Projeto desenvolvido por alunos da FEI é premiado em evento internacional

Com foco no usuário, sistema desenvolvido por formandos em Ciência da Computação visa otimizar a escolha por programação de mídia.

15 de outubro de 2020 - Centro Universitário FEI

Um grupo de formandos do curso de Ciência da Computação da FEI, desenvolveu uma metodologia moderna para sistemas que recomendam automaticamente conteúdos de mídias, com base em técnicas atuais de inteligência artificial. Utilizando uma base de dados de mais de 1 milhão de vídeos o grupo implementou diversas técnicas que, juntas, produziram resultados bem avançados.

O Projeto dos alunos Miller Horvath, Matheus Zamberlan e Victor Finatti, intitulado: “Exploiting Cluster Specialization into Linear Weighted Hybrid Recommender Systems”, ficou entre os três melhores na Conferência Latinoamericana de Trabalhos de Graduação (CLATG), uma das maiores e mais importantes conferências que envolve várias áreas de ciência da computação, realizada em São Paulo, e que tem por objetivo divulgar internacionalmente projetos de todos os países da América Latina nas principais áreas da Ciência da Computação.

Para validar a proposta do projeto, a base de dados - chamada movielens - foi avaliada inicialmente por 6.000 usuários que declaram suas preferências de filmes. Posteriormente, o sistema computacional proposto tenta sugerir, com base no aprendizado automático de Inteligência Artificial, novos filmes para novos usuários. “A ideia, embora tenha por objetivo recomendar filmes, pode ser utilizada em muitos outros sistemas de recomendação como exames médicos, livros, entretenimento e compras em geral", explicou Miller Horvath, um dos integrantes do grupo.

Esta é a primeira vez que um TCC da Ciência da Computação da FEI obteve um prêmio internacional. Isso mostra - segundo o orientador do projeto e professor do Departamento de Ciência da Computação da FEI, Paulo Sérgio Rodrigues - como os alunos do curso têm se destacado cada vez mais em relação a contribuição científica para área, e que os trabalhos desenvolvidos são relevantes para o meio científico. “Os alunos levarem essa mensagem para o público geral é bem mais impactante do que se fosse nós, professores, que trazemos em nosso conhecimento, contribuição diretas de diversas outras instituições. Desde que a FEI implantou o programa de Mestrado e Doutorado em PSI (Processamento de Sinais e Imagens) e IAAAR (Inteligência Artificial Aplicada à Automação e Robótica), houve um impacto positivo muito grande na graduação em diversos cursos, e a Ciência da Computação faz parte disso”, celebrou o professor.