Manual do FEIANO

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Palavra do Presidente

Estimados estudantes da FEI,

Registro aqui minha alegria em recebe-los em nossa instituição. Para esta chegada à FEI, todos vocês passaram por um importante processo de decisão, reflexão, aprofundamento. Agora, um novo começo os espera.

A FEI é mais do que um local de aprendizado. É um espaço onde a iniciação é fundamentada em argumentos sólidos. Ao ingressarem na FEI, vocês carregarão uma marca e uma missão preciosa para e com os demais. Nosso compromisso, em comunidade, é desenvolver uma formação de pessoas com visão mais humana, justa e sustentável à serviço da sociedade.

Esta sensibilidade humana permitirá que vocês descubram novas opções e estabeleçam prioridades, em projetos e pesquisas, tornando-os facilitadores da vida. Oferecendo maiores benefícios aos mais excluídos do exercício da cidadania.

Na FEI, celebramos a vitalidade humana na festa da convivência, na construção de lealdades, na cooperação mútua, na inovação, na literatura, nos esportes ao ar livre, em quadras, campos, pistas, bibliotecas, laboratórios e nos mais variados espaços que vocês frequentarão.

Saibam que ser FEI é carregar um legado importante para e com a sociedade. Fincar raízes para alastrar-se e frutificar. Assinar a vida, tornar-se autor. É ser forte e capaz de tomar decisões de impacto. É perceber que a evolução do conhecimento é inseparável da evolução de cada um de nós.

Expresso minhas boas-vindas a todos, feliz pela resposta afirmativa na participação e na comunhão, realizando a missão da FEI a partir de suas formações pessoais e profissionais.

Pe. Theodoro Peters, S.J.

Presidente da FEI

Palavra do Reitor

Vocês iniciam neste momento uma nova etapa na jornada de suas vidas. Chegam ao ensino superior tendo a possibilidade de ingressar em umas das mais conceituadas instituições de ensino superior de gestão e tecnologia deste país. Trazem sonhos, desejos e esperanças. Carregam suas experiências e talentos desenvolvidos ao longo do caminho já trilhado. Cabe à FEI oferecer, a partir do momento em que caminham conosco, oportunidades para que se realizem plenamente.

Certamente, a FEI irá oferecer-lhes não só uma formação técnica de alta qualidade, uma preparação para o mundo do trabalho, mas acima de tudo a formação para uma sociedade mais sustentável, humana e justa. Aqui, coexistirão diferentes sentimentos e o primeiro deles deve ser a alegria. Pode surgir a ansiedade e, eventualmente, o medo, mas juntos, à medida que o caminho incerto for sendo conhecido, poderemos transformar essa inquietude em força, criatividade, realizações e confiança.

Vocês, agora, fazem parte de uma grande comunidade que os acolhe e que trabalha para que alcancem plenamente seus objetivos pessoais e profissionais. A FEI irá lhes oferecer o que há de melhor em termos de laboratórios e tecnologias, mas acima de tudo encontrarão aqui pessoas que trabalham para que vocês possam realizar seus sonhos e visões. Aproveitem ao máximo esta instituição que é de vocês, que é feita por vocês e para vocês.

Aproveitem bem as oportunidades e busquem sempre ir além daquilo que lhes é exigido ao longo do caminho. Saboreiem cada momento da jornada universitária. Ao final desta etapa de grandes transformações que estiveram conosco, vocês verão que valeu a pena todo o tempo e esforço empregados e levarão a FEI para toda vida, junto de vocês. Como sempre dizemos, não existe ex-feiano. Uma vez FEIANO sempre FEIANO!

Sejam muito bem-vindos.

Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta

Reitor do Centro Universitário FEI

Missão

A FEI tem como missão principal proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana e justa.


Vida Acadêmica

Parabéns por esta conquista! Gostaríamos de lhe dar a maior ajuda possível no início desta nova fase de sua vida. Por isso organizamos aqui algumas informações que serão úteis no começo de seus estudos na FEI


INFORMAÇÕES GERAIS
Acesso ao Sistema Acadêmico e Horário das Aulas

Você receberá, no seu e-mail, uma senha de usuário que permitirá o acesso ao Portal do Aluno, onde poderá consultar o horário das aulas, notas e faltas, boletos para o pagamento das mensalidades e o contrato de prestação de serviços. A mesma senha dá acesso ao Moodle – Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde será possível consultar o material de apoio às aulas.

Nesse mesmo endereço eletrônico, será enviado o horário das aulas.

Você deve ficar atento para a possibilidade de a mensagem com o horário das aulas ser desviada para a pasta de “lixo eletrônico” ou ser bloqueada pelo provedor de sua conta de e-mail. Caso não receba as mensagens da senha de usuário e do horário das aulas, informamos que no dia da realização da Aula Inaugural / Recepção aos Calouros, a senha de usuário poderá ser retirada na recepção da Coordenadoria Geral de Informática (CGI). Outra possibilidade é recuperar sua senha acessando a página inicial do Portal do Aluno em “Recuperar minha senha”.


Requerimento de Matrícula

O Requerimento de matrícula somente será levado para exame se a documentação exigida estiver completa, conforme já informado no Manual do Candidato. Caso exista alguma pendência com relação à referida documentação, o aluno deverá providenciar a regularização até o prazo definido pela Secretaria Escolar.


