Doutora em Engenharia Biomédica pela UNICAMP

Professor Adjunto I - Centro Universitário FEI

Página profissinal, encontre linhas de pesquisa, publicações e orientações.

Linkedin Lattes

Sobre

A Profa. Dra. Maria Claudia F. de Castro possui graduação em Engenharia Elétrica, ênfase eletrônica, pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1992), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1996 e 2000), na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Estimulação Elétrica Neuromuscular visando à restauração de movimentos das mão de tetraplégicos. Desde 2001 se dedica à docência, desenvolvimento e pesquisa no Centro Universitário FEI.

Ver perfil completo Maria Claudia

Linhas de Pesquisa

Desenvolvimento de Estimuladores e Restauração de Padrões de Movimentos com a Aplicação de Estimulação Elétrica Neuromuscular

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a incidência global anual estimada de lesão da medula espinhal é de 40 a 80 casos por milhão, enquanto o AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade de longo prazo. Ambas são situações impõe restrições a vida pessoal, produtiva e social dos individuos acometidos pelas lesões, devido às limitações motoras e outras condições de saúde. A aplicação de baixos níveis de corrente, em uma sequência e temporização adequadas, em músculos apropriados, é capaz de restaurar artificialmente padrões de movimento de membros paralisados.

Financiador(es):
Centro Universitário FEI e FAPESP
Ativo desde 2005

Processamento, Reconhecimento de Padrões e Classificação de Sinais Biológicos (ECG, EMG, EEG e outros)

O processamento e análise de sinais biológicos pode apoiar a tomada de decisão diagnóstica em sistemas de monitoramento de saúde, mas também servir como ferramenta para a construção de Interfaces Homem-Máquina promovendo uma interligação direta com o sistema nervoso biológico. Aplicações práticas exigem processamento avançado dos sinais e técnicas de inteligência computacional que possam reduzir ruídos e artefatos melhorando a qualidade dos sinais; extração de características usando análises no tempo e em frequência ou modelos estatísticos, explorando as características intrínsecas dos sinais biológicos e fornecendo informações úteis para o reconhecimento e classificação de padrões visando o diagnóstico ou às intenções de comando que serão transmitidas à máquina.

Financiador(es):
Centro Universitário FEI
Ativo desde 2009

Órteses e Próteses

A principal função da mão e do membro superior humano é agarrar e manipular objetos. Assim, essa perda afeta a capacidade de pessoas com amputação e com membros paralisados de realizar atividades de vida diária, levando a um impacto significativo em sua independência e qualidade de vida. Hoje existem sistemas robóticas comerciais sofisticados disponíveis no mercado. No entanto, a necessidade de dispositivos acessíveis impulsionou o desenvolvimento de sistemas de impressão 3D para possibilitar seu uso por um maior número de pessoas. O projeto MARMS (Manufatura Aditiva na Reabilitação de Membros Superiores) visa o desenvolvimento de órteses para membros superiores para uso no processo de reabilitação e avaliação dos movimentos da mão de pacientes com Tetraplegia e Hemiplegia, funcionando também como Tecnologia Assistiva no auxílio à realização das atividades cotidianas. O desenvolvimento é baseado no uso de manufatura aditiva associada a otimização topológica e metamateriais.

Financiador(es):
Centro Universitário FEI e FINEP
Ativo desde 2011

Gamificação em Ambientes de Realidade Virtual

O indivíduo com deficiência motora encontra dificuldades na rotina diária, o que interfere em sua independência e qualidade de vida e a fisioterapia e a reabilitação são essenciais para reduzir dependência funcional. Contudo, falta de motivação é um dos maiores, devido ao processo ser longo e repetitivo, o que piora a eficácia dos procedimentos e diminui as taxas de recuperação do paciente. A gamificação e a realidade virtual são técnicas promissoras interativas, que maximizam a imersão em um ambiente 3D motivacional e lúdico, promovendo maior engajamento.

Financiador(es):
Centro Universitário FEI, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq) e FAPESP
Ativo desde 2017

Contato

Quer entrar em contato? Enviar dúvida ou sugestão?

Maria Claudia mclaudia@fei.edu.br