Com uma tecnologia desenvolvida pelos alunos de Engenharia Mecânica, em parceria com a Dassault Systemes, você tem a oportunidade de visualizar detalhes estruturais do carro, sustentação e como ele é construído. Com metodologias e sistemas utilizados em aula, o projeto deixará um importante legado para Roas de Ouro, que poderá usar o modelo e o sistema desenvolvido nos futuros carnavais, e que trará além de segurança a otimização do uso de recursos pela Escola na produção das Alegorias.
Levar a Realidade Virtual para a avenida e para a sala da sua casa – isso mesmo – sua casa, esse é o objetivo dessa tecnologia que permitirá ver em seu celular o carro Abre Alas e um sexto carro alegórico andando na avenida ou em qualquer espaço plano e vazio. Baixe o aplicativo Carnaval 4.0 e curta o CARNAVAL QUE VOCÊ NUNCA VIU!
No carro Abra Alas, você verá a sincronia de seis braços robóticos programados pelos alunos de Engenharia Elétrica da FEI em parceria com a Contric, Staubli e Universal Robots.
Dois deles simularão a montagem de um cérebro humano!
Mas afinal. O que significa o samba enredo “Tempos Modernos”?
Neste Quiz interativo e divertido, levaremos à você a oportunidade de aprender mais sobre a Revolução 4.0, Futuro do Trabalho, Inteligência Artificial, Engenharia e outros temas que compõem este enredo envolvente e que deixará um legado de um CARNAVAL COMO VOCÊ NUNCA VIU.
Empresas renomadas e comprometidas com o desenvolvimento de alta tecnologia estão abraçadas com a FEI e a Rosas de Ouro no desenvolvimento dos projetos voltados à Revolução 4.0, Internet das Coisas, Realidade Aumentada e Engenharia. Nossos alunos, protagonistas no desenvolvimento desses projetos, estão utilizando ferramentas, softwares e espaços cedidos por essas empresas que, juntos com a FEI deixarão um legado e aprendizado que irão além do Carnaval e se tornarão parcerias importantes para o desenvolvimento do País.
Neste desafio contamos com a parceria da Contric – empresa referência em projetos e montagens de instalações industriais, painéis elétricos e robótica, e que foram responsáveis pelo desenvolvimento dos painéis instalados no carro Abra Alas.
Além da Contric, a Eplan Efficient Engineering, que tem como missão assessorar empresas sobre otimização de processos, desenvolvimento de softwares, também tem sido parceria da FEI e da Rosas no desenvolvimento das instalações elétricas do carro Abre Alas.
A Dassault Systèmes, empresa especializada em desenvolvimento de softwares, está com a FEI neste desafio também, fornecendo e auxiliando nossos alunos no projeto 3D do carro Abre Alas.
A ABB, outra empresa líder pioneira em tecnologia energética e de robôs ficou com a missão de levar os robôs para a avenida. Nossos alunos trabalharam juntamente com técnicos da empresa na montagem e programação dos robôs que estarão nas alegorias no Robô Ritmista.
Também na área robótica do projeto, a Stäubli, fornecedora de soluções de mecatrónica globais em Conetores, Robótica e Têxtil levará para avenida toda tecnologia de seus robôs.
A Universal Robots, empresa especializada em robôs colaborativos também colocaram seus robôs a serviço da arte.
Para gerenciar todo este processo, a FEI também conta com a parceria da SPI Integradora, empresa que tem como propósito prover soluções em automação industrial e tecnologia da informação.
Saiba mais sobre os nossos parceiros:
Quer saber mais sobre Indústria 4.0, Inteligência Artificial, o futuro do trabalho?
Confira vídeos e matérias com especialistas da FEI.
Robótica e Realidade Aumentada têm se tornado cada vez mais importantes no cuidado com a saúde.
Confira neste artigo produzido pelo coordenador do curso de Ciência da Computação da FEI, como o avanço dessa tecnologia irá impactar a vida do ser humano.
FEI é unica Instituição de ensino no Brasil e a segunda no mundo a contar com a plataforma MindSphere da Siemens nos laboratórios de Manufatura Digital.
Confira a entrevista com o Coordenador da Engenharia Elétrica e Automação e Controle da FEI sobre a quinta geração de internet móvel deve permitir que praticamente qualquer objeto se conecte à internet através da rede celular.
A customização em massa em um ambiente multidisciplinar e colaborativo deverá fazer parte do futuro das empresas.
Confira o artigo produzido Prof. Fábio Lima e Alexandre Massote da Engenharia de Produção do Centro Universitário FEI
Em uma entrevista ao Instituto 4.0, os professores da FEI Gustavo Donato e Fábio Lima falam sobre a tecnologia 4.0 que tem revolucionado a produção industrial
FEI
(11) 4353-2901
fbomfim@fei.edu.br
Grupo CDI
(11) 3817-7969
daniel.generalli@cdicom.com.br
Grupo CDI
(11) 3817-8002
jorge@cdicom.com.br
Grupo CDI
(11) 3817-7975
pedro.amancio@cdicom.com.br
Grupo CDI
(11) 3817-7947
everteon@cdicom.com.br