O Evento



O INOVAFEI é um evento Institucional, que reconhece os projetos mais inovadores de graduação dos alunos formandos de todos os cursos da FEI: Administração, Ciência da Computação e Engenharias. Além disso, no evento são apresentados à sociedade os trabalhos tecnicamente reconhecidos no âmbito dos cursos e seus eventos próprios de avaliação, que são:

  • ExpoMecaut – Engenharia Mecânica Automobilística
  • ExpoMecPlena – Engenharia Mecânica Plena
  • ExpoCivil – Engenharia Civil
  • ELEXPO – Engenharia Elétrica
  • EXPOCOM – Ciência da Computação
  • PROFEQ – Engenharia Química
  • EXPOADM – Administração
  • TFCMAT – Engenharia de Materiais
  • EXPO Engenharia de Produção
  • EXPO Engenharia de Automação e Controle

Portanto, O INOVAFEI celebra o momento mais importante da trajetória do aluno na FEI, reconhecendo os Trabalhos de Conclusão de Curso e promovendo uma premiação especial para conclusão deste ciclo tão importante que é a vida universitária.


Conheça os Projetos Vencedores do 1º Semestre de 2024



Engenharia Civil

ANÁLISE DA VIDA ÚTIL REMANESCENTE DE PAVIMENTOS USANDO PARÂMETROS ESTRUTURAIS: ABORDAGEM COM APRENDIZADO DE MÁQUINAS

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ANÁLISE DOS PARÂMETROS FUNCIONAIS DE PAVIMENTOS NA RODOVIA SP-300: TENTATIVA DE CORRELAÇÃO COM A VIDA ÚTIL REMANESCENTE

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REUTILIZAÇÃO DE RCD'S CLASSE A EM AGREGADOS NA FABRICAÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO

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Engenharia de Materiais

PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPONENTES EM PEEK PRODUZIDOS ATRAVÉS DE MANUFATURA ADITIVA: Uma Investigação Pré e Pós-Recozimento

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ANÁLISE DE FALHAS EM REVESTIMENTOS DE ZINCO ELETRODEPOSITADOS EM AÇO TEMPERADO E REVENIDO

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INFLUÊNCIA DO PROCESSAMENTO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE NANOCOMPÓSITOS DE POLIPROPILENO COM GRAFENO

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Engenharia Química

Reaproveitamento de Resíduos de Polipropileno através de Despolimerização Termoquímica

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Análise e Identificação de Riscos no Processo de uma Cervejaria

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Administração

ATIVA CLIENTES                                                                                                 

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GERAÇÃO Z, NOMOFOBIA E O VÍCIO NO USO DE SMARTPHONES

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Engenharia Mecânica Plena

Backbone Solutions: Customização e otimização estrutural em próteses de coluna vertebral

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Smart Deposition: CONTROLE ATIVO DE VAZÃO PARA MANUFATURA ADITIVA POLIMÉRICA DO TIPO FDM

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Railflow Simulations: ESTUDO DO EFEITO AERODINÂMICO SOBRE AS PORTAS DE Plataformas APÓS A PASSAGEM DE TRENS EM TÚNEIS SUBTERRÂNEOS

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SafeBumpers: DESENVOLVIMENTO ESTRUTURAL DO PARA-CHOQUE TRASEIRO DE CARRETAS PARA MAXIMIZAÇÃO DA SEGURANÇA

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Engenharia Mecânica Automobilística

BUS GUARD - ESTUDO DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE CARROCERIAS DE ÔNIBUS EM SITUAÇÕES DE TOMBAMENTO.

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FAMILY GUARD - DISPOSITIVO DE SEGURANÇA EM CASO DE COLISÕES TRASEIRAS.

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SMARTDRIVING - INFLUÊNCIA DO MODO DE CONDUÇÃO NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL EM ÔNIBUS URBANOS COM MOTOR A DIESEL.

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Engenharia de Produção

CUSTO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO NO CONTEXTO DA ECONOMIA CIRCULAR: Um estudo em uma empresa de equipamentos de proteção individual (EPI).

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CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CUSTOS INDUSTRIAIS: Um estudo de caso para uma fabricante de aditivos para construção civil

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Aplicação de técnicas de previsão de demanda e de Machine Learning com foco na melhoria do Sales and Operations Planning de uma empresa do setor agroquímico

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Aplicação de técnicas de previsão de demanda e de Machine Learning com foco na melhoria do Sales and Operations Planning de uma empresa do setor agroquímico

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Engenharia Elétrica

Sistema de Tarifação Inteligente Aplicado ao Carregamento de Carros Elétricos

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Estudo de Desempenho da Tecnologia UWB na Estimativa de Distância Frente às Tecnologias Convencionais: Desenvolvimento de Bibliotecas

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Sistema para o Monitoramento de Parâmetros Vitais de Animais

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Engenharia de Automação e Controle

Uma Metodologia Baseada em Inteligência Artificial para Detecção de Burlas nos Bloqueios do Metrô de São Paulo

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 PLATAFORMA REMOTA PARA INTEGRAÇÃO E MONITORAMENTO DE EQUIPAMENTOS

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Ciência da Computação

REALIZAÇÃO DE PREVISÕES DE ROUBO E FURTO NA REGIÃO DE SÃO PAULO UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ESTATÍSTICA

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 APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL PARA AVALIAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUESTÕES DISSERTATIVAS

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Conheça os Projetos Participantes do 1º semestre de 2024






Femme

Descrição: A Femme é uma scalable startup, criada e estruturada em 2023, de delivery de serviços de beleza para mulheres da classe A e B entre 20 a 50 anos. Moradoras de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Cobra taxas reduzidas e possui um vies social para nossas prestadoras de serviço. AMOR PELO FEMININO!

Alunos: Arthur Fernandes, Heloiza Flauzino e Maria Eduarda Alves.

Orientador: Prof. Dr. Fernando Palazolli

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IDENTIDADE, MODA E CONSUMO: UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CONSUMIDORAS TRANS EM PRODUTOS DE MODA NO CONTEXTO BRASILEIRO

Descrição: Inovação na área do mercado da moda, onde será atendido um público invisibilizado pelo preconceito. Trazer voz a uma dor que não se é pautada. Meio de diminuir a transfobia sofrida pelas mulheres trans (letra T da sigla LGBTQIAP+) no Brasil.

Alunos: Fernanda Sorato Mendonça.

Orientador: Prof. Dr. Aimãn Ibrahim Mourad

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COMPETÊNCIAS DE LÍDERES DOCENTES

Descrição: O trabalho tem o objetivo de compreender as percepções de graduandos da FEI sobre as competências que consideram essenciais para a atuação eficaz de um professor universitário. Nessa perspectiva, o trabalho visa servir como suporte reflexivo para instituições de ensino superior (IES) e guiar no desenvolvimento de competências docentes.

Alunos: Gabriela Borghi, Gabriela Fernandes, Laura Barrionuevo, Samuel Silva.

Orientador: Prof. Dr. Daniel Martins Abelha

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GERAÇÃO Z, NOMOFOBIA E O VÍCIO NO USO DE SMARTPHONES

Descrição: Um estudo sobre nomofobia, que representa uma condição mental causada pelo medo de ficar sem o smartphone e desconectado do mundo digital, gerando transtornos mentais e emoções como ansiedade e tensão generalizados. Assim, o objetivo principal deste estudo foi investigar os efeitos da nomofobia no comportamento de jovens da geração Z.

Alunos: Graziele Aparecida Oliveira Silva, Karen Rodrigues De Souza, Patrícia Alves De Souza.

Orientador: Prof. Dr. Daniel Martins Abelha

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Ativa Clientes

Descrição: A inovação do projeto se dá ao fato de que a Ativa Clientes é a primeira plataforma de e-mail marketing do Brasil, que utiliza inteligência artificial para criar e-mails únicos e personalizados.

Alunos: Gusthavo Nicolau Marostica, Kevin Hiroaki Komati, Leonardo Pessoa dos Santos, Walter Tonelotto Neto.

Orientador: Prof. Dr. André Carvalho

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O PODER DE INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO CONSUMISMO DOS JOVENS NA ATUALIDADE

Descrição: Foi realizado um trabalho monográfico para identificar possíveis aspectos consumistas entre os jovens relacionado ao uso das redes sociais, baseado em estudos bibliográficos e entrevistas estruturadas com jovens no perfil deste estudo.

