIanos realizada no dia 23/02!

 


01 a 19 de Março:

Atividades presenciais pré-agendadas com projetos da FEI e megatendências do futuro.

Continue acompanhando os nossos canais e não perca essa programação preparada especialmente para você, calouro(a).

Contamos com a sua participação!

Confira também o vídeo especial que preparamos com exclusividade aos nossos calouros, com as principais dicas sobre a FEI:



Palavra do Presidente

Acolho, com alegria, os estudantes da FEI neste início de suas atividades, no Centro Universitário. Felicito a todos pelos projetos desenvolvidos no ensino fundamental e médio, preparando-os adequadamente para a vida universitária. Vocês escolheram a FEI! Decisão acertadíssima! Vocês foram aprovados, considerados aptos para se envolverem com êxito nas propostas que lhe serão oferecidas em seus cursos e programas multidisciplinares.

Convido-os a se apropriarem das oportunidades para desenvolverem o próprio projeto de vida, a elaborarem o currículo do profissional que é internamente chamado a serem. Internamente significa sua vocação humana plena a ser realizada pela qualificação contínua, e também a buscarem os orientadores facilitadores para esta caminhada.

As aulas abrirão horizontes, despertarão potencialidades, induzirão sua imaginação, criatividade e produtividade. Os laboratórios de alta qualidade favorecerão perceber as teorias sendo aplicadas. Vocês se descobrirão autores de soluções sustentáveis para as questões da vida humana, pessoal, social, profissional, empresarial.

Os projetos voltados aos Programas de Iniciação Cientifica e de Ações Sociais de Extensão incentivam o desenvolvimento científico, tecnológico, didático e a formação humana e social do aluno da FEI.

Informe-se sobre as condições para se candidatar.

A FEI é Inovadora desde a sua origem. Herdeira da espiritualidade da Companhia de Jesus, contempla todo o universo com o olhar de Deus. Comunica uma visão positiva da vida e das possibilidades de solução das dificuldades encontradas.

O ideal que desejo comunicar a vocês: desenvolvam um radar interno, a capacidade de identificar o que é inegociável como referência para as boas decisões; mantenham a perseverança nas adversidades, abram-se às novas ideias, desenvolvam as soluções necessárias, despertem a imaginação e a criatividade. Aspirem criar um futuro melhor para todos.

Pe. Theodoro Peters, S.J

Presidente do Centro Universitário FEI

Palavra Reitor

Bem-vinda(o) à FEI. Espero que se sinta acolhida(o) pela sua nova casa nesse momento tão especial de formação pessoal e intelectual. Que tenha muitos momentos de descoberta, de alegria, de convivência harmoniosa e de colaboração e produtividade com a comunidade acadêmica.

Esperamos poder, em cooperação, proporcionar-lhe uma educação transformadora que a(o) ensine não apenas a se tornar profissional competente e tecnicamente qualificada(o) para o mercado de trabalho, mas sobretudo, uma pessoa justa e ética, que esteja a frente de seu tempo e que se preocupe em atuar ativamente em prol do desenvolvimento humano e do bem comum.

A FEI é uma instituição jesuíta com quase 80 anos de vida e que vem contribuindo para a formação de grandes líderes em áreas estratégicas do conhecimento - Administração, Ciência da Computação e Engenharia – e que tem ensinado aos jovens as mais atuais e demandadas tecnologias e competências, sejam elas técnicas, profissionais ou pessoais.

Você encontrará aqui programas institucionais de ensino, pesquisa e extensão atualizados, professores qualificados e infraestrutura moderna, bem como inúmeras atividades extracurriculares para complementação de seus estudos. Os Projetos Pedagógicos de nossos cursos estão alinhados às novas diretrizes curriculares nacionais e devidamente articulados com o mercado de trabalho. Terá oportunidade de mostrar seu talento, se envolver em diversos projetos para desenvolvimento de protótipos e de competição estudantil, bem como em projetos de iniciação à ciência e à pesquisa. Um ensino de excelência, com fundamentação sólida e muito “hands on” – esta é a marca da FEI.

Você vivenciará também na FEI um ambiente inovador que lhe possibilitará conhecer as megatendências do futuro, aprender os passos do processo criativo, preparar-se para administrar sua carreira e ser um bom solucionador de problemas complexos.

Viva intensamente tudo isto, valorize os desafios e inspire-se!

Prof. Dr. Gustavo H. B. Donato

Reitor do Centro Universitário FEI

Missão

O Centro Universitário FEI tem como missão principal proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana e justa.


Vida Acadêmica

Parabéns por esta conquista! Gostaríamos de lhe dar a maior ajuda possível no início desta nova fase de sua vida. Por isso organizamos aqui algumas informações que serão úteis no começo de seus estudos na FEI


INFORMAÇÕES GERAIS
Acesso ao Sistema Acadêmico e Horário das Aulas

Você receberá no seu e-mail, uma senha de usuário que permitirá acesso ao horário das aulas, à consulta de notas e faltas, ao material de apoio às aulas, aos boletos para o pagamento das mensalidades, ao contrato de prestação de serviços.

Nesse mesmo endereço eletrônico, será enviado o horário das aulas em até um dia antes do seu início.

Você deve ficar atento para a possibilidade da mensagem com o horário ser desviada para a pasta de “lixo eletrônico” ou de ser bloqueada pelo provedor de sua conta de e-mail. Caso não receba as mensagens da senha de usuário e do horário das aulas, informamos que no dia da realização da Aula Inaugural / Recepção aos Calouros, a senha de usuário poderá ser retirada na recepção da Coordenadoria Geral de Informática (CGI).


