| Resumo: Este
        projeto estuda agentes capazes de atuar no domínio do Futebol de
        Robôs, segundo uma abordagem baseada em Programação Genética. Os
        agentes implementados foram os seguintes: primeiro, agentes capazes de
        seguir paredes e a seguir, agentes capazes de seguir uma bola, ambos em
        um ambiente simulado. O objetivo principal da implementação do
        Seguidor de Paredes, é desenvolver um indivíduo que seja capaz de
        percorrer toda a lateral do ambiente. O Seguidor de Bola foi escolhido
        para ser o segundo passo da evolução, pois apresenta maior dificuldade
        que o Seguidor de Paredes, adiciona elementos como a bola e obstáculos.
        Utilizando-se PG, pode-se criar qualquer tipo de indivíduo que,
        relacionado com o seu ambiente, produza os resultados desejados desde
        que se conheça as habilidades necessárias e a relação com o
        ambiente. Portanto, um aspecto importante na PG é a simulação do
        ambiente. A função de fitness é essencial para o controle dos
        indivíduos que permanecerão para as próximas gerações. Por isso se
        for escolhida uma função de fitness que não selecione corretamente os
        indivíduos que permanecerão, estará se perdendo tempo de execução e
        evoluindo uma população que certamente fracassará em seu objetivo.
        Trabalhos futuros incluem a criação de agentes |