Alunos: Gustavo Viana da Silva, Jaqueline Pinheiro Monteiro.

Orientador: Prof. Dr. Fábio Lacerda Martins da Silva

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PERCEPÇÃO E COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO AOS E-COMMERCES DE MODA NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA

Descrição: A pandemia de COVID-19 gerou um grande impacto e uma grande mudança na vida e no trabalho de toda a população do país. Em momentos de crise, quando o sistema de saúde se encontrava sobrecarregado, era declarado o lockdown, uma medida de contenção comunitária, que bloqueava o funcionamento de serviços considerados não essenciais.

Alunos: Denise da Silva Superbi, Maria Paula Roncari Gatti, Matheus, Justi Dadamo e Vinicus Amir Francis Matta.

Orientador: Profa. Dra. Patricia Mari Matsuda

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ANALISANDO O SETOR DE TURISMO SOB A ÓTICA DO CONSUMO FEMININO

Descrição: O estudo explora a participação feminina em viagens autônomas no Brasil. Motivadas por autonomia financeira e crescimento pessoal, essas viagens refletem uma busca por liberdade e autoconhecimento. O estudo destaca a importância de identificar as motivações, desafios e benefícios dessas viajantes para promover uma perspectiva inclusiva no turismo brasileiro.

Alunos: Gabrielly Gonçalves Pitondo, Giovanna Albuquerque Andrade Pinheiro e Priscilla Tamioso Rezende.

Orientador: Prof. Dr. Aimãn Ibrahim Mourad

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AS INTERFERÊNCIAS DO COACHING DE CARREIRA NA PROGRESSÃO PROFISSIONAL E PESSOAL DE PROFISSIONAIS NEGROS

Descrição: Esse estudo contribui para literatura acadêmica pois irá preencher uma lacuna importante nas pesquisas sobre o coaching de carreira e a racismo. Apresentando uma base sólida que futuras pesquisas poderão usar para explorar as interações entre coaching, raça e desenvolvimento pessoal e profissional.

Alunos: João Pedro Martin, Nathalia Victoria Gomes da Silva, Rafaella Garcia.

Orientador: Prof. Dr. Pedro Jaime Coelho

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APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL PARA AVALIAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUESTÕES DISSERTATIVAS

Descrição: No contexto educacional, a correção de avaliações, principalmente as dissertativas, demanda um tempo considerável dos docentes. Este trabalho propõe um algoritmo para gerar avaliações automáticas de respostas a questões dissertativas, utilizando uma média ponderada de diferentes fatores extraídos do texto através de técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN). Cada fator recebe um peso específico, determinado por regressão linear treinada com bases em diferentes idiomas, resultando em pesos distintos para cada versão do algoritmo. Os resultados demonstraram acurácia de 63,43% para a versão em português (dataset de questões de Biologia), 83,58% para a versão em espanhol (dataset de questões de Literatura) e 81,63% para a versão em inglês (dataset de questões de Ciência da Computação). De forma geral, o algoritmo apresentou desempenho regular, gerando avaliações próximas às realizadas por docentes na maior parte dos casos. Os resultados indicam que, com aprofundamento, essa abordagem pode ser promissora para soluções relacionadas à problemática abordada neste trabalho.

Alunos: LUCAS MATEUS DE MORAES.

Orientador: Prof. Dr. Charles Henrique Porto Ferreira

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PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL APLICADO NA OTIMIZAÇÃO DE CONSULTAS E ATENDIMENTOS MÉDICOS

Descrição: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado no Centro Universitário FEI tem como foco principal relatar o processo de desenvolvimento de um algoritmo baseado em NLP (Natural Language Processing), focado em para aprimorar os processos de atendimentos médicos. O sistema desenvolvido utiliza técnicas de processamento de linguagem natural para analisar consultas médicas e extrair informações cruciais dos relatórios dos pacientes. Ao empregar métodos de NLP, o sistema é capaz de interpretar nuances linguísticas, identificar sintomas e correlacionar informações, permitindo aos profissionais de saúde realizarem diagnósticos mais rápidos e precisos. Além disso, o estudo também aborda a otimização dos atendimentos médicos por meio da automação de respostas a perguntas comuns, oferecendo informações precisas e personalizadas aos pacientes. Ao utilizar algoritmos de NLP treinados, o sistema é capaz de entender as consultas dos pacientes, fornecer informações relevantes sobre sintomas, tratamentos e medicamentos, e encaminhar casos mais complexos aos médicos especialistas. Os resultados obtidos com esta pesquisa visam uma melhoria significativa na eficiência dos atendimentos médicos, reduzindo o tempo de espera, aumentando a precisão dos diagnósticos e melhorando a experiência geral do paciente. Além disso, a implementação bem-sucedida deste sistema NLP destaca seu potencial para implantar um novo paradigma na indústria da saúde, tornando os serviços mais acessíveis e eficazes. Este trabalho representa um passo importante na integração da tecnologia de processamento de linguagem natural com a prática médica, proporcionando benefícios tangíveis tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes. O estudo contribui significativamente para o avanço da pesquisa em NLP aplicada à área da saúde, oferecendo uma base sólida para futuros desenvolvimentos e inovações nesse campo em rápido crescimento.

Alunos: FELIPE DEL AMORE DA CUNHA, IAN RIBEIRO ROCHA, LUCAS GOMES TREVIZOLI, LUCAS KRAUS MONTEIRO ALVES.

Orientador: Prof. Dr. Ricardo de Carvalho Destro

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REALIZAÇÃO DE PREVISÕES DE ROUBO E FURTO NA REGIÃO DE SÃO PAULO UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ESTATÍSTICA

Descrição: No cenário atual da região de São Paulo, a persistência dos desafios relacionados a roubos e furtos representa uma inquietação constante. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um modelo que, por meio da utilização de dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), visa antecipar as ocorrências futuras de roubos e furtos na cidade, fundamentado no histórico de crimes na área. A principal finalidade foi criar um modelo capaz de identificar as áreas de maior risco. Para atingir esse objetivo, foram coletados dados de boletins de ocorrência, abrangendo informações como locais, horários, modus operandi e tipologia do crime, os quais foram analisados por meio de técnicas de estatística de Monte Carlo aliadas ao método de inteligência artificial, Random Forest. A expectativa é que este projeto contribua para a identificação da incidência de roubos e furtos na região de São Paulo, fornecendo informações que atribuam valor para a implementação de medidas preventivas.

Alunos: ANNA BEATRIZ PEREIRA LIMA, GIOVANA ELLERO VIEIRA, VAGNER BATAZOLI PEREIRA FILHO, VINICIUS MOURA RODRIGUES.

Orientador: Profa. Dra. Leila Cristina C. Bergamasco

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SISTEMA DE RECONHECIMENTO DE OBJETOS BASEADO EM IMAGENS PARA VEÍCULOS AUTÔNOMOS: UMA ABORDAGEM USANDO GROUNDING DINO E YOLOV8

Descrição: A importância crescente dos veículos autônomos e a necessidade de sistemas de percepção avançados, enfrentam desafios como variações climáticas e condições de tráfego complexas. São explorados avanços recentes na área, incluindo o uso de Redes Neurais Convolucionais (CNNs), essenciais para o reconhecimento de padrões em imagens e percepção ambiental. Neste trabalho, é proposta uma metodologia estruturada em etapas, baseada na técnica de autodistilação, que utiliza um modelo base Grounding DINO para rotular imagens, as quais servirão como entrada para o modelo destino YOLOv8, para um desenvolvimento de um sistema de percepção de objetos a partir das imagens capturadas pela câmera do veículo autônomo. Durante os experimentos realizados, foi alcançada uma mAP50-95 de 0,4111 e uma acurácia de 69,3% no melhor caso de teste, que consiste na utilização de técnica de data augmentation e ciclos de treinamento.

Alunos: GABRIEL GONÇALVES PASQUARELLI, GABRIEL VIEIRA LIMA, KAREN NATALLY MORAES, VITOR AUGUSTO LEMES PINHEIRO DOS SANTOS.

