FAQ

Você tem alguma dúvida? A FEI responde!

Qual o tipo de cola poderá ser utilizada?

Não há a princípio restrições de cola, sendo que a pesquisa do melhor adesivo faz parte do concurso. Contudo, NÃO é permitido o uso de colas PU e outras destinadas à fixação de aço e concreto, as quais compões massa e rigidez extra à ponte, devendo o adesivo ser adicionado apenas para a colagem entre os palitos.

A FEI disponibilizará cola de madeira branca tipo PVA para a montagem das pontes, bem como os materiais necessários para a construção das pontes.

Qual tipo de barbante que é utilizado?

De algodão, modelos 4/4 e 4/8.

A FEI disponibilizará barbantes para a construção da ponte.

Qual o tipo de clipes e como pode ser usado?

Os clipes permitidos para a construção da ponte é o N°2 e podem ser igualmente usados para fixações, podendo estes permanecer na ponte acabada.

A FEI disponibilizará clipes para a construção da ponte.

Os palitos podem ser cortados ou furados?

Sim, porém deverão ser furados ou cortados no dia do concurso.

Há limitação de quantidade para uso de palitos, barbantes na ponte?

Não existem limites para palitos e barbantes. O barbante não pode ser torcido, somente usado com fios simples. Não podendo cruzar transversalmente ou longitudinalmente a ponte acabada.

No caso dos palitos, o peso da ponte é levado em conta na nota final, portanto a quantidade de palitos interfere nesse fator, ou seja, quem fizer a ponte com menos palitos e proporcionalmente carregar o maior peso tem vantagem.

Qual a quantidade máxima de clipes que eu posso utilizar?

Quanto aos clipes, a quantidade é livre, lembrando sempre que o peso da ponte influência na pontuação final.

É permitido soldar alguma parte da ponte? Por exemplo soldar os clips.

Não, a solda não é permitida, apenas a colagem, encaixe, dobra e uso dos clipes como pinos de fixação dos palitos.

É permitido o uso de ferramentas?

Sim, porém é importante que os usuários das ferramentas tragam equipamentos de segurança, como óculos e luvas e devem seguir as orientações de segurança dos monitores e da comissão organizadora.

Somente deverá ser usado 01 equipamento por ponto de energia, para evitar a sobrecarga de energia.

Tem mais de 01 equipe para participar do concurso, o que eu faço?

Nesta edição apenas o representante da escola poderá efetuar a inscrição de 01 equipe.

No caso da escola ter mais de 01 equipe, as outras equipes poderão ser inscritas, mas ficarão na lista de espera e poderão substituir a equipe principal, caso haja alguma eventualidade que implique na desistência da participação.

O grupo pode trazer um gabarito?

Sim, é permitido. Porém é preciso que esteja escrito no gabarito a palavra MODELO.

Podemos levar os palitos para o dia da montagem já cortados e dimensionados conforme nosso projeto?

Não se deve levar palitos cortados ou pré-preparados: todo o processo de execução deve ser feito no concurso. Tudo que for levado pré-montado, pré-furado, pré-cortado, etc., ou como modelo deverá ser identificado como tal e não poderá ser usado na ponte a ser construída.

Sobre a altura do tabuleiro, quais são as medidas?

As medidas serão feitas olhando a ponte de perfil e medindo-se a altura da estrutura do tabuleiro. Do nível do carrinho a estrutura do tabuleiro não pode estar abaixo de 3,0cm; acima, nas extremidades da “pista de rolamento” o “guard-rail”, com 1,5 cm de largura, não pode ser mais alto do que 1,0cm.

É possível utilizar barbantes colados? Não digo trançados, mas sim unidos?

Colar dois barbantes é relativamente o mesmo que entrelaçá-los, dessa forma sugerimos não colá-los, apenas usá-los lado a lado para evitar dúbias interpretações.

Há um limite máximo de carga a ser aplicada?

Sim, para o caso da carga móvel, pois as células de carga usadas têm limite de 80kgf de cada lado. Sendo assim, acima de 160 kgf é necessário realizar ensaio estático, até o limite de aproximadamente 300 kgf.

A travessia será interrompida quando houver ruptura total da ponte ou quando houver até mesmo uma (pequena) ruptura parcial?

As condições de finalização do ensaio são a perda de estabilidade, que inclui a ponte cair dos apoios (estrutura flexível) ou romper bruscamente (estrutura rígida). Em geral, se houver rupturas de palitos localizadas, mas ainda for possível avançar com o trem-tipo para o outro lado, a Travessia é validada. Em última análise se repete a mesma carga para tirar a dúvida, se a equipe concordar, se não considera-se ruptura.

O kit de amostra pode ser retirado quando? E com quem?

Este kit de amostra está disponível na Coordenadoria de Comunicação da FEI, à Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, São Bernardo do Campo - SP, telefone 4353-2901- ramal 2252 / 2017 - Falar com Rose.

No caso de pilastra central qual a medida do vão entre o tabuleiro e o apoio? Qual o tamanho da pilastra?

A pilastra central não será aceita neste evento. Ela foi usada numa edição especial em que o projeto incluiu o aspecto Geotécnico do projeto, onde as fundações deste pilar central foram também avaliadas. Nessa edição essa tipologia não poderá ser feita.