Conheça os melhores trabalhos dos cursos de graduação da FEI.

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Projetos de conclusão do curso de graduação em Administração.



ALLEGRIS – MARKETING & PUBLICIDADE

Resumo:

A área de Marketing está presente na esfera estratégica das organizações. Desenvolve atividades fundamentais como antecipar tendências de mercado, definir posicionamento de marca, desenvolver diferenciais competitivos, garantir a criação de valor e demais temas-chave para uma gestão moderna e eficiente. O presente trabalho demonstra o planejamento para a implementação de uma agência de marketing digital focada em outsourcing. Nos últimos dez anos, o Outsourcing nasceu como uma resposta ao “boom” das startups na era das tecnologias digitais. O termo vem de Business Proccess Outsourcing (BPO), em português: terceirização dos processos de negócios. É a terceirização de áreas internas do negócio, onde, a empresa que presta o outsourcing, muitas das vezes analisa dados, planeja e gerencia projetos e fornecedores. Apesar do significado em inglês ser semelhante ao do Brasil, aqui, a terceirização normalmente remete aos serviços de baixa complexidade como portaria, limpeza, jardinagem e outros, onde não há a necessidade de maior gestão por parte da empresa ou não impactam tanto os processos internos. O termo outsourcing desempenha o papel de diferenciar uma abordagem muito mais estratégica, que realmente gera dados e informações, influenciando tomadas de decisões dentro do próprio planejamento da empresa. O outsourcing também não se assemelha ao serviço de assessoria, uma vez que essa abordagem foca em um problema específico da empresa, e acompanha a sua resolução durante todo este processo. O outsourcing aborda todos os problemas daquela área específica da empresa, no caso, marketing e comunicação. A retomada da atividade econômica no pós-crise da pandemia causada pelo novo coronavírus deverá pegar muitas empresas com dificuldades. Nesse cenário, a redução de custos será ainda mais vital. O outsourcing pode ser um grande auxílio, proporcionando diminuição de gastos e, ao mesmo tempo, ajudando a oferecer um produto ou serviço competitivo, que dê uma boa experiência ao cliente, garantindo sua satisfação. Com esse método, a agência de marketing digital aqui proposta, constrói, treina e gerencia equipes especializadas e totalmente disponíveis, alocando ou não dentro dos clientes, permitindo a criação de fluxos de trabalhos diferenciados. Tudo em sintonia com um processo de transformação digital e implementando assim, uma forma mais eficiente de fazer marketing. Mais... »

Alunos: Vitor Rodrigues de Freitas

Orientador: Profa. Dra. Fernanda Ribeiro Cahen

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CASH: A VIABILIDADE DE UM SISTEMA DE APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL GAMIFICADO

Resumo:

A cash é uma plataforma voltada ao ensino da educação financeira infantil gamificada por meio de mesadas e tarefas, onde a criança possui um valor de mesada fixo e uma variável em relação as tarefas realizadas, e é voltada a crianças de 7 a 11 anos. A metodologia deste modelo de negócio foi baseada em pesquisas bibliográficas e documentais a fim de embasar o que é a educação financeira, o cenário brasileiro e global sobre o tema e a gamificação como metodologia. Posteriormente foram realizadas entrevistas semiestruturadas com pessoas de 30 a 50 anos a fim de entender os principais pontos a serem observados na elaboração para elaboração da pesquisa de mercado, que foi desenvolvida em um formulário via Forms e obteve um total de 121 respostas. Os principais resultados obtidos nas entrevistas semiestruturadas foi que as pessoas reconhecem a importância da educação financeira, mas não a ensinam ativamente, não há uma correlação entre idade e facilidade de poupar, além de uma latente preocupação com o tempo gasto em telas pelas crianças. Além disso, a pesquisa de mercado mostra que a maior parte das pessoas tentam, mas não conseguem poupar, além notar a necessidade de ensinar valor do trabalho e do dinheiro e percepção de valor sobre a gamificação. Com base nos resultados obtidos, foi desenvolvido um aplicativo MVP com as principais funcionalidades do projeto, contendo uma área de pais com as funções de:
• Análise do perfil da criança com dados pessoais;
• Saldo em conta e histórico de compras;
• Área voltada a seu próprio saldo, de onde será debitado o valor a ser destinado a conta da criança;
• Histórico de utilização do aplicativo com tempo gasto na plataforma e uma área para designação de tarefas.
No perfil da criança é possível navegar entre três áreas, cada uma com suas respectivas funções conforme abaixo:
• Área financeira - Investir e sacar da poupança; simulações de investimento; analisar seu histórico de utilização;
• Marketplace - loja de parceiros; produtos disponíveis; controlar carrinho e inserir cupons.
• Área de estudo - acesso a tarefas designadas; objetivos; área de trilha do conhecimento com material teórico.
A cash atua em um mercado pouco explorado, tendo como ponto focal de crescimento o investimento em marketing, o público focal devem ser as classes B, C e D, além disso a empresa apresenta lucro desde o primeiro ano com bons índices financeiros, mostrando assim que a Cash é um serviço inovador e necessário no mercado brasileiro, bem aceito e se mostra rentável financeiramente.
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Integrantes: Isabel Letícia Batista Dias Rumanski, Juliana Gonçalves Silva, Lívia Vidal Silveira De Alcantara.

Orientador: Profa. Dra. Eryka Eugenia Fernandes Augusto.

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EQUILÍBRIO: ANÁLISE DA VIABILIDADE SUSTENTÁVEL DO DESENVOLVIMENTO DE UMA EMPRESA QUE RECRIA TECIDOS A PARTIR DO DESCARTE DE PRODUTOS TÊXTEIS.

Resumo:

O primeiro registro sobre tecidos é de 2.500 a.C, quando os Egípcios prensavam algodão para fabricar ataduras que enrolavam suas múmias e, a partir disso, o grande avanço aconteceu pós Revolução Industrial, tornando o processo produtivo têxtil muito mais sofisticado. Desde então, esse é um segmento em constante expansão. Quanto maior o volume produzido, maior a quantidade de recursos naturais utilizados ao logo do processo. Todos os anos a indústria têxtil consome cerca de 93 bilhões de litros de água em todo o processo de produção, desde o plantio de algodão até o tingimento de malhas tecidas, o que corresponde a 4% da captação de água doce para consumo no mundo. Para cada quilo de fibra de algodão, utiliza-se de 7 a 29 mil litros de água. A fabricação de uma camiseta, é responsável pelo consumo de 2kg de combustíveis fósseis e quase 3 mil litros de água. Consome-se ainda, cerca de 10 mil litros de água para a fabricação de uma calça jeans e 8 mil litros para um par de sapatos. Entretanto, mais da metade da produção da indústria fashion é descartada em menos de um ano, consolidando o fenômeno fast fashion. A Eclíbrio nasce pensando em todos esses problemas e trazendo uma solução para amenizá-los, tem o importante papel de reviver e transformar tecidos descartados em tecidos novos, usando tecnologia avançada, baseando seu processo em economia circular. Esse processo começará na coleta de descartes, desmembrando através de maquinário especializado, fazendo com que a fibra tecida retorne ao seu processo inicial. Em seguida, esse material é misturado a polímeros, a partir de estudos da Eclíbrio que buscam maior conforto e durabilidade do material retecido. Nessa etapa, o material é tão maleável que possibilita a transformação em diversos materiais, permitindo que a Eclíbrio atenda a diversas frentes dentro do mercado, o produtor que vai criar suas peças a partir de tecidos sustentáveis. E o consumidor final, que vai usar peças pensadas pela Eclíbrio que se encaixam em qualquer estilo e prezam pelo seu conforto, desatrelando a imagem usual do tecido sustentável às peças produzidas. Os problemas ambientais causados pela indústria têxtil são contabilizados como altamente relevantes, a Eclíbrio é a alternativa para amenizar impactos transformando o descarte em peças para uso com qualidade, durabilidade e conforto. A análise levantada para a pesquisa, permitiu enxergar sua viabilidade econômica, com lucratividade de 49,6% e payback em 11 meses. Mais... »

Integrantes: Gabriela Franklin.

Orientador: Profa. Dra. Eryka Eugenia Fernandes Augusto.