Contrato de Prestação de Serviços

1) O Contrato de Prestação de Serviços, assinado no ato da matrícula, foi registrado em Tabelião de Títulos e Documentos de São Paulo, para dar publicidade aos seus termos, de acordo com a legislação em vigor. Os termos contratuais estão publicados no Portal do Aluno, que podem ser acessados pelos alunos mediante senha de usuário, para consulta dos direitos e obrigações estabelecidos entre Instituição de Ensino e aluno.

2) De acordo com o que dispõe o Contrato de Prestação de Serviços, está prevista a devolução de 80% do valor pago por ocasião da matrícula (primeira parcela da semestralidade), na hipótese de haver pedido formal de cancelamento por parte do aluno no prazo estabelecido. O cancelamento deverá ser solicitado pelo próprio aluno, ou seu representante legal se o aluno for menor de idade, mediante o preenchimento de Requerimento de Cancelamento de Matrícula e a apresentação do recibo original de pagamento, em até 10 dias antes do início das aulas. Para o cancelamento de matrícula de vagas remanescentes, deverá requerer cancelamento da matrícula até 10 dias após sua efetivação. Neste caso, a devolução do valor será referente a 50% da parcela da matrícula. Não será devolvido qualquer valor se este prazo não for observado. A aprovação para ingresso em outras instituições de ensino, sejam elas públicas ou particulares, não obriga a FEI a devolver qualquer valor fora do prazo previsto em contrato.

O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail: secretaria@fei.edu.br


Pagamento das Mensalidades

O pagamento das mensalidades deverá ser efetuado até o 5º dia útil de cada mês. Os boletos deverão ser impressos diretamente no Portal do Aluno – www.fei.edu.br, após o recebimento da senha de usuário.




VENDA E CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS,
SUBSTÂNCIAS TÓXICAS E ENTORPECENTES
São terminantemente proibidos, em qualquer dependência dos campi, a venda e/ ou consumo de bebidas alcoólicas e de substâncias tóxicas e/ou entorpecentes. A não observância desta norma de conduta será objeto de processo disciplinar institucional, o que pode resultar na pena de expulsão.

Trote

A FEI toma todos os cuidados e procede de forma a impedir, dentro dos campi, qualquer prática de Trote que possa agredir a integridade física e moral dos alunos calouros. No entanto, fora de seus limites territoriais, embora desaprove a sua realização, não há como evitar o pedágio, por exemplo. Por esse motivo, orienta aos alunos calouros para que não aceitem o convite de atividades denominadas como Trote, principalmente fora das dependências da FEI, que não contam com o apoio desta Instituição de Ensino.


Identificação Escolar

O Aluno deverá procurar a Secretaria do campus onde estuda para emitir a sua Carteira de Identificação Escolar, cuja primeira via é fornecida gratuitamente pela FEI. O aluno deve portar a Carteira de Identificação, pois sua apresentação é imprescindível para realização de provas, exames ou quaisquer outras atividades escolares nas dependências dos campi.



MATRÍCULAS
Informações Gerais

• A matrícula deverá ser obrigatoriamente renovada a cada período, no prazo estabelecido pelo Calendário Escolar.
As datas serão divulgadas no Calendário Escolar disponível no Portal do Aluno. O recibo de pagamento da parcela inicial não caracteriza a efetivação da matrícula, pois esta só será validada após o aceite do requerimento de matrícula no Portal do Aluno, obedecidas as datas do calendário escolar. A matrícula deverá ser feita em todas as disciplinas permitidas, teóricas e experimentais.

As matrículas requeridas fora de prazo serão avaliadas, podendo ou não ser aceitas.

Rematrícula para alunos com Pendências Acadêmicas (ENADE/Atividade Complementar/Estágio)

A adoção dos procedimentos de rematrícula àqueles que se encontram com pendências acadêmicas é requisito obrigatório, conforme o disposto no Regimento da FEI, em especial nos artigos 55 a 59.

A realização de rematrícula aos alunos aprovados em TODAS as disciplinas de sua grade curricular, mas que possuam pendências acadêmicas referente ao Estágio Obrigatório, Atividade Complementar ou ENADE é obrigatória.

A rematrícula será efetivada mediante o pagamento de taxa que corresponderá ao valor de uma mensalidade.

O aluno bolsista terá direito a isenção na taxa de rematrícula uma única vez, ou seja, estará isento de pagamento de rematrícula na primeira solicitação, mas caso não cumpra suas pendências dentro do semestre, será cobrado do pagamento de taxa nas rematrículas subsequentes.


Aproveitamento de Estudos

Os candidatos aprovados no Processo Seletivo, já graduados em outros cursos ou que sejam alunos de outro curso de nível superior credenciado, que pretendam o aproveitamento de seus estudos anteriores, poderão até o final da primeira semana letiva do semestre vigente solicitar a análise da dispensa das disciplinas equivalentes, desde que tenham carga horária e conteúdo programático compatíveis.

Para tanto, é necessário apresentar histórico escolar certificado pela Instituição de origem, onde constem carga horária e situação de regularização do ENADE, o conteúdo programático das disciplinas cursadas, e os critérios de aprovação. Enviar a solicitação e a documentação digitalizada por e-mail para secretaria@fei.edu.br.


Regime de Matrícula

Os cursos seguem o regime seriado, que é definido como a organização de um currículo em que as atividades e disciplinas teóricas ou práticas são distribuídas em blocos solidários, ou seja, com a oferta de disciplinas fixas por período. Nos cursos de graduação, a matrícula do período seguinte será permitida ao aluno reprovado em até 02 (duas) disciplinas. Para o aluno do último período, excepcionalmente, será permitida a matrícula, para conclusão, do aluno reprovado em até 03 (três) disciplinas. Sempre que houver incompatibilidade de horário, serão canceladas as disciplinas do período mais avançado.


