O projeto

Contextualização
O transporte de pessoas em ambulâncias nunca foi um bem desejável a ninguém, ainda mais sabendo que esse tipo de veículo pode também ser um dos motivos do número de mortes, incapacidades físicas e psicológicas que o transporte pode causar. Isso porque, não há modificações concisas no projeto de um veículo ambulância em relação a um furgão para carregamento de cargas. Pensando nisso, surgiu o Smooth Saving, que oferece um maior conforto para os pacientes, além de proporcionar também melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde durante o trajeto. Atenuando vibrações decorrentes das oscilações do solo, que são transferidas ao veículo.
Escopo e Clientes
O sistema Smooth Saving pode ser instalado na frota já existente, permitindo que seus potenciais compradores sejam rede de hospitais, empresas que adaptam furgões em ambulâncias e os governos federal, estadual e municipal.
Solução Proposta
Pensando nisso, surgiu o Smooth Saving, que oferece um maior conforto para os pacientes, além de proporcionar também melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde durante o trajeto, atenuando vibrações decorrentes das oscilações do solo, através de um amortecedor magneto-reológico programado por lógica Fuzzy, utilizando um modelo Skyhook.
Sistema Smooth Saving
Com esta solução, as chances de aumento de lesões aos pacientes, que já estão em estado crítico, diminuem, menos tempo é perdido durante o transporte e é diminuído os erros em procedimentos médicos.
Caminho de desenvolvimento
Em primeiro lugar, foi verificado como as oscilações do solo chegam ao paciente e à equipe médica dentro da ambulância. Esta análise fez com que o grupo entendesse que as vibrações que chegam a estas pessoas em ambulâncias convencionais se deve muito ao projeto do veículo: são projetados para carregar grandes cargas se comparado a necessidade de um veículo de emergência.
Entendido isso, o grupo partiu para um sistema que comandasse eletronicamente a sistema de suspensão, porém que fosse relativamente barato e de fácil acesso no mercado. Optou-se por amortecedores magneto-reológico.
A programação dos amortecedores foi baseada em lógica Fuzzy utilizando um modelo Skyhook, que era o mais adequado ao projeto. Porém as molas sofreram modificações para melhorar o conforto e a segurança, tanto no eixo traseiro quanto no dianteiro, pois mexendo no eixo traseiro, o dianteiro sofre interferência.
As modificações colocadas juntamente com a lógica que responde às solicitações da pista permitem que os pacientes sofram menos durante os transportes e poupam tempo, pois com a diminuição das acelerações verticais, o motorista não precisa parar para se realizar um procedimento médico pela equipe de saúde.
Arquivos
Clique nos documentos abaixo para visualizar.
Integrantes
Conheça abaixo os integrantes.