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Projetos de conclusão do curso de graduação em Ciência da Computação



3DOOR - 3D OLD OUTDOOR RECONSTRUCTION

Descrição: Os pipelines hoje existentes para reconstrução 3D necessitam de um grande número de imagens. Neste trabalho é proposto um pipeline para reconstrução de fachadas antigas utilizando apenas uma imagem. Os resultados obtidos mostram que o pipeline funciona corretamente para qualquer tipo de imagem. Esse pipeline pode ser aplicado como parte de metodologia de trabalhos quanto para fins educativos.

Alunos: Caio Rios Sousa, Guilherme Nunes Melo Ferreira, Lucas Alves de Lima, Victor Manoel de Lima Pereira.

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Silva Rodrigues

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COMPARAÇÃO DE SOLUÇÕES ALGORÍTMICAS BIO-INSPIRADAS PARA BALANCEAMENTO DE CARGA EM NUVEM

Descrição: Os avanços tecnológicos recentes causam um aumento significativo na demanda por processamento, armazenamento e análise de dados, o que acabou influenciando a popularização da computação em nuvem. Por outro lado, algoritmos de otimização inspirados na natureza têm ganhado grande destaque devido à sua simplicidade e assertividade. Este trabalho analisa e compara 3 técnicas de diferentes soluções de otimização: o Firefly, Colônia de Formigas e Algoritmo Genético.

Alunos: Anderson Aguiar de Souza, Marcelo Donato da Silva, Renato Lopes Yamaguti.

Orientador: Prof. Dr. Ricardo de Carvalho Destro

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DATASET PARA RECONHECIMENTO DE COMPORTAMENTO DO MOTORISTA BASEADO NO CONTEXTO DO AMBIENTE NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO

Descrição: Com o alto número de acidentes e mortes no trânsito, geram a necessidade de um dataset com o comportamento do motorista. Para isso propomos executar o ciclo completo de produção de um dataset capturando os dados utilizando aparelhos celulares. O resultado é uma proposta de baixo custo com vários processamentos e boas assertividades. Nossa metodologia pode ser usada para criar datasets que visem diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito.

Alunos: Jean Lourenço, Lucas Fonseca, Luís Carvalho.

Orientador: Prof. Dr. Plinio Aquino.

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DESCRIÇÃO ESPACIAL QUALITATIVA DE CENAS EM AMBIENTES INTERNOS COM VISÃO COMPUTACIONAL

Descrição: Dificuldade na documentação de ambientes internos, a proposta consiste em fazer uma descrição textual do ambiente interno identificando certos objetos, com isso obtemos resultados razoáveis, já que conseguimos identificar e ditar a posição relativa dos objetos em uma casa, o projeto pode ser aplicado para aumentar o acervo de acessibilidade tecnológica, além de agregar valor no meio científico.

Alunos:Gustavo Fuentes Nascimento, Jefferson Ferreira Bizarri, Thomas Dumont das Neves.

Orientador: Prof. Dr. Danilo Hernani Perico.

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ESTUDOS DE MODELOS DE PREDIÇÃO DE CANCELAMENTOS DE SERVIÇOS DE TELEFONIA UTILIZANDO TÉCNICAS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA

Descrição: No mercado atual, é mais barato para uma empresa manter o cliente atual do que conquistar novos clientes. Nesse trabalho, foi construído três modelos de Machine Learning aplicados em uma base de dados contendo registros reais de clientes de uma empresa chamada Orange Telecom. Descobrimos que o Random Forest obteve o melhor desempenho comparado com os modelos construídos pelos outros algoritmos.

Alunos:Guilherme Martins Gonçalves de Oliveira, João Victor Serralha

Orientador: Prof. Dr. Flávio Tonidandel.

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GERAÇÃO DE IMAGENS A PARTIR DE SENTENÇA DESCRITIVA

Descrição: Neste trabalho, é proposto um modelo capaz de gerar imagens a partir de sentenças textuais. Para construir o modelo é utilizada uma rede neural para gerar imagens, chamada de rede generativa adversarial (GAN) O projeto obteve sucesso em gerar imagens que se assemelham ao contexto urbano apresentando uma assertividade de 27% através da função ReLU como ativadora da rede neural.

Alunos:Augusto Turolla, Mateus Davi Silva, Igor do Nascimento Alves, Alexandre Kenjy de Siqueira Kumagai.

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Silva Rodrigues.

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METODOLOGIA E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ARQUITETURA PARA INTERATIVIDADE MANUAL EGOCÊNTRICA EM REALIDADE AUMENTADA MONOCULAR

Descrição: Interação humana com realidade aumentada, produzindo experiências mais marcantes, ainda é um processo complexo tanto do ponto de vista do hardware quanto de software. Atualmente, para a obtenção de resultados relevantes, o valor comercial do hardware ainda é a maior barreira. Este projeto propõe um novo método para esse tipo de interação, mas com tecnologia de hardware acessível. Os resultados mostram que a metodologia é promissora e compatível com o estado-da-arte.

Alunos:Éverton Cardoso Acchetta, Helmuth August Risch Filho, Lucas Pampolin Laheras, Vinicius Luiz Oliveira Pinheiro dos Santos

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Silva Rodrigues

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RECOMENDAÇÃO AUTOMÁTICA DE ESTUDOS BASEADA EM TEORIA DOS GRAFOS E LINGUAGEM NATURAL

Descrição: A internet fornece e gera grandes quantidades de dados diariamente, cuja falta de organização contribui para a desinformação dos usuários e torna o problema computacionalmente mais complexo com seu crescimento. É proposta uma plataforma de planejamento de estudos, a qual realiza o trabalho de filtrar essas informações. A otimização do aprendizado é alcançada devido ao tratamento das informações

Alunos:Guilherme Bazzo Abellan, Leonardo Pilati Milos, Lucas de Arruda Campos Simões

Orientador: Prof. Dr. Guilherme Wachs Lopes.

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UM MODELO BASEADO EM APRENDIZADO INFINITO PARA AUXÍLIO AO DIAGNÓSTICO E À REDUÇÃO DE ERRO MÉDICO

Resumo: O projeto aqui proposto apresenta uma metodologia computacional para auxiliar no processo de diagnóstico e na diminuição de erros médicos, tentando contornar a questão da escassez de base de dados para treinamento do sistema, por meio do aprendizado infinito e contínuo. Os resultados obtidos comprovam a eficácia da utilização do modelo proposto para diagnósticos médicos de cardiopatia congênita e doenças cardiovasculares. Os testes alcançaram uma acurácia de 72%.

Integrantes: Giovane J. Fernandes, Guilherme C. Silva, Matheus B. Valentim Santos e Rinaldo de O. Junior

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Silva Rodrigues

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UM MODELO BAYESIANO BASEADO EM ALGORITMOS BIO-INSPIRADOS PARA CLASSIFICAÇÃO BINÁRIA

Descrição: Este trabalho propõe um modelo bayesiano que agrega a saída de diferentes algoritmos de classificação, ponderando-as de maneira a priorizar o classificador com melhor performance para o problema em questão. Os resultados obtidos mostram que o modelo proposto priorizou os classificadores com maior performance, portanto preservando a saída com maior assertividade, sobretudo na base de dados Telco Customer Churn.

Alunos: Ricardo Morello Santos, Thyago Melo dos Santos.

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Silva Rodrigues

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UMA METODOLOGIA PARA DETECÇÃO DE PADRÕES DE MANOBRAS ERRADAS EM VIAS AUTOMOTIVAS

Descrição: O presente projeto propõe uma metodologia baseada em séries temporais, séries de Fourier e redes neurais para detecção de manobras erradas que ocorrem ao redor de veículos em vias urbanas movimentadas. A metodologia proposta mostrou-se assertiva, com acurácia média de 83%, na detecção de perigos e pontos de interesse realizada em sistemas de direção semiautônomos, ou mesmo a identificação de condução perigosa para a educação no trânsito.

Alunos:Guilherme Coelho Small Zicari, Nathália Cândido, Tiago Costa Arrazi, Rafael Silva Moreira.

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Silva Rodrigues

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Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia Civil



APLICAÇÃO DO BIM A ANTEPROJETOS DE OBRAS PORTUÁRIAS

Descrição: O trabalho em questão aborda a incorporação do BIM às obras portuárias. Foi feita uma automatização para a confecção de modelagens computacionais 3D (combinando o uso dos softwares “Dynamo”, “Revit” e “Excel”), baseando-se no porte de 11 navios. O usuário do produto se comunica com o sistema por meio de uma interface, onde, para este, serão apresentadas as informações dos navios. Feita a escolha, o sistema retornará ao usuário a modelagem e uma estimativa de custo.

