Contexto

Em 2017 eu estava no que deveria ser o meu último ano de doutorado. Espera-se que o doutorado leve 4 anos, principalmente se você foi contemplado com algum tipo de bolsa. Como iniciei em Setembro de 2013, como bolsista, precisava acabar até Agosto de 2017.

Todo o doutorado correu bem. Desenvolvemos alguns robôs humanoides, participamos de competições nacionais e internacionais com os robôs humanoides jogando futebol. Contudo, mais para o fim do doutorado, tive alguns problemas com meus experimentos e precisei solicitar 3 meses de prorrogação. Com isso, o depósito da versão final da tese deveria acontecer até o final de Novembro de 2017.

Caminho: Paróquia São Judas Tadeu (Jabaquara) - Capela Militar Santo Expedito (Luz)

Dia 28 de Outubro de 2017: o doutorado ainda estava complicado. Depois de alterações na proposta, ainda faltava executar uma quantidade razoável de experimentos, para garantir análises estatísticas que permitissem a validação da técnica proposta. Faltava ainda também bastante da parte escrita (até mesmo porque eu ainda não tinha concluído os experimentos).

Então, resolvi fazer a mesma promessa que meu orientador tinha feito para terminar o  doutorado dele (mesmo sendo ele um “não-religioso”): testemunhar a favor de São Judas Tadeu (padroeiro das causas impossíveis) e Santo Expedito (padroeiro das causas justas e urgentes e protetor dos estudantes) fazendo o mesmo caminho que ele fez de uma igreja a outra e testemunhar online.

A promessa me pareceu especialmente oportuna, pois dia 28 de Outubro era o dia de São Judas Tadeu e, desde pequeno, fui em várias procissões desse Santo, pois minha mãe sempre foi sua devota.  

Defendi meu doutorado no dia 15 de Dezembro de 2017.

Demorei um pouco para cumprir a compressa: fiz o percurso no dia 12 de Fevereiro de 2020, uma Quarta-Feira, c omeçando pelo Santuário São Judas Tadeu, por volta das 10:00.

Igreja de São Judas Tadeu no Jabaquara (são Paulo)

O caminho todo tem por volta de 11.7 km e leva cerca de 2 horas e meia para ser concluído a pé. Utilizei sempre o caminho indicado pelo Google Maps.

Google Maps: Caminho entre as duas igrejas

Durante todo o trajeto, decidi não fazer paradas. Na verdade, parei em umas duas outras igrejas que encontrei pelo caminho, como a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, mas bem rapidamente e sem comer, tomar água ou ir ao banheiro.

Durante o trajeto me perdi também em alguns momentos, mesmo usando o Google Maps (kkkkk) no celular o tempo todo. Como meu celular não tinha bússola, nem sempre era possível saber para que lado eu deveria ir exatamente, principalmente quando passei pelo centro antigo de São Paulo.

Água

Na última hora de caminhada fiquei com muita sede e com vontade de ir ao banheiro, mas continuei sem fazer paradas. Por volta das 13:00 cheguei na capela Militar de Santo Expedito, na Luz. Quando cheguei, uma missa estava sendo concluída. Então, entrei e fiquei sentado no fundo da igreja, descansando um pouco as pernas, antes de ir procurar pelo banheiro e por água, pois, nesse momento, já estava absolutamente sedento. A missa já estava nos rituais de encerramento. Nesse momento, foi que algo muito diferente aconteceu. Uma mulher que, aparentemente, estava ajudando na realização da missa passou distribuindo garrafas de água para todos os que estavam na missa, inclusive para mim. Garrafas de 510ml, da marca Nestlé.

Frequento missas há anos e nunca presenciei garrafas de água lacradas sendo distribuídas. Foi bastante marcante para mim. Claro, tomei a água toda em dois goles e nem consegui perguntar o porquê da água. Quando me dei conta, a mulher já tinha desaparecido.

Depois disso, fui ao banheiro e andei para o metrô mais próximo para voltar para casa.

Capela Militar de Santo Expedito na Luz (São Paulo)