| Título | Sistema de Jogos Interativos Utilizando Visão Computacional e Redes de Computadores |
| Title | Interactive Gaming System using Computer Vision and Networks |
| Autor / Colaborador | Leandro Augusto da Silva; Amilcar José Pucciarelli; Carlos Eduardo Acetto Bombonatti / Marcelo Artur Mukaida; Mateus Pugliesi Larrabure |
| Bolsista Agência | Sem Bolsa |
| Instituição (Sigla) | Faculdade de Engenharia industrial/FEI |
| Unidade | FEI |
| Departamento | Engenharia Elétrica |
| Orientador | Reinaldo Augusto da Costa Bianchi |
| Agência Financiadora | Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros. |
| Resumo O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um sistema que utiliza técnicas de Visao Computacional para permitir que dois jogadores utilizando computadores conectados a uma rede possam interagir em um ambiente virtual. Dois jogos foram desenvolvidos.Vôlei é um jogo de destruição de blocos,onde um jogador deve destruir o castelo do outro. O funcionamento se dá da seguinte maneira:uma webcam captura uma sequência de imagens que é interpretada utilizando técnicas de Visao Computacional para se obter os movimentos do usuário. Quando um movimento do jogador toca um objeto virtual, como a bola, esta se move. As imagens dos jogadores e os dados de controle do jogo são compartilhados entre os dois computadores através de uma rede, permitindo aos usuários interagirem em um mesmo espaço virtual. As principais técnicas utilizadas para o desenvolvimento do projeto foram: Visão Computacional, Rede de Computadores e Jogos. A Visão Computacional foi utilizada na interpretação dos movimentos do usuário; o conceito de Rede de Computadores permite a troca de informações necessárias para o jogo entre os computadores; e técnicas de desenvolvimento de Jogos foram usadas para a construção dos ambientes virtuais. Pode-se concluir que este novo tipo de interface homem-máquina, que consiste em interpretar comandos fornecidos pelos usuários através de gestos, muito contribuirá para a redução do sedentarismo dos usuários em frente ao computador substituindo o mouse e o teclado por uma câmera. | |
| Área Pesquisa | ENGENHARIAS E EXATAS / Engenharia Elétrica / Eletrônica |