Alunos: Guilherme Oltramari, Matheus Ferreira de Carvalho, Stefanie Correa Gomes.

Orientador: Prof. Diego Lourenço Cartacho

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CONSTRUÇÃO MODULAR: USO DE CONTÊINERES PARA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS POPULARES

Resumo: Nas últimas décadas, pode-se observar um crescimento acentuado no déficit habitacional de São Paulo, com isso, foi desenvolvido um modelo de conjunto habitacional com o uso de contêiner para pessoas de baixa renda utilizando o método de construção modular, de modo a construir de forma mais rápida, barata e eficaz em relação ao método convencional, tendo em vista o conforto e o bem-estar do usuário.

Integrantes: Beatriz Galdino dos S. Ferreira, Bruna Gabrielle Sena Ávila, Letícia Miyuki Shinohara, Milena Sayuri Takahashi.

Orientadores: Prof. Diego Lourenço Cartacho, Prof. Dr. Rafael Barreto Castelo da Cruz.

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EMPILHAMENTO UTILIZANDO REJEITO SÓLIDO DE MINERAÇÃO DE BAUXITA

Resumo: O trabalho apresenta uma alternativa inovadora e segura para a deposição dos rejeitos de mineração de bauxita, posto que após os acidentes em Minas Gerais os problemas socioambientais das barragens se tornaram mais evidentes. Propõe o empilhamento do rejeito, após filtragem, avaliando o fator de segurança dos taludes da pilha e sugere um método construtivo que permite a ininterruptibilidade das operações, utilizando o conceito de aterro estruturante.

Integrantes: Giovanna de F. Rosa, Jabes J. Haak.

Orientadores: Prof. Ciro Humes, Prof. Fernando C. Ribeiro, Prof. Valter Prieto.

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ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE PIEZÔMETROS PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DE PAVIMENTOS.

Resumo: Este estudo apresenta uma solução renovável de geração de energia elétrica utilizando materiais piezoelétricos e sua capacidade de geração de energia elétrica através de um esforço mecânico. Através de um sistema instalado em caixas blindadas ao pavimento, foi possível estudar o potencial elétrico produzido pela passagem dos veículos, bem como o impacto da instalação no atual método construtivo.

Integrantes: Giovann Delecroide da Costa, Guilherme Henrique Sartori, Thaís Portugal dos Santos e Thayna Perrota Campos.

Orientador: Prof. Dr. Rafael Barreto Castelo da Cruz

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ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO CONCEITO DE CIDADES SIMBIÓTICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de desenvolver uma solução para os atuais problemas sobre a ausência de gestão de resíduos sólidos urbanos através da tecnologia de uma usina waste-to-energy, com propósito de reduzir as altas emissões de gases do efeito estufa associados ao modelo atual e para fins de reaproveitamento energético da biomassa.

Integrantes: Bruno Magalhães de Oliveira, Emilly Coelho Muniz, Priscila Cristina Castilho de Lima.

Orientador: Prof. Dr. Rafael Barreto Castelo da Cruz

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MÉTODO DE IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE OPORTUNIDADES APLICADO AO CONTEXTO DA ENGENHARIA CIVIL

Resumo: Esse TCC gerou um método que é passo zero da inovação. Capaz de selecionar a melhor combinação entre uma área de conhecimento e um problema, complementa o Design Thinking. Através da consulta em instituições e entrevistas com especialistas, gerou-se a prova de conceito do método: um modelo de negócios cuja proposta é resolver o problema de transportes em São Paulo utilizando o planejamento urbano.

Integrantes: Gabriel Aparecido Dias Rocha, Matheus Gutierrez Maia.

Orientador: Prof. Dr. Rafael Barreto Castelo da Cruz

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PROTÓTIPO DE SISTEMA DE MONITORAMENTO REMOTO DE TENSÕES E DEFORMAÇÕES UTILIZANDO STRAIN GAUGES

Resumo: O objetivo do trabalho foi desenvolver um protótipo de sistema de monitoramento remoto capaz de fazer a leitura das deformações medidas por um strain gauge. Os dados coletados foram tratados e monitorados pelo aplicativo Safe Structure, que disponibiliza os resultados de tensão e deformação em uma interface remota. Em comparação a métodos consolidados, o sistema não apresentou erro maior do que 6%.

Integrantes: Anderson de Oliveira Galhardo, Bianca Botelho de Freitas, Camila Montesanti Atallah Campos, Fernanda Medeiros Leite, Guilherme Melani Dutra.

Orientador: Prof. Dr. Rafael Barreto Castelo da Cruz
Prof. Bruno Eizo Higaki
Prof. Reinaldo Bianchi

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TRANSPORTE URBANO DE CARGAS: ESTUDO DE MODO ALTERNATIVO PARA A MOBILIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO

Resumo: O adensamento populacional nas cidades gera problemas urbanos de infraestrutura, sendo a movimentação de cargas essencial para a manutenção dos serviços e insumos, o objetivo deste trabalho é propor a possibilidade de integração mais equilibrada entre os sistemas de transporte da cidade de São Paulo, reduzindo a dependência pelo modal rodoviário e tornar a logística urbana mais eficiente.

Integrantes: Aline Alves de Souza Tomé, Geovani Lelli Lena, Rafaela da Silva Rocha, Yan Cauê Silva.

Orientador: Prof. Dr. Rafael Barreto Castelo da Cruz

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TRATAMENTO DA UMIDADE DO SOLO: APLICAÇÃO DE POLÍMEROS SUPERABSORVENTES PARA A CORREÇÃO DA QUANTIDADE DE ÁGUA PRESENTE NO SOLO

Resumo: A saturação do solo em períodos com alta densidade pluviométrica é um problema frequente em diversas regiões do mundo. O trabalho tem como objetivo minimizar as consequências advindas da saturação do solo, utilizando um método inovador associado à um polímero superabsorvente de forma a reduzir os impactos e aumentar a produtividade na construção civil.

Integrantes: Douglas Badaró Fonseca, Júlio Jun Ohira, Maurício Antônio de Souza, Murilo Badaró Fonseca, Roger Hideki Kuwahara.

Orientador: Prof. Dr. Kurt André Pereira Amann

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VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA PARA A IMPLANTAÇÃO DE HORTAS VERTICAIS EM CENTROS URBANOS.

Resumo: O objetivo é viabilizar Hortas Verticais em centros urbanos, em busca do urbanismo sustentável. Existem dois modos de aplicações, a marginal, representa o valor agregado a um empreendimento, e a integral, em que a horta ocupe totalmente o espaço. Foi estudada a adaptação do local, pois para cultivar alimentos em ambiente fechado é necessario da utilização de equipamentos específicos. Foram levantados os custos, a fim de estabelecer a viabilidade das Hortas Verticais.

Integrantes: Felipe Eduardo Oliveira Pinto, Isabela Gimenes Vaz, Natália Colbert Leal.

Orientador: Prof. Dr. Raul Fernando Ramos

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Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia Automobilística



COORDRIVING - SOLUÇÃO DE ECO-CONDUÇÃO OTIMIZADA À TOPOGRAFIA DA ROTA.

Resumo: O projeto visa atuar no estilo de condução do motorista para otimizar o seu desempenho em rodovias através da análise da topografia da rota à frente do veículo. A condição ótima de condução (velocidade e marcha ideais) é exibida em uma interface, levando em consideração os parâmetros do veículo e principalmente a topografia da rota, a fim de atingir o máximo de economia de combustível no percurso.

Alunos: Anderson Duarte Gomes, Bruno Pinhate Do Carmo, Gabriel Bragone, Gabriel Morassi Demarchi, Gustavo Alencar De Almeida Martins, Leonardo Pereira Da Silva, Marcos Haruo Misu, Pedro Luis Muniz Barbosa, Thomas Erich Pimentel.

Orientador: Prof. Dr. André de Souza Mendes, Prof. Dr. Mauro Moraes de Souza.

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ECO 3 FUEL

Resumo: O trabalho busca aumento da velocidade de queima do GNV e consequente o aumento da potência e torque fornecidos. Concluiu-se que a solução consiste em uma mistura de GNV+Etanol na injeção e utilização de aletas de turbulência, causando maior homogeneização na mistura. Através de simulações, observou-se aumento da velocidade de queima, potência e torque.

