Os trabalhos selecionados como representantes de sala das turmas de Práticas de Inovação I e II serão apresentados em formato de vídeo para a avaliação dos professores e convidados.

Conheça os Projetos - Julho de 2020


A partir das Megatendências, alunos desenvolvem a análise e solução de problemas. Cada grupo deverá ter a ideia selecionada de um projeto inovador que será testado e refinado pela disciplina seguinte. Ferramentas: Design thinking, Matriz Guto, 5w2h, Focus group.



Ajudapp aplicativo para deficientes

Megatendência: Cidades Inovadoras

O Problema: O problema que estamos enfrentando é de tentar melhorar a vida de pessoas deficientes, pois como todos já sabem, eles enfrentam diversas dificuldades todos os dias e queremos diminuir isso.

Solução: Nós queremos a partir de um aplicativo fazer com que essas pessoas se sintam melhores diante da sociedade, para que elas possam participar de atividades, fazer coisas que talvez antes não pudessem e superar obstáculos.

Alunos: Juliana Paulo Mayer de Paula, Lais Samos Ressurreição, Rafaela Siqueira Ciaccio,Táina Mello Figueiredo

Turma/Professora: Práticas I - Denise Luciana Rieg Scramin - Turma 003


Tinta que retira poluição

Megatendência: Cidades Inovadoras

O Problema: O problema é que com o crescimento da população, também aumenta a quantidade de veículos, e consequentemente aumenta a poluição, assim gerando problemas de saúde e problemas no meio ambiente.

Solução: Pensamos em uma tinta que possa absorver uma parte dessa poluição, e assim melhorando o meio ambiente. Essa tinta tem como o objetivo ser igual das árvores, ou seja, absorver gás carbônico e liberar oxigênio.

Alunos: Adriano Massato Kamo, Pedro Dantas, William Santos Lima, Agatha Campos Cruz, Karla Gurgel, Matheus Lavrini.

Turma/Professora: Práticas I - Denise Luciana Rieg Scramin - Turma 006


Uma Nova Vida Para Autistas

Megatendência: Processos tecnológicos, pois a tecnologia nos permite fornecer benefícios a saúde e convívio social dos autistas.

O Problema: Os portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista) sentem-se muito incomodados em ambientes com muito barulho e por conta disso as vezes se auto excluem, não por opção mas sim para ter uma sensação de bem-estar.

Solução: Um dispositivo de isolamento acústico (fone), o qual atua juntamente com um pulseira capaz de medir os batimentos cardíacos, registrá-los e armazenar seus dados no site , para acessá-los basta inserir o código do fone e da pulseria. Também dentro do site o usuário pode optar pela reprodução ou não de aúdio.

Alunos: Gabriela Antunes Ortega,Giovana Guedes Zaccaro, Jéssica Sylvestre Nacarelli, Juliana Paiva Santos, Pedro Arthur Yoshida C. Silva, Tais de Camargo Uguetto

Turma/Professor: Práticas I - Edson Coutinho - Turma 001


App Vigilante

Megatendência: Mobilidade urbana/segurança.

O Problema: Como podemos garantir segurança e conforto de mulheres que voltam sozinhas de eventos noturnos utilzando app’s de transporte?

Solução: Implementação de uma câmera no estilo “dashcam” que monitoraria a viagem. Associado a ela, um app que serviria tanto para a conexão da câmera a internet como de ponte (câmera- app de transporte) para o acesso das imagens transmitidas por ela. No próprio app de meio de transporte, portanto, haveria a opção da vizualização ao vivo das imagens com a opção de enviar a contatos pré selecionados. Além disso a implemetação de um botão SOS que enviaria as imagens diretamente para uma central da polícia e novamente contatos pré selecionados.

Alunos: Gustavo de Aquino Amorim,Isabella Silva de Araújo Abreu, Rodrigo Cabrini Völker Cordeiro, Victor Lopes Consoli Ireno,Lucca Biafore Fernandes,Leonardo Martins Soares Bugalho.

Turma/Professor: Práticas I - Edson Coutinho - Turma 004


Dispositivo para Triagem

Megatendência: Avanços tecnológicos, infraestrutura.