Orientador: Profa. Dra. Gabriela Biondi

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ANÁLISE DOS PARÂMETROS FUNCIONAIS DE PAVIMENTOS NA RODOVIA SP-300: TENTATIVA DE CORRELAÇÃO COM A VIDA ÚTIL REMANESCENTE

Descrição: Analisar o uso de modelos no desenvolvimento de correlações entre os índices com a vida útil funcional, sendo o objetivo de prever a vida útil funcional do pavimento, onde foi estabelecido como estudo de caso a rodovia SP 300

Alunos: FRANCISCO TSUNEO LELIS, JOÃO VICTOR DE PAULA CABRAL, MAURO PASSADICO SARTORIO, VITORIA SOUSA DE MEDEIROS, YAGO GOMES DE AMORIM.

Orientador: Prof. Dr. Felipe Cava

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ANÁLISE DA VIDA ÚTIL REMANESCENTE DE PAVIMENTOS USANDO PARÂMETROS ESTRUTURAIS: ABORDAGEM COM APRENDIZADO DE MÁQUINAS

Descrição: Predição da vida útil remanescente do pavimento assistido por algoritmo de aprendizagem de maquina

Alunos: Alessandro Santoro, Aline Morais, Gabriel Correia, Giovana Moura, Guilherme Neto, Piettra Correia.

Orientador: Prof. Dr. Felipe Cava

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REUTILIZAÇÃO DE RCD'S CLASSE A EM AGREGADOS NA FABRICAÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO

Descrição: Analisar a inclusão de RCD classe A como agregado na fabricação de blocos de concreto, tendo como objetivo verificar a resistência a compressão do bloco reciclável e analisar a diferença de um bloco convencional e um bloco reciclável

Alunos: LEONARDO SCHNEIDER ARTUR ANDO, BRUNO PRAXEDES, MATHEUS LAVRINI.

Orientador: Prof. Dr. Thiago Canhos

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SISTEMA DE TARIFAÇÃO INTELIGENTE APLICADA AO CARREGAMENTO DE CARROS ELÉTRICOS

Descrição: O Trabalho desenvolvido está ligado aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para o ano de 2030, relacionados ao uso de Energia Acessível e Limpa, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Indústria, Inovação e Infraestrutura. O trabalho integra dois sistemas independentes, o primeiro sistema é composto por um totem, um display e sensores de smart grid, executando quatro funções: a tarifação aplicado ao carregamento de carros elétricos fazendo a tarifação do consumo efetuado durante o carregamento, o sistema também faz a medição de parâmetros como energia consumida, tensão e corrente, um sistema de controle de acesso que utiliza a identificação por rádio-frequência (RFID) e por fim um sistema de cobrança através da tecnologia do PIX. O segundo sistema é responsavel por fazer a geração de energia limpa, utilizando árvores solares. A integração dos dois sistemas permitem associarmos a geração limpa de energia e a tarifação inteligente para o carregamento de carros elétricos. Para essa integração foi utilizado o protocolo de comunicação máquina-máquina Message Queuing Telemetry Transport (MQTT), que faz a comunicação dos sistemas através de uma rede Wi-Fi, permitindo a análise das informações em dashboard e no próprio totem de tarifação. Com isso o sistema torna-se um grande aliado para as Smart Grids, tendo em vista que possibilitam o monitoramento da qualidade da energia, e a quantidade de energia gerada, gerando informações importantes para o desenvolvimento de aplicações futuras de gerenciamento e inter-conexões.

Alunos: DMITRI FLÁVIO SIMÕES, DONATO PERRICCI CHELLA, MATHEUS SCHNEIDER.

Orientador: Profa. Dra. Michele Rodrigues Hempel Lima

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SISTEMA PARA O MONITORAMENTO DE PARÂMETROS VITAIS DE ANIMAIS

Descrição: A tecnologia surge como uma poderosa ferramenta para o auxílio da conservação da vida, sendo aplicada em diversos cenários como o monitoramento, tratamento, análise e proteção. Assim, o projeto de um sistema para o monitoramento de parâmetros vitais é concebido, com foco em melhorar a atuação humana na conservação da vida animal. Sendo uma ferramenta com potencial de melhora no tempo de reação no combate de doenças, ajuda na criação de uma base de dados sólida sobre o animal, reduzindo o estresse decorrente da frequência de manejos para as medições e facilitando futuras pesquisas. Para tanto, o projeto propõe a medição de parâmetros como temperatura corporal, frequência cardíaca e movimento para a aplicação em mamíferos e répteis, além da utilização de plataformas amplamente utilizadas e consolidadas para microcontroladores e protocolos de comunicação, colocando a integridade animal acima de tudo. Além de serviços em nuvem e interface do usuário para disponibilizar as informações.

Alunos:Daniel Privitera Filho, Joyce Nakamura Lopes de Sousa, Larissa Viana Araujo, Leonardo Augusto Gomes Paro, Lucas Nascimento Candido, Rafael Coelho Ferreira.

Orientador: Prof. Dr. Marcelo Antonio Pavanello

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PRIME - PLATAFORMA REMOTA PARA INTEGRAÇÃO E MONITORAMENTO DE EQUIPAMENTOS

Descrição: O projeto introduz um módulo de Internet das Coisas embarcando o microcontrolador ESP32 para aprimorar a conectividade, usabilidade e integração web dos dispositivos de automação com o seu Wi-Fi embutido. O projeto se estrutura em quatro frentes principais: a criação do módulo de relé controlado integrado ao ESP32; o desenvolvimento do firmware embarcado em MicroPython; a elaboração de um dashboard para monitoramento e análise do comportamento do módulo via web; a visualização dos dados do módulo com realidade aumentada.

Alunos: MURIEL PANEGASSI CARLETTI, MURILO BUK MESSIAS, VINÍCIUS RODRIGUES CARVALHO, VÍTOR DINIS WATANABE.

Orientador: Prof. Dr. Rudolf Bühler

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ESTUDO DE DESEMPENHO DA TECNOLOGIA UWB NA ESTIMATIVA DE DISTANCIA FRENTE AS TECNOLOGIAS CONVENCIONAIS: Desenvolvimento de bibliotecas

Descrição: O trabalho intitulado "Estudo de Desempenho da Tecnologia UWB na Estimativa de Distância Frente as Tecnologias Convencionais: Desenvolvimento de Bibliotecas" investiga a eficiência da tecnologia Ultra-Wideband (UWB) no contexto do sistema Communication Based Train Control (CBTC) utilizado pelo Metrô de São Paulo. O estudo foi realizado em colaboração com a Companhia do Metropolitano de São Paulo e a equipe acadêmica do Centro Universitário FEI. O principal objetivo é desenvolver e testar bibliotecas de software para medição precisa de distâncias, utilizando um microcontrolador ESP32 e um transceptor UWB. O projeto visa aprimorar a precisão e a eficiência do sistema CBTC, integrando a tecnologia UWB para superar as limitações dos métodos tradicionais de localização. Foram conduzidos testes de bancada e em campo para validar a eficácia da nova abordagem, com a expectativa de proporcionar melhorias futuras significativas na operação metroviária, garantindo maior eficiência e inovação na maneira como são realizada as medições de distancia do sistema CBTC atual.

Alunos: RAFAEL BOLOGNANI LISBOA, ADILSON CAZZO QUARANTA.

Orientador: Prof. Dr. Marco Antonio de Assis de Melo

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Aplicação de técnicas de previsão de demanda e de Machine Learning com foco na melhoria do Sales and Operations Planning de uma empresa do setor agroquímico

Descrição:

O trabalho destaca a importância do Sales and Operations Planning (S&OP) para integrar vendas, finanças e operações, equilibrando demanda e disponibilidade de produtos e recursos. Em uma indústria química de sementes transgênicas de soja e milho, foi identificado um problema de ociosidade nos centros de distribuição (CDs), com superdimensionamento de funcionários e uso de apenas 25% da capacidade. A desconexão entre previsões de demanda e capacidade operacional causa desperdícios e danos financeiros. A pesquisa propõe usar técnicas de previsão de demanda e Machine Learning para melhorar a precisão das previsões e alinhar o S&OP, visando reduzir erros e aprimorar o planejamento, através da coleta e análise de dados históricos de faturamento, aplicação de técnicas avançadas de previsão e comparação de cenários. Os resultados mostraram que o uso de técnicas avançadas de previsão de demanda e Machine Learning reduziram significativamente o Mean Absolute Percentage Error (MAPE), melhorando a eficiência da produção e reduzindo custos de estoque, mão de obra e contratação, além da redução de ociosidade nos CDs.

Alunos: Camyla Bezerra dos Santos, Felipe da Costa Lemos Barbosa, Gabriel Silveira Trovo, Gustavo Aroni Santana, Marcelo Victor Menezes Cypriano.