Alunos:Felipe Monteiro Padovan, Mayco Vinicius A dos Santos, Ayrton Dias Ianes, Gabriel Augusto Soares Carvalho, Rodrigo Gomes Rodriguero, Giovani Fioretti, Denis Luiz dos Santos, Vitor Ferri, Lucas Manrique Arruda.

Orientador: Prof. Dr. Fernando Fusco Rovai.

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HIBRIDUS

Resumo: O projeto Hibridus consiste em um conjunto propulsor a combustão, a partir de uma mistura Etanol+Gás, associado a uma propulsão elétrica. O projeto visa ser uma alternativa aos caminhões movidos a diesel, partindo do aumento da autonomia dos caminhões movidos a etanol, diminuindo significativamente a emissão de particulados e gases poluentes, de forma a ser uma opção eficiente e sustentável.

Integrantes: Carolina Reis Hameury, Fernando Michelini da Silva, Gustavo Dobrev, Jessé Santos Sousa, Leonardo Magalhães Reback, Mateus, Cesário da Costa, Mateus Meceni Campello, Rafael Ferreira Rossi, Renan Saturnino Alfonso da Silva.

Orientadores: Prof. Me. Cleber Willian Gomes.

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SAFE BRAKE

Resumo: O Safe Brake possui como objetivo desenvolver um sistema para evitar o superaquecimento dos freios a tambor dos semirreboques rodoviários, através de uma melhor dissipação do calor gerado durante uma frenagem prolongada, possibilitando que o motorista do caminhão consiga manter a dirigibilidade de forma segura evitando graves acidentes nas rodovias e salvando vidas.

Integrantes: Alexandre Benassi Bevilacqua, André Augusto Catão, Andrew Yugo Aoyague, Ektor Costa Pediatidakis, Guilherme Augusto Melo Souza, Renan de Padua Carini, Renan Nascimento Osti, Victor Affonso de Miranda, Vinicius Davoli Rossi.

Orientadores: Prof. Dr. André de Souza Mendes

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SPARK HEAT IGNITION - SOLUÇÕES PARA MOTORES FLEX COM FOCO NO AUMENTO DE EFICIÊNCIA COM ETANOL.

Resumo: O projeto foi criado com o intuito de adaptar a tecnologia do motor Skyactiv-X da Mazda, que funciona apenas a gasolina, para o funcionamento em motores flex. Sabendo que Etanol tem grande expressividade no mercado brasileiro, a proposta busca diminuir a diferença entre o consumo dos dois tipos de combustível, através da elevação da taxa de compressão para assim, obter maior eficiência térmica.

Integrantes: André Perrone Gonçalves, Gabriella Gomes Teixeira, Lucas Ramos Franco Gomes, Luis Augusto Aragão Tarelow, Matheus Nardi Caetano da Silva.

Orientadores: Prof. Dr. Silvio Sizuo Sumioshi.

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Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia de Materiais



ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE NANOSÍLICA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E TÉRMICAS DA BLENDA PP/SEBS EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES

Resumo: O presente estudo trata-se da análise da influência da concentração e do tamanho da nanosílica (NS) adicionada a uma blenda PP/SEBS de diferentes composições, além de uma análise comparativa com outras blendas. Para isto, foram utilizadas nanosílicas de 2 tamanhos: 7 e 12 nm.

Integrantes: Luiz Roberto Tonini Filho.

Orientador: Profa. Dra. Patrícia Schmid Calvão

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AVALIAÇÃO DE DIFERENTES AGENTES COMPATIBILIZANTES NA COMPATIBILIZAÇÃO DE POLIAMIDA 12 E RESÍDUOS DE POLIETILENO RETICULADO

Resumo:

O XLPE é muito utilizado como isolamento para fios e cabos elétricos, não passível de reciclagem por meio de fusão como ocorre em polímeros termoplásticos não reticulados, logo, a maior parte dos resíduos de XLPE, é destinada a aterros ou incineração. Com base nesses fatos, idealizou-se o reaproveitamento deste polímero na sua incorporação em poliamida 12 (PA12), termoplástico de engenharia, utilizando polietileno graftizado com anidrido maleico (PEgMA) e resíduos dos ionômeros Surlyn® e Sentryglas® para a compatibilização dos polímeros. A pandemia de COVID-19 impossibilitou a execução experimental do trabalho e, portanto, o presente trabalho traz uma revisão bibliográfica abordando os materiais envolvidos e o estado da arte referente ao reaproveitamento de XLPE, tal como a sua desreticulação, bem como a sua incorporação em matrizes diversas, e o uso de ionômeros como agentes compatibilizantes. Os resultados dos diversos trabalhos consultados permitem prever o potencial dos resíduos dos ionômeros Surlyn® e Sentryglas® como agente compatibilizante nos compostos de PA12 e XLPE, podendo aumentar a sua resistência ao impacto, além de agregar valor aos três resíduos. Mais... »

Integrantes: Bruno Matheus Stefano Leite.

Orientadores: Prof. Baltus Cornelius Bonse.

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ESTUDO COMPARATIVO DO CICLO DE VIDA DE MATERIAIS UTILIZADOS EM PRODUTOS DE CUIDADOS PESSOAIS

Resumo:

Em virtude da crise ambiental que a humanidade tem enfrentado nas últimas décadas e um crescente consumo de diversos tipos de produtos, é necessário que se conheçam os impactos ambientais causados pelo uso e descarte destes produtos.Por meio da ferramenta de Avaliação do Ciclo de Vida é possível contabilizar as demandas e as emissões oriundas de cada etapa do ciclo de vida dos produtos, quantificando os impactos ambientais que estes podem gerar. Neste trabalho foi realizada a avaliação do desempenho ambiental de dois produtos de cuidados pessoais: escovas de dente com cabo feito em bambu e cabo de polipropileno (PP) e cotonetes com hastes feitas de PP e papel. Foi realizada a comparação do desempenho ambiental dos materiais que compõem esses produtos. Foi utilizada a metodologia apresentada na norma ABNT NBR 14040 para realização das fases da avaliação de ciclo de vida. Os inventários de ciclo de vida (ICV) foram estruturados com base nos dados coletados no banco dos ICVs ecoinvent e no software GRANTA EduPack. A fase de avaliação dos impactos de ciclo de vida foi realizada no software openLCA, utilizando a metodologia ReCiPe midpoint. Foram avaliadas as categorias de impacto Mudança Climática e Esgotamento de Água. Concluiu-se que o PP é a melhor opção de material para fabricação dos cabos de escova de dente e hastes dos cotonetes. Para chegar em tal conclusão, foi considerado que este material apresentou menores impactos ambientais gerados pelo seu ciclo de vida, na categoria de Esgotamento de Água, quando comparado ao bambu, e nas categorias de Esgotamento de Água e Mudança Climática, ao compará-lo com o papel. Foram avaliados também os impactos ambientais da etapa final do ciclo de vida destes materiais e, por meio de uma ponderação entre as possíveis destinações e consequências atreladas a estas, observou-se também o PP como uma melhor opção no quesito desempenho ambiental. Mais... »

Integrantes: Isabela Ferreira Nunes.

Orientador: Prof. Dr. Patrícia Schmid Calvão

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ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE TIO2 E CUO NA SINTERIZAÇÃO DE ALUMINAS

Resumo:

Neste trabalho, investigou-se o efeito da adição de TiO2 e CuO sobre a sinterização de dois tipos de alumina com diferentes tamanhos médios de partícula: CT3000SG (D50=0,6 m) e CL370 (D50= 2,5 m). Foram preparadas, por colagem de barbotina em molde de gesso, amostras de alumina contendo 3, 5 e 7% de aditivo, formado por uma mistura de TiO2 e CuO em uma proporção de 4:1 em massa, respectivamente. Após secagem, as amostras foram desmoldadas e sinterizadas a 1350°C, com patamar de 1 hora, seguido de resfriamento natural.As amostras sinterizadas foram caracterizadas por dilatometria, com taxa de aquecimento de 10°C/min até 1400°C onde estabeleceu-se um patamar de 10 minutos seguido de resfriamento sem controle. A análise macrográfica foi realizada com estereoscópio, tendo a densidade e porosidade aparente sido determinadas pelo método de Arquimedes. Os resultados dos ensaios de dilatometria mostraram que a temperatura de sinterização da alumina CT3000SG pode ser reduzida de 1550°C para 1300°C pela adição de 3% em massa da mistura de TiO2 e CuO, alcançando 97% da densidade teórica. No caso da CL370, a adição de 5% do aditivo reduziu a temperatura de sinterização para, aproximadamente, 1350°C, obtendo 94% da densidade teórica. A análise macrográfica revelou a presença de macro segregação, crescimento dendrítico e óxido residual em ambas as amostras. A alumina CL370, que apresenta distribuição bimodal, apresentou menor contração durante a sinterização, provavelmente devido a sua menor área superficial específica, nesta alumina foi observado também maior teor de óxido residual. As amostras com adição de 5 e 7% do aditivo da CT3000SG apresentaram o fenômeno overfiring cujas características são o crescimento anormal de grão e expansão após a contração durante a sinterização. Os resultados indicam que o sistema de aditivos estudado pode levar à redução da temperatura de sinterização da alumina, o que pode trazer benefícios econômicos e técnicos para as indústrias, como por exemplo em aplicações de materiais com gradiente de funcionalidade (MGF), quando necessária a redução da temperatura de sinterização da alumina para compatibilidade com os outros componentes. Mais... »

Integrantes: Guilherme Bergaro Sagula de Almeida.