Composição do Número de Matrícula

A numeração da matrícula é composta por 9 (nove) campos:

  • O primeiro campo corresponde ao curso (Engenharia, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Administração – campus São Bernardo do Campo ou Administração – campus São Paulo).
  • O segundo campo corresponde ao turno (matutino, vespertino, noturno).
  • O terceiro campo corresponde ao semestre letivo (1 ou 2) de ingresso no curso.
  • O quarto e o quinto campos correspondem à dezena do ano referente ao ingresso no curso.
  • O sexto, o sétimo e o oitavo campos correspondem ao número de ordem de matrícula.
  • O nono campo corresponde ao dígito de controle.
Cursos:
  1. Engenharia
  2. Ciência da Computação
  3. Administração – campus S. B. Campo
  4. Administração – campus São Paulo
  5. Ciência de Dados e Inteligência Artificial


1 5 1 2 2 9 9 9 - 2
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO TURNO DO CURSO SEMESTRE DE INGRESSO ANO DE INGRESSO Nº DE ORDEM DÍGITO DE CONTROLE
1 = Engenharia
2 = Ciência da Computação
3 = Administração São Bernardo do Campo
4 = Administração São Paulo
5 = Ciência de Dados e Inteligência Artificial
1 = Matutino/Vespertino
2 = Noturno
3 = Matutino
4 = Vespertino
5 = Matutino/Vespertino
1 = 1º Semestre
2 = 2º Semestre

Curso:
1 - ENGENHARIA

Turno

Curso Turno Semestre Ano Nº de Ordem   Dígito de controle
1- Matutino 1 1 1 0 3 0 0 1 - 1
2 - noturno 1 2 1 0 3 0 0 1 - 9


Curso:
2 - Ciência da Computação

Turno

Curso Turno Semestre Ano Nº de Ordem   Dígito de controle
2 - noturno 2 2 1 0 3 0 0 1 - 8
4 - vespertino 2 2 1 0 3 0 0 1 - 5


Curso:
3 - Administração

Campus São Bernardo do Campo
Turno

Curso Turno Semestre Ano Nº de Ordem   Dígito de controle
2 - noturno 3 2 1 0 3 0 0 1 - 7


Curso:
4 - Administração

Campus São Paulo
Turno

Curso Turno Semestre Ano Nº de Ordem   Dígito de controle
2- noturno 4 2 1 0 3 0 0 1 - 4
3 - matutino 4 3 1 0 3 0 0 1 - 2



Trancamento de Matrícula

  • O trancamento deverá ser solicitado à Secretaria, por e-mail, no endereço secretaria@fei.edu.br, pelo aluno maior de 18 anos de idade ou por seu representante legal, em caso de aluno menor de idade.
  • O trancamento de matrícula deverá ser solicitado até a data limite prevista no calendário escolar.
  • O aluno deverá consultar a Tesouraria (tesouraria_sbc@fei.edu.br) para orientações/informações financeiras.
  • O aluno está obrigado ao pagamento das parcelas vencidas, inclusive do mês da formalização do pedido de trancamento, se não o fizer até o 5º (quinto) dia útil do mês do requerimento.

Cada pedido de trancamento tem validade por apenas 1 (um) período letivo. Se o aluno desejar estender o período de trancamento para novo período letivo, deverá formalizar novo pedido.

O período máximo que a matrícula poderá permanecer trancada, considerando todos os períodos, consecutivos, ou não, será de 5 (cinco) semestres letivos para os cursos de Engenharia, sendo que para Engenharia Noturno o período máximo é de 6 (seis) semestres letivos. Para os cursos de Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Administração, o período máximo é de 4 (quatro) semestres letivos.

Não poderão requerer trancamento alunos calouros, matriculados no primeiro período do curso.

O aluno que retornar às atividades após o destrancamento da matrícula deverá cumprir o currículo vigente à época do reinício, com o aproveitamento das disciplinas em que tenha sido aprovado antes do trancamento.



Cancelamento de Matrícula

  • O cancelamento deverá ser solicitado na Secretaria através do e-mail secretaria@fei.edu.br pelo aluno maior de 18 anos de idade ou por seu representante legal, em caso de aluno menor de idade.
  • O requerimento de cancelamento poderá ser feito em qualquer época.
  • O aluno deverá consultar a Tesouraria através do e-mail tesouraria_sbc@fei.edu.br para orientações/informações financeiras.
  • O aluno está obrigado ao pagamento das parcelas vencidas inclusive do mês da formalização do pedido de cancelamento, se não o fizer até o 5º (quinto) dia útil do mês do requerimento.
  • O cancelamento de matrícula tem como consequência a perda total do vínculo acadêmico com a instituição de ensino. A instituição poderá fornecer, caso solicitado pelo aluno, o Histórico Escolar, Conteúdo Programático ou qualquer outro documento que se faça necessário.
  • Efetivado o cancelamento, não existe a possibilidade de rematrícula. O reestabelecimento do vínculo ocorrerá por novo Processo Seletivo, com posterior solicitação de aproveitamento de disciplinas já cursadas.


Abandono do Curso

A não renovação ou não trancamento da matrícula no período letivo subsequente caracteriza abandono do curso, com o consequente cancelamento da matrícula, cessando, assim, todos os vínculos do aluno com a FEI, sem possibilidade de rematrícula, a não ser por novo Processo Seletivo, em conformidade com a legislação vigente.



