EXPO MECAUT

Smart Wagon

Sistema de Estabilidade para Veículos Articulados.

O projeto

Inicialmente na introdução foi citado sobre alguns dados estatísticos e a contextualização do problema. Nosso objetivo de estudo foram acidentes envolvendo caminhões articulados com foco em acotovelamento. A revisão bibliográfica abordou o estudo dos diferentes tipos de acidentes ocasionados em rodovias por veículos articulados. Além disso, foram apresentadas ferramentas utilizadas para validação deste trabalho, sendo elas: “5 Porquês”, Golden Circle e Análise de Viabilidade.

Na etapa da visão geral do projeto foi apresentado um panorama mais amplo como o estudo do benchmarking, afim de conhecer melhor as opções que existem no mercado, e a matriz de decisão elaborada para o auxílio na escolha da melhor alternativa. Enxergamos que o propósito do projeto é a criação de um sistema para melhorar problemas de instabilidade, pois o transporte de carga deve ser feito de forma segura, preservando a vida e bem estar dos motoristas e passageiros. Assim, atuaremos no sistema de freios que será acionado para corrigir a trajetória e limitar o ângulo formado entre o caminhão-trator e o semirreboque evitando que o veículo chegue a uma condição onde a retomada de estabilidade seja impossível. O sistema será comercializado na forma de implemento para carretas já existentes baseando-se em uma equiparação dinâmica entre o cavalo-trator e o semirreboque.

Em seguida, foram apresentadas as ferramentas analíticas que foram utilizadas com a intenção de auxiliar o desenvolvimento e entendimento do projeto, identificar as peças a serem utilizadas, interação do sistema, possíveis falhas e suas soluções. São elas o StoryBoard, Boudary Diagram, P-Diagram, Engenharia Reversa, WOIS, Análise de Valor, FAST, SCAMPER e FMEA O próximo passo foi o desenvolvimento do projeto no qual foi apresentado as parcerias, modelo de negócio e CANVAS. Disso tirou-se quais seriam nosso público alvo além de uma base de custos para se ter uma ideia do nosso potencial de crescimento. Nosso modelo matemático cita a criação de equações e simulações nas qual foram utilizadas para o projeto. Foi citado também a base da dinâmica veicular utilizada para se obter uma equiparação dos efeitos físicos com a simulação. Além disso, é citado o tipo de estratégia de controle que foi implantada para se fazer a interação entre sensores e atuadores.
Finalizado a simulação foi feita uma coleta de dados para se comprovar a eficácia do sistema bem como sua real contribuição para ajudar a reduzir a instabilidade do veículo. Com a eficácia do sistema comprovada foi possível criar o dimensionamento dos componentes que serão necessários para realizar o funcionamento desejado do sistema. Com os itens já definidos agora entramos na etapa de custos na qual poderemos ter uma maior evidência de valor do produto bem como nosso payback e investimento inicial.

Com o objetivo de ajudar na visualização e montagem dos componentes no conjunto, criamos um modelo 3D e desenhos 2D. Outro objetivo dos desenhos é verificar possíveis falhas na montagem que não são perceptíveis somente com diagramas, fluxogramas ferramentas de engenharia e dimensionamento.

Nas conclusões citamos alguns pontos relevantes que foram importantes para o desenvolvimento do projeto, bem como o ganho humano e técnico de assuntos não abordados com profundidade durante o curso.

Arquivos

Clique nos documentos abaixo para visualizar.

Integrantes

Conheça abaixo os integrantes.

Iago
Ana Laura
Maria Farsura
Iago Gardinalli
Denis Adriano
Nathália
Herick
Felipe
João