Orientadores: Prof. Dr. Marvin Marco Chambi Peralta.

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ESTUDO DO COMPORTAMENTO À FADIGA DA LIGA AA2198-T851 EM MEIO CORROSIVO

Resumo:

Na indústria aeronáutica existe uma constante procura de materiais que apresentam uma alta razão resistência mecânica e densidade e redução de custo. A fuselagem é um componente da aeronave que está sempre em contato com meios corrosivos e esforços cíclicos que, quando combinados, caracterizam o fenômeno de corrosão – fadiga. A partir da necessidade de caracterizar o comportamento de corrosão – fadiga, o objetivo do presente trabalho é apresentar uma metodologia de cálculo por planilha eletrônica capaz de caracterizar o comportamento em corrosão – fadiga da liga AA2198-T851, uma nova liga de alumínio com aplicações na fuselagem. Com a caracterização do fenômeno de corrosão localizada severa (SLC), corrosão por pites e comportamento à fadiga com razão de carregamento de 0,1 da liga AA2198-T851, foram propostas 3 metodologias de cálculo. A primeira metodologia considerou o pite de corrosão como profundo, de espessura desprezível e localizado na extremidade de um corpo de comprimento infinito, onde atua como concentrador de tensão. A segunda metodologia considerou o pite como esférico na região central que atua como concentrador de tensão só quando o seu diâmetro for maior que a espessura do componente. A terceira metodologia utilizou a aplicação apresentada por MURAKAMI (2002), onde foram utilizadas propriedades mecânicas do material e áreas de projeção de pites para calcular limites de fadiga. Mais... »

Alunos: Andrey Sakamoto Antoneli.

Orientador: Prof. William Naville

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INFLUÊNCIA DA INCORPORAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE CACO3 NA BLENDA PA6/Surlyn®

Resumo:

Este trabalho apresenta o estudo da influência da incorporação de nanopartículas de carbonato de cálcio (CaCO3) em uma blenda de poliamida 6 (PA6) com rejeitos do ionômero Surlyn®, provenientes de uma indústria de embalagens de cosméticos, na proporção 80/20, seguindo uma única sequência de extrusão.As nanopartículas foram incorporadas a blenda PA6/Surlyn® nas proporções 1, 3 e 5% em relação a massa total da blenda, utilizando-se uma extrusora do tipo dupla rosca. Os corpos de prova para as caracterizações mecânicas e térmicas foram obtidos por injeção. Os nanocompósitos foram caracterizados através de ensaios mecânicos de tração, flexão e impacto, além de análise térmica por HDT e reológica por índice de fluidez. A incorporação de Surlyn® foi capaz de aumentar a resistência ao impacto da PA6, a deformação até a ruptura e a tenacidade em tração. Por outro lado, resultou num decréscimo na resistência à tração e à flexão, no módulo em tração e em flexão, no HDT e no índice de fluidez. As nanopartículas de CaCO3 foram capazes de ampliar algumas propriedades da blenda PA6/Surlyn®, principalmente na concentração de 1% de CaCO3. Aumentos significativos foram observados na resistência ao impacto, na resistência à flexão, no módulo em flexão e no HDT. Já na resistência à tração, no módulo em tração e no índice de fluidez, os aumentos foram irrisórios, mas ainda assim positivos. Para a deformação até a ruptura e tenacidade observou-se uma tendência de declínio das propriedades. A tenacificação observada provavelmente foi resultante da redução do tamanho médio das gotas de Surlyn® devido à incorporação do CaCO3, que pode ter dificultado o processo de coalescência da fase dispersa na blenda. Observou-se que as propriedades mecânicas decresceram com o aumento da concentração de CaCO3. Esse comportamento pode estar relacionado à formação de aglomerados de partículas que atuaram como concentradores de tensão. Mais... »

Integrantes: Roberto Alves Taveira Junior.

Orientador: Profa. Dra. Adriana M. Catelli de Souza

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Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia Elétrica



A.L.F.R.E.D – AUTOMATIC LOCAL FOLLOWER ROBOT FOR ENHANCED DISPLACEMENT

Descrição: O ALFRED é um suporte de soro autônomo que tem por objetivo seguir de maneira independente o paciente do hospital, utilizando comunicação Infravermelha. O suporte possui um display para uso dos enfermeiros, sendo possível ver informações sobre o paciente (nome, idade e doenças) e programar dosagens automáticas de remédios, sem necessidade de ação posterior por parte do profissional de saúde.

Alunos: Alexandre T. Santos, Luiz Filipe Baldassarini, Guilherme Araújo Recife, Guilherme S. dos Santos.

Orientador: Prof. José Barbosa Jr.

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COMISSIONAMENTO VIRTUAL

Resumo: Este projeto consiste em fazer a simulação de um processo na célula robótica do laboratório de Manufatura Digital. O modelo matemático dessa célula foi fornecido pela fei (Prof Dr Fabio Lima), mas quem desenvolveu foi a SPI Integradora O Objetivo é fazer o planejamento completo de manufatura virtualmente, validando todo o processo e automação com o uso do Software de simulação de manufatura Process Simulate da Siemens Digital Industry Software.

Integrantes: Julia Tauane Sangtos, Vitor Giorgiani, William Quaresma Rocha.

Orientador: Profa. Michele Rodrigues Hempel Lima

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MONITORAMENTO DE ÁREA RURAL

Resumo:

A fuga de gado de áreas rurais é um problema recorrente em grandes e pequenas fazendas ao longo do país. Uma possível solução é a telemetria dos animais, que acompanha o desenvolvimento acelerado de tecnologias e apresenta através de plataformas IoT a localização geográfica de cada animal individualmente. Para obter-se a localização de cada animal é preciso desenvolver uma coleira que contenha um dispositivo que envie dados de rastreamento via satélite e GPS para uma central, através de uma tecnologia sem fio. Porém tecnologias Bluetooth e WiFi possuem raio de comunicação muito pequenos quando comparados a extensão de uma propriedade rural. Assim foi decidido a utilização de chips de rádio LoRa que permitem um tráfego de dados curtos por longas distâncias. A partir deste ponto foi decidido a utilização de uma central que coletaria todos os dados provenientes de cada animal e enviaria para a rede de internet. Devido à extensão de área de pasto e, consequentemente, grandes áreas de insolação, a implementação desta central foi feita através de estruturas fotovoltaicas, de modo a utilizar de maneira mais adequada o ambiente rural, o qual normalmente é composto de extensos pastos com poucas árvores de copas largas, apresentando assim um potencial energético muito grande. Por fim, o controle e monitoramento da energia, tanto do consumo quanto do fornecimento, será realizado através de microcontroladores que compõem a central de coleta de dados. A partir do projeto apresentado, foi feito um estudo para o desenvolvimento de um protótipo em escala reduzida para a exemplificação do projeto como um todo. Mais... »

Integrantes: Andrés Alves Cruz Ortega, Guilherme Inácio Grandesi, José Anderson Nascimento Neto, Oliver Courtouke Bighetti, Rafael Rivas Valdívia, Rodrigo Josué Ribieiro.

Orientadores: Prof. Victor Sonnenberg.

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EASY: SISTEMA DE ASSISTÊNCIA PESSOAL

Resumo: Sistema que auxilia o usuário no cotidiano através da organização de compromissos diários. Conta com uma despensa inteligente que informa qual alimento está acabando e cria uma lista de compras automaticamente, gerando uma economia sustentável evitando disperdícios com a compra consciente. A lista pode ser incrementada com produtos que não se encontram na despensa e que o usuário julgue pertinente.