Indeferimento da Matrícula

A matrícula poderá ser indeferida, pelo Reitor, aos alunos que:

A) possuam débitos com a instituição;

B) não a requeiram no prazo definido pelo edital de convocação;

C) não tenham a possibilidade, descontados os períodos de trancamento, de completar o curso no prazo máximo de: 9 (nove) anos nos cursos de Engenharia, sendo que para Engenharia noturno, o prazo é de 11 (onze anos) e 7 (sete) anos para os cursos de Ciência da Computação e Administração;

D) reprovados, não tenham a possibilidade de concluir o curso nos prazos regimentais mencionados no item c;

E) tenham sido desligados da Instituição por processo disciplinar.



Pagamento das Mensalidades em Banco


A) Os boletos para pagamento das mensalidades estarão disponíveis para a impressão no Portal do Aluno, mês a mês, no último dia do mês anterior ao do vencimento. O aluno é responsável pela obtenção do documento para pagamento (boleto), nos termos do § 1º cláusula 8ª do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

B) Não serão aceitos pagamentos de mensalidades por depósitos, Docs, Ordens de Pagamento, ou quaisquer outros tipos de remessas bancárias.

C) Os pagamentos das parcelas da semestralidade deverão ser efetuados em qualquer Banco participante do sistema integrado de compensação. Para os alunos do campus de São Bernardo do Campo, há também a possibilidade do pagamento no Posto Bancário do Banco Santander.

D) Na hipótese de devolução dos cheques utilizados para pagamento de mensalidades ou taxas, o aluno será considerado inadimplente e sujeito ao pagamento das atualizações previstas em lei.


PRAZOS FIXADOS PARA PAGAMENTO DAS PARCELAS DA SEMESTRALIDADE DE 2024

MÊS

DATA

DIA DA SEMANA

Janeiro (*)

08

segunda-feira

Fevereiro

07

quarta-feira

Março

07

quinta-feira

Abril

05

sexta-feira

Maio

08

quarta-feira

Junho

07

sexta-feira

Julho (*)

05

sexta-feira

Agosto

07

quarta-feira

Setembro

06

sexta-feira

Outubro

07

segunda-feira

Novembro

07

quinta-feira

Dezembro

06

sexta-feira

(*) Mês correspondente à matrícula.



.
.



Transferências
Transferência dos Cursos da FEI para cursos de outras instituições de ensino
  • Alunos que estejam devidamente matriculados ou com a matrícula trancada, poderão requerer a transferência para outra Instituição de Ensino.
  • O requerimento de transferência deverá ser solicitado na Secretaria através do e-mail secretaria@fei.edu.br pelo aluno maior de 18 anos de idade ou por seu representante legal em caso de aluno menor de idade.
  • Se a solicitação de transferência ocorrer após a efetivação de matrícula e 10 (dez) dias antes do início das aulas, o aluno terá direito à devolução integral da parcela paga.
  • Se o pedido de transferência ocorrer ao longo do período letivo, a isenção de pagamento de mensalidade ocorrerá apenas se o requerimento de transferência for efetivado até a data de vencimento, qual seja, o 5º (quinto) dia útil do mês.
  • O aluno deverá consultar a Tesouraria (tesouraria_sbc@fei.edu.br) para orientações/informações financeiras.


Transferência Interna entre os cursos oferecidos pela FEI

Os requerimentos de transferência interna serão apreciados, dentro do prazo estabelecido por regulamentação interna, pela Secretaria Geral, considerando:

  1. Disponibilidade de vagas.
  2. Justificativa devidamente comprovada;
  3. Rendimento escolar, após análise do Histórico Escolar do requerente;
  4. Não será permitida a transferência para o primeiro período do curso pretendido;
  5. Da decisão sobre o requerimento, não caberá recurso de qualquer natureza;
  6. Havendo maior número de requerentes do que de vagas disponíveis no curso pretendido, a seleção será realizada pelo rendimento escolar.




Horário das Aulas

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Campi FEI São Paulo e FEI São Bernardo do Campo
Matutino: de 2ª a 6ª feira, das 7h20 às 10h50.(*)
(*) Em função da disponibilidade de horário de professores, poderá haver aulas das 11h00 até 12h40.


Noturno: de 2ª a 6ª feira, das 19h10 às 22h40.


CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Vespertino:
1º ao 4º período: de 2ª a 6ª feira, das 13h40 às 19h00
5º ao 8º período: de 2ª a 6ª feira, das 15h30 às 20h50(*)
(*) Com possibilidade de aulas até às 22h40

Noturno:
De 2ª a 6ª feira, das 19h10 às 22h40 e aos sábados, das 7h50 às 13h10(*)
(*) Com possibilidade de aulas das 13h40 às 19h00 apenas para os períodos com aulas programadas.


CURSO DE CIÊNCIA DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Vespertino:
1º ao 4º período: de 2ª a 6ª feira, das 13h40 às 19h00
5º ao 8º período: de 2ª a 6ª feira, das 15h30 às 20h50(*)
(*) Com possibilidade de aulas até às 22h40

Noturno:
De 2ª a 6ª feira, das 19h10 às 22h40 e aos sábados, das 7h50 às 13h10 (*)
(*) Com possibilidade de aulas das 13h40 às 19h00 apenas para os períodos com aulas programadas.


CURSO DE ENGENHARIA

ENGENHARIA

Horário das Aulas:
1º ao 6º período: matutino/vespertino Segunda a sexta-feira, das 7h20 às 12h40 e das 13h40 às 19h
7º ao 10º período: vespertino/noturno Segunda a Sexta-feira, das 15h30 às 20h50(*)
(*) Com possibilidade de aulas até às 22h40.

