Doutora em Engenharia Biomédica pela UNICAMP

Professor Adjunto I - Centro Universitário FEI

Página profissinal, encontre publicações e projetos acadêmicos.

Sobre

A Profa. Dra. Maria Claudia F. de Castro possui graduação em Engenharia Elétrica, ênfase eletrônica, pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1992), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1996 e 2000), na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Estimulação Elétrica Neuromuscular visando à restauração de movimentos das mão de tetraplégicos. Desde 2001 se dedica à docência, desenvolvimento e pesquisa no Centro Universitário FEI.

Ver perfil completo Maria Claudia

Projetos

1 / 4
Restauração de padrões de Movimentos com a Aplicação de Estimulação Elétrica Neuromuscular

A aplicação de baixos níveis de corrente, em uma sequência e temporização adequadas, em músculos apropriados, é capaz de restaurar artificialmente padrões de movimento de membros paralizados.

Financiador(es):
Centro Universitário FEI e FAPESP
Ativo desde 2005

Reconhecimento de Padrões e Classificação de Sinais Mioelétricos

Aquisição e Processamento de sinais mioelétricos associados à movimentos dos braços e das mãos, visando à identificação de padrões específicos que possam ser utilizados no comando de dispositivos robóticos.

Financiador(es):
Centro Universitário FEI
Ativo desde 2009

Reconhecimento de Padrões e Classificação de Sinais Eletroencefalográficos

Aquisição e processamento de sinais eletroencefalográficos associados à execução ou imaginação de movimentos, visando a identificação de padrões específicos que possam ser utilizados para o controle de dispositivos robóticos.

Financiador(es):
Centro Universitário FEI
Ativo desde 2011

Estudos da Interação Humano Máquina Através de Mapeamento Cerebral em Ambiente de Realidade Virtual

Desenvolver e avaliar o desempenho de um sistema de aquisição de Eletroencefalograma de 32 canais, possibilitando o Mapeamento Cerebral, em conjunto com o desenvolvimento de um sistema de Realidade Virtual, proporcionando diversidade e flexibilidade de cenários experimentais. Além dos dispositivos, pretende-se estudar a atividade cerebral, através de mapeamento, durante a Interação humana com controle de interfaces, seja no ambiente virtual, ou no real.

Financiador(es):
Centro Universitário FEI, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq) e FAPESP
Ativo desde 2017

Contato

Quer entrar em contato? Enviar dúvida ou sugestão?

Maria Claudia
mclaudia@fei.edu.br