Orientador: Prof. Dr. Marcel Utiyama

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CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CUSTOS INDUSTRIAIS: Um estudo de caso para uma fabricante de aditivos para construção civil

Descrição:

O presente trabalho é um estudo de caso sobre a composição de custos para uma empresa química fabricante de produtos para a construção civil na grande São Paulo. O objetivo geral deste trabalho é elaborar um sistema de gerenciamento de custos para melhorar o processo decisório da empresa através da identificação de indicadores de rentabilidade por linha de produto na fabricação de impermeabilizantes para a construção civil em uma empresa na região da Grande SP. A metodologia utilizada foi a de coletas de dados in loco de modo a mapear os produtos selecionados utilizando o Mapa de Fluxo de valor (VSM) e as suas atividades foram cronometradas para auxiliar na criação do sistema de custeio. Após essa etapa, foi criado um sistema de custeio por atividade (ABC). A partir do sistema de custeio implementado foi possível entender de forma gerencial os indicadores de rentabilidade por família de produto, contendo as informações de Margem de Contribuição Geral e o Lucro Operacional Líquido. Foi criado também um dashboard automático e interativo, o qual foi oferecido ao gestor da empresa escolhida para auxiliar em decisões mais estratégicas.

Alunos: GABRIEL DE OLIVEIRA LONGO, HEINER COVIC HACKER, LEONARDO YUJI HIGASHINAKA, MATHEUS RODRIGUES BERTEVELLO, RENATO CABO BARBOSA TEIXEIRA.

Orientador: Prof. Dr. Fernando Scramim

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CUSTO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO NO CONTEXTO DA ECONOMIA CIRCULAR: Um estudo em uma empresa de equipamentos de proteção individual (EPI).

Descrição:

A partir da configuração atual dos modelos de produção, baseados na extração, produção, uso e descarte de determinado recurso ou produto, criou-se a necessidade de adaptação e transformação de uma economia focada no desperdício e na criação de resíduos para uma economia voltada à regeneração da natureza. Neste sentido, faz-se necessário a exploração do gerenciamento de recursos, o modo como eles são tratados e os benefícios concebidos para sociedade. Dessa forma, o presente trabalho apresenta como objetivo analisar os custos associados na produção das caixas de armazenamento do protetor auditivo no contexto de um programa de Economia Circular. Para isso, foram definidos como objetivos específicos: mapear todo o processo produtivo e logístico da empresa referente a caixa plástica do protetor auditivo; levantar os custos envolvidos na produção das embalagens dos protetores; mapear o processo produtivo e logístico com a inclusão da logística reversa e aplicar o LCC (Life Cycle Cost) para identificar os custos envolvidos. A pesquisa apresenta como metodologia um estudo de caso de referencial teórico, com caráter exploratório. Os dados utilizados foram selecionados por meio de entrevistas com os responsáveis da empresa estudada, apresentando arquivos históricos da companhia. Como resultados, para a viabilidade do programa de economia circular em relação a empresa estudada, faz-se necessário o retorno mínimo por viagem de 50,42% das embalagens para remanufatura, que se refere ao ponto de equilíbrio dos custos, entre os cenários atual e proposto.

Alunos: AMANDA SANTIAGO, GABRIEL BATISTA DOS SANTOS, GABRIELLA RIBEIRO POLI, GIOVANA BRAIT PIRES, KARINA JESUS DE OLIVEIRA.

Orientador: Prof. Dra. Cláudia Aparecida de Mattos

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PERCEPÇÃO DOS CLIENTES SOBRE O SERVIÇO PRESTADO PELA MAIOR PLATAFORMA DE VENDAS ONLINE DO BRASIL: APLICAÇÃO DA MATRIZ DE IMPORTÂNCIA VERSUS DESEMPENHO E DA ESCALA E-S-QUAL

Descrição:

O mercado de e-commerce brasileiro está em constante crescimento e tornando-se cada vez mais competitivo. Para garantir seu lugar em meio aos grandes concorrentes é de suma importância que as empresas tenham pleno conhecimento do mercado, portanto, este estudo permite a avaliação do desempenho da maior plataforma de vendas online no Brasil frente a seus concorrentes, em relação aos critérios mais importantes no momento de decisão de compra, buscando contribuir com o desenvolvimento do e-commerce brasileiro. Para o estudo foi elaborado um questionário que avaliou o desempenho da maior plataforma de vendas online em comparação aos seus concorrentes, considerando critérios essenciais para os consumidores, como disponibilidade, confiabilidade, facilidade de uso, privacidade e custo.

Alunos: CAMILA YOSHIOKA SIMOMURA, FELIPE COELHO PINA, GUILHERME SAGUIE MARQUES, LIVIA PAN RODRIGUES, MARIANA PIOVESANA CERVENKA.

Orientador: Prof. Dra. Denise Luciana Rieg Scramin

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ANÁLISE DE FALHAS EM REVESTIMENTOS DE ZINCO ELETRODEPOSITADOS EM AÇO TEMPERADO E REVENIDO

Descrição: Revestimentos referem-se a camadas aplicadas a superfícies de objetos para melhorar estética e resistência, incluindo resistência à corrosão e desgaste. No contexto industrial, utilizam-se revestimentos de zinco para proteger superfícies de aço por meio de proteção catódica sacrificial. Prefere-se o método de eletrodeposição de zinco por sua eficiência em custos e qualidade do revestimento. O processo de revestimento inclui etapas preliminares, como desengraxe e ativação (decapagem), cruciais para a adesão do revestimento ao substrato. A não remoção de graxas, oléos e óxidos durante estas etapas pode prejudicar a aderência do zinco. Tratamentos térmicos, como têmpera e revenimento, modificam as propriedades dos aços, aumentando resistência mecânica e à corrosão, mas também podem gerar óxidos que dificultam a deposição subsequente do zinco. O estudo analisou a influência da superfície formada durante os tratamentos térmicos sobre o processo de eletrodeposição de zinco. Testes laboratoriais, incluindo análises por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), confirmaram a presença de contaminantes que atuam como barreiras para a deposição de zinco. Ensaios com a célula de Hull mostraram dificuldades na eletrodeposição em superfícies tratadas termicamente, indicando que a preparação inadequada da superfície gera falhas no revestimento. Os resultados sugerem que a superfície formada durante os tratamentos térmicos é um dos principais fatores que comprometem a qualidade do revestimento de zinco. A presença de óxidos e resíduos metálicos, como chumbo e bismuto, afetou negativamente a adesão do zinco. A introdução de uma etapa de polimento antes da eletrodeposição demonstrou melhorar significativamente a aderência do revestimento para amostras industriais. A remoção mecânica de contaminantes por lixamento antes dos ensaios de célula de Hull, como no polimento, mostrou-se eficaz para melhorar a preparação da superfície, resultando em uma camada de revestimento mais homogênea e aderente. Conclui-se que a qualidade do revestimento de zinco em aço carbono depende fortemente da preparação da superfície após tratamentos térmicos. Superfícies limpas e uniformes são essenciais para uma eletrodeposição eficaz. Estudos adicionais são necessários para reduzir a geração de resíduos na superfície provenientes dos processos de têmpera e revenimento. Além disso, faz-se necessário otimizar os processos de pré-tratamento, minimizando falhas e assegurando a durabilidade e a qualidade do produto final. Palavras-chave: Eletrodeposição de zinco. Tratamentos térmicos. Análise de falhas.

Aluno: Mikeias Reis de Andrade Gadiol

Orientador: Prof. Dr. William Naville

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INFLUÊNCIA DO PROCESSAMENTO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE NANOCOMPÓSITOS DE POLIPROPILENO COM GRAFENO

Descrição: O objetivo deste trabalho foi analisar a influência da alteração de processamento e da adição de compatibilizante nas propriedades mecânicas de um nanocompósito de polipropileno com grafeno. Os corpos de prova foram obtidos através do processo de injeção, utilizando 3% em massa do masterbatch Poly-G da Gerdau Graphene, contendo ou não 3% em massa de PP-g-MA e sendo ou não extrudados previamente. A caracterização térmica ocorreu através dos ensaios de temperatura de deflexão térmica (HDT) e calorimetria exploratória diferencial (DSC) e a caracterização mecânica através dos ensaios de impacto Charpy e de tração. Tanto a extrusão prévia, quanto a adição do compatibilizante aumentaram a temperatura de deflexão térmica. As curvas de DSC não indicaram diferenças significativas na temperatura de fusão e no grau de cristalinidade do PP. Os nanocompósitos extrudados e injetados apresentaram uma queda na resistência ao impacto de 34% ao adicionar o reforço e uma recuperação de 87% ao adicionar o compatibilizante, porém o comportamento diferiu quando passou somente pelo processo de injeção direta. Nos ensaios de tração, o módulo de elasticidade e a resistência apresentaram valores bem similares para todas as amostras, tendo diferenças notáveis principalmente no alongamento que reduziu ao adiconar o grafeno. A principal característica notada ao variar os parâmetros de processamento foi o baixo desvio padrão nas amostras extrudadas e/ou com compatibilizante, indicando uma possível melhor dispersão do reforço na matriz.

