| Título | Sistema de Entretenimento Interativo | 
| Title | Interactive Entretainment System | 
| Autor / Colaborador | Shimoosako, Sérgio Kenji; Taveira, Ricardo; Akira, Fernando / Freitas, Alan | 
| Bolsista Agência | Sem Bolsa | 
| Instituição (Sigla) | Faculdade de Engenharia industrial/FEI | 
| Unidade | Engenharia | 
| Departamento | Elétrica | 
| Orientador | Bianchi, R. A. C. | 
| Agência Financiadora | Sem Bolsa | 
| Resumo: O objetivo deste trabalho é o projeto e a implementação de um sistema de entretenimento interativo, onde um usuário possa interagir com o computador através de movimentos do corpo (mãos, cabeça) capturados e analisados através de um sistema de visão computacional. Como exemplo das capacidades deste tipo de interface homem-máquina, será construído um jogo de computador baseado em realidade virtual. O objetivo do jogo, cujo público alvo são as crianças, é fazer com que o usuário possa fazer a maior pontuação ?matando? os jacarés que irão surgindo ao redor da tela. Deve-se encobrir com a mão a imagem do jacaré assim que aparecer nas beiras da tela antes que ele desapareça e consequentemente causando a perda de pontos. À medida que o jogador avança na pontuação o nível de dificuldade do jogo aumenta. O funcionamento do sistema é dividido basicamente em duas partes. Na primeira parte é realizada a calibração do sistema e na segunda parte, a partir de uma imagem digital capturada utilizando-se uma câmara são aplicados algoritmos que separarão o fundo da imagem da pessoa, cuja imagem será enviada para a tela gráfica e são encontrados dados como a posição X,Y da pessoa e as posições Xe, Ye, Xd e Yd referentes às mãos da pessoa. De posse destes dados será feita uma análise para saber se as mãos ultrapassaram a área determinada em que o jogo produzirá algum efeito, interagindo com o jogo. | |
| Área Pesquisa | ENGENHARIAS E EXATAS / Engenharia Elétrica / Eletrônica |