Integrantes: Gabriela Gonçalves Rodrigues, Gabriela Guariso de Campos, Marcelo Vinhas Costa, Thais Silva Delcaro.

Orientadores: Prof. Victor Sonnenberg

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EXAME DE CARDIOTOCOGRAFIA POR ELETRODOS

Resumo: Este projeto substitui os transdutores convencionais por eletrodos capturando o resultado esperado e adicionando o sinal de Eletrocardiografia. A captura é efetuada por uma placa para um processamento dos sinais analógicos antes do tratamento digital, e após isso, submetidos a filtros digitais, de acordo com faixas de frequência padronizadas para os sinais de Eletrocardiografia e Eletromiografia.

Integrantes: GBruno Gonçalves Caparelo, Lucas Cardoso de Oliveira, Rodolfo Gabriel Silva Miranda, Victor Brito de Godoi, Vinicius d aa Silva Pissinato.

Orientadores: Prof. Dr. Marcelo Gonzaga de Oliveira Parada.

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GERENCIADOR INTELIGENTE DE ENERGIA

Resumo: O consumo de energia cresce conforme o desenvolvimento da atividade econômica e qualidade de vida dentro de uma determinada sociedade. Com base nisto, o projeto consiste no desenvolvimento de uma ferramenta de gestão do consumo inteligente de energia elétrica, através da visualização de grandezas, como potência, energia consumida, tensões e correntes dos quadros de distribuição de uma empresa.

Integrantes: Dennis Nascimento Bernardo, Diogo Ananias dos Santos.

Orientador: Prof. Salvador Pinillos Gimenes

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IPCART – CONCEITO DE TECNOLOGIA INOVADORA DE COMPRAS EM SUPERMERCADO

Resumo: É apresentado um novo conceito de compra: o IPCart. Além das técnicas de processamento de imagens para detecção de produtos via algoritmos, o sistema é integrado a um banco de dados que criamos, visando a automação total do processo, tanto na experiência de compras do cliente, quanto na geração das notas fiscais de compra e gerenciamento dos preços e estoque do supermercado.

Integrantes: Carlos Antonio Godoi Sampaio, Vinicius de Brito Diniz, Vinicius Martins de Andrade.

Orientador: Profa. Dra. Arianne Soares Do Nascimento Pereira

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POWER STATION – ESTAÇÃO OFF-GRID PARA CARGA DE VEÍCULOS HÍBRIDOS E ELÉTRICOS

Resumo: Power Station é um projeto inovador e sustentável desenvolvido com o intuito de atender as novas demandas do mercado de veículos elétricos e híbridos, respeitando o meio ambiente. O projeto consiste em uma estação para recarga de carros elétricos composta por oito pontos de carregamento, sendo movida apenas com geração limpa, proveniente de Placas fotovoltaicas e Geradores a gás natural.

Integrantes: Fernanda Garcia de São José Lopes, Júlia Faria Ferrari, Marina Emy Nagata.

Orientador: Profa. Michele Rodrigues Hempel Lima

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REAL TIME APPLICATION (RTA) – AURIX

Resumo: Nosso projeto expande os horizontes do laboratório de eletrônica veicular ministrado na FEI, que antes um software de controle era elaborado no Matlab SIMULINK, hoje existe um kit eletrônico que possui um sistema operacional em tempo real implementado com normas padronizadas automotivas e um software de controle de válvula borboleta elaborado no ASCET, preparado e adaptado para arquitetura AUTOSAR.

Integrantes: Davi Gazito Carmelutti, Victor Hugo Pontirolli Neves.

Orientador: Prof. Dr. Fabio Delatore.

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RECONHECIMENTO DO USO DE EPI POR MEIO DE VISÃO COMPUTACIONAL UTILIZANDO UMA CNN

Resumo: Desenvolvemos uma rede neural capaz de identificar a utilização, ou não, de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), por meio de visão computacional, garantindo segurança no controle de acesso a ambientes de trabalho nos quais sejam de uso obrigatório. Além disso, foi desenvolvida uma plataforma WEB que envia o vídeo da câmera para o servidor que executa a nossa Rede Neural Convolucional (CNN).

Integrantes: Bruno Moreiras do Nascimento, Eduardo Borges Brasil, Filipe Morais Marangoni, Jean Carlos de Matos Santana.

Orientador: Profa. Dra. Arianne Soares Do Nascimento Pereira.

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SISTEMA DE SEGURANÇA AUTOMOTIVO VISUAL (SSAV)

Resumo:

Ao longo dos anos, o trânsito de veículos, principalmente no Brasil, tem se tornado um ambiente cada vez mais hostil com o aumento do número de acidentes decorrentes da sonolência do motorista e aumento do número de ocorrências de roubo e furto de veículos e por isso a segurança rodoviária se tornou uma das questões citadas na Agenda 2030 da ONU. Com base nisso, o projeto visa desenvolver um sistema de segurança a ser implementado nos automóveis para reduzir as taxas negativas relacionadas ao trânsito brasileiro e torná-lo mais seguro através de técnicas de processamento de imagens aliadas com princípios de Machine Learning e Deep Learning, segmentos da Inteligência Artificial que é uma das tecnologias consideradas Megatendências 2050. Ao longo do projeto, foram desenvolvidos 3 módulos codificados na linguagem de programação Python e implementados em um microprocessador Raspberry Pi com conexão a outros dispositivos eletrônicos: o módulo de detecção de sonolência em motoristas, módulo antifurto com reconhecimento facial e o módulo de localização de veículos roubados. Cada módulo aplica alguma das técnicas de análise e processamento de imagens estudadas para executar suas funções específicas, de forma a atingir o objetivo geral de constituir um sistema implementado em veículos automotivos, para reforçar a segurança das pessoas em seu interior e do trânsito das cidades. Mais... »

Integrantes: Rhaycen Rodrigues Prates, Lucas Andrade Sobreira Santos.

Orientador: Prof. Dr. Victor Sonnenberg.

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TOTEM MULTIFUNCIONAL PARA TRIAGEM HOSPITALAR

Resumo: O Totem Multifuncional Para Triagem Hospitalar é um equipamento aliado a um software que permite que o próprio paciente faça a sua Ficha Cadastral, eliminando tempo de espera de uma recepção, colhendo medições biológicas de uma triagem hospitalar regular, possibilitando criar uma classificação de risco semelhante ao protocolo de Manchester e selecionar a especialidade médica adequada.

Integrantes: André Luiz de Brito Silva, Caique Menczigar Almeida, Rafael Camioli Baia, Henrique Florentino dos Santos Silva.

Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Trevisoli Doria

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Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia de Automação e Controle



DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO MÓVEL PARA RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DA EXPRESSÃO FACIAL DE DOR EM RECÉM-NASCIDOS

Resumo: Devido à impossibilidade do recém-nascido verbalizar a dor, este trabalho, de forma inédita, propôs e implementou uma metodologia computacional para aplicativo móvel capaz de classificar automaticamente a expressão facial de dor do neonato com alta precisão. Os resultados obtidos demonstram a viabilidade prática de métodos de IA para auxílio em situações reais da prática clínica em questão.

Alunos: Lucas Pereira Carlini, Gabriel de Almeida Sá Coutrin, Victor Vidoski Varoto, Leonardo Antunes Ferreira.

Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Thomaz.

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ROTAS SUSTENTÁVEIS PARA VEÍCULOS URBANOS

Resumo: Rotas Sustentáveis para Veículos Urbanos é um aplicativo criado para ajudar na redução da poluição emitida por veículos, visando sustentabilidade e economizando combustível. O funcionamento do projeto se dá pelo mapeamento de diversas ruas com um sensor de fácil conexão, comparando possíveis rotas e estimando o quanto o usuário consumiria de combustível e emitiria de gases poluentes.

Integrantes: Antonio Vitorino Junior, Eric Grilo Araujo, Gustavo Victorine Santiago, Lucas Carvalho Costa, Lucas Iervolino Gazignato, Lucas Ribeiro Macedo,

Orientadores: Prof. Dr. Rudolf Theoderich Buhler.

