Os trabalhos selecionados como representantes de sala das turmas de Práticas de Inovação I e II serão apresentados em formato de vídeo para a avaliação dos professores e convidados.

Confira os Vencedores

Conheça os Projetos - Junho de 2021


A partir das Megatendências, alunos desenvolvem a análise e solução de problemas. Cada grupo deverá ter a ideia selecionada de um projeto inovador que será testado e refinado pela disciplina seguinte. Ferramentas: Design thinking, Matriz Guto, 5w2h, Focus group.



O gadget que proporcionará uma maior independência para os surdos

Megatendência: Contexto de Conectividade e Smart Cities

O Problema: Ajudar o acesso e a independência de surdos em uma sociedade que não sabe se comunicar por meio de LIBRAS por não aprenderem ou terem acesso a aprender.

Solução: Uma luva que traduz o que está sendo falado em LIBRAS ou em português falado, por meio de um microfone integrado, para palavras em um óculos, com um acessório que projeta a tradução na lente, ou em um aplicativo integrado com o óculos, por meio de um programa que traduzirá e interpretará para português escrito da norma padrão.

Alunos: Ana Carolina Cogo Nami, Bruno Andwele Alves Antunes, Vinícius Basso, Giullia Minaguti Hachiya Pinto.

Turma/Professora: Práticas I - Denise Luciana Rieg Scramin - Turma 001


INTÉ

Megatendência: Economia compartilhada e Contexto de Conectividade e Smart Cities

O Problema: Sabemos que agricultores, transportadores e revendedores exercem um trabalho nóbre e muito necessário. Observando o sistema , nos deparamos com algumas defasagens tais como: a falta de marketing pessoal, falta comunicação entre os setores, desperdício de alimentos, dificuldade dos pequenos portes fazerem parte do mercado e dependência das distribuidoras. Como toda tensão proporciona uma motivação, então, criamos o aplicativo INTÉ.

Solução: A INTÉ proporciona o diálogo e a negociação virtual dinamizando o processo campo cidade, é um marketplace entre agricultor, transportador e revendedor. Onde todos veem o perfil de todos, podendo optar com quem negociar e após a negociação ser concluída você deve classificar o prestador e/ou fornecedor de serviço gerando a concorrência de mercado e marketing pessoal. A negociação é por demanda e o fórum específica todas características de frutas e vegetais fazendo com que o problema de desperdício seja mitigado.

Alunos: Rafaella Paiva de Paula, Agatha Rodrigues, Danilo Carvalho, Vinicius Del Bem Celestino, Roberto Martins Fugita, Luis Felipe Matias Mercadante, Eduardo Almeida de Souza.

Turma/Professora: Práticas I - Patricia Mari Matsuda - Turma 001 - Noturno


Plataforma BYP

Megatendência: Despresenciamento e Virtualização

O Problema: O Brasil possui altos índices de abandono do ensino fundamental e médio, tendo quase 3% da população que nunca foi matriculado em um instituto de ensino. Portanto, achamos importante atuar na área do ensino, tentando trazer o estudo para a realidade de mais pessoas.

Solução: Nosso projeto foi uma plataforma que correlaciona aplicativos já existente, como: Youtube, Brainly e Perguntados. Com a finalidade de trazer o conteúdo de uma aula em vídeo (Youtube), fazer exercícios e praticar o conteúdo (Brainly) e finalizando com um jogo, o qual irá sintetizar o material aprendido e estimular o estudante a sempre obter maiores recordes no jogo (Perguntado). Como uma forma de incentivo, as maiores notas obtidas no jogo serão premiadas com ingressos de acesso à cultura, como por exemplo: Ingresso para museus, jogos esportivos, teatros... sendo possíveis através de parcerias.

Alunos: Lucca Pamponet Xavier, Lucca Suarez Rebechi, Luca Angelone Canhete Pereira, Luiz A. F. De A. Franco, Leticia Renata de Carvalho, Júlia Gagliera Hernandes.

Turma/Professor: Práticas I - Marcos Aurelio Martão - Turma 002


LIXBOT - A automação do recolhimento de lixo

Megatendência: Contexto de Conectividade e Smart Cities.

O Problema: Como podemos automatizar a coleta de lixo urbano?

Solução: O Lixbot é um robô que automatiza a coleta de lixo urbano. Seu objetivo é promover a limpeza urbana de forma integrada ao ambiente público.

