Conheça a marca FEI
Uma marca preciosa para e com os demais

Na FEI carregamos uma marca preciosa. Em sua essência, temos uma história vivida há mais de 500 anos, por Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus. Um homem que ao viver nesta terra, buscou seguir os passos de Cristo em missão à vida e à humanidade. O Santo que serviu o mundo. Que veio à esta vida para nos ensinar a viver em serviço e para serviço.
Foi assim, buscando trilhar estes mesmo passos, que o criador da Fundação Educacional Inaciana, Pe. Sabóia de Medeiros, também viveu, deixando conosco esta grande obra a qual temos hoje.
Nossa marca preciosa é local de aprendizado, onde a ciência é pensada e desenvolvida, onde o amanhã é projetado no presente. Nossa marca é compromisso, sensibilidade, formação.
Carregar a marca FEI é carregar consigo sua missão, na formação integral da pessoa humana, em desenvolver soluções em prol da nossa sociedade, tornando-se verdadeiro facilitador da vida. Oferecendo maiores benefícios aos mais excluídos da cidadania.
Essa identidade faz parte do nosso cotidiano, das nossas raízes, de transformar e transmitir por meio da educação, do ensino, da pesquisa. É símbolo de uma história marcada pela excelência. Referência pela tradição em inovar. Em edificar novos saberes.
Que esta seja a nossa marca deixada para o mundo. Para e com os demais. Inspirados pela sensibilidade Inaciana e pela inquietação de nosso fundador, Pe. Sabóia, sem sempre buscar por mais, sigamos trilhando igualmente e escrevendo novas histórias. Contemplando este grande legado e fortalecendo, sempre mais e melhor, a nossa marca preciosa.
Pe. Theodoro Peters é Presidente da Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros
Ser e viver verdadeiramente a marca FEI

Um legado de grandiosa força e história. Assim lembramos sempre da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), que desde os primórdios da sua criação, em 1941, já nos mostrava a que veio. Inovando, com seu pioneirismo no ensino, na pesquisa e no mercado. Simbolismo de um lugar sempre à frente de seu tempo, onde o futuro acontece com as criações realizadas no presente.
É símbolo de inovação, mas é também, acima de tudo, símbolo de esperança. Esta, que todos nós que fazemos parte desta grande comunidade, carregamos. Esta esperança brilha por meio dos sonhos trazidos por nossos jovens estudantes, permanece na construção das soluções criadas para a nossa sociedade e se intensifica, cada vez mais, com as novas possibilidades de nos reinventarmos, todos os dias e a todo momento.
Assim nos lembramos sempre da FEI projetada, construída, almejada e continuada. Todos fazemos parte desta história de sucesso e reconhecimento. Unidos, nós vivemos a FEI - seja como docentes, como parte do corpo técnico funcional ou como estudantes. Nós somos a FEI.
Existe sempre um espaço para recordarmos também de uma das falas so Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa, que em visita ao Brasil, esteve pessoalmente em nossa instituição e nos encarregou de refletirmos sobre duas perguntas: "Qual seria a Universidade que necessitamos hoje em dia?" e "Qual caminho a Universidade deveria tomar para se tornar fiel à sua identidade e cumprir a sua missão no mundo?" Trata-se de uma convocação para estarmos mais atentos e à serviço da nossa sociedade, não nos limitando à região, estado ou país. Só assim podemos viver verdadeiramente a FEI e carregar conosco essa grande marca, esse grande legado. Para além da arte, do design. Ser e viver a marca FEI de maneira plena, absoluta.
Afinal, é aquilo que sempre vos digo: "Uma vez FEIano(a), sempre FEIano(a)".
Vagner Bernal Barbeta é atual Reitor da Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros - FEI.
A tecnologia e a gestão fazem parte do DNA da FEI. Por isso mesmo, ela acredita na inovação, é moderna e rigorosa quanto à atualização constante.
O pendor tecnológico não a torna fria. Por ser ligada à Companhia de Jesus, a FEI partilha dos valores inacianos. Isso faz com que seja, acima de tudo, uma Instituição humanista, que enxerga os indivíduos em sua totalidade.
Branding é muito mais do que o uso adequado de um logotipo ou uma cor. Trata-se de uma comunicação consistente, que envolve a nossa missão, todos os atributos, valores e princípios. É falar a uma só voz.
Todas as marcas duradouras realizam pesquisas para ganhar novos conhecimentos, usando esses insights para reforçar o posicionamento da marca.