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Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia Mecânica Plena



AT-HOS - DESENVOLVIMENTO DOS MEMBROS INFERIORES DO ROBÔ HUMANOIDE

Resumo: O objetivo é desenvolver o sistema estrutural mecânico dos membros inferiores (bem como pés, panturrilhas, coxas e cintura) de um robô humanoide destinado ao futebol de robôs com uma altura total de 1,75 m. O Projeto busca soluções para realizar a movimentação  das articulações de seus membros de forma estável.

Alunos: Fabio Matsuda, Giovanna Coelho, Gustavo Molina, Hugo Quelhas, Julio Barbosa, Rafael Favero, Vitor Alves, William Yaguiu.

Orientador: Prof. André de Souza Mendes.

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EVE – ENERGIA VIBRATÓRIA EÓLICA

Resumo: Inovação e megatendência na geração de energia. Em busca de atender o aumento da demanda energética, o Projeto EVE traz uma proposta inovadora de geração eólica. Diferente de um aerogerador convencional, o EVE não utiliza um complexo sistema que exige constante manutenção. Além disso, seu design permite instalação em topos de edifícios, aproveitando espaços não explorados para esta finalidade.

Alunos: Alefe Lucas Duarte Cândido, Bruno Raposo Mantovanello, Bruno Mariano de Carvalho, Claudio Ruyz Cardoso Júnior, Guilherme Dias da Silva, Igor Ribeiro de Souza Vieira, Jackson de Paula Mendes, Ricardo de Freitas Barreto, Winnie Freitas Lacerda.

Orientador: Prof. MSc. Taylor Mac Intyer Fonseca Jr.

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IARA – SISTEMA DE OBTENÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL A PARTIR DO AR ÚMIDO

Resumo:

Com o crescimento da população mundial, estima-se que em 2050 a demanda por água potável aumentará em até 40%. As diferenças na oferta de água somadas às mudanças climáticas, à crescente destruição de habitats naturais e à pressão por uso de fontes renováveis, formam um cenário sombrio que caracteriza a atual “crise nas águas”. A água é o recurso natural mais importante para a manutenção da vida do ser humano. A escassez de água acontece em vários lugares do mundo, seja devido ao tipo de vegetação existente ou até mesmo à falta de rios e lagos para obter água para uso. Isso revela a grande preocupação da sociedade pela procura da água potável.
Motivados pela escassez de água no planeta, o Projeto IARA busca uma alternativa para ter acesso a esse recurso vital para a sobrevivência do ser humano. Baseado nisso, temos o objetivo de elaborar o projeto de um dispositivo composto por um ciclo termodinâmico, capaz de desumidificar o ar e obter água potável pronta para o consumo. Para isso, o dispositivo a ser desenvolvido tem o seguinte princípio de funcionamento:
• Um ventilador será responsável por captar o ar externo e insufla-lo para dentro do dispositivo;
• O ar insuflado deve atingir sua temperatura de orvalho para que a umidade do ar possa condensar. Desta forma, um sistema de refrigeração baseado em um ciclo frigorífico é responsável por retirar calor do ar úmido, através do seu evaporador;
• A água que condensa do ar é coletada e passa por um sistema de tratamento, tornando-a pura e própria para o consumo. Em razão à essa proposta, nomeamos o projeto como “Iara”, nome de origem indígena tupi-guarani que significa “Senhora das águas”.
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Integrantes: Samuel Leite da Silva, Carlos Lima Golpian, Vitor Bortolotto Tosetto, Rafael Araújo da Silva, Jennifer Borlenghi de Brito, Marcelo Lafarciola, Henrique Ferreira Iengo, João Campista Bello Junior, Suele Susan Feitosa Sousa, Janaina Diniz Viveiros.

Orientadores: Prof. Dr. Cyro Albuquerque Neto.

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INNOVACHAIR

Resumo: A InnovaChair tem como objetivo desenvolver uma cadeira de rodas personalizável, ergonômica, com auxilio de deslocamento e com materiais mais sustentáveis, tudo isso por meio do processo de manufatura aditiva, utilizando o método de impressão 3 D Desta forma, poderemos atender a necessidade de cada indivíduo da melhor maneira possível, oferecendo maior conforto e autonomia, além de cada pessoa ter um modelo único e adaptado ao seu cotidiano e fisiologia

Integrantes: Beatriz L. Batista, Carlos Alberto C. Júnior, Gabriel de Paiva Dhein, Gabriel Goes Garcia, Guilherme L. C. de Assis, Gustavo Leandro Canin, João Henrique de M. R. Dias, Luis Carlos da Rocha Freire, Luis Ricardo Zocca da Silva, Matheus Valesi Barrionuevo, Vinícius Oliveira Alves.

Orientadores: Prof. Dr. Adalto de Farias

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S.CLEANER: EQUIPAMENTO PARA LIMPEZA DE PAINÉIS SOLARES PARA APLICAÇÃO DOMICILIAR

Resumo: S.Cleaner é um equipamento eletromecânico de limpeza automatizada de módulos fotovoltaicos, voltado, especialmente, para a aplicação no setor domiciliar. Buscando criar um dispositivo com foco no setor residencial, o S.Cleaner objetiva aumentar a atratividade dos investimentos em painéis fotovoltaicos ao diminuir os custos de manutenção dos módulos, garantir a segurança da operação e manter a eficiência de geração de energia dos painéis ao longo de sua vida útil.

Integrantes: Danilo Alvaro Montoan da Cunha, Eduardo Antônio Borges Junior, Giovanna V. Rodrigues Bernardes, Giovanni Panegassi Picchiotti, João Pedro Veduvoto, Leonardo Sala Barbosa, Marcelo P. de Almeida, Matheus Schwab Moitinho, Roberto Bortolussi.

Orientadores: Prof. Dr. Roberto Bortolussi.

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Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia de Produção



APLICAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA EM UMA ETAPA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO

Resumo:

O referido estudo visa avaliar os impactos da implementação da realidade aumentada (RA) como parte do processo de desenvolvimento de novos produtos. Primeiramente, foi feita a contextualização do setor industrial através das revoluções industriais, que tiveram início no século XV e hoje, com a quarta revolução tem-se discutido bastante sobre a Industria 4.0 e suas aplicações. Nesse ponto, foi introduzida a RA pois essa é um dos pilares que suportam os avanços da Industria 4.0. Dessa forma, os conceitos referentes a essa tecnologia, incluindo seus requerimentos e funcionamento foram apresentados. A seguir, detalhou-se a aplicação da RA com maior destaque no processo de desenvolvimento de produto, evidenciando o que hoje já se tem aplicado no ramo automobilístico em âmbito global, e as ferramentas que estão sendo aplicadas especificamente na engenharia de produtos. Para finalizar, também foi apresentado os principais ganhos e desafios frente a implementação das transformações digitais e o que pode ser feito para evitar armadilhas na aplicação da tecnologia. Mais... »

Integrantes: Aline Esteves, André Sakamoto, Keilla Santos, Nathalia Nascimento.

Orientadores: Prof. Dr. Fabio Lima

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COMPARAÇÃO DE CENÁRIOS NO PROCESSO DE ROTEIRIZAÇÃO PARA UMA EMPRESA PRODUTORA DE SEMENTE DE SOJA COM O OBJETIVO DE DIMINUIR A EMISSÃO DE CO2 E SEUS CUSTOS.

Resumo:

Esse trabalho apresenta aspectos conceituais de logística e roteirização, trazendo o cenário atual de uma empresa produtora de semente de soja em estudo, objetivando a criação de novos cenários, utilizando em um deles a logística colaborativa e no outro o cenário atual otimizado, para poder analisar se houve diminuição de custos e de emissão de CO2 quando são comparados ao cenário atual. O trabalho conta com um estudo de caso, onde foram criados cenários para análise, atráves da ferramenta/software Llamasoft (Supply Chain Guru) para estudar posteriormente a viabilidade e classificar qual é o melhor cenário. Após analisar os resultados dos cenários propostos, chegou-se aos seguintes resultados, quanto ao cenário atual otimizado obteve-se uma diminuição de 20% na emissão de CO2, quando comparado ao cenário atual da empresa em estudo, além de uma redução de 15% em custos, sendo que a distância percorrida reduziu-se em apenas 5%, já no cenário de logística colaborativa o ponto positivo foi a redução de 3.379 toneladas na emissão de CO2 quando comparado às duas logísticas já mencionadas anteriormente no texto, um fator que influi negativamente nesse cenário foi o custo elevado obtido nessa roteirização chegando à quase 18%. Mais... »

Integrantes: Leonardo Arroyo Santos, Thiago Leite Vieira, Vinicius Lassabia Mathias.