Requerimento de Matricula

O requerimento de matrícula somente será levado para exame e deferimento pelo Reitor com a documentação completa, necessária para o ato da matrícula, conforme já informado no Manual do Candidato. Caso exista alguma pendência com relação a essa documentação, você deverá regularizar até o prazo definido pela Secretaria Escolar para entrega.


Contrato de Prestação de Serviços

1) O Contrato de Prestação de Serviços, assinado no ato da matrícula, foi registrado em Tabelião de Títulos e Documentos de São Paulo, para dar publicidade aos seus termos, de acordo com a legislação em vigor. Os termos contratuais estão publicados no Portal do Aluno, que pode ser acessado pelos alunos mediante senha de usuário, estando sempre à disposição para consulta de direitos e obrigações estabelecidas entre Instituição de Ensino e aluno.

2) De acordo com o que dispõe o Contrato de Prestação de Serviços, está prevista a devolução de 80% do valor pago por ocasião da matrícula (primeira parcela da semestralidade), caso haja um pedido formal de cancelamento por parte do aluno no prazo estabelecido. O cancelamento deverá ser solicitado pelo próprio aluno, ou seu representante legal se o aluno for menor de idade , mediante o preenchimento de Requerimento de Cancelamento de Matrícula e a apresentação do recibo original de pagamento, em até 10 dias antes do início das aulas. No caso de cancelamento de matrícula de vagas remanescentes, deverá requerer cancelamento da matrícula até 10 dias após sua efetivação. A devolução do valor será referente a 50% da parcela da matrícula. Não será devolvido qualquer valor se este prazo não for observado. A aprovação para ingresso em outras instituições de ensino, sejam elas públicas ou particulares, não obriga a FEI a devolver qualquer valor fora do prazo previsto em contrato.

O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail: secretaria@fei.edu.br.


Pagamento das Mensalidades

O pagamento das mensalidades deverá ser efetuado até o 5º dia útil de cada mês. Os boletos deverão ser impressos diretamente no Portal do Aluno – www.fei.edu.br, após o recebimento da senha de usuário.




VENDA E CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS,
SUBSTÂNCIAS TÓXICAS E ENTORPECENTES
São terminantemente proibidos, em quaisquer dependências do campus, a venda e/ ou consumo de bebidas alcoólicas e de substâncias tóxicas e/ou entorpecentes. A não observância desta norma de conduta será objeto de processo disciplinar institucional, o que pode resultar na pena de expulsão.

Trote

O Centro Universitário FEI toma todos os cuidados e procede de forma a impedir, dentro do campus, qualquer prática de Trote que possa agredir a integridade física e moral dos alunos calouros. No entanto, fora de seus limites territoriais, embora desaprove a sua realização, não há como evitar o pedágio, por exemplo. Por esse motivo, orienta aos alunos calouros para que não aceitem o convite de atividades denominadas como Trote, principalmente fora das dependências do Centro Universitário, que não contam com o apoio desta Instituição de Ensino.


Identificação Escolar

Quando retomada as aulas presenciais, procure à secretaria do campi onde estuda para emitir a sua Carteira de Identificação Escolar, cuja primeira via é fornecida gratuitamente pela FEI. O aluno deve portar este documento, pois sua apresentação é imprescindível para a realização de provas, exames ou quaisquer outras atividades escolares nas dependências dos campi.



MATRÍCULAS
Informações Gerais

• A matrícula deverá ser obrigatoriamente renovada a cada período, no prazo estabelecido pelo Calendário Escolar.
As datas serão divulgadas através do Calendário Escolar disponível no Portal do Aluno. O recibo de pagamento da parcela inicial não caracteriza a efetivação da matrícula, pois, esta só será validada após o aceite do requerimento de matrícula no Portal do Aluno, obedecidas as datas do calendário escolar. A matrícula deverá ser feita em todas as disciplinas permitidas, teóricas e experimentais.

As matrículas requeridas fora de prazo serão avaliadas, podendo ou não ser aceitas.


Aproveitamento de Estudos

Os candidatos aprovados no Processo Seletivo, já graduados em outros cursos ou que sejam alunos de outro curso de nível superior credenciado, que pretendam o aproveitamento de seus estudos anteriores, poderão, dentro dos prazos informados na Secretaria Escolar, solicitar a análise da dispensa das disciplinas equivalentes, desde que tenham carga horária e conteúdo programático compatíveis.

Enviar a solicitação e a documentação digitalizada por e-mail para secretaria@fei.edu.br

Para tanto, serão necessários apresentar o original do histórico escolar, original carimbado pela Instituição de origem, onde constem carga horária e situação de regularização do ENADE, o conteúdo programático das disciplinas cursadas, e os critérios de aprovação. Enviar a solicitação e a documentação digitalizada por e-mail para secretaria@fei.edu.br


Regime de Matrícula

A matrícula nos cursos de graduação obedecerá, necessariamente, ao regime seriado. Regime seriado é a organização de um currículo em que as atividades e disciplinas teóricas ou práticas são distribuídas em blocos solidários, que devem ser cursados em um determinado espaço de tempo chamado de período. A matrícula no período seguinte dos cursos de graduação será permitida ao aluno reprovado em até 02 (duas) disciplinas. Para o aluno do último período, excepcionalmente, será permitida, para conclusão do curso, a matrícula do aluno reprovado em até 03 (três), disciplinas. Sempre que houver incompatibilidade de horário, serão canceladas as disciplinas do período mais avançado.