ENGENHARIA NOTURNO

Horário das aulas:
Segunda a Sexta-feira, das 19h10 às 22h40(1) Sábado, das 7h50 às 17h10(2).

(1) Em função da disponibilidade de laboratórios e horário de professores, poderá haver aulas no horário das 17h20 às 19h.

(2) Apenas para os períodos com aulas programadas.

Dos Horários

O horário de aulas com as disciplinas a serem cursadas no semestre letivo é estabelecido pela Secretaria Geral. Não há compromisso de manutenção de grade horária anterior, pois a definição depende de vários fatores que devem ser adequados a cada período letivo.


APROVEITAMENTO ESCOLAR

Critérios

A avaliação do desempenho escolar compreenderá uma nota final de aproveitamento composta de notas de prova, trabalhos práticos, projetos, relatórios, arguições e também a avaliação de frequência.

A nota final será graduada de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), escrita com uma casa decimal. Neste intervalo, o arredondamento será realizado para o valor mais próximo e, em casos de diferenças iguais, o arredondamento será para o valor superior.

Atendido o critério de frequência, será considerado aprovado o aluno com nota final igual ou superior a 5,0 (cinco).

O aluno com nota final inferior a 5,0 (cinco) terá a oportunidade de realizar provas substitutivas cuja nota substituirá uma das avaliações anteriores, naquilo que lhe for mais favorável.

Os formandos reprovados pela nota final, após a realização das avaliações acima mencionadas, terão ainda a possibilidade de realizar um exame especial, que poderá versar sobre todo o programa da respectiva disciplina, no período previsto pelo Calendário Escolar e em data agendada pelo Departamento da disciplina, com divulgação no Portal do Aluno | Sala dos Professores | Provas | Exame Especial de Formandos. Em caso de dúvidas em relação ao agendamento, o aluno deverá entrar em contato com a Coordenadoria Departamental.

Para aprovação na disciplina é necessário que o aluno alcance a diferença do que falta para dez em relação a nota final que obteve na disciplina antes do Exame de Formando. Exemplo: O aluno finalizou o semestre com nota final 3,00 na disciplina, deverá, portanto, alcançar no mínimo a nota 7,00 no Exame de Formando.



Reposição de Provas

Não serão permitidas reposições de provas. Casos excepcionais deverão ser encaminhados à Comissão Especial com a devida justificativa, pelo preenchimento de formulário específico, disponível no Portal do Aluno | Sala dos Professores | Provas. As razões serão analisadas e a deliberação será feita de acordo com a regulamentação interna.



REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL

Você, aluno, pode contar com uma representação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPEx, com direito a voz e voto. O aluno a compor este Conselho será indicado pela agremiação representativa em atividade na FEI.


NORMAS DISCIPLINARES

As Normas e Sanções Disciplinares têm a finalidade de estabelecer regras para manter a boa ordem e regular a convivência harmoniosa de toda a comunidade acadêmica, contribuindo para a formação profissional e humana de seus alunos, colaborando com o alcance de uma sociedade de cidadãos dignos, fraternos e justos. Desta forma, os atos considerados como infração pelas Normas serão passíveis de processamento pela Comissão Disciplinar da FEI, nos termos da Resolução 11/2019 disponível a todos no Portal do Aluno.


INFORMAÇÕES PARA FORMANDOS

Os diplomas somente poderão ser emitidos se toda a documentação exigida for apresentada, assim como a participação obrigatória na colação de grau oficial. O aluno poderá consultar a lista de documentos faltantes no Portal do Aluno.

Os formandos interessados em requerer o REGISTRO PROFISSIONAL PROVISÓRIO no conselho competente (CRA, CREA e CRQ), poderão fazê-lo, apresentando o Histórico Escolar e o Certificado de Conclusão de Curso, entregues após a colação de grau oficial.

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo www.creasp.org.br. / Conselho Regional de Administração de São Paulo www.crasp.gov.br/ Conselho Regional de Química www.crq4.org.br.



COLAÇÃO DE GRAU

A colação de grau é um ato solene, formal e obrigatório no qual a Instituição outorga grau aos formandos que tenham cumprido integralmente o currículo e atendido às demais exigências legais do curso (carga-horária curricular, carga-horária de atividades acadêmicas complementares, estágio curricular obrigatório, atividades de extensão, monografias, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE e demais atividades acadêmicas exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e Regimento).

Caso o discente não participe da colação de grau, o mesmo não será considerado formado e, por consequência, não poderá exercer as prerrogativas profissionais até que participe de uma colação de grau agendada pela instituição, segundo critérios internos.

A colação de grau será realizada no mês de janeiro, para os concluintes no final do ano, e em julho para os concluintes no meio do ano. Para os alunos que realizarem o exame especial de formandos, a colação de grau será realizada no mês de março e agosto, respectivamente.

A colação de grau será realizada em data a ser divulgada posteriormente pela Secretaria, via e-mail.


Setores de Apoio

Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE)

Espaço de acolhimento e orientação para todos os estudantes da comunidade FEI, o NAE tem como objetivo cuidar e trazer orientações sobre questões relacionadas à saúde mental e qualidade de vida universitária, por meio de atendimentos individuais com uma profissional da psicologia e outras ações na comunidade como rodas de conversas, palestras e grupos. Desta forma, o NAE se propõe a realizar uma escuta atenta para atuar na promoção à saúde, oferecer apoio acadêmico e contribuir para integração psicossocial, acadêmica e profissional.