Alunos: Gabriel Fernandes Menache, Matheus Henrique Recchia, Luan Molica Goncalves, Higor Alves De Lima, Matheus Souza De Paula, Bernardo Souza Caldeira, Lucas Silva Oliveira, Brener Ryan Silva R Moncao.

Turma/Professor: Práticas I - Maria Laura Ferranty Mac Lennan - Turma 002 - Noturno


ECO BAG - Jeans Reciclada

Megatendência: Materiais avançados e manufatura inteligente.

O Problema: O plástico, apesar de ser uma inovação recente e muito lucrativa para o setor econômico, é um dos principais componentes do lixo acumulado na sociedade atual. Seu descarte indevido, junto com a demora de centenas de anos para se decompor, faz com que seja considerado o maior problema ambiental do século 21. Além do plástico, os retalhos de tecidos também são indevidamente descartados, representando um imenso volume de resíduo produzido pela industria têxtil.

Solução: Tendo em vista essas problemáticas, pensamos em um melhor reaproveitamento para esse lixo, justamente através da industria têxtil. Dessa forma, pensamos na produção de tecidos a partir de lixo reciclado. Para tanto, entramos em contato com duas grandes tecelagens referências em produções sustentáveis, que nos enviaram amostras de dois tecidos: o ECO Squash Color e o ECO circular. O primeiro é uma sarja 21% poliéster, um poliéster produzido com fibras reaproveitadas de garrafa PET. Já o segundo é um jeans 100% algodão, de algodão reciclado, os retalhos de tecidos e sobras das fábricas são transformados em fios de algodão novamente, possibilitando a produção de novos tecidos.

Alunos: Mohamad Amir Hamssi Taha, Nicole Ghattas Chedraoui, Guilherme Borghezani Pereira Zuchinalli, Mikael de Paula Shulman, Nicollas Sciamana, Pedro de Oliveira Rodrigues Pereira, Matheus martinelli de gouvea.

Turma/Professor: Práticas I - Marcos Aurélio Martão - Turma 003


CARROS ELÉTRICOS MAIS EFICIENTES

Megatendência: Energias limpas e eficiência em geração, armazenamento e uso.

O Problema: A baixa eficiência da bateria dos carros elétricos, tornando os mesmos pouco competitivos no mercado frente aos carros movidos a combustão interna pois não são capazes de fazer trajetos mais longos.

Solução: Implementação de geradores de energia elétrica sem a necessidade do veículo estar parado através do uso de alternadores elétricos mais eficientes e placas fotovoltáicas

Alunos: Daniel Alves Silva, Daniel da S. Alencar Souza, Felipe Hideki da Silva Tomori, Gabrielle Rezende Gieremek, Vinicios Buosi Vieira, Enzo Guerdis Ferraz e Silva, Fernando Barroso Catelan.

Turma/Professor: Práticas I - Edson Coutinho da Silva - Turma 004


Prote-sun

Megatendência: Contexto de conectividade.

O Problema: Como podemos aumentar a utilização de filtro solar?

Solução: A solução desenvolvida (Prote-sun) propõe a criação de um app que orienta sobre a utilização de filtro solar. A solução apresentada auxilia pessoas para que nao se esqueçam de sua aplicação, além de prover informações sobre a conscientização do usuário.

Alunos: Juliana Galvao Maia De C Mello, Luiza Vieira Lima, Priscila Cunha Vazquez, Thiago Travagini Moura, Enzo Figari Guillaumon, Eria Buzzo Barboza, Matheus Da Silva Silveira, Bruno Barroso Cruz, Matheus Antunes Gonzalez.

Turma/Professor: Práticas I - Maria Laura Ferranty Mac Lennan - Turma 005


Varal Térmico

Megatendência: Energias limpas e eficiência em geração, armazenamento e uso.

O Problema: Como podemos tornar mais segura e confiável a secagem de roupas para os usuários?

Solução: A solução desenvolvida é um varal térmico. Ele conta com uma estufa, dispositivo de segurança, sensor de temperatura, e controle via app.

Alunos: Bruna O De Camargo Pontes, Miguel Lazzaro Nascimento, Frederico Doria Lemes, Bruno Di Lallo Silva Amaral, Kauan Alves Pião, Lourens Carvalho Acras, Matheus Isaac D Freitas Perigo, Nathan Boros Militão, Victor Henrique N Bortoletto, Vincenzo Spada Vasconcellos.