Composição do Número de Matrícula

A numeração da matricula é composta por 9 (nove) campos:

  • O primeiro campo corresponde ao curso (Engenharia, Ciência da Computação, Administração – campus São Bernardo do Campo ou Administração – campus São Paulo);
  • O segundo campo corresponde ao turno (diurno, noturno e matutino);
  • O terceiro campo corresponde ao semestre letivo (1 ou 2) referente ao ingresso no curso;
  • O quarto e o quinto campos correspondem à dezena do ano referente ao ingresso no curso;
  • O sexto, o sétimo e o oitavo campos correspondem ao número de ordem de matrícula;
  • O nono campo corresponde ao dígito de controle.
Cursos:
  1. Engenharia
  2. Ciência da Computação
  3. Administração – campus S. B. Campo
  4. Administração – campus São Paulo


Exemplo:

Curso:
1 - ENGENHARIA

Turno

Curso Turno Semestre Ano Nº de Ordem   Dígito de controle
1- Integral 1 1 1 0 3 0 0 1 - 1
2 - noturno 1 2 1 0 3 0 0 1 - 9


Curso:
2 - Ciência da Computação

Turno

Curso Turno Semestre Ano Nº de Ordem   Dígito de controle
2 - noturno 2 2 1 0 3 0 0 1 - 8


Curso:
3 - Administração

Campus São Bernardo do Campo
Turno

Curso Turno Semestre Ano Nº de Ordem   Dígito de controle
2 - noturno 3 2 1 0 3 0 0 1 - 7


Curso:
4 - Administração

Campus São Paulo
Turno

Curso Turno Semestre Ano Nº de Ordem   Dígito de controle
2- noturno 4 2 1 0 3 0 0 1 - 4
3 - matutino 4 3 1 0 3 0 0 1 - 2



Trancamento de Matrícula
  • O trancamento deverá ser solicitado na Secretaria através do e-mail secretaria@fei.edu.br pelo aluno maior de 18 anos de idade ou por seu representante legal, em caso de aluno menor de idade, ou por terceiros que tenham procuração específica para o ato com firma reconhecida./li>
  • O trancamento de matrícula deverá ser solicitado até a data limite prevista no calendário escolar.
  • O aluno deverá consultar a Tesouraria (tesouraria_sbc@fei.edu.br) para orientações/informações financeiras.
  • O aluno está obrigado ao pagamento das parcelas vencidas, inclusive do mês da formalização do pedido de trancamento, se não formalizar o seu pedido até o 5º (quinto) dia útil do mês do requerimento.

Cada pedido de trancamento tem validade por apenas 1 (um) período letivo. Se o aluno desejar estender o período de trancamento para novo período letivo, deverá formalizar novo pedido.

O período máximo que a matrícula poderá permanecer trancada, considerando todos os períodos, consecutivos, ou não, será de:
5 (cinco) semestres letivos – Engenharia diurno;
6 (seis) semestres letivos – Engenharia noturno;
4 (quatro) semestres letivos – Ciência da Computação e Administração;

Não poderão requerer trancamento alunos calouros.

O aluno que retornar às atividades após o destrancamento da matrícula deverá cumprir o currículo vigente à época do reinício, com o aproveitamento das disciplinas em que tenha sido aprovado antes do trancamento.



Cancelamento de Matrícula
  • O cancelamento deverá ser solicitado na Secretaria através do e-mail secretaria@fei.edu.br pelo aluno maior de 18 anos de idade ou por seu representante legal, em caso de aluno menor de idade, ou por terceiros que tenham procuração específica para o ato com firma reconhecida.
  • O requerimento de cancelamento poderá ser feito em qualquer época.
  • O aluno deverá consultar a Tesouraria (tesouraria_sbc@fei.edu.br) para orientações/informações financeiras.
  • O aluno está obrigado ao pagamento das parcelas vencidas inclusive do mês da formalização do pedido de cancelamento, se não formalizar o seu pedido até o 5º (quinto) dia útil do mês do requerimento.
  • O cancelamento de matrícula tem como consequência a perda total do vínculo acadêmico com a instituição de ensino. A instituição se obriga, tão somente, a fornecer o Histórico Escolar e Conteúdo Programático.
  • Efetivado o cancelamento, não existe a possibilidade de rematrícula. O reestabelecimento do vínculo pode se dar, novamente, por novo Processo Seletivo, com posterior solicitação de aproveitamento de disciplinas já cursadas.


Abandono do Curso

A não renovação da matrícula no período letivo subsequente caracteriza abandono do curso, com o consequente cancelamento da matrícula, cessando, assim, todos os vínculos com a FEI sem possibilidade de rematrícula, a não ser por novo Processo Seletivo, em conformidade com a legislação vigente.



Indeferimento da Matrícula

A matrícula poderá ser indeferida, pelo Reitor, aos alunos que:

A) possuam débitos com a instituição;

B) não a requeiram no prazo definido pelo edital de convocação;

C) não tenham a possibilidade, descontados os períodos de trancamento, de completar o curso no prazo máximo de:
9 (nove) anos – cursos de Engenharia diurno;
11 (onze) anos – cursos de Engenharia noturno;
7 (sete) anos – cursos de Ciência da Computação, Administração – campus São Bernardo do Campo e Administração – campus São Paulo;

D) se reprovados uma vez mais nos períodos seguintes, não tenham a possibilidade de concluir o curso nos prazos regimentais mencionados no item c.

E) tenham sido desligados da Instituição por processo disciplinar.



