fei

 

João Guilherme Rocha Poço

20180208 012

 

 

Departamento de Engenharia Química

Graduação

Pós- Graduação

 

 

 

Centro Universitário FEI

 

 

 

 

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972

 

 

 

 

 

mailto:jgrpoco@fei.edu.br

 

 

+55 (11) 4353-2900 ext. 2250

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Possui graduação em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Oswaldo Cruz (1980), graduação em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Oswaldo Cruz (1980), graduação em Química Industrial pela Escola Superior de Química Osvaldo Cruz (1982), mestrado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2001).

Foi pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo de 1981 a 2014. Tem experiência na área de Processos Químicos, com ênfase em cinética química e catálise, atuou com processos catalíticos, preparação de catalisadores, síntese de zeólitas, polimerização, biodiesel, reações do silício grau químico e células a combustível do tipo PEM.

Em 2014 assumiu posição de Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Química do Centro Universitário FEI. Na área de pesquisa atua com processos catalíticos voltados para química verde.

 

Linhas de pesquisa

 

1 - Preparação de catalisadores de oxidação seletiva da rota de obtenção de ácido acrílico

O objetivo é o de estudar a preparação e o desempenho de catalisadores de oxidação seletiva da rota de obtenção de ácido acrílico. O foco são os molibdatos de bismuto e molibdato de vanádio aditivados por outros metais. Estão sendo estudadas composições e métodos de preparação envolvendo tratamento hidrotérmico e mesoporização.

Colaborações com UNESP de Araraquara, UNIFESP e Lab. de Processos Químicos do IPT.

 

2 – Estudo da obtenção de “substâncias plataforma” a partir de biomassa.

O objetivo deste projeto é a obtenção de novas substâncias plataformas químicas que são compostos que tem potencial de substituir matérias primas obtidas a partir de petróleo. Estão sendo estudados a obtenção de 5-HMF (hidroximetilfurfural) a partir de frutose e a preparação dos catalisadores com caráter ácido (Bronsted e Lewis) para essa conduzir essa reação em reator tubular (fluxo contínuo).

Colaboração com o IPT.

 

3 – Estudo da oxidação de glicose a ácido glicônico.

O objetivo deste projeto é o estudo da reação para obtenção de gliconatos de sódio que pode ser utilizado com o tensoativo verde ou matéria-prima para indústria farmacêutica. A reação está sendo estudada com de ar ou oxigênio como agente oxidante e utiliza catalisadores adequados para esse fim. Faz parte dos objetivos testar novos catalisadores tais como aqueles sem metais nobres e o levantamento da cinética da reação. Esta reação sendo utilizada como modelo para a reação de obtenção de FDCA a partir de HMF.

 

 

Curriculum Lattes

 

 

 

 

 

 

ResearchGate

 

 

 

 

 

 

Orientações Concluídas

 

 

 

 

 

 

Orientações em Andamento

 

 

 

 

 

 

Principais artigos publicados

 

 

 

 

 

 

Patentes depositadas

 

 

 

 

 

 

Voltar para docentes