Título |
Sistema de Entretenimento Interativo |
Title |
Interactive Entretainment System |
Autor / Colaborador |
Shimoosako, Sérgio Kenji; Taveira, Ricardo; Akira, Fernando / Freitas, Alan |
Bolsista Agência |
Sem Bolsa |
Instituição (Sigla) |
Faculdade de Engenharia industrial/FEI |
Unidade |
Engenharia |
Departamento |
Elétrica |
Orientador |
Bianchi, R. A. C. |
Agência Financiadora |
Sem Bolsa |
Resumo: O
objetivo deste trabalho é o projeto e a implementação de um sistema de
entretenimento interativo, onde um usuário possa interagir com o
computador através de movimentos do corpo (mãos, cabeça) capturados e
analisados através de um sistema de visão computacional. Como exemplo
das capacidades deste tipo de interface homem-máquina, será construído
um jogo de computador baseado em realidade virtual.
O objetivo do jogo, cujo público alvo são as crianças, é fazer com que
o usuário possa fazer a maior pontuação ?matando? os jacarés que irão
surgindo ao redor da tela. Deve-se encobrir com a mão a imagem do
jacaré assim que aparecer nas beiras da tela antes que ele desapareça e
consequentemente causando a perda de pontos. À medida que o jogador
avança na pontuação o nível de dificuldade do jogo aumenta.
O funcionamento do sistema é dividido basicamente em duas partes. Na
primeira parte é realizada a calibração do sistema e na segunda parte,
a partir de uma imagem digital capturada utilizando-se uma câmara são
aplicados algoritmos que separarão o fundo da imagem da pessoa, cuja
imagem será enviada para a tela gráfica e são encontrados dados como a
posição X,Y da pessoa e as posições Xe, Ye, Xd e Yd referentes às mãos
da pessoa. De posse destes dados será feita uma análise para saber se
as mãos ultrapassaram a área determinada em que o jogo produzirá algum
efeito, interagindo com o jogo.
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Área Pesquisa |
ENGENHARIAS E EXATAS / Engenharia Elétrica / Eletrônica |