Os atendimentos individuais são sigilosos, realizados no campus SBC ou remotamente para os estudantes do campus São Paulo.

Para agendar um horário, entre em contato com o núcleo por meio do e-mail nae@fei.edu.br ou do ramal 2200.

Você também pode comparecer presencialmente no núcleo, que está localizado no térreo do prédio D, próximo do Departamento de Bolsas.



COORDENADORIA GERAL DE INFORMÁTICA

A Coordenadoria Geral de Informática - CGI é um centro de apoio ao desenvolvimento das atividades didáticas, de pesquisa e administrativas relacionadas à computação da FEI. Criado para dar suporte aos mais variados tipos de projetos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, o centro de computação dispõe de laboratórios atualizados, sendo 876 computadores localizados no 3º andar do prédio K no campus SBC e 120 computadores localizados no subsolo do campus São Paulo, todos interligados em rede.

Todos os computadores são de última geração, com ambiente Windows 10 Pro Education. Outros ambientes operacionais estão disponíveis para uso em aulas, como Linux e outros.

Entre os serviços existentes estão: acessos aos Serviços da FEInet, à Internet, Wi-Fi (estrategicamente distribuído em todos os campi), ao e-mail institucional e aos diversos softwares acadêmicos.


Horário de Funcionamento

O horário de funcionamento dos laboratórios do Campus - S.B.C. é de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 22h40 e aos sábados das 7h20 às 16h40.

O horário de funcionamento dos laboratórios do Campus - S.P. é de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 22h00.



Biblioteca

O acervo da Biblioteca “Pe. Aldemar Moreira,S.J.” (campus São Bernardo do Campo e campus São Paulo) possui mais de 80 mil livros especializados, uma expressiva quantidade de revistas, periódicos, assim como base de dados com ampla variedade de temas que vão ao encontro das necessidades acadêmicas. A Biblioteca oferece à comunidade acadêmica serviços como empréstimos, reservas e renovações de livros, biblioteca das coisas (empréstimo diário de calculadoras, carregadores para celular, cabos e muito mais), assim como COMUT, treinamentos online e orientação para normalização de trabalhos acadêmicos, além de disponibilizar Guias para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos, templates, tutoriais, entre outros.
É possível retirar até 10 (dez) livros de cada vez, pelo prazo de 07 (sete) dias, podendo ser renovado por até 06 (seis) vezes, através do catálogo online, desde que não haja pedidos de reserva ou atraso na entrega no prazo estipulado.
Para os materiais devolvidos fora do prazo estipulado será cobrada multa por dias úteis e por material. O usuário é responsável pelos materiais emprestados. Em caso de extravio ou danos aos materiais, a biblioteca deverá ser indenizada, com a substituição do material extraviado.

A consulta ao Catálogo online é feita através do site:
http://sofia.fei.edu.br

Alunos, Professores e Funcionários da FEI têm acesso livre para consultas e empréstimos.

Horário:
Campus São Bernardo do Campo - de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 21h45 e aos sábados das 9h30 às 13h15.
Campus São Paulo - de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 21h15.

Regulamento:
Clique aqui


LABORATÓRIOS

Um dos grandes diferenciais da FEI está justamente na infraestrutura de Laboratórios que você, como aluno, tem à disposição para utilizar do 1º ao último ciclo. São laboratórios para ensino, pesquisa, extensão e inovação que dão suporte aos projetos dos cursos de Administração e aos projetos e atividades práticas de Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e de todas as Engenharias. De utilização interdisciplinar e contando com moderno parque de equipamentos, esses laboratórios, ao mesmo tempo que consolidam os conhecimentos teóricos, estimulam o trabalho experimental, a criatividade e proporcionam um estreito contato com professores/pesquisadores, instrutores especializados, recursos tecnológicos e ensaios especializados, aproximando os estudantes das atividades vivenciadas nos ambientes profissionais e no mercado.


SETOR DE ESTÁGIOS E EMPREGOS

O Setor de Estágios e Empregos (SESEM) recebe continuamente ofertas de estágios e de empregos, que estão disponíveis no portal do aluno, bem como os documentos necessários para iniciar ou renovar o estágio. Clique aqui para acessar o Portal do Aluno.

O estágio supervisionado é componente curricular obrigatório para o curso de Administração e para todas as Engenharias. Para a conclusão do curso é necessário cumprir a carga horária mínima de estágio estabelecida no Projeto Pedagógico do Curso – PPC que para Administração é de 300 horas e para as Engenharias 160 horas

Para os cursos de Ciência da Computação e Ciência de Dados e Inteligência Artificial, a realização de estágio supervisionado não é obrigatória.



BOLSAS DE ESTUDO

A FEI participa do PROUNI - Programa Universidade para Todos, do Governo Federal. Além deste programa, destinado a estudantes carentes de recursos financeiros, a Fundação de Crédito Educativo - FUNDACRED mantém convênio com a FEI, possibilitando a concessão de Bolsas de Estudo pelo sistema de crédito rotativo, com fundo próprio. Atualmente, temos em média 1.000 alunos que fazem parte dos programas de bolsas da Instituição. No campus São Bernardo do Campo o Setor de Bolsas da FEI está localizado no térreo do prédio D, e no campus São Paulo as informações podem ser obtidas na Secretaria.



RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Visando oferecer novas oportunidades para a formação profissional e acadêmica da comunidade, a FEI estabelece parcerias com instituições de ensino superior no exterior. Os convênios internacionais possibilitam a participação dos estudantes em programas de intercâmbio acadêmico semestral e de dupla diplomação na Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Espanha, Equador, França, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Clique aqui e conheça mais sobre os programas de intercâmbio! Campus São Bernardo do Campo: Prédio D - Térreo – Sala 07 – internacional@fei.edu.br



CVDRL - CENTRO DE VIVÊNCIA DESPORTIVA, RECREAÇÃO E LAZER

A prática esportiva também faz parte do universo acadêmico da FEI. Os esportes enriquecem a sua vivência acadêmica, contribui para o desenvolvimento de habilidades desportivas, melhora a qualidade de vida e seu desenvolvimento integral.

Como incentivo a prática desportiva, a Instituição possui um Centro de Vivência Desportiva como campo de futebol, ginásio, pista de atletismo, quadra de tênis, piscina coberta, além de academia e piscina aquecida, para treino com acompanhamento de instrutores especializados e empréstimo de materiais esportivos para uso local.

Durante todo o ano há uma programação de campeonatos, torneios e desafios em diversas modalidades esportivas e níveis de complexidade para atender a todos os alunos.

Além disso, o CVDRL junto com a ATLÉTICA da FEI, realiza treinos em busca de talentos para renovar as equipes de competições universitárias.

Para maiores informações, procure a Coordenação do CVDRL no Ginásio (Prédio S), ou envie um e-mail para cvdrl@fei.edu.br


ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA

A Associação Atlética Acadêmica da FEI foi fundada em 29 de março de 1955 e tem sede em São Bernardo do Campo.

É uma associação independente, com finalidade de difundir a prática de esporte e desporto universitário e comunitário, em competições internas e externas, promovendo ações conjuntas de cunho recreativo-esportivo-social e reunindo alunos da FEI para as disputas de campeonatos universitários em diversas modalidades, desde esportes coletivos e individuais até categorias de jogos virtuais.



INSPETORIA E PORTARIA

As áreas de Inspetoria e Portaria auxiliam alunos, professores, funcionários e visitantes dando informações, encaminhamentos, disponibilizando recursos materiais para as aulas, colaborando, também, na manutenção da disciplina e do silêncio necessários para o bom funcionamento das atividades dos campi. Na recepção dos prédios e na Portaria os funcionários podem ser contatados em caso de dúvidas e necessidades de encaminhamento ou orientações.

Acesso / Permanência nos campi
A permanência nos campi só é permitida até o horário de fechamento dos portões. Após este horário, ela é restrita a pessoas devidamente autorizadas.
O estacionamento, no campus São Bernardo, só poderá ser utilizado durante a permanência do aluno nas atividades acadêmicas.

Horários de fechamento:
Campus São Bernardo do Campo: de 2ª a 6ª feira: 23h. Sábado: 17h. Domingo: 12h.
Campus São Paulo: de 2ª a 6ª feira: 23h. Sábado: 15h.



PASTORAL UNIVERSITÁRIA

Como instituição católica, orientada pela Companhia de Jesus (Jesuítas), a FEI oferece aos alunos, professores e funcionários oportunidades para a prática e aprofundamento do cristianismo nas diversas dimensões da fé que praticam.

As capelas dos campi mostram que Deus está presente, acompanha e abençoa as atividades universitárias.

É um local privilegiado, sempre acessível, que proporciona momentos de recolhimento espiritual, paz e oração.

Da grande cruz, Jesus Cristo, de braços abertos, acolhe cada um que chega para as atividades do dia.

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Missas na Capela - Campus SBC
Terça-feira às 12h30
Domingo às 9h

Capelania Universitária
Assistente Religioso à disposição para orientação, acompanhamento espiritual, atendimento de confissão, pedidos de oração e intenções de missas.

Atendimento

  • Capela - antes e após as celebrações

Atividades da Pastoral Universitária

  • Orientação Espiritual
  • Missas e Celebrações
  • Divulgação e informações sobre cursos, grupos de estudos e retiros
  • Campanhas assistenciais: participação em atividades, trabalho voluntário, coleta de alimentos e roupas
Informações e contatos
Secretaria da Capela - tel. 4353-2900



Atividades Extracurriculares

Programa de Monitoria

Os alunos regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da FEI que desejarem complementar seus estudos com atividades acadêmicas específicas do ensino e da vivência nos diversos ambientes acadêmicos, poderão candidatar-se a uma das vagas do programa de monitoria.

No programa são desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Plantão de dúvidas para as disciplinas do Curso;
  • Atividades nos laboratórios de ensino;
  • Atuação em projetos de pesquisa;
  • Atuação em projetos culturais, esportivos e sociorreligiosos;
  • Atividades de apoio aos diversos eventos acadêmicos desenvolvidos em nossos campi.

O estudante também pode participar da monitoria para atendimento na CGI - Coordenadoria Geral de Informática ou em eventos e atividades organizadas pelo Setor de Comunicação e Marketing.

Para se candidatar a uma monitoria da FEI os alunos precisam estar regulamente matriculados a partir do segundo ciclo de um dos cursos da graduação, tomar conhecimento dos pré-requisitos necessários e preencher a ficha de inscrição disponíveis no Portal do Aluno.