Pagamento das Mensalidades em Banco


A) Os boletos para pagamento das mensalidades estarão disponíveis para a impressão no Portal do Aluno, mês a mês, no último dia do mês anterior ao do vencimento. O aluno é responsável pela obtenção do documento para pagamento (boleto), nos termos da cláusula 8ª § 1º do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

B) Não serão aceitos pagamentos de mensalidades por depósitos, Docs, Ordens de Pagamento, ou quaisquer outros tipos de remessas bancárias.

C) Os pagamentos das parcelas deverão ser efetuados em qualquer Banco participante do sistema integrado de compensação. Para os alunos do campus de São Bernardo do Campo, há também a possibilidade do pagamento no Posto Bancário do Banco Santander.

D) Após o vencimento, os boletos também poderão ser impressos no Portal do Aluno.

E) Na hipótese de devolução dos cheques utilizados para pagamento de mensalidades ou taxas serem devolvidos, o aluno será considerado inadimplente e sujeito ao pagamento das atualizações previstas em lei.


PRAZOS FIXADOS PARA PAGAMENTO DAS PARCELAS DA SEMESTRALIDADE DE 2021

MÊS

DATA

DIA DA SEMANA

Janeiro (*)

08

sexta-feira

Fevereiro

05

sexta-feira

Março

05

sexta-feira

Abril

08

quinta-feira

Maio

07

sexta-feira

Junho

08

terça-feira

Julho (*)

07

quarta-feira

Agosto

06

sexta-feira

Setembro

<08>

quarta-feira

Outubro

07

quinta-feira

Novembro

08

segunda-feira

Dezembro

07

terça-feira

(*) Mês correspondente à matrícula.



.
.



Transferências
Transferência dos Cursos do Centro Universitário FEI para cursos de Outras Instituições de Ensino
  • Alunos que estejam devidamente matriculados, ou com a matrícula trancada, poderão requerer a transferência para outra Instituição de Ensino.
  • O requerimento de transferência deverá ser solicitado na Secretaria através do e-mail secretaria@fei.edu.br pelo aluno maior de 18 anos de idade ou por seu representante legal em caso de aluno menor de idade ou por terceiros que tenham procuração específica para o ato com firma reconhecida.
  • Se a solicitação de transferência ocorrer após a efetivação de matrícula e 10 dias antes do início das aulas, o aluno terá direito à devolução integral da parcela paga.
    A isenção de pagamento de mensalidade ocorrerá apenas se o requerimento de transferência for efetivado ao longo do período letivo até a data de vencimento, qual seja, o quinto dia útil do mês.
  • O aluno deverá consultar a Tesouraria (tesouraria_sbc@fei.edu.br) para orientações/informações financeiras.


Transferência Interna entre os Cursos Oferecidos pelo Centro Universitário FEI

Os requerimentos de transferência interna serão apreciados, dentro do prazo estabelecido por regulamentação interna, pela Secretaria Geral, considerando:

  1. Disponibilidade de vagas
  2. Justificativa devidamente comprovada.
  3. Rendimento escolar, após análise do Histórico Escolar do requerente.
  4. Não haverá apreciação de pedido de transferência para o primeiro período do curso pretendido.
  5. Da decisão sobre o requerimento, não caberá recurso de qualquer natureza.
  6. Na eventualidade de haver maior número de pedidos do que a disponibilidade de vagas será aplicado critério de desempate que consiste em atender aquele que tenha melhor rendimento escolar e justificativa para o pedido.


Identificação dos Alunos
  • O aluno deve estar sempre com sua carteira de identificação que é fornecida pela instituição e lhe será exigida para a realização de provas, exames e todas as outras atividades escolares, nas dependências dos campi.
  • Na retomada das aulas presenciais o aluno receberá orientações para emissão da 1ª via da carteira de identificação.


Horário das Aulas

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Matutino: de 2ª a 6ª feira, das 7h20 às 10h50.
Horário de dependências: de 2ª a 6ª feira, das 11h às 12h40.

Noturno: de 2ª a 6ª feira, das 19h10 às 22h40.
Horário de dependências: de 2ª a 6ª feira, das 17h20 às 19h.


CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

De 2ª a 6ª feira, das 19h10 às 22h40 e aos sábados, das 7h20 às 13h10.
Horário de dependências: de 2ª a 6ª feira, das 17h20 às 19h e/ou aos sábados, das 13h40 às 17h10.


CURSO DE ENGENHARIA

Diurno(*):
Períodos ímpares: de 2ª a 6ª feira das 07h20 às 12h40 e aos sábados das 07h50 às 13h10 (**).
Períodos pares: de 2ª a 6ª feira das 13h40 às 19h00 e aos sábados das 07h50 às 13h10.
(*)Período Diurno: matutino e vespertino, a partir do 7º período podendo migrar, a critério do Centro Universitário FEI, para vespertino e noturno para facilitar a realização de estágio pelos alunos.
(**) Em função da disponibilidade de laboratório e horários de professores, poderá haver aulas em horários diferentes do turno proposto.

Noturno:
De 2ª a 6ª feira, das 19h10 às 22h40 (*) e aos sábados, das 7h50 às 17h10.

Horário de dependências: de 2ª a 6a feira, das 17h20 às 19h e/ou aos sábados, das 13h40 às 17h10.
(*) Em função da disponibilidade de labora- tório e horários de professores, poderá haver aulas no horário das 17h20 às 19h.

Dos Horários

O horário de aulas com as disciplinas a serem cursadas no semestre letivo é estabelecido pela Secretaria Geral. Não há compromisso de manutenção de grade horária anterior, pois, a definição depende de vários fatores que devem ser adequados a cada período letivo.



