Terêncio: Revista
dos Alunos da FEI

“Sou humano. Nada do que é humano considero estranho a mim”
(Terêncio, séc. II a.C.)

Apresentação

Terêncio: Revista dos Alunos da FEI (ISSN xxxx-xxxx) é uma iniciativa do Departamento de Ciências Sociais e Jurídicas do Centro Universitário FEI.

A revista tem como objetivo publicar textos produzidos pelos estudantes no âmbito das disciplinas “Comunicação e Expressão” e “Leitura e Pensamento Crítico”.

Com isso, pretende-se oferecer não apenas oportunidades de expressão, dando voz aos discentes, mas também estimulá-los a aperfeiçoar seus hábitos de pesquisa, reflexão e redação.

O projeto nasceu da convicção de que as atividades de produção de texto na universidade não podem ser reduzidas a mera formalidade, a uma obrigação cujo sentido se esgota na avaliação do professor. Ao publicar os textos dos alunos online, o público leitor é ampliado; assim, pode-se resgatar a verdadeira função da escrita, que é a de comunicar nossas ideias para leitores reais.

A revista tem periodicidade semestral e cada número é organizado em forma de dossiê, a partir de um tema proposto para debate. São publicados os melhores textos produzidos pelos alunos matriculados em cada semestre.

Os temas sugeridos versam preferencialmente sobre questões contemporâneas e relevantes para os interessados em tecnologia e gestão, áreas de atuação da FEI. A intenção geral é ajudar os estudantes a informar-se e refletir sobre os desafios impostos pela tecnologia e sobre seus impactos na sociedade e no mundo do trabalho. Tudo isso, é claro, sem perder o senso crítico e a criatividade, a fim de favorecer abordagens que valorizem a ética, a humanização das relações e propostas que visem a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Essa abordagem humanista é o que justifica o título da publicação. Terêncio, dramaturgo romano do séc. II a.C., é o autor da célebre frase: “Sou humano. Nada do que é humano considero estranho a mim”. Trata-se de bom lema para uma revista que pretende, em síntese, trabalhar na interface entre as ciências humanas, a tecnologia e a gestão.