Título |
Sistema de Jogos Interativos Utilizando Visão Computacional e Redes de Computadores |
Title |
Interactive Gaming System using Computer Vision and Networks |
Autor / Colaborador |
Leandro
Augusto da Silva; Amilcar José Pucciarelli; Carlos Eduardo Acetto
Bombonatti / Marcelo Artur Mukaida; Mateus Pugliesi Larrabure |
Bolsista Agência |
Sem Bolsa |
Instituição (Sigla) |
Faculdade de Engenharia industrial/FEI |
Unidade |
FEI |
Departamento |
Engenharia Elétrica |
Orientador |
Reinaldo Augusto da Costa Bianchi |
Agência Financiadora |
Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros. |
Resumo O
objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um sistema que utiliza
técnicas de Visao Computacional para permitir que dois jogadores
utilizando computadores conectados a uma rede possam interagir em um
ambiente virtual. Dois jogos foram desenvolvidos.Vôlei é um jogo de
destruição de blocos,onde um jogador deve destruir o castelo do outro.
O funcionamento se dá da seguinte maneira:uma webcam captura uma
sequência de imagens que é interpretada utilizando técnicas de Visao
Computacional para se obter os movimentos do usuário. Quando um
movimento do jogador toca um objeto virtual, como a bola, esta se move.
As imagens dos jogadores e os dados de controle do jogo são
compartilhados entre os dois computadores através de uma rede,
permitindo aos usuários interagirem em um mesmo espaço virtual. As
principais técnicas utilizadas para o desenvolvimento do projeto foram:
Visão Computacional, Rede de Computadores e Jogos. A Visão
Computacional foi utilizada na interpretação dos movimentos do usuário;
o conceito de Rede de Computadores permite a troca de informações
necessárias para o jogo entre os computadores; e técnicas de
desenvolvimento de Jogos foram usadas para a construção dos ambientes
virtuais. Pode-se concluir que este novo tipo de interface
homem-máquina, que consiste em interpretar comandos fornecidos pelos
usuários através de gestos, muito contribuirá para a redução do
sedentarismo dos usuários em frente ao computador substituindo o mouse
e o teclado por uma câmera. |
Área Pesquisa |
ENGENHARIAS E EXATAS / Engenharia Elétrica / Eletrônica |