APROVEITAMENTO ESCOLAR

Critérios

A avaliação do desempenho escolar compreenderá uma nota de aproveitamento que consistirá na média ponderada das notas de prova, de outras atividades acadêmicas tais como os trabalhos práticos; projetos; relatórios, arguições e também na avaliação de frequência.

A média final será graduada de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), escrita com uma casa decimal. Neste intervalo, o arredondamento será realizado para o valor mais próximo, e em casos de diferenças iguais o arredondamento será para o valor superior.

Atendido o critério de frequência, será considerado aprovado o aluno com média igual ou superior a 5,0 (cinco), conforme critério de avaliação da disciplina.

O aluno com média inferior a 5,0 (cinco) terá a oportunidade de realizar uma terceira avaliação, que poderá versar sobre todo o conteúdo programático da disciplina, cuja nota substituirá uma das avaliações anteriores, naquilo que lhe for mais favorável.

Os formandos reprovados por falta de aproveitamento, após a realização das avaliações acima mencionadas, terão ainda a possibilidade de realizar um exame especial, que poderá versar sobre todo o programa da respectiva disciplina, em época a ser determinada pela Secretaria Geral, onde deve ser solicitado essas informações.



Reposição de Provas

Não serão permitidas reposições de provas. Casos excepcionais deverão ser encaminhados à Comissão Especial com a devida justificativa, pelo preenchimento de formulário específico, disponível no Portal do Aluno | Sala dos Professores | Provas. As razões serão analisadas e a deliberação será feita de acordo com a regulamentação interna.



REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL

Você, aluno, pode contar com uma representação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, com direito a voz e voto. Este colega, aluno, a compor este Conselho será indicado pela agremiação representativa em atividade no Centro Universitário FEI.


NORMAS DISCIPLINARES

As Normas e Sanções Disciplinares têm a finalidade de estabelecer regras para manter a boa ordem e regular a convivência harmoniosa de toda a comunidade acadêmica, contribuindo para a formação profissional e humana de seus alunos, colaborando com o alcance de uma sociedade de cidadãos dignos, fraternos e justos. Desta forma, os atos considerados como infração pelas Normas serão passíveis de processamento pela Comissão Disciplinar do Centro Universitário, nos termos da Resolução disponível a todos no Portal do Aluno.


INFORMAÇÕES PARA FORMANDOS

Os diplomas somente poderão ser emitidos se toda a documentação exigida estiver completa. Verifique sua situação no Portal do Aluno.

Os formandos interessados em requerer o REGISTRO PROFISSIONAL PROVISÓRIO no conselho competente (CRA, CREA e CRQ), poderão fazê-lo, apresentando o Histórico Escolar e Certificado de Conclusão de Curso, documentos esses que serão entregues no ato da colação de grau oficial.

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo www.creasp.org.br. / Conselho Regional de Administração de São Paulo www.crasp.gov.br/ Conselho Regional de Química www.crq4.org.br.



COLAÇÃO DE GRAU

A colação de grau é um ato solene e formal no qual a Instituição outorga grau aos formandos que tenham cumprido integralmente o currículo e atendido as demais exigências legais do curso (carga-horária curricular, carga-horária de atividades acadêmicas complementares, estágio curricular obrigatório, monografias, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE e demais atividades acadêmicas exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e Regimento).

A colação de grau será realizada no mês de janeiro, para os concluintes no final do ano, e em julho para os concluintes no meio do ano. Para os alunos que realizarem o exame especial de formandos, a colação de grau será realizada no mês de fevereiro e agosto, respectivamente.


Setores de Apoio

COORDENADORIA GERAL DE INFORMÁTICA

A Coordenadoria Geral de Informática – CGI é um centro de apoio ao desenvolvimento das atividades didáticas, de pesquisa e administrativas relacionadas à computação da FEI, localizado no 3º andar do prédio K no campus São Bernardo do Campo e no 1º andar do campus São Paulo.

No campus São Bernardo do Campo são 28 laboratórios, totalizando 884 computadores. Todos os computadores de última geração da família Intel Core, com ambiente Windows 10 Pro. Outros ambientes operacionais estão disponíveis para uso em aulas, como Linux e outros.

No campus São Paulo são 3 laboratórios, com 40 computadores cada, totalizando 120 computadores. Todos os computadores com Intel Core, com ambiente Windows 07 Pro. Outros ambientes operacionais estão disponíveis para uso em aulas.

Entre os serviços existentes estão:

  • acesso aos serviços da FEInet;
  • acesso à Internet;
  • acesso a VPN.

Horário de Funcionamento

O horário de funcionamento dos laboratórios do Campus - S.B.C. é de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 22h40 e aos sábados das 7h20 às 16h40.

O horário de funcionamento dos laboratórios do Campus - S.P. é de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 22h00.



Biblioteca

O acervo da Biblioteca “Pe. Aldemar Moreira,S.J.” (campus São Bernardo do Campo e campus São Paulo) abrange mais de 85 mil livros especializados, uma expressiva quantidade de revistas, periódicos, multimeios e bases de dados com ampla variedade de temas que vão ao encontro das necessidades acadêmicas. A Biblioteca oferece à comunidade acadêmica serviços como empréstimos, reservas e renovações de livros, COMUT, minicursos e orientação para normalização de trabalhos acadêmicos, além de disponibilizar em sua página na web, o Guia para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos, templates, tutoriais, entre outros. Para empréstimos de livros e utilização dos recursos oferecidos, o interessado precisa possuir cadastro na Biblioteca.
É possível retirar até 10 (dez) livros de cada vez. O prazo para empréstimos é de 07 (sete) dias, podendo ser renovado por até 06 (seis) vezes, através do catálogo online, desde que não haja pedidos de reserva ou atraso na entrega no prazo estipulado.
Para os materiais devolvidos fora do prazo estipulado será cobrada multa por dias úteis e por material. O usuário é responsável pelos materiais emprestados. Em caso de extravio ou danos aos materiais, a biblioteca deverá ser indenizada, com a substituição do material extraviado.