O Problema: Como melhorar a infraestrutura hospitalar com o auxílio da tecnologia, de maneira a facilitar algum processo, trazendo uma tecnologia de fácil uso e baixa manutenção.

Solução: Dispositivo para triagem, com a unificação de aparelhos, trazendo maior precisão, rapidez, melhorando a infraestrutura gerando salas livres para outros procedimentos e funcionários que atuarão em outras atividades.

Alunos: Gabriella Picchiotti Lembi, Isabella Branchini Rizzi, Jorge Dias da Silva, Daniel Vitor Oddone Corrêa, Júlia Toledo Valles, Maria Carolina de O. D. Pereira, Renata Cavalin Martinez

Turma/Professora: Práticas I - Maria Laura Ferranty Mac Lennan - Turma 002


Pulseira Bluetooth

Megatendência: Saúde e Bem-estar

O Problema: Nas corridas de atletas com deficiência visual há a necessidade de uma pessoa que guie os corredores todo o percurso até a linha de chegada, gerando uma grande dependência e falta de autonomia dos atletas.

Solução: Cada atleta deve conter uma pulseira bluetooth em cada braço. A pulseira vibra com diferentes intensidades, através de um vibracall, para orientar o atleta sobre o trajeto a ser percorrido.

Alunos: Amanda Pereira, Fernanda Lourenço, Flora Aidar , Guilherme Milicchio, João Leite, Lucas Eduardo

Turma/Professora: Práticas I - Maria Laura Ferranty Mac Lennan - Turma 005


Tapete para reaproveitamento de água do solo

Megatendência: Água potável e saneamento

O Problema: Dados indicam que aproximadamente 70% da água gasta, no Brasil, é na agricultura e dessa 48,3% é desperdiçada.

Solução: O produto tem como principal objetivo diminuir o desperdício de água na agricultura e reduzir a contaminação por agrotóxicos de rios e de lençóis freáticos, por exemplo

Alunos: Giovanna Fernandes Pereira, Guilherme Bolognani Paiva, Gustavo Kazuki Higa Matsumoto, Henrique Hideki Horita, João Vitor Muniz Silva, Matheus Lima da Silva

Turma/Professor: Práticas I - Marcos A. Martão - Turma 007


Knowledge

Megatendência: Educação do Futuro

O Problema: A Pnad revela que o Brasil tem 47,3 milhões de jovens, de 15 a 29 anos de idade. Desse total, 13,5% estavam ocupados e estudando; 34,9% estavam ocupados e não estudavam”. Diante disso é perceptível que grande parte das pessoas não tem fácil acesso a educação de qualidade e informação por conta de sua rotina. Focando na falta de tempo e de oportunidades de alguns estudantes, pensamos “como podemos ajudá-los?

Solução: Criando um aplicativo que facilite o acesso à educação, onde os estudantes possam encontrar livros sobre qualquer assunto, cursos dos mais variados, vídeo aulas, palestras, podcasts, grupo de estudos, além de provas para treino com gabaritos. Tudo isso de forma gratuita e de rápido acesso.

Alunos: Diego Comparini Pinto, Renan Mouro, Gabriel Sisman Liba, Lívia Leite Silva, Thiago Borja Gracindo, Thiago Sisman Liba

Turma/Professora: Práticas I - Patricia Mari Matsuda - 002 Noturno


Aplicativo E-logistics

Megatendência: Indústria do Futuro

O Problema: Como podemos otimizar o tempo e melhorar a qualidade na indústria do futuro.

Solução: A princípio era um aplicativo com o objetivo de conectar indústria com distribuidora de materias, visando a automatização do reabastecimento do estoque, mas ao decorrer das etapas, aprimoramos para uma consultoria especializada em otimizar o tempo e melhorar a qualidade de pequenas e médias indústrias, oferecendo recursos como mentorias, reuniões, estudo, análises de desenvolvimento e evolução, serviços de realocação e reorganização de espaços e setores e aplicativos com conceitos 4.0, para inserir cada vez mais essas empresas no novo modelo de indústria vigente

Alunos: Arthur Rosa dos Santos, Caio Pires de Carvalho Fernandes, Erick Guerra dos Santos, Geovanne Cesar Rosas, Leonardo Marcondes da Silva, Ricardo ferreira de Sousa, Thiago Dossi.

