Evento foi realizado na sexta-feira (16) no Campus FEI São Bernardo do Campo
Uma programação recheada de atividades e dinâmicas de integração. A Recepção de Calouros do 1º semestre de 2024 marcou a tarde dos novos FEIanos e FEIanas que estiveram presentes no evento realizado na última sexta-feira (16). A agenda organizada no Campus FEI São Bernardo do Campo reuniu mais de 500 pessoas envolvidas com as ações interativas entre professores, alunos já formados, veteranos e calouros.
A abertura do evento foi conduzida pelo Reitor da FEI. Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta, que falou sobre a missão jesuíta da instituição e da responsabilidade na formação integral dos estudantes para uma sociedade mais humana, justa, sustentável e fraterna. Na sequência, o Reitor também apresentou os coordenadores e chefias de departamento da FEI.
Complementando a acolhida aos calouros, a programação contou, ainda, com apresentações da Coordenadora do Departamento de Relações Internacionais, Daiani da Silveira; da Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante, Carolina Milano; do Centro de Vivência Desportiva, Recreação e Lazer, com a Coordenadora Carina Frentzel; e, também, da Pastoral Universitária, que contou com uma apresentação conduzida pelo Assistente Religioso da FEI, Pe. Cleiton Nery de Santana S.J., que falou sobre as ações dedicadas à espiritualidade para a formação humana na instituição.
Após o momento de acolhida, os calouros participaram de atividades dinâmicas, propostas para a integração com os cursos, projetos e iniciativas estudantis já realizadas na FEI. “O que mais me chamou a atenção foi em saber que a FEI realmente se preocupa conosco, entender quem nós somos e onde queremos chegar. A Recepção de Calouros nos trouxe um panorama para conhecermos melhor o local onde vamos estudar e onde vamos nos formar. Adorei todo esse acolhimento e receptividade da instituição neste início de semestre”, destacou o estudante Jefferson Gonçalves, matriculado no curso de Engenharia Mecânica Automobilística.
A estudante Amabile Silva Lima, matriculada no curso de Administração, contou que já conhecia a FEI por meio da escola onde se formou no Ensino Médio, e que essa proximidade com o colégio fez com que ela escolhesse a instituição para sua formação de Ensino Superior. “Foi um processo que com certeza me ajudou a tomar a decisão de estudar na FEI. E ao chegar aqui e me deparar com a Recepção de Calouros, me senti muito bem recebida e acolhida. Foi muito bom poder conhecer de perto os projetos acadêmicos e perceber o quanto eles agregam para a nossa formação, especialmente pela integração com cursos e diferentes áreas da FEI”, explicou. Por tradição, todos os projetos acadêmicos da FEI funcionam de forma interdisciplinar, ou seja, em um mesmo projeto, há a possibilidade de integrar alunos de ciência da computação, administração, engenharia de produção, entre outras linhas de conhecimento, por exemplo.
Além dos novos estudantes, alguns dos pais e mães também acompanharam de perto a Recepção de Calouros, como foi o caso da Iracema de Souza, que veio acompanhar o filho Vitor de Souza, matriculado no curso de Engenharia Mecânica, com ênfase em automobilística. Ambos vieram do interior de São Paulo e aproveitaram a ocasião para visitarem o Campus pela primeira vez. “Foi uma ótima oportunidade de conhecermos outros projetos e iniciativas estudantis incentivadas pela FEI. Tanto os alunos como toda a equipe da FEI realizaram um excelente trabalho de recepção para os calouros. A FEI traz uma infraestrutura única, um lugar lindo, limpo, agradável e muito bem cuidado. As expectativas foram totalmente superadas para além do que esperávamos. Muito feliz em poder conhecer de perto toda a infraestrutura do lugar onde meu filho vai se formar”, destacou Iracema em depoimento.
Já o filho dela, Vitor de Souza, contou que o que mais o surpreendeu foi conhecer a infraestrutura e investimento proporcionado pelo FEI para os projetos e iniciativas estudantis. “Achei a dinâmica incrível. Adorei conhecer os projetos acadêmicos e me interessei muito pelo Fórmula FEI e pelo FEI Baja. Todos os projetos são muito legais e me deixaram nessa dúvida sobre qual participar. Adorei conhecer o Campus sob essa perspectiva de integração e interação com os veteranos”, afirmou.