A consulta ao Catálogo online é feita através do site:
http://sofia.fei.edu.br

Alunos, Professores e Funcionários do Centro Universitário FEI têm acesso livre para consultas e empréstimos.

Horário:
Campus São Bernardo do Campo - de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 21h45 e aos sábados das 9h30 às 13h15.
Campus São Paulo - de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 21h15.

Regulamento:
Clique aqui


LABORATÓRIOS TÉCNICOS DE ENSINO

Um dos grandes diferenciais da FEI está justamente na infraestrutura de Laboratórios que você, como aluno, tem à disposição para utilizar do 1º ao último ciclo. São laboratórios didáticos que dão suporte às atividades práticas dos cursos de Ciência da Computação, Engenharias de Automação e Controle, Elétrica, Civil, de Materiais, Mecânica, Produção e Química. De utilização interdisciplinar e, naturalmente, mais concentrada nos cursos a eles relacionados, esses laboratórios, ao mesmo tempo que consolidam os conhecimentos teóricos, estimulam o trabalho experimental e proporcionam um estreito contato com máquinas e equipamentos especializados, de uso habitual nas atividades profissionais e na Indústria.


SETOR DE ESTÁGIOS E EMPREGOS

O Setor de Estágios e Empregos (SESEM) recebe continuamente ofertas de estágios e de empregos, que estão disponíveis no portal do aluno, bem como os documentos necessários para iniciar ou renovar o estágio. Clique aqui.



BOLSAS DE ESTUDO

A FEI participa do PROUNI - Programa Universidade para Todos, do Governo Federal. Além deste programa, destinado a estudantes carentes de recursos financeiros, a Fundação de Crédito Educativo - FUNDACRED, mantém convênio com a FEI, possibilitando a concessão de Bolsas de Estudo pelo sistema de crédito rotativo, com fundo próprio. Hoje, são mais de 1.300 alunos fazendo parte dos programas de bolsas da Instituição. O Setor de Bolsas da FEI está localizado no térreo do prédio E, no campus São Bernardo do Campo e, no campus São Paulo, as informações podem ser obtidas na Tesouraria.



RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Visando oferecer novas oportunidades para a formação profissional e acadêmica da comunidade, o Centro Universitário FEI estabelece parcerias com instituições de ensino no exterior e promove diferentes projetos de colaboração internacional, incluindo os programas de intercâmbio cultural e/ou científico e os de dupla diplomação. Convênios internacionais permitem que estudantes de todas as áreas atendam programas em instituições de ensino superior na Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos, Espanha, França, Portugal, México, entre outros. Ainda, os programas de bolsas de estudos no exterior permitem que estudantes disponham de auxilio no exterior.
Conheça mais e participe! Campus São Bernardo do Campo: Prédio D - Térreo – Sala 07 – internacional@fei.edu.br



CVDRL - CENTRO DE VIVÊNCIA DESPORTIVA, RECREAÇÃO E LAZER

A prática esportiva também faz parte do universo acadêmico da FEI. Os esportes enriquecem a sua vivência acadêmica, contribui para o desenvolvimento de habilidades desportivas, melhora a qualidade de vida e são parte do seu desenvolvimento integral. A Instituição disponibiliza um centro de vivência desportiva onde ocorrem torneios internos, atividades aquáticas (natação, hidroginástica), atividades de condicionamento físico na academia, entre outras.

Instalada nos campi São Bernardo do Campo e São Paulo, a Atlética da FEI busca:

  • Difundir e proporcionar meios para a prática esportiva entre os alunos e ex-alunos da Instituição;
  • Promover competições e intercâmbios com entidades do Estado, País e exterior;
  • Representar oficialmente a FEI no esporte universitário e comunitário;
  • Colaborar para o desenvolvimento do esporte universitário, seguindo as diretrizes traçadas pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Para isso, os atletas dispõem de ginásio de esportes coberto, quadras de voley, tênis, futsal, campo de futebol com grama natural, piscina aquecida, pista de atletismo, materiais para treinamento como bola e uniforme, etc.

Para dar suporte aos atletas, a Associação disponibiliza treinadores para basquete, voleibol, handebol, futebol, judô, jiujítsu, xadrez, futsal e outras modalidades.

A FEI ainda disponibiliza aos alunos uma academia de musculação e condicionamento físico equipada com aparelhos modernos.

Os estudantes que se interessarem pelas práticas esportivas basta procurar a sede do CVDRL, no ginásio de esportes ou a sede da Associação Atlética Acadêmica, localizada no prédio B, sala B-09, em São Bernardo do Campo. Para informações da Atlética no campus São Paulo, procure a Coordenação de Administração.



ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA

A Associação Atlética Acadêmica do Centro Universitário FEI foi fundada em 29 de março de 1955 e tem sede em São Bernardo do Campo.

É uma associação independente, com finalidade de difundir a prática de esporte e desporto universitário e comunitário, em competições internas e externas, reunindo alunos do Centro Universitário FEI para as disputas de campeonatos universitários em diversas modalidades.