Aluno: Guilherme Amaro da Silva.

Orientador: Profa. Dra. Adriana Martinelli Catelli de Souza

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PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPONENTES EM PEEK PRODUZIDOS ATRAVÉS DE MANUFATURA ADITIVA: Uma Investigação Pré e Pós-Recozimento

Descrição: Este estudo investigou os efeitos do processo de recozimento no PEEK (poliéter-étercetona) produzido por manufatura aditiva. Os corpos de prova foram submetidos a análises de dimensões, difração de raios-X, calorimetria diferencial e ensaios de flexão. Os resultados revelaram que o recozimento não apenas alterou as dimensões dos corpos de prova, com uma redução na largura e espessura, mas também promoveu aumento na cristalinidade do material. A análise por difração de raios-X mostrou que as amostras recozidas apresentaram uma média de cristalinidade de 11%, enquanto as amostras não tratadas termicamente tinham uma média de 7%. Essa mudança estrutural resultou em um aumento da resistência e rigidez das amostras recozidas, com um limite de escoamento médio de 110 MPa e um módulo de elasticidade médio de 3,4 GPa, em comparação com 81 MPa e 2,4 GPa, respectivamente, para as amostras não tratadas termicamente. Apesar do recozimento realizado em moldes de gesso, ainda ocorreram alterações dimensionais nas amostras, mas sem distorções.

Aluno: Pedro Rafael Della Ricco Figueiredo

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Magnabosco

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SafeBumpers: Desenvolvimento estrutural do para-choque traseiro de carretas para maximização da segurança.

Descrição: De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), há uma média de 21.000 acidentes com caminhão por ano no Brasil, dos quais o tipo mais comum é a colisão traseira. A porcentagem de vítimas feridas ou fatais nestes acidentes é de 80%, o que se deve aos efeitos cunha e guilhotina. Ambos possuem altas taxas de mortalidade e se devem ao funcionamento inadequado dos para-choques traseiros, tornando clara necessidade de melhoria da efetividade e confiabilidade destes equipamentos. Nesse sentido, a SafeBumpers propõe o desenvolvimento estrutural do para-choque traseiro de carretas para maximizar da segurança. Tal desenvolvimento engloba alterações tanto de geometria quanto de materiais a fim de reduzir sua deformação e aumentar a resistência ao impacto mitigando o risco de intrusão do veículo durante a colisão traseira. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas parcerias com a Scania e a JSL, as quais forneceram dados reais dos para-choques e carretas para viabilizar o desenvolvimento adequado da estrutura. Também foi realizado o levantamento das normas aplicáveis, o estudo de aços nobres no software Granta EduPack, as análises estáticas não lineares no software Abaqus e as análises dinâmicas no software LS-Dyna. Com isso, foi desenvolvido um para-choque com reforços laterais e transversais utilizando aços nobres, incluindo aços TRIP (Transformação Plástica Induzida) e de ultra-alta resistência além do aço baixo carbono. Como resultado da análise estática, a SafeBumbers apresentou, nos pontos mais críticos, uma redução de deformação de 37,5% e um aumento de resistência ao impacto, evidenciado pelo aumento médio da máxima tensão suportada em cerca de 120%, o que permite uma velocidade máxima suportada de 77% a 128% maior no choque dependendo do ponto de colisão. Já nas análises dinâmicas, além de apresentar menor deformação, a SafeBumbers impediu que o veículo colidente adentrasse à carroceria da carreta nas condições de colisão mais críticas, ao contrário do para-choque convencional que permitiu a intrusão. Também evitou danos na região do para-brisa e na coluna A do veículo, o que indica melhor dissipação de energia e mitigação dos efeitos cunha e guilhotina. Logo, o projeto mostrou-se eficiente para o aumento da segurança, embora seu custo seja mais elevado. Em termos de próximos passos, são necessários refinamentos nas análises dinâmicas para uma melhor compreensão do impacto nos passageiros, otimizações para redução de peso e custo da estrutura e a elaboração de um protótipo funcional.

Alunos: Axel Baher Lukin, Bruna Maria B. Ribeiro, Davi Henriques Leal, Fernando Feitosa, Guilherme I. F. Espada, Lucas Longhini, Talita Vacco.

Orientador: Prof. Me. Jairo de Lima Souza

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ESTUDO DO EFEITO AERODINÂMICO SOBRE AS PORTAS DE PLATAFORMAS APÓS A PASSAGEM DE TRENS EM TÚNEIS SUBTERRÂNEOS: um estudo em parceria com o Metrô de São Paulo

Descrição: As portas de plataforma (Platform Screen Doors ou PSDs) são equipamentos de grande importância para melhoria da segurança das estações de metrô já que realizam a separação entre a plataforma com usuários e a via férrea. A aplicação desta tecnologia no Metrô de São Paulo é muito vantajosa neste quesito tanto pelo maior bem-estar e conforto oferecido aos usuários, quanto pela diminuição de interferências nas vias e atrasos envolvidos nestes incidentes. Desta forma, garantir que as portas de plataforma sejam capazes de atender aos requisitos do projeto e operação à longo prazo é essencial para sua viabilidade econômica de instalação e manutenção preventiva. Neste sentido, a aplicação de simulações estruturais considerando múltiplos cenários de carregamentos estático e dinâmicos sobre as PSDs garante que se possa estimar com precisão o tempo de vida destes equipamentos. Em túneis subterrâneos, a influência dos esforços aerodinâmicos na resistência estrutural é de grande relevância em função da ocorrência do fenômeno de efeito pistão, que pode ser estimado através de simulações em Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD). Logo, este trabalho, em parceria com o Metrô de São Paulo, propõe a simulação em CFD da passagem direta de um trem a 100 km/h pela estação Santa Cecília, considerada o caso mais crítico, e a validação dos métodos aplicados através de um sistema de telemetria para coleta de valores reais de pressão com o objetivo de estimar os esforços sobre as PSDs e repassá-los à equipe de engenharia do Metrô de São Paulo para cálculo do tempo de vida. Os resultados das simulações em CFD indicaram gradiente positivo máximo de pressão de ~ 500 Pa e gradiente negativo máximo de ~ -350 Pa, devido principalmente à ocorrência do efeito pistão. Os resultados são sustentados pela correlação empírica, através de telemetria com sensores de pressão, e numérica, através de simulação em CFD, realizada na estação Jabaquara, considerada como referência para validação dos métodos aplicados uma vez que não há PSDs instaladas na estação Santa Cecília. Utilizando os resultados deste trabalho nos cálculos analíticos estruturais com base na norma Eurocode EN 1993-1-9, a engenharia do Metrô de São Paulo indicou vida infinita sob carregamentos cíclicos (fadiga) para portas de plataforma instaladas em todo o sistema até o momento.

Alunos: Carlos Fernandes Alfano Junior, João Vitor Cato Pansiera, Tiago Benjamim Monteiro.

