Resumo: Este
projeto estuda agentes capazes de atuar no domínio do Futebol de
Robôs, segundo uma abordagem baseada em Programação Genética. Os
agentes implementados foram os seguintes: primeiro, agentes capazes de
seguir paredes e a seguir, agentes capazes de seguir uma bola, ambos em
um ambiente simulado. O objetivo principal da implementação do
Seguidor de Paredes, é desenvolver um indivíduo que seja capaz de
percorrer toda a lateral do ambiente. O Seguidor de Bola foi escolhido
para ser o segundo passo da evolução, pois apresenta maior dificuldade
que o Seguidor de Paredes, adiciona elementos como a bola e obstáculos.
Utilizando-se PG, pode-se criar qualquer tipo de indivíduo que,
relacionado com o seu ambiente, produza os resultados desejados desde
que se conheça as habilidades necessárias e a relação com o
ambiente. Portanto, um aspecto importante na PG é a simulação do
ambiente. A função de fitness é essencial para o controle dos
indivíduos que permanecerão para as próximas gerações. Por isso se
for escolhida uma função de fitness que não selecione corretamente os
indivíduos que permanecerão, estará se perdendo tempo de execução e
evoluindo uma população que certamente fracassará em seu objetivo.
Trabalhos futuros incluem a criação de agentes |