Título Sistema de Entretenimento Interativo
Title Interactive Entretainment System
Autor / Colaborador Shimoosako, Sérgio Kenji; Taveira, Ricardo; Akira, Fernando / Freitas, Alan
Bolsista Agência Sem Bolsa
Instituição (Sigla) Faculdade de Engenharia industrial/FEI
Unidade Engenharia
Departamento Elétrica
Orientador Bianchi, R. A. C.
Agência Financiadora Sem Bolsa 
Resumo: O objetivo deste trabalho é o projeto e a implementação de um sistema de entretenimento interativo, onde um usuário possa interagir com o computador através de movimentos do corpo (mãos, cabeça) capturados e analisados através de um sistema de visão computacional. Como exemplo das capacidades deste tipo de interface homem-máquina, será construído um jogo de computador baseado em realidade virtual. O objetivo do jogo, cujo público alvo são as crianças, é fazer com que o usuário possa fazer a maior pontuação ?matando? os jacarés que irão surgindo ao redor da tela. Deve-se encobrir com a mão a imagem do jacaré assim que aparecer nas beiras da tela antes que ele desapareça e consequentemente causando a perda de pontos. À medida que o jogador avança na pontuação o nível de dificuldade do jogo aumenta. O funcionamento do sistema é dividido basicamente em duas partes. Na primeira parte é realizada a calibração do sistema e na segunda parte, a partir de uma imagem digital capturada utilizando-se uma câmara são aplicados algoritmos que separarão o fundo da imagem da pessoa, cuja imagem será enviada para a tela gráfica e são encontrados dados como a posição X,Y da pessoa e as posições Xe, Ye, Xd e Yd referentes às mãos da pessoa. De posse destes dados será feita uma análise para saber se as mãos ultrapassaram a área determinada em que o jogo produzirá algum efeito, interagindo com o jogo.
Área Pesquisa  ENGENHARIAS E EXATAS / Engenharia Elétrica / Eletrônica

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