Orientador: Prof. Dr. Cyro Albuquerque Neto

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DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE BANCADA PARA TESTES DE FILTROS DE AR EM GABINETES

Descrição: Com a maior obtenção de equipamentos eletrônicos em residências e indústrias nos últimos anos e o aumento da quantidade de impurezas no ar, tornam o problema de desgaste eletrônico mais evidente. A solução mais buscada por usuários médios, é apenas a troca do equipamento como um todo, atitude que gera alto gasto. A solução, portanto, ainda é escassa no mercado, onde filtros de qualidade e uma variedade abrangente de modelos e malhas para otimizar a performance e proteger o gabinete carecem de opções. Com a finalidade de ampliar o desenvolvimento dos filtros existentes e a busca por uma malha de melhor performance para gabinetes, foi proposta uma bancada de teste para filtros de ar para gabinetes. Assim, torna-se necessário desenvolver uma bancada de teste que possa quantificar parâmetros importantes para definir se o filtro cumpre os requisitos mais importantes para o bom funcionamento da máquina, restringir a entrada de impurezas assim como manter alto fluxo de ar, permitindo simultaneamente aumentar intervalos necessários de limpeza e manutenção, fornecendo a capacidade de troca de calor exigida para que os componentes internos possam atuar em temperaturas ideais. Para atingir dito objetivo, realizou-se testes práticos, através de uma bancada protótipo, visando a otimização da mesma para que todos os parâmetros de temperatura, fluxo de ar e quantidade de impurezas mantidas dentro da máquina possam ser mensurados da forma correta. Outra ferramenta essencial para o estudo da eficiência e desenvolvimento da bancada são as análises em CFD, através do software Ansys. Através das simulações computacionais possibilita-se refinar o protótipo, observando a disposição de fluxo de ar, analisando a parte termodinâmica para validar os critérios analisados na parte prática. Dessa forma, a bancada torna-se um produto para estudo e otimização de filtros para suprir essa lacuna no mercado, visando uma melhor performance e espaçamento de manutenção para o consumidor final e melhorando o estudo e análise para empresas fabricantes de peças tornando-se uma ferramenta para as mesmas.

Alunos: Carlos Vinicius Nogueira Ribeiro, Carlos Henrique Nogueira Ribeiro, Eduardo Gaspar Covo, Gabriel Calil Caminada, Lucca Scariato Geraldello, Pedro Pivovar Teixeira.

Orientador: Prof. Dr. Cyro Albuquerque Neto

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CONTROLE ATIVO DE VAZÃO PARA MANUFATURA ADITIVA POLIMÉRICA DO TIPO FDM

Descrição: A manufatura aditiva é hoje o método de fabricação mais comum para prototipagem rápida ou produção de geometrias complexas para baixa ou média escala de produção. Este método envolve uma variedade de técnicas para a construção de peças através da adição precisa de volume de material. O método de manufatura aditiva por FDM (Fused Deposition Modeling) para materiais poliméricos é um dos mais utilizados atualmente devido ao seu baixo custo, tanto em ambientes industriais quanto em aplicações escolares ou domésticas. Neste processo, o material é alimentado em forma de filamento, aquecido até atingir a fusão (comumente na faixa de 190-250 ºC) e depositado controladamente com o auxílio de uma plataforma CNC (H. Bikas; P. Stavropoulos e G. Chryssolouris, 2016). Devido à relação indireta entre a entrega de filamento e vazão de saída no bico extrusor, surgem inconsistências no volume de material depositado quando há mudança brusca de movimentação. Isto gera desvios dimensionais, afetando a qualidade visual, estrutural e de forma. Este problema se agrava principalmente para sistemas de extrusão do tipo “Bowden”, onde o motor extrusor é fixado na estrutura da máquina e o filamento é guiado por um tubo até a cabeça móvel de extrusão. (S. Tronvoll; S. Popp e C. Elverum, 2019). Com o intuito de minimizar este problema, a Smart Deposition tem como proposta desenvolver um sistema de controle de vazão em malha fechada, incluindo calibração automática dos parâmetros do modelo. Através de sensores de deformação acoplados na cabeça de extrusão, será possível a estimativa de vazão de saída em tempo real. Desta forma, pode-se compensar desvios entre o valor desejado e medido, melhorando assim a qualidade da impressão. Com este método, pode-se levar em conta os comportamentos não-lineares da extrusão de polímeros, que se tornam cada vez mais expressivos em velocidades e acelerações de impressão maiores. O objetivo do trabalho é estudar e simular um modelo dinâmico de uma extrusora comum para FDM com o auxílio do software Matlab/Simulink. A partir deste modelo, serão estudados métodos de controle para compensar a vazão com base na leitura de força de extrusão. Com as simulações definidas, será projetado e construído um protótipo de extrusora funcional. adaptado para o sensoriamento necessário, capaz de demonstrar o controle proposto.

Alunos: Caio Martins Ferreira; Guilherme Parreira Gomes; Henrique Yoshio Kawahara; Vinicius Damazio Salmeron; Thiago Oliveira Santarelli.

Orientador: Prof. Dr. Fabrizio Leonardi

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FEICOIL: DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE ESTAMPAGEM EM TIRAS DE AÇO LAMINADAS

Descrição: Em parceria com a empresa Waelholz Brasmetal, renomada no setor de laminação de bobinas de aço, o projeto teve como objetivo explorar pontos de melhoria e desenvolver um equipamento de estampagem para tiras de aço 51CrMoV4, um desafio enfrentado em quatro linhas de produção. O processo atual é caracterizado por uma alta demanda de tempo para a execução de dois furos, que servem de identificação no processo de oscilamento da empresa. Esses furos identificam a região de solda na união de duas tiras de aço, seguindo uma padronização requerida pelo cliente com localização dos furos pré-determinada. Compreendendo o processo, a equipe utilizou conhecimentos adquiridos no curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica. Realizaram revisões bibliográficas, utilizaram softwares específicos e participaram de reuniões com orientadores para calcular, dimensionar e selecionar componentes, escolher materiais usando o Granta Edupack, analisar e simular comportamentos estruturais com o Ansys e, por fim, realizar uma análise de custos do projeto. O equipamento desenvolvido foi idealizado como uma pequena prensa hidráulica. Uma estrutura mecânica suporta um atuador hidráulico verticalmente, transmitindo o movimento da haste do cilindro até dois punções por meio de uma chapa metálica. Os punções, montados em uma estrutura em formato "C" e apoiados por molas, realizam o movimento vertical para baixo, perfurando a chapa fixada que necessita dos furos de identificação. Com os estudos concluídos e compartilhados com o departamento responsável, a empresa investiu e produziu um protótipo do projeto, que atualmente está em fase de tryout (maio/24) para validação e implantação na produção. Posteriormente, o objetivo é replicar este equipamento semestralmente e gradualmente utilizá-lo em toda a célula do departamento de osciladeiras.

Alunos: Guilherme Santos da Silva, Gustavo de Aquino Amorim, Gustavo Nogueira Alves, Lucas Henrique Zemuner Garcia, Luis Felipe Sallum Bracourt de Oliveira, Matheus Fernandes Faria, Mauriccio Rovel Freisinger Rodrigues, Rafael Lopes de Oliveira e Silva.

Orientador: Prof. Dr. Mohammad Hossein.

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BACKBONE SOLUTIONS: CUSTOMIZAÇÃO E OTIMIZAÇÃO ESTRUTURAL EM IMPLANTES DE COLUNA VERTEBRAL

Descrição: A bioengenharia representa um vetor para aplicação da tecnologia em soluções para preservação da vida. Na area de implantes, o design de dispositivos já é atualmente função de um engenheiro mecânico, que deve selecionar os melhores materiais, processos e geometrias e considerar as preocupações dos cirurgiões no momento da aplicação. No Brasil, o ramo de implantes para coluna vertebral trabalha somente com dimensões padronizadas e produtos sob importação, o que pode representar um desafio dado o constante aumento na necessidade de cirurgias na região, além dos preços e prazos elevados para compra no mercado externo. Essa escassez de produtos é resultado da falta de mão-de-obra capacitada para dimensionar, simular em elementos finitos e a fabricar esses dispositivos atendendo às normas nacionais aplicáveis. A empresa fantasia “BackBone Solutions” foi desenvolvida com o intuito de promover um modelo de negócio que preencha essa lacuna do mercado brasileiro, consultando as pesquisas mais recentes de diversas localidades do mundo – tais quais Índia, China, Estados Unidos e Coreia do Sul – e desenvolvendo um modelo pioneiro de customização com base nas medidas da tomografia de um paciente. Para um projeto piloto, o processo iniciou à partir da seleção da cirurgia de artrodese, técnica ALIF (Anterior Lumbar Interbody Fusion), seguida da leitura e medição da anatomia do paciente através de tomografia computadorizada, dimensionamento do implante com base nas medidas tomadas, simulação do implante em elementos finitos e otimização estrutural para redução de massa, redesign da geometria para aplicação de elementos osteo integrativos e design de marca, ensaios mecânicos para validação da geometria e materiais selecionados, desenvolvimento de dispositivos para viabilização do ensaio e, por último, fabricação de protótipos nas geometrias e materiais selecionados durante a pesquisa em parceria com duas empresas do ramo. Esses processos também serão orientados por um questionário de validação médica da solução – que foi utilizado como validação do MVP (Minimun Viable Product) da solução – além de uma profunda consulta às normas regulamentadoras ASTM, ISO e resoluções ANVISA. Como resultado, a geometria desenvolvida em software corrobora com os resultados dos ensaios físicos, oferecendo um pico de tensão de 160 MPa em software quando simulado com uma carga de 10.799 N com vida infinita em fadiga para um coeficiente de segurança mínimo 1,8. Nos ensaios físicos, o protótipo impresso em titânio resistiu à uma carga de 23 toneladas sem falhar – um valor dez vezes maior que o estipulado para aprovação considerando coeficiente de segurança 2, garantindo a eficiência da geometria desenvolvida, dos materiais e processos utilizados.