Turma/Professor: Práticas I - Maria Laura Ferranty Mac Lennan - Turma 006


Elaboração de um projeto inovador minimamente viável, que seja repetível, escalável, de baixo investimento inicial e alto retorno. O aluno deve ser capaz de construir um MVP, validar junto ao público-alvo e aprender se deve preservar ou pivotar.
Ferramentas: Canvas modelo de negócio, construção de MVP



Scouter Logistics

Megatendência: Contexto de conectividade e smart cities.

O Problema: O problema encontrado foi que grande parte das empresas operam com estoque, e é de conhecimento geral que uma má gestão no inventário de estoque pode acabar comprometendo o funcionamento do empreendimento como um todo.

Solução: Visando otimizar os avanços que internet das coisas e as IoT trazem nos processos, tornando-os mais dinâmicos surge então o Scouter Logistics, um aplicativo que auxiliará os gestores no controle de estoque e processos logísticos de suas empresas.

Alunos: Camila da Silva Santana, Andrew Almeida, Guilherme M. H. Hernandes.

Turma/Professora: Práticas II - Patricia Mari Matsuda - Turma 16


Drone Socorrista

Megatendência: Mobilidade elétrica, autônoma e conectada.

O Problema: Devido o alto indice de trânsito nas grandes cidades o sistema ambulatorial quando é acionada enfretam dificuldades extremas até o local da chamada perdendo minutos importantes para o salvamento,entretanto, o nosso protótipo auxiliará toda a rede militar com suas devidas adaptações.

Solução: O nosso Drone será embudito juntamente com o sistema ambulatorial na parte externa, após a chamada de emergência o sistema será acionado indo ao encontro da chamada de emergência, todo o percurso será monitorado pelo agente responsável analisando todos as medidas cabíveis antes da chegada,com as mudanças no sistema estudantil na grade curricular quaisquer pessoas estariam aptas a seguir com o procedimento(tudo monitorado). No serviço militar o processo de adaptações não são divergentes com o sistema de navegação e monitoramento, mas há necessidade de adaptações devido a linha de segurança mais complexas.

Alunos: Matheus Lopes Casimiro, Aline Stelly Colevati, João Victor Velasco, Renata Schneider, Esio Marcos De Souza Junior.

Turma/Professor: Práticas II - Patricia Mari Matsuda - Turma 16


NOCOMP

Megatendência: Despresenciamento e virtualização

O Problema: Dificuldade em gerenciar a pequena empresa na área administrativa e financeira.

Solução: Programa no Excel ou outra plataforma, que o cliente possa cadastrar seus dados da empresa e retorne para ele informações que ajudem na gestão administrativa.

Alunos:Victor Kawata dos Santos, Victor Kawata dos Santos, Vitória Vieira Almeida, Johann August Ramcke, Victor Viscardi, João Pedro Callado Ferreira.

Turma/Professora: Práticas II - Edson Coutinho da Silva - Turma 31


Fortalecimento de ensino (Aprendizagem Fácil)

Megatendência: Despresencimento e virtualização.

O Problema: Cada aluno tem uma maneira diferente de aprender, todavia sabe-se que tal fato não é compreendido por todas as escolas, principalmente quando se trata daquelas inseridas no sistema público de ensino, por ser um sistema deficitário que não contempla todos os tipos de alunos, inclusive aqueles que possuem alguma deficiência. Uma delas é o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) que se caracteriza por desatenção, inquietude e impulsividade. Com isso, tomando base a veracidade de que o desempenho acadêmico de crianças e adolescentes que possuem tal transtorno pode ser prejudicado pela falta de preparo perante ao corpo docente.

Solução: Nossa proposta é um Tablet com upgrade anual, sendo este reutilizado pelo aluno durante toda sua permanência na escola. Com o objetivo de alcançar diferentes métodos de ensino, facilitando a aprendizagem de todos os alunos, inclusive os portadores de TDAH e dislexia. E com um conteúdo exclusivo para professores e colaboradores.

Alunos: Ana Beatrice Seabra Capovilla, Giovanna Tomaz Silva, Isabela Casalatina Ramos, Julia Garbini Rodrigues, Julia Vitória de Lima.

Turma/Professora: Práticas II - Edson Coutinho da Silva - Turma 31


Cronograma

Votação

14 a 18 de junho de 2021


Divulgação dos resultados

18 de junho de 2021

Critérios de Avaliação

Contato/Dúvidas

Qualquer dúvida entrar em contato com Patrícia Matsuda pelo e-mail:
patricia.matsuda@fei.edu.br