Diretório Central de Estudantes

A representação estudantil, definida no Regimento Geral do Centro Universitário FEI será, quando devidamente organizado e representado, pelo Diretório Central dos Estudantes, cujos membros são eleitos entre os alunos regularmente matriculados em cursos de graduação oferecidos pelo Centro Universitário FEI.

Cabe à representação estudantil legalmente organizada indicar o representante discente, com direito a voz e voto, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.



INSPETORIA E PORTARIA

As áreas de Inspetoria e Portaria colaboram com alunos, professores, funcionários e visitantes dando informações, encaminhamentos, disponibilizando recursos materiais para as aulas, colaborando, também, na manutenção da disciplina e do silêncio necessários para o bom funcionamento das atividades dos campi. Na recepção dos prédios e na Portaria os funcionários podem ser contatados em caso de dúvidas e necessidades de encaminhamento ou orientações.

Acesso / Permanência nos campi
A permanência nos campi só é permitida até o horário de fechamento dos portões. Após este horário, ela é restrita a pessoas devidamente autorizadas.
O estacionamento, no campus São Bernardo, só poderá ser utilizado durante a permanência do aluno nas atividades acadêmicas ou com autorização expressa da Instituição.

Horários de fechamento:
Campus São Bernardo do Campo: de 2ª a 6ª feira: 23h30. Sábado: 18h. Domingo: 12h.
Campus São Paulo: de 2ª a 6ª feira: 23h. Sábado: 17h.



PASTORAL UNIVERSITÁRIA

Como Instituição Católica ligada à Companhia de Jesus (Jesuítas) o Centro Universitário FEI oferece aos alunos, professores e funcionários oportunidades para a vivência e aprofundamento do cristianismo nas dimensões da fé e prática religiosa.

O Assistente Religioso está à disposição para esclarecimentos de questões religiosas, orientação espiritual, confissão, pedidos de orações e bênçãos.

A Pastoral Universitária está presente em:

  • Missas e Celebrações: Capela Santo Inácio de Loyola, no campus São Bernardo do Campo e Capela Nossa Senhora do Bom Conselho, no campus São Paulo.
  • Campanhas de Solidariedade: participação em atividades e trabalho voluntário para coleta de alimentos e roupas em ocasiões especiais de solidariedade.

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Campus São Bernardo do Campo

Atendimento e Orientação Espiritual

  • Na capela, antes e após as celebrações
  • B0-18 - Sala da Pastoral
Segundas e quintas-feiras: 11h30 às 14h30
Terças-feiras: 9h00 às 12h00

Missas e Celebrações

Capela Santo Inácio de Loyola
Terças-feiras: 12h30
Sextas-feiras: 18h30
Domingos: 9h

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Campus São Paulo

Atendimento e Orienteção espiritual

  • Na capela, antes e após as celebrações.

Missas e Celebrações

Capela Nossa Senhora do Bom Conselho
Quartas-feiras: 18h30


Mais Informações
Padre Paulo D’Elboux
E-mail: pdelboux@gmail.com


Atividades Extracurriculares

Programa de Monitoria

Os alunos regularmente matriculados em um dos cursos de graduação do Centro Universitário FEI que desejarem complementar seus estudos por meio de atividades acadêmicas específicas do ensino e da vivência nos diversos ambientes acadêmicos, poderão candidatar-se a uma das vagas de monitoria.

No programa são desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Plantão de dúvidas para as disciplinas do Curso.
  • Atividades nos laboratórios de ensino.
  • Atuação em projetos de pesquisa.
  • Atuação em projetos culturais, esportivos e socioreligiosos.
  • Atividades de apoio aos diversos eventos acadêmicos desenvolvidos em nossos campi.

No programa, estudantes que passam por um processo de seleção realizam atividades de monitoria de disciplinas específicas do curso para auxiliar e tirar as dúvidas de outros alunos.

Os monitores são orientados por professores. Você também pode participar da monitoria para atendimento no CGI - Coordenadoria Geral de Informática ou em eventos e atividades organizadas pelo Setor de Comunicação e Marketing.

Para fazer parte das monitorias da FEI os alunos precisam estar matriculados a partir do segundo ciclo de qualquer curso, preencher os pré-requisitos e a ficha de inscrição no Portal do Aluno ou no Setor de RH - prédio A.


Programas de Iniciação Científica, Didática, Tecnológica e de Ações Sociais e de Extensão

Para você que tem interesse em pesquisa, a FEI disponibiliza a partir do segundo ciclo, a oportunidade de os alunos participarem e desenvolverem projetos de iniciação em pesquisa, que são divididas em Científica, Tecnológica e Inovação; Didática e Ações Sociais de Extensão. Alunos a partir do segundo ciclo de todos os cursos da FEI. Fique atento à página de Iniciação no site da FEI para saber quais projetos você pode se integrar ou envie um e-mail para: secretaria.iniciacao@fei.edu.br


Projetos Acadêmicos

Incentivar o desenvolvimento de projetos e investir na pesquisa e desenvolvimento é premissa nas atividades desenvolvidas pelo Centro Universitário FEI, desde a sua fundação. Por esse motivo, os estudantes da FEI têm a oportunidade de atuar diretamente no desenvolvimento de projetos e participar de competições estudantis em todo Brasil e no Exterior, como nos projetos BAJA FEI, Competições Robóticas e de Computação, Fórmula FEI, Aerodesign, Aparato de Proteção ao Ovo/Concrebol, VIRTUAL REALITY FEI, EQUIPE FEI DE COMPÓSITOS.