Alunos: Gabriel Silva de Mauro, Gabriella de Sousa Almeida, Igor Marques Monteiro, Rafael Alves de Oliveira Ansanello, Ryan Bitu de Oliveira.

Orientador: Prof. Dr. Mohammad Hossein.

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LUBRITEC: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO AUTOMÁTICA PARA ROLAMENTOS INDUSTRIAIS EM CIRCULADORES DE FORNOS DE RECOZIMENTO

Descrição: Os rolamentos são componentes usados em máquinas com o objetivo principal de minimizar o atrito entre as peças móveis da máquina e conseguir suportar o máximo de carga possível. Pode-se destacar seu emprego de rolamentos em motores elétricos, motores de combustão interna, redutores, turbinas, ventiladores, e em outros componentes industriais. Dessa forma, como a maioria dos componentes mecânicos, possuem uma determinada vida útil e consequentemente precisa ser substituídos. A grande limitação desses componentes está no fato de suportarem grandes cargas e muitas vezes não diminuírem sua ação e até mesmo chegando a paralisar suas ações. Dessa maneira para diminuir os desgastes desses componentes é empregado uma análise de vibração que é uma técnica da manutenção preditiva com objetivo de identificar vibrações provenientes de outras partes da máquina as quais afetam prejudicialmente os rolamentos fazendo com que muitas vezes a produção seja paralisada. Assim o objetivo geral desse trabalho apresenta o desenvolvimento de uma técnica automática de lubrificação desses rolamentos dos circuladores dos fornos de recozimento fazendo com que eles não venham a sofrer com o excesso de cargas e muito menos com o atrito entre os componentes das máquinas industriais em que são utilizados. Para alcançar esse objetivo foi realizado um estudo e posteriormente a implementação do sistema em um dos rolamentos dos circuladores dos fornos de recozimento da empresa parceira. Os dados e resultados desse teste se mostraram condizente com o proposto no trabalho em questão, mostrando que o sistema atendeu perfeitamente a quantidade de lubrificante ideal de 10 g no ponto, com muito mais eficiência e segurança do que o modelo manual de lubrificação atual e por ser um sistema automático, o investimento ficou economicamente viável comparado com o cenário atual.

Alunos: Guilherme Henrique Mendes, Matheus Pinheiro Cilli, Nicolas Terzi Zacher, Tallyson Rodrigues, Thiago Lomônaco.

Orientador: Prof. Rodrigo Bernardello

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ATOMA: ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE ATOMIZADOR A GÁS BASEADO NO MODELO HERMIGA 75/5 VI (EAC)

Descrição: O impacto de novas tecnologias sobre a sociedade é significativo e quando se trata do tema de processos de fabricação, esta constatação se torna ainda mais evidente. Durante séculos, a indústria metalúrgica vem se reinventando com o intuito de prover soluções que aumentem a produtividade na manufatura da maneira mais eficiente possível, evitando desperdícios, retrabalhos e falhas. Dentro desse contexto, uma das técnicas que tem ganhado notoriedade no cenário metalmecânico é o processo de atomização. Este método visa a produção de um pó metálico que possa ser utilizado na confecção de peças com alto grau de complexidade por meio de métodos de manufatura aditiva, como, por exemplo, a sinterização ou impressão 3D de metais, podendo esta ser EBM (Electron Beam Melting) ou SLM (Selective Laser Melting). No Brasil, a atomização é pouco explorada devido à falta de investimentos em maquinários nacionais, o que leva à dependência de ferramentas importadas e caras. Universidades como UNICAMP, USP e UFSCAR focam em pesquisas de manufatura aditiva, mas algumas dependem de pós-metálicos importados, elevando os custos de estudos e produções de peças metálicas em impressão 3D. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) por sua vez produz pó metálico para pesquisas e produção de peças, utilizando o atomizador Hermiga 75/5 VI (EAC) que produz uma solidificação rápida de ligas metálicas, especialmente alumínio

Alunos: Ana Beatriz de Oliveira, Ana Julia Morare, Lucas Bustamante, Nicolas Moraes.

Orientador: Prof. Dr. Adalto de Farias

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GEOCOOLING: ANÁLISE COMPARATIVA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ENTRE SISTEMAS DE AR-CONDICIONADO CONVENCIONAIS E GEOTÉRMICO-CONVENCIONAIS HÍBRIDOS: UM ESTUDO SOBRE SUSTENTABILIDADE NA CLIMATIZAÇÃO DE AMBIENTES

Descrição: Energia limpa e acessível é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para que seja atingido, novas formas de geração e distribuição de energia proveniente de fontes renováveis devem ser pensadas, visando a diminuição da emissão de carbono na atmosfera e o controle das mudanças climáticas, e que ao mesmo tempo possam ser disponibilizadas para toda a população mundial. Tão necessário quanto é a busca da melhoria da eficiência dos diversos equipamentos consumidores de energia que estão presentes no dia a dia da humanidade. Os sistemas de climatização de ambientes, que nesse contexto são responsáveis pelo consumo de uma parte significativa da energia gerada no âmbito mundial, também podem ser repensados. Considerando-se que há uma diferença de temperatura entre a atmosfera e o solo, esta diferença de temperatura pode ser utilizada para que o calor de um fluido refrigerante de um ar-condicionado seja absorvido ou rejeitado para o solo, como já acontece em países da Europa e América do norte, para o aquecimento de ambientes, por meio das chamadas estacas geotérmicas. Este trabalho tem por objetivo analisar e comparar a eficiência de um sistema de refrigeração convencional com um sistema de refrigeração híbrido (convencional e geotérmico), que utiliza estacas geotérmicas para dissipar calor para o solo. O ambiente a ser refrigerado foi definido, e a carga térmica desse ambiente foi calculada. Selecionaram-se os equipamentos do sistema convencional (evaporadora e condensadora) e o coeficiente de performance deste foi calculado. O sistema híbrido de refrigeração consiste num sistema de expansão indireto, em que há dois circuitos de fluidos: um por onde circula um fluido refrigerante de expansão, sendo que este é o que retira o calor do ambiente, e outro por onde circula água, que retira o calor do fluido refrigerante e o dissipa no solo, por meio das estacas geotérmicas. Demonstrou-se uma modelagem matemática para uma estaca geotérmica de tubulação helicoidal, que possibilita o cálculo de sua capacidade de trocar calor com solo. As variáveis geométricas, geotécnicas, hidráulicas e termodinâmicas do sistema geotérmico foram definidas. Selecionou-se uma bomba hidráulica, que atendesse os requisitos de vazão e perda de carga, bem como a evaporadora e condensadora do sistema híbrido. Por fim, calculou-se o coeficiente de performance do sistema híbrido e seu aumento percentual em relação ao sistema convencional, que foi de 29%.

Alunos: Felipe Boquete Ciarini, Giulianna Ferracioli Pinheiro Dos Santos, Igor Farah Fernandes Batista, Renan Vansan Dietrich, Renato Ferreira Da Rocha Junior.

