| Resumo: Este
        trabalho envolveu o projeto e a implementação de um sistema de visão
        computacional baseado em hardware para ser utilizado em um time de
        robôs. Foram implementados três algoritmos tradicionais da área de
        Visão Computacional na linguagem de descrição de hardware VHDL. O
        primeiro algoritmo é um filtro de cores baseado em limiares que
        transforma uma imagem colorida em monocromática. O segundo algoritmo
        foi um de extração de bordas que trabalha com base em uma imagem
        monocromática. O terceiro algoritmo é do tipo chain code, que faz uma
        varredura na imagem gerada pelo segundo algoritmo, que contém apenas as
        bordas dos objetos, e cria uma lista (o chain code) para cada objeto que
        possua um contorno fechado, a partir do qual se gera uma lista com a
        área, o tamanho do contorno mínimo (chain size), a posição do centro
        de área para cada objeto. Finalmente, foi preciso converter diretamente
        sinal de uma câmera para o padrão RGB, utilizando um decodificador de
        vídeo. Através dos resultados obtidos pode-se concluir que a
        implementação em Hardware Programável torna o sistema extremamente
        eficiente. O tempo necessário para o processamento de cada imagem
        indica que, teoricamente, o sistema poderia processar aproximadamente
        649 imagens no formato 240 x 320 pixels por segundo, tempo
        aproximadamente 20 vezes menor que uma implementação em linguagem C e
        ambiente Linux testada para comparação. |