Programas de Iniciação Científica, Didática, Tecnológica e de Ações Sociais e de Extensão

Para você que tem interesse em pesquisa, a FEI disponibiliza, aos alunos de todos os cursos, a partir do segundo ciclo, a oportunidade de participarem e desenvolverem projetos de iniciação em pesquisa sob a orientação de um professor. A FEI possui quatro programas de iniciação: Iniciação Científica (PBIC), Iniciação Tecnológica e Inovação (PBITI), Iniciação Didática (PRO-BID) e Ações Sociais de Extensão (PRO-BASE). Fique atento à página dos Programas de Iniciação no site da FEI para obter maiores informações ou envie um e-mail para: secretaria.iniciacao@fei.edu.br


Projetos Acadêmicos

Incentivar o desenvolvimento de projetos e investir na pesquisa e desenvolvimento são premissas nas atividades desenvolvidas pela FEI, desde a sua fundação. Por esse motivo, os estudantes da FEI têm a oportunidade de atuar diretamente no desenvolvimento de projetos e participar de competições estudantis em todo Brasil e no Exterior, como nos projetos BAJA FEI, Competições Robóticas e de Computação, Fórmula FEI e Aerodesign.

Você pode participar de um dos projetos. Saiba como:

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Aerodesign

Processo Seletivo: Semestral
Inscrições: feiaerodesign@gmail.com

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AICHE FEI

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Cursinho FEI

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FEI Baja

Processo Seletivo: Semestral
Inscrições: recrutamento@bajafei.com

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FEI ESPORTS

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fei social

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Fórmula FEI Combustão

Processo Seletivo: Semestral
Inscrições: participeformulafei@yahoo.com.br

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Fórmula FEI Elétrico

Processo Seletivo: Semestral
Inscrições: selecaoformulafeieletrico@gmail.com

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RoboFEI

Processo Seletivo: Semestral
Para alunos a partir do 2º ciclo de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Automação e Controle.
Inscrições: as chamadas são publicadas na página do projeto, no site da FEI, periodicamente.

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VR-FEI

Processo Seletivo: Semestral
Para alunos a partir do 2º ciclo de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Automação e Controle.
Inscrições: as chamadas são publicadas na página do projeto, no site da FEI, periodicamente.

Saiba mais




EMPRESA JÚNIOR FEI

A Empresa Júnior FEI é uma associação civil sem fins lucrativos, de iniciativa do corpo discente pela qual os alunos de graduação podem realizar atividades que, através dos conhecimentos teóricos podem ter contato direto com a realidade do mercado pelos trabalhos de consultoria e projetos nas áreas da Engenharia, Ciência da Computação e Administração.

Com mais de 20 anos de história, a Júnior FEI visa, através de projetos de consultoria, não só oferecer soluções personalizadas para grandes e pequenos negócios, como também proporcionar uma vivência empresarial a seus membros, para que estes ingressem no mercado de trabalho já com uma experiência prévia. Ademais, dispõe de ótima infraestrutura e pode contar com a colaboração de docentes especializados na orientação dos trabalhos e com os laboratórios da instituição, garantindo a qualidade dos serviços.

A Júnior FEI oferece também, por meio de diversas parcerias, a oportunidade de realização de cursos complementares aos estudantes da FEI, com o próposito de desenvolver todos os feianos.

Acesse o site das empresas e saiba como fazer parte do time!

Campus São Bernardo do Campo: https://jrfei.com/
Campus São Paulo: https://feijuniorsp.com.br/

Equipe Junior FEI - campus São Bernardo do Campo




Alguns lembretes importantes para você, Feiano!

  1. A emissão do horário de aulas está condicionada ao “de acordo” no requerimento de matrícula, nos dias estipulados para renovação da matrícula.
  2. Nos cursos superiores não existe abono de faltas. A frequência mínima exigida aos alunos é de 75% das aulas e atividades programadas. O limite de faltas por disciplinas consta no Portal do Aluno.
  3. Os pedidos de transferência de área e ênfase serão examinados, se solicitados dentro do prazo estipulado pela Instituição.
  4. Não poderão solicitar trancamento de matrícula alunos calouros matriculados no primeiro período do curso, exceto se for para o serviço militar.
  5. Matrícula feita por procuração não será objeto de revisão.
  6. O aluno que não renovar a sua matrícula ou o trancamento terá a sua matrícula cancelada.
  7. Para solicitação de documento escolar (atestados, históricos, etc.), o aluno deve acessar o Portal do Aluno em “Solicitação de documentos”. O documento será enviado por e-mail.
  8. Informações referentes as datas de provas, datas de revisão de provas, datas de vistas de provas e notas de provas estão disponíveis no Portal do aluno e não serão informadas por telefone.
  9. Dentro das dependências do campus é terminantemente proibido o consumo de álcool e drogas consideradas ilícitas. A não observância desta norma de conduta será objeto de processo disciplinar institucional.
  10. O trote é terminantemente proibido. O infrator estará sujeito às sanções disciplinares previstas no Regimento Escolar.
  11. Esteja sempre atento aos avisos da Secretaria Geral, Reitoria, Sala Geral de Professores e Tesouraria.
  12. Verifique sempre o Calendário Escolar no Portal do Aluno.
  13. Marque o número de matrícula em seu material (livros, calculadoras, etc.), pois em caso de perda e na eventualidade de ser encontrado, facilitará a localização do proprietário.
  14. Não deixe objetos de valor dentro dos veículos ou em salas de aula, quando estiver ausente.
  15. Objetos achados e perdidos deverão ser entregues ou procurados nas recepções dos prédios.
  16. O acesso, retirada e circulação de equipamentos particulares e/ou da instituição estão condicionados a uma autorização prévia a ser concedida pela Superintendência.
  17. Em situação de emergência, verificada dentro do Campus, contate imediatamente a Inspetoria do prédio mais próximo à ocorrência, que estará habilitada para as devidas providências.