Com um sólido histórico no ensino de Engenharia, Computação e Administração, a FEI vem se aprimorando constantemente, criando um futuro de sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.
Esse movimento, e as necessárias transformações dele decorrentes, vem acontecendo não só na área acadêmica, mas também nos sistemas de gestão da Instituição, inclusive na gestão de sua marca.
Nesse contexto, a TroianoBranding desenvolveu um abrangente projeto para a FEI, que teve como principais resultados o direcionamento estratégico das ações da marca e a revisão de sua identidade visual.
História e evolução dos logotipos
-
1941
Criação do 1º logotipo da Escola Superior de Administração de Negócios do Brasil e da América Latina, fundada por Pe. Roberto Sabóia de Medeiros. Era formado por um brasão heráldico, dividido por uma cruz e com uma legenda “Quod Deest Me Torquet”. Sua tradução é “aquilo que falta me atormenta”.
-
1950
Nesta época a FEI já mantinha os cursos de Administração, Engenharia Química e Engenharia Mecânica. Renomeada como Faculdade de Engenharia Industrial, a composição do logo simbolizava uma engrenagem, representando a Eng. Mecânica; uma chaminé, representando a Engenharia Química; e a Cabeça de Minerva ao centro, representando a deusa greco-romana da inteligência, das artes e do saber.
-
1970
O segundo logotipo da Faculdade de Engenharia Industrial foi escolhido por um concurso interno, aberto a professores e alunos da FEI, sendo determinado por uma comissão de professores das disciplinas de desenho técnico da época.
-
1990
Uma nova identidade foi instituída no início de 1990, a pedido do Pe. Aldemar Moreira, o então Presidente da instituição. O terceiro logotipo da FEI tinha como objetivo trazer uma uniformização de todos os logotipos, incluindo a ESAN e a Fundação de Ciências Aplicadas (FCA), designada em 1945, também por Pe. Roberto Sabóia de Medeiros.
-
1999
Iniciam-se as atividades da Faculdade de Informática – FCI, com o curso de Ciência da Computação. A identidade manteve-se à mesma já instituída no início dos anos 90.
-
2002
Seguindo a proposta de integração e agregação de competências, as instituições FEI, FCI, FCA e ESAN transformaram-se em Centro Universitário da FEI, instituindo um novo logo e uma nova identidade, com linhas retas e a representação de um átomo envolvendo a letra “F”. Neste mesmo período, a FEI deixa também a nomenclatura de “Faculdade de Engenharia Industrial”, tornando-se “Fundação Educacional Inaciana”.
-
2015
Em 2015, a FEI lança sua nova marca. A solução gráfica dá o devido peso para o nome FEI, a exemplo das marcas usadas por grandes instituições ao redor do mundo e agrega força, modernidade, movimento e inovação.
-
2023
A FEI deixa de aplicar a marca com o “Centro Universitário”, como reforço à sua identidade inicial “Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros”, mantendo-se assim até os dias atuais.
Movimento de Partilha e Evolução: In-Volver
Uma história de processo, de construção, pesquisa, envolvimento e, sobretudo, de movimento. Há alguns anos, iniciamos um estudo com toda a comunidade FEI, para que pudéssemos resgatar um significado de grande valia para todos. Afinal, o que é ser FEI?!
Para trazermos resposta a essa pergunta tão cheia de significados, iniciamos um novo movimento com a nossa comunidade. Neste trabalho de reconstrução, entendemos que somos muitos e diversos. O que acontece conosco se espalha e reverbera no outro. Isso tudo porque nós somos unidade.
Essa mesma unidade também trabalha em missão para a formação e orientação à humanidade. A construção de caminhos e propósitos verdadeiramente humanos. Da preparação profissional à responsabilidade a serviço dos cidadãos. Assim, sob essa perspectiva, criamos o movimento “In-Volver”. Do latim “In”, de “intro” ou “dentro”. Volver, do latim, “volvere” – envolver. Viver a missão de dentro para fora. Esse movimento pode ser pergunta, reflexão. E também pode ser acolhimento e resposta.
Iniciado pelo Departamento de Marketing e Comunicação, o “In-Volver” mantém hoje o seu objetivo de engajar e aproximar comunidade interna e externa da FEI, provocando visão para mudança e reforçando os valores que vão ao encontro do propósito institucional, destacando sempre as pessoas em primeiro lugar e o entendimento de que qualquer trabalho realizado, por mais individual que possa parecer, será em equipe, sempre em prol de um bem comum e social.
Conheça a seguir o manifesto da marca FEI, expressada pelo movimento “In-Volver”.