Orientador: Prof. Cyro Albuquerque Neto

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ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS NO PROCESSO DE UMA CERVEJARIA

Descrição: O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja. Devido à sua popularização, houve um aumento significativo na abertura de cervejarias artesanais. O objetivo do presente trabalho de conclusão de curso foi estudar as etapas do processo de produção de cerveja, analisar e identificar os riscos no processo de uma cervejaria artesanal, localizada no estado de São Paulo, propondo recomendações para reduzi-los. Inicialmente, foi realizado um estudo detalhado das etapas do processo de produção de cerveja, desde a preparação dos ingredientes até o envase do produto final. Com esse conhecimento, aplicou-se a técnica do HAZOP de forma a identificar os desvios, causas, consequências das principais etapas do processo de produção da cerveja e da caldeira, equipamento considerado o mais perigoso da empresa. Com isso foi possível categorizar os riscos existentes nas instalações e processo da cervejaria, entre os mais significativos, destacaram-se o rompimento da caldeira, e a contaminação do produto final, com o maior potencial de causar danos severos à saúde dos consumidores, à integridade das instalações e ao meio ambiente, e propor recomendações para minimizá-los e/ou mitigá-los.

Aluno: RICARDO RIBEIRO MAGALHÃES CRUZ FILHO

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Condotta

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REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE POLIPROPILENO ATRAVÉS DE DESPOLIMERIZAÇÃO TERMOQUÍMICA

Descrição: Este trabalho aborda a reciclagem química do polipropileno através da despolimerização termoquímica, visando a obtenção de produtos de valor agregado. Ressalta-se a importância do tema, devido aos problemas ambientais decorrentes do descarte inadequado de resíduos plásticos. A pesquisa enfatiza os desafios da despolimerização de plásticos, especialmente poliolefinas e poliésteres, devido às fortes ligações em suas estruturas. Destacam-se a pirólise e a despolimerização, além da influência dos catalisadores na conversão do processo. A metodologia proposta inclui experimentos em escala de bancada, utilizando o líquido iônico n-butilamônio e os catalisadores Ni-Al2O3, Ru-Al2O3 e zeólita Y para a despolimerização do PP, seguida pela caracterização dos produtos por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa (GC-MS) dos produtos. O experimento abrange a reação de hidrólise em meio básico com solução de NaOH utilizando amostras de polipropileno comercial e resíduos. Destaca-se a zeólita Y como catalisador promissor. Observou-se que a presença do líquido iônico não beneficiou a reação, mostrando-se ineficaz como solvente para o polipropileno nas condições testadas. Ressalta-se a necessidade de mais estudos para compreender a influência do líquido iônico na reação estudada. A proposta busca contribuir para a gestão sustentável de resíduos plásticos, enfatizando a importância da reciclagem química e da pesquisa inovadora.

Alunos: EVELYN HELLEN FERREIRA SANTOS, FELIPE MENEZES MACHADO, NATALIA LEMES DA SILVA, STÉFANI SALVADOR DE OLIVEIRA.

Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Gonçalves Santos

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Smart Driving

Descrição: Pensando na condução dos motoristas de ônibus urbanos, foi criado o projeto SmartDriving, que visa reduzir o impacto do condutor no consumo de combustível por meio da manipulação do sinal do pedal acelerador, limitando-o de acordo com os parâmetros obtidos em tempo real e definidos através de simulações computacionais que definirão o impacto de cada parâmetro. A simulação consiste em um modelo no MATLAB/Simulink integrado ao software de dinâmica veicular TruckSim.

Alunos: Bruno Jose Abad, Bruno Liotti Vollet, Daniel Rampazzo Bragança Ferreira, Gustavo Okada, Heitor Cavalhieri Zanetti, Pedro de Souza Ciampone, Pedro Massad, Vitor Assarito Gatt, Ygor Dalmazo Navarro

Orientador: Prof. Dr. André de Souza Mendes

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Family Guard

Descrição: Com o objetivo de aumentar a segurança dos ocupantes das terceiras fileiras de assentos em veículos de passeio através da redução de intrusão da carroceria em casos de colisão traseira, a criação do Family Guard passa pela mudanças de materiais que compõem a porção traseira do veículo, além da adição de uma placa atenuadora de impacto na região do para-choques. Para isso, simulações foram realizadas no LS Dyna em conjunto com um CAD criado pelos autores.

Alunos: Douglas dos Santos Dias, Hemanoelly Kézia Silva, Igor de Souza Nogueira, Leonardo Honorato Bertanha, Leonardo Rodrigues Perrotta, Lucas Dias Claudio, Lucas Salvador Pereira e Oliveira, Robson Nascimento Cruz, Victor João

Orientador: Prof. Dr. Jairo de Lima Souza.

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Precision Brake System (P.B.S)

Descrição: No Brasil, presenciamos um crescimento constante da quantidade de veículos nas ruas, exigindo, consequentemente, o aprimoramento dos sistemas de frenagem para elevar a segurança no trânsito. Apesar da implementação de tecnologias autônomas, como a frenagem automática, que contribuem para a redução de acidentes, ainda persistem falhas em 50% dos casos. Diante desse cenário, o projeto P.B.S. surge como uma solução para aumentar a segurança nas vias. O grande diferencial do P.B.S. reside na sua capacidade de prever com precisão a distância segura de frenagem. Através de cálculos complexos e do monitoramento constante do atrito entre a pastilha e o disco de freio, o sistema realiza ajustes na distância de frenagem em tempo real, levando em consideração variáveis como temperatura, desgaste da pastilha e condições do piso. Essa tecnologia inteligente do P.B.S. combate dois dos principais fatores que contribuem para os acidentes: a falha humana e as falhas mecânicas. Ao prever e se adaptar às variáveis da frenagem, o sistema garante que o veículo pare no local preciso e no momento adequado, mesmo em situações adversas. O impacto do P.B.S. na segurança viária tem potencial para ser significativo. Espera-se uma redução considerável no número de acidentes, vidas perdidas e traumas, além de um trânsito mais fluido e seguro para todos os usuários.

Alunos: Jonathan Rosa Pereira da Silva, Leonardo Mattosinho Zanatta, Levi Cardoso de Souza, Lucas Gabriel Vieira Machado, Lucca Romero Valadares, Luiz Felipe Sousa Bianchim, Marcelo Pereira dos Santos

Orientador: Prof. Dr. Jairo de Lima Souza

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Bus Guard

Descrição: Atualmente, a malha de transporte rodoviário representa 58% da frota brasileira, o que corresponde a aproximadamente 47 milhões de veículos, dentre eles, automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus. Tombamentos envolvendo ônibus rodoviários possuem cerca de 11% de chance de gerar vítimas graves e fatais, com uma média de 7 mortes mensais no Brasil. Isso ocorre devido às grandes deformações que as estruturas dos veículos sofrem, o que acaba invadindo a área de sobrevivência e tirando muitas vidas. Esse projeto tem como proposta estudar e propor uma solução de uma carroceria com utilização de materiais tecnológicos para ônibus rodoviários, visando reconstruir a lógica de deformação das colunas estruturais, por meio da dissipação da energia de impacto. A solução foi fundada a partir de ferramentas de engenharia, tais como FAST, Diagrama de fronteiras, Análise de valor, entre outras, que serviram para dar uma visão mais ampla das particularidades necessárias para o funcionamento do projeto.

Alunos: Gusthavo Guarnieri, Henrique Oliveira, José Zoghaib, Lucas do Rosário, Lucas Lacanna, Luiz Guilherme Barros, Nicolas Tokunaga, Tiago Fonseca, Vinicius Gutierrez

Orientador: Prof. Dr. Jairo de Lima Souza

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UMA METODOLOGIA BASEADA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA DETECÇÃO DE BURLAS NOS BLOQUEIOS DO METRO DE SÃO PAULO

Descrição: O projeto aborda a vulnerabilidade às fraudes nas catracas do metrô de São Paulo, onde passageiros entram sem pagar. Visando solucionar esse problema, o foi desenvolvido um algoritmo inteligente que utiliza aprendizado de máquina e visão computacional para detectar tentativas fraudulentas a partir das imagens das câmeras internas do Metrô. O algoritmo é capaz de identificar visualmente os passageiros e suas articulações, bem como os bloqueios e a movimentação de abertura das portas. Com isso será possível ampliar a identificação de burlas além de possiblitar a implementação de medidas corretivas apropriadas, aprimorando a segurança e acessibilidade para os passageiros.

Alunos: CÁSSIA YUKARI KITASE, DANIEL TAN YUAN RONG, GABRIEL ANDRADE MELO, GERMANO MOREIRA DE ALMEIDA FILHO, GUILHERME LUGON DE SILLES SODRÉ, KAUAN TORREZAN PALAZZI.

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Rodrigues

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Contato/Dúvidas


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