O projeto

Do latim, Statera significa equilíbrio. A manutenção ativa dele por nós nos previne de cair. Idosos, por inúmeros fatores, deixam de fazer essa manutenção do equilíbrio, sendo a queda de pessoas da terceira idade um problema de saúde pública de acordo com a OMS. E em um país como o Brasil, no meio do envelhecimento populacional, esse é um problema que se acentuará significativamente.

Neste trabalho, foi engendrado como solução um airbag localizado na cintura, que ameniza os efeitos adversos da queda na região com maior índice de acometimento por ela, o colo do fêmur. Para o mecanismo de ativação do airbag, treinou-se e testou-se múltiplos algoritmos de machine learning alimentados com dados feitos pelos integrantes da equipe para desenvolver um padrão de classificação de movimentos de modo que a queda fosse detectada.

Quando detectada, gás carbônico pressurizado em um cilindro tem seu escoamento permitido, inflando o airbag que atua como um amortecedor, diminuindo o pico da força de impacto e assim, evitando a fratura da região e permitindo que o idoso fique de pé e se equilibre uma vez mais.

Arquivos

Clique nos documentos abaixo para visualizar.

Integrantes

Conheça abaixo os integrantes.

Carlos Ricardo Rosencrantz Neto
Érika Figueiredo Hehnes
Gustavo Moura Cavalcanti
Henrique Oliver Brandão
Herbert Alex Gouveia Kammerer
Mario Luis Escobar Gonzalez
Roberto Grecco Filho