Você pode participar de um dos projetos. Saiba como:

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Aerodesign

Processo Seletivo: Semestral
Inscrições: feiaerodesign@gmail.com

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AICHE FEI

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Aparato de Proteção ao Ovo/Concrebol

Processo Seletivo: Semestral
Para alunos a partir do 2º ciclo de Engenharia Civil.
Inscrições: as chamadas são publicadas na página do projeto, no site da FEI, periodicamente.

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Biblioteca FEI

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Cursinho FEI

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Dunamis Pockets FEI

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ENACTUS FEI

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EPIC FEI

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Equipe PACE-FEI

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Equipe FEI de Compósitos

Processo Seletivo: Para alunos a partir do 2º ciclo de Engenharia de Materiais.
Inscrições e Informações: procurar a coordenação do curso na Sala Geral.

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FEI Baja

Processo Seletivo: Semestral
Inscrições: recrutamento@bajafei.com

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FEI ESPORTS

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fei social

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Fórmula FEI Combustão

Processo Seletivo: Semestral
Inscrições: participeformulafei@yahoo.com.br

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Fórmula FEI Elétrico

Processo Seletivo: Semestral
Inscrições: selecaoformulafeieletrico@gmail.com

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Liga de Empreendedorismo FEI

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Laboratório IOT FEI

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Marketing CNE FEI

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Palavras Conectadas FEI

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RoboFEI

Processo Seletivo: Semestral
Para alunos a partir do 2º ciclo de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Automação e Controle.
Inscrições: as chamadas são publicadas na página do projeto, no site da FEI, periodicamente.

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VR-FEI

Processo Seletivo: Semestral
Para alunos a partir do 2º ciclo de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Automação e Controle.
Inscrições: as chamadas são publicadas na página do projeto, no site da FEI, periodicamente.

Saiba mais




EMPRESA JÚNIOR FEI

A Empresa Júnior FEI é uma associação civil sem fins lucrativos, de iniciativa do corpo discente pela qual os alunos de graduação podem realizar atividades de extensão que, através dos conhecimentos teóricos podem ter contato direto com a realidade do mercado pelos trabalhos de consultoria e projetos nas áreas da Engenharia, Ciência da Computação e Administração.

Por intermédio de suas atividades pode, também, oferecer soluções empresariais pois dispõe de ótima infraestrutura e pode contar com a colaboração de docentes especializados na orientação dos trabalhos e com os laboratórios da instituição, garantindo a qualidade dos serviços.

A Empresa Junior oferece também, com diversas parcerias, cursos complementares, apoio a projetos sociais da comunidade da região, além da organizar a Feira de Recrutamento - o Recruta FEI, evento no qual diversas empresas têm a oportunidade de expor aos alunos seus programas de estágio e trainee.

A Júnior FEI é membro federada da FEJESP – Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo e confederado da Brasil Júnior, a qual certifica que está em conformidade com os preceitos do MEJ– Movimento Empresa Júnior, e em dia com suas obrigações legais e fiscais.

Acesse o site das empresas e saiba como fazer parte do time!

Campus São Bernardo do Campo: https://jrfei.com/
Campus São Paulo: https://feijuniorsp.com.br/

Equipe Junior FEI - campus São Bernardo do Campo



Equipe FEI Junior SP - campus São Paulo




Alguns lembretes importantes para você, Feiano!

  1. A emissão do horário de aulas está condicionada ao “de acordo” no requerimento de matrícula, nos dias estipulados para renovação da matrícula.
  2. Nos cursos superiores não existe abono de faltas. A frequência mínima exigida aos alunos é de 75% das aulas e atividades programadas. O limite de faltas por disciplinas consta no portal do aluno.
  3. Os pedidos de transferência de área e ênfase serão examinados, se solicitados dentro do prazo estipulado pela Instituição.
  4. Não poderão solicitar trancamento de matrícula alunos calouros matriculados no período inicial, excetuados os casos referentes a fins militares.
  5. Matrícula feita por procuração não será objeto de revisão.
  6. O aluno que não renovar sua matrícula ou trancamento terá sua matrícula cancelada.
  7. Para solicitação de documento escolar (atestados, históricos, etc.), o aluno deve acessar o Portal do Aluno em “Solicitação de documentos”. O documento será enviado por e-mail.
  8. Para sua segurança, informamos que não serão divulgados por telefone: datas de provas; datas de revisão de provas; datas de vistas de provas e notas de provas. Ressaltamos que essas informações estão disponibilizadas no portal do aluno.
  9. Dentro das dependências do campus é terminantemente proibido o consumo de álcool e drogas consideradas ilícitas. A não observância desta norma de conduta será objeto de processo disciplinar institucional.
  10. O trote é terminantemente proibido. O infrator estará sujeito às sanções disciplinares previstas no Regimento Escolar.
  11. Esteja sempre atento aos avisos da Secretaria Geral, Reitoria, Sala Geral de Professores e Tesouraria.
  12. Verifique sempre o Calendário Escolar no Portal do Aluno
  13. Marque o nº de matrícula em seu material (livros, calculadoras, etc.), pois, em caso de perda e na eventualidade de ser encontrado, facilitará a localização do proprietário.
  14. Não deixe objetos de valor dentro dos veículos ou em salas de aula, quando estiver ausente.
  15. Objetos achados e perdidos deverão ser entregues ou procurados nas recepções dos prédios.
  16. O acesso, retirada e circulação de equipamentos particulares e/ou da instituição estão condicionados a uma autorização prévia por parte da Superintendência.
  17. Em caso de situação de emergência, verificada dentro do “Campus”, com o próprio aluno ou colegas, contate imediatamente a Inspetoria do prédio mais próximo à ocorrência, que estará habilitada para as devidas providências.