Conheça os melhores trabalhos dos cursos de graduação da FEI.

PARABÉNS AOS VENCEDORES DA ÚLTIMA EDIÇÃO!

Clique aqui para assistir na íntegra a cerimônia de premiação!

Confira os trabalhos mais inovadores da última edição.


1º LUGAR - Engenharia Civil

EFEITO DAS MATÉRIAS PRIMAS NA REOLOGIA DE ARGAMASSA PARA IMPRESSÃO 3D

Descrição: O projeto estuda manufatura aditiva aplicada à construção civil através da impressão 3D com argamassa, como forma de inovar e otimizar os processos desse campo. O cenário macro da tecnologia é abordado e, com o uso de software estatístico, foi realizado o plano experimental e desenvolvida uma argamassa com propriedades adequadas para impressão. Ao final, um protótipo foi construído como validação.

Alunos:Arthur Henrique Lissoni, Vieira Gabriel Gusmão dos Santos, Giovanni Manzi, Guilherme de Sousa Ferreira, João Vitor Batista da Silva.

Orientador: Prof. Dr. Rui Barbosa de Souza

Confira o pôster do projeto!




2º LUGAR - Administração

MobiVision: Mobilidade Urbana e Autonomia para Deficientes Visuais

Resumo: Apresentamos um plano de negócios de um produto de tecnologia assistiva para deficientes visuais. Para desenvolvimento do produto foram realizadas entrevistas com o público-alvo e identificadas suas maiores dificuldades na locomoção urbana. Com base nos resultados da pesquisa, propomos um dispositivo vestível para auxiliar na mobilidade urbana e na autonomia dos deficientes visuais.

Alunos: Catarina Guerra Sobreira, Luiz Fernando Machado Labate, Pablo Miranda de Lima, Pâmela Lima dos Santos, Walace Alves Brito.

Orientador: Profª. Draª. Melby Karina Zuniga Huertas

Confira o pôster do projeto!




3º LUGAR - Engenharia de Automação e Controle

Óculos Inteligente para o Auxílio de Deficientes Visuais: Detecção de Textos e Respostas em Áudio para o Usuário

Resumo: Visando melhorar a vida de deficientes visuais, desenvolveu-se o conceito de um óculos inteligente. O modelo tem opções de detecção de textos, data de validade e de cores. Todos estes modos offline contam com respostas emitidas por voz via fone Bluetooth. Para validar a ideia foram realizados testes utilizando uma webcam e objetos do dia a dia, simulando situações reais de aplicação do projeto.

Integrantes: Felipe Silva Andrade de Freitas Ferreira, Gabriel Magalhães Cervi, Gabriel Pitol Pereira, João Bosco Correia de Lima Junior e Rodrigo Walace Silva Soares.

Orientadores: Prof.ª Dr.ª Isaac Jesus da Silva

Confira o pôster do projeto!




4º LUGAR - Engenharia de Produção

INCLUINDO A OTIMIZAÇÃO BACKHAUL NA OPERAÇÃO DE COLETA E ENTREGA DE UMA EMPRESA VAREJISTA: O IMPACTO NOS CUSTOS DE TRANSPORTE

Resumo:

Nesse trabalho foi realizada uma pesquisa aplicada em uma empresa de grande porte inserida do ramo do varejo, com o objetivo de otimizar as rotas de retorno dessa empresa, propondo que o caminhão volte carregado ao centro de distribuição. Essa otimização de rotas de backhaul na operação de empresas pode representar um grande impacto nos custos logísticos de transporte. Portanto, com o intuito de colocar em prática, foram adquiridas todas as informações necessárias para realizar os cálculos, viabilizar os possíveis cenários e otimizar as rotas. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios no quesito melhoria de fluxo e redução de custos, almejando encontrar o melhor cenário para a empresa estudada.

Integrantes: Bianca de Andrade Félix, Eduarda Pires Benedito Silva, Fernanda R. da Costa Basaglia, Julia Pellegrini Vieira, Nathalia Colangelo Cirne.

Orientadores: Prof. Dr. Mauro Sampaio

Confira o pôster do projeto!




5º LUGAR - Engenharia Elétrica

SISTEMA DE RECONHECIMENTO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS APLICADO A ROBÔS DE SERVIÇO

Resumo:

O projeto desenvolveu um sistema de reconhecimento de gestos em Libras (Língua Brasileira de Sinais) utilizando recursos de Inteligência Artificial para promover e incentivar a inclusão desta forma de comunicação nas novas tecnologias e aplicações.

Integrantes: Beatriz Barsocchi Testa, Lucas Toledo Pastori, Mariana Aguirre de Oliveira, Thiago Borges Coronado, Patrick de Sousa Pessoa.

Orientador: Prof. Reinaldo A. C. Bianchi

Confira o pôster do projeto!




Contato/Dúvidas

Qualquer dúvida entrar em contato pelo e-mail:
faleconosco@fei.edu.br
Fale com a gente pelo WhatsApp da FEI: (11) 4109-5994, Clique aqui!.