Turma/Professora: Práticas I - Patricia Mari Matsuda - Turma 001 Noturno

Elaboração de um projeto inovador minimamente viável, que seja repetível, escalável, de baixo investimento inicial e alto retorno. O aluno deve ser capaz de construir um MVP, validar junto ao público-alvo e aprender se deve preservar ou pivotar.
Ferramentas: Canvas modelo de negócio, construção de MVP




Óculos Inteligente

Megatendência: Saúde e Bem estar

O Problema: Falta de mobilidade e acessibilidade, devido à ausência total ou parcial da visão.

Solução: O óculos inteligente identifica possíveis barreiras no percurso, como buracos na calçada, farol fechado e diversas dificuldade que existem para pessoas cegas e deficientes visuais, através da emissão de bipes sonoros, junto a interface com um aplicativo de celular totalmente comandado por voz e com comando de vibração para o celular.

Alunos: Fernanda Martinez Cusin, Ingrid Luara Bastista, João Victor de Souza Virgílio, Marco Antônio de Lima Prado, Thiago Snaseverino Almeida , Victor Lima de Ó

Turma/Professora: Práticas II - Maria Laura Ferranty Mac Lennan - Turma 16


Sharing knowledge

Megatendência: Agronegócio – agricultura sustentável

O Problema: Como podemos otimizar a plantação de micro e pequenos produtores rurais?

Solução: Um sistema de irrigação automático, conectado à app de celular em que, além de cuidar de sua plantação, com disponibilização de informações quanto ao nível de umidade da terra, o usuário pode ter acesso a informações e notícias do mundo da agricultura, o nome de nosso projeto é Sharing Knowledge.

Alunos: Marcelo Rodrigues Junior, Lucas Eduardo Rui, Leonardo Honorato Bertanha, Leonardo Franchi, Guilherme A. Reis Hypolito, João Felipe de Souza Lourenço.

Turma/Professor: Práticas II - Marcos A. Martão - Turma 33


EcoSubway

Megatendência: Meio Ambiente (Cidades Inteligentes)

O Problema: Como podemos implementar práticas sustentáveis em linhas de metrô para usuários que valorizam a sustentabilidade?

Solução: Foi desenvolvido um projeto, chamado EcoSubway, que tem por finalidade canalizar a corrente de ar gerada pela passagem do metrô no túnel a fim de transformá-la em energia elétrica utilizando um gerador e pás eólicas estrategicamente posicionadas em dutos.

Alunos: Evelyn Hellen Ferreira Santos, Tamires Cristina da Silva Oliveira, Yuri Aleixo de Lima, Yuri Galvão Moreira, Matheus Leichsenring Mariotti, Lucas Salvador Pereira e Oliveira.

Turma/Professora: Práticas II - Patricia Mari Matsuda - Turma 31


Cogito

Megatendência: Meio Ambiente (Cidades Inteligentes)

O Problema: Nosso problema surgiu a partir da ideia que as gírias , expressões e etc.. não conseguiam ser assimiladas por não nativos de maneira rápida. Assim faltava um ambiente digital rápido , que pudesse prover tais informações de maneira e dinâmica.

Solução: Solucionamos o problema atráves de um aplicativo e um site web , funcionais, que podem armazenar e demonstrar tais informações, além de traduzi-las demonstrar exemplos.

Alunos: Muriel Panegassi Carletti, Arthur César Dantas De Assunção, Gabriel Nóbrega, Germano Moreira de Almeida filho.

Turma/Professora: Práticas II - Patricia Mari Matsuda - Turma 32

Confira os Vencedores - Julho de 2020

(*) Data da premiação será informada diretamente aos alunos, conforme calendário do segundo semestre

Cronograma

Votação

28 a 31 de maio de 2020


Divulgação dos resultados

01 de junho de 2020

Critérios de Avaliação

Contato/Dúvidas

Qualquer dúvida entrar em contato com Patrícia Matsuda pelo e-mail:
patricia.matsuda@fei.edu.br