Orientadores: Profa. Nathalia de Castro Zambuzi

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O EFEITO DE VARIÁVEIS CAUSAIS EXTERNAS NA PREVISÃO DE DEMANDA: ESTUDO DE CASO EM UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE LIMPEZA AUTOMOTIVA

Resumo:

A previsão de demanda é uma ferramenta de suma importância nas organizações, amplamente discutida na engenharia de produção e essencial para o planejamento de uma operação. E quando se trata de um segmento de serviço, pode ser ainda mais desafiador inteirar-se das necessidades dos clientes, visto que elas estão expostas a muitas incertezas. Nesse contexto, foi realizado um estudo de caso em uma empresa de médio porte inserida no segmento de limpeza automotiva, com o objetivo de avaliar modelos de previsão mais adequados e como as variáveis causais externas podem contribuir para os resultados. Foram discutidas todas as informações e os parâmetros considerados e os resultados obtidos se mostraram bastantes satisfatórios do ponto de vista da redução de erros de previsão Mais... »

Integrantes: Matheus Rodriguez, Bruno Porcel, João Gabriel Monteiro, Pedro Oya, Fabio Hiroshi.

Orientadores: Prof. Mauro Sampaio.

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PROCESSOS DE NEGÓCIOS EM EMPRESAS BASEADAS EM PLATAFORMAS DIGITAIS: ANÁLISE DA GESTÃO DE PROCESSOS EM UMA STARTUP DE DELIVERY.

Resumo:

Em constante ascensão e, por serem relativamente novas no mercado, as startups de delivery exigem novos estudos acerca de gestão e mapeamento de processos de negócios. Através de uma visão ampla de todos os processos, as ferramentas de gestão permitem monitorar o andamento deles com rapidez e maior clareza, além de facilitar sua compreensão, permitindo identificar gargalos e retrabalhos, e, por conseguinte, gerar melhorias. O trabalho teve como objetivo analisar as práticas de gestão de processos em uma empresa baseada em plataformas digitais em suas dimensões (restaurante, entregador e consumidor final) e propor melhorias. Inicialmente, identificou-se a relação entre a empresa e seus três pilares, fornecendo a base de conhecimento para mapear os processos de negócio através de duas ferramentas, o Service Blueprint e a Notação de Modelagem de Processos de Negócios (BPMN). O estudo promoveu a visão dos processos da empresa e, quando comparada à teoria, permitiu a análise da situação atual, identificação de gargalos e proposição de ações de melhoria. Por fim, pôde-se concluir que a organização estudada avança em melhoria contínua para se ajustar a um modelo de gestão eficaz. Mais... »

Integrantes: Carinne Namba Marcolino, Gabriela Alves da Silva, Mariana Generoso Scorvo, Matheus Rampazzo Bragança Ferreira.

Orientadores: Profa. Dra. Gabriela Scur.

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PROPOSTA DE UM ROADMAP COMBINANDO CONCEITOS DO FACTORY PHYSICS E O CONWIP VISANDO ALAVANCAR A IMPLEMENTAÇÃO DA INDÚSTRIA 4.0

Resumo:

A competitividade no setor industrial, sobretudo no segmento automobilístico, exige que as empresas produzam em grande escala e a custos reduzidos. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo propor um roadmap que combine conceitos do Factory Physics e o CONWIP visando alavancar a implementação da Indústria 4.0. Foi feita uma análise da literatura a respeito de modelos de implantação de tecnologias da Indústria 4.0 e foi elaborado um roadmap baseado nos conceitos encontrados na literatura. O roadmap proposto consiste em três etapas, a saber: requisitos; visibilidade e transparência; predição e adaptabilidade. Para a elaboração deste roadmap foram construídos três cenários de simulação por meio do software ProModel, sendo o primeiro cenário a etapa 1 do roadmap, e consiste no estado atual da empresa com a utilização de conceitos do Lean Manufacturing, informatização e computadorização. O segundo cenário representa a etapa 2 do roadmap, e nela é feita a preparação da linha de produção para a aplicação da Indústria 4.0, com a instalação de sensores e contadores para leitura de tetos nos racks, os quais enviam um sinal para o operador logístico realizar o abastecimento. No terceiro cenário é feita a aplicação da etapa 3 na qual são instalados sensores, contadores, AGV (Automated Guided Vehicle) e o sistema de coordenação de ordens CONWIP. Os sensores, contadores e o CONWIP realizam a comunicação via CLP (Controlador Lógico Programável) com o AGV, sendo este o responsável pela movimentação de racks do estoque intermediário até a plataforma, enquanto o operador logístico realiza a movimentação do estoque de racks até o estoque intermediário. Para a comparação dos resultados obtidos nas simulações, foram utilizados os conceitos de Factory Physics. Após realizar a análise dos resultados obtidos, pode-se observar que o cenário três é uma boa alternativa para a empresa, pois minimiza paradas de produção bem como disponibiliza tempo para os operadores logísticos realizarem outras tarefas. Mais... »

Integrantes: Henrique Zeno Campos da Silva, Hillary Pinto Figueirôa, Jonas Ferreira Gondim, Lorena Braga Navas, Lucas Tollendal Gonçalves.

Orientadores: Prof. Dr. Marcel Heimar Ribeiro Utiyama.

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Projetos de conclusão do curso de graduação em Engenharia Química



DESENVOLVIMENTO DOS ELETRÓLITOS PARA UMA BATERIA DE FLUXO REDOX DE VANÁDIO

Resumo: Fontes renováveis de energia podem depender do clima, sendo instáveis. Assim, sistemas de armazenamento de energia como baterias de fluxo redox de vanádio (VRFB) chamam atenção por sua alta eficiência e baixo custo. Este trabalho estuda a preparação de eletrólitos de uma VRFB e a otimização destes, através do uso de agentes redutores e aditivos, avaliando tais soluções por voltamogramas cíclicos e o emprego numa bateria

Integrantes: Aline Arthuso, Aline Y. Mota, Camila P. Cabral, Jessica T. Speranza, Thayssa C. Burgos Biajante.

Orientadores: Prof. Gerhard Ett.

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DESENVOLVIMENTO DE UM SOFT SENSOR PARA INFERÊNCIA DE ÍNDICE DE FLUIDEZ EM POLIPROPILENO DE UMA PLANTA INDUSTRIAL UTILIZANDO NEURO-FUZZY

Resumo:

Os termoplásticos são materiais utilizados para diversos propósitos, desde a confecção de brinquedos até em aplicações aeroespaciais, dentre eles o polipropileno se mostra um dos mais importantes e versáteis da indústria. Sua produção em larga escala tem seguido processos bem estruturados, cada vez mais controlados e automatizados, buscando reduzir perdas e garantir a qualidade do produto. Entretanto, nem todas as propriedades do polipropileno são de fácil medição, entre elas, as propriedades reológicas se destacam como desafios para mensuração. Nesse trabalho foi estudada a inferência do índice de fluidez de polipropileno, uma das propriedades fundamentais para sua especificação, através da criação inovadora de um modelo inicial para um soft sensor, que a partir de dados provenientes da etapa de extrusão do processo, pode prever o valor das análises de índice de fluidez obtidas em laboratório, utilizando o sistema neuro-fuzzy, com o auxílio da Toolbox Neuro-fuzzy Designer do MATLAB. Para o desenvolvimento do soft sensor, foram utilizados dados da etapa de extrusão, da unidade industrial PP4 da Braskem, obtidos entre 2019 e 2020. Utilizou-se o algoritmo subtractive clustering e desta forma vários modelos foram coletados através do MATLAB, chegando em três modelos potenciais, capazes de representar o sistema de forma satisfatória. Os modelos foram validados utilizando as análises estatísticas VAF (Variance Accounted For) e CV (Cross Validation ou Validação Cruzada). Realizando inicialmente a simulação com a base de 2019 conseguimos valores de VAF superiores a 98% e próximos a 84% com o melhor modelo para base de 2020. Atualmente o projeto está em fase de implementação na Braskem, a fim de servir para consulta online aos operadores e à equipe de processos e produção. Vale ressaltar que o projeto também partiu de uma demanda industrial e da busca por atender os anseios da indústria 4.0, realizando a quebra de paradigmas e transformações nos processos para se tornarem cada vez mais proativos. Os métodos utilizados nesse trabalho