Ingo Plöger é brasileiro, nascido em 1949, em São Paulo. Engenheiro e Economista, formado na Alemanha. Concluiu o curso Científico no Colégio Visconde de Porto Seguro. Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Atuou no Instituto Battelle em Frankfurt na área de Inovação, Cenários e Technology Assessment.
Foi Partner da KIENBAUM Consultores de 1978, até 1993. Foi CEO da Cia Melhoramentos de SP por 10 anos até 2002, da qual é acionista. Fez parte da equipe do Ministro Furlan de 2003 até 2005, responsável pela Promoção de Investimentos Estrangeiros pela APEX. Em 2003 fundou sua própria empresa IPDES de aconselhamento a investidores, instituições e participando de Conselhos.
Desde a década de 1980 foi Conselheiro de empresas de capital aberto e fechado, nacionais e internacionais, como Zivi Hercules, Melhoramentos, VARIG, EMBRAER, Herion, Kaiowa, Fresenius, entre outros.
Foi Presidente da AHK (CÂMARA BRASIL-ALEMANHA DE SÃO PAULO) por duas gestões (4anos). Atuou nas negociações entre o Mercosul e a União Européia, como Co-Presidente do MEBF Mercosul European Business Forum.
É Presidente do CEAL Conselho Empresarial da América Latina, Capitulo Brasil do qual já foi Presidente Internacional.
Atualmente é Conselheiro da, Robert Bosch Internacional Advisory Committee e da América Latina, MAN VW Regional, Lapp Regional, Hamburg Süd Aliança,
É Membro do Conselho de Administração da CMSP (COMPANHIA MELHORAMENTOS DE SÃO PAULO S.A.), da qual é acionista.
É Presidente da IPDES (IP DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL E INSTITUCIONAL LTDA.), empresa que criou como global advisor juntamente com suas sócias para desenvolver negócios, concepções e estratégias.
É membro de diversas entidades empresariais e institucionais de cuidados a idosos, crianças com câncer, e educacionais.
É Personalidade Brasil-Alemanha 2004, pela CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA BRASIL-ALEMANHA - AHK e CONFEDERAÇÃO ALEMÃ DAS CÂMARAS DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA – DIHT.
Escreve mensalmente como colunista na Revista Latin Trade, Opiniões.
É Comendador pela Ordem de Rio Branco.
Recebeu a Cruz Oficial da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha em março de 2006.