top of page
20180613_050717.jpg

Marcilei  Guazzelli

PhD em Física

MARCILEI APARECIDA GUAZZELLI  CONCLUIU O BACHARELADO EM FÍSICA EM 1994 PELO INSTITUTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (IFUSP), O MESTRADO EM 1999 E O DOUTORADO EM FÍSICA EM 2004, TAMBÉM NO IFUSP. REALIZOU ESTAGIO DE PÓS DOUTORADO NO INSTITUTO NACIONAL DE FÍSICA NUCLEAR, ITÁLIA. REALIZOU PÓS DOUTORADO EM 2006 NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, ONDE MANTEM COLABORAÇÕES.  ATUOU COMO PROFESSORA NA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO, ONDE TAMBÉM FOI PRESIDENTE DA COMISSÃO DO LIVRO E MEMBRO DO CORPO EDITORIAL. ATUALMENTE É PROFESSORA ADJUNTA I, COM DEDICAÇÃO INTEGRAL, NO CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI. COORDENA  PROJETOS PARA O ESTUDO DA RADIAÇÃO NATURAL EM SOLOS E EM PLANTAS, EXECUTADO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI E  POIADO PELA FAPESP. PARTICIPA E OUTROS PROJETOS DE PESQUISA EM TÉCNICAS NUCLEARES  UTILIZADAS EM ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS.  ATUA NA ÁREA DE FÍSICA NUCLEAR BÁSICA, FÍSICA NUCLEAR APLICADA E FÍSICA DE MATERIAIS.  ATUALMENTE ESTÁ ATUANDO EM PESQUISA DE MATERIAIS ROBUSTOS A RADIAÇÃO IONIZANTE.


Saiba mais
Início: Bem-vindo

PESQUISAS DESENVOLVIDAS

PROJETOS VISANDO INOVAÇÃO

OS PROJETOS QUE DESENVOLVO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI SÃO PREDOMINANTEMENTE MULTIDISCIPLINARES, RELACIONADOS COM MEGATENDÊNCIAS, EM COLABORAÇÃO COM DIVERSAS INSTITUIÇÕES NACIONAIS E ESTRANGEIRAS.

Início: Afirmação pessoal
eu_formaturapi.jpg

Marcilei Guazzelli

ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA FEI

 PROFESSORA TITULAR EM REGIME DE TEMPO INTEGRAL  DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA.

PROFESSORA COLABORADORA NO PROGRAMA DE MESTRADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA.

PROFESSORA COLABORADORA DO GRUPO GAMA E DO GRUPO DE ESTUDOS DE EFEITOS DE RADIAÇÃO IONIZANTE NO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR DO IFUSP.

Início: Sobre

Principais projetos financiados por agências de fomento.

Minhas funções e responsabilidades

A seguir apresento uma lista da minha experiência profissional no meu campo de atuação.

PROJETO INCT DE FÍSICA NUCLEAR E APLICAÇÕES - CNPq, FAPERJ.

ATUAL

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Física Nuclear e Aplicações (INCT-FNA) foi criado em 2017 para aprofundar a colaboração entre os principais grupos de pesquisa nas áreas teórica, experimental e de aplicações de Física Nuclear no Brasil. O Instituto é uma rede de pesquisa que congrega mais de 30 instituições brasileiras e recebe financiamento do CNPq, da CAPES e da FAPERJ para desenvolver 18 linhas de pesquisa, sempre enfatizando o compromisso das instituições com a formação de recursos humanos altamente qualificados, para que o Brasil desenvolva e domine tecnologias na área nuclear, e a disseminação dos conhecimentos gerados junto ao público.

PROJETO  NUMEN
Agência Européia
Coordenação Catânia - Itália.

ATUAL

O PROJETO NUMEN– Nuclear Matrix Elements in Neutrinoless Double Beta Decay - conta com a participação do Centro Universitário FEI em uma colaboração científica que envolve mais de 70 pesquisadores de diferentes países e mais de 20 instituições diferentes. NUMEN propõe uma técnica inovadora para acessar os elementos da matriz nuclear que entram na expressão do tempo de vida do decaimento beta duplo por medições de seção cruzada de reações Double Charge Exchange (DCE) induzidas por íons pesados. Apesar do fato de que os dois processos, a saber, decaimento beta duplo sem neutrinos e reações DCE, são desencadeados pela interação fraca e forte respectivamente, analogias importantes são sugeridas. O ponto básico é a coincidência das funções de onda de muitos corpos do estado inicial e final nos dois tipos de processos e a similaridade formal dos operadores de transição. 

PROJETO CITAR
FINEP, CNPq

ATUAL

Estratégico para o Brasil, o projeto CITAR - Circuitos Integrados Tolerantes à Radiação Ionizante -  visa suprir o país com a tecnologia de endurecimento à radiação de componentes eletrônicos e preparar a infraestrutura de testes de radiação em território nacional, promovendo a independência tecnológica na área. Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o projeto CITAR é executado pelo INPE, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), Instituto de Estudos Avançados do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (IEAv-DCTA) e Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Início: Experiências

Minhas habilidades

Competências profissionais

Início: Habilidades
IMG-20180831-WA0019.jpg

Coordenadora da disciplina de Física 1, no Centro Universitário FEI

Nesta disciplina buscamos aplicar metodologias ativas para desenvolver o espírito criativo, crítico e científico em nossos alunos.

coordenadora de Laboratório de Física das Radiações - LAFIR

Neste laboratório são desenvolvidos projetos relacionados ao estudo de solos, plantas e alimentos, gerando informações de relevância ambiental, social e econômica. Radionuclídeos provenientes da crosta terrestre que estão presentes em todos os lugares do meio ambiente são um dos principais contribuintes para a exposição humana a radiação ionizante por fontes naturais.

gama.jpg

Minhas habilidades

Competências profissionais

Coordenadora do Laboratório de Efeitos da Radiação Ionizante - LERI

Na área de efeitos da radiação sobre a eletrônica, nosso trabalho envolve modelar a física dos efeitos da radiação, planejar e realizar experimentos em que dispositivos e circuitos eletrônicos são submetidos à radiação ionizante (raios X, prótons e íons energéticos e raios gama) e discutir os resultados destes experimentos. A compreensão dos efeitos da radiação sobre estes dispositivos eletrônicos e o desenvolvimento de metodologias de teste para qualificar os dispositivos são passos essenciais para a criação de estratégias de mitigação dos danos que a radiação causa na eletrônica em ambientes hostis como o espaço, hospitais e clínicas de medicina nuclear, aceleradores de partículas e usinas nucleares.

leri.jpg
Início: Habilidades

"Não havia ninguém por perto para me confundir, então eu fui forçado a ser original"

Joseph Haydn

Início: Citação

Dados

+55 11 43532900

  • Facebook
  • Twitter

Thanks for submitting!

20171006_155826.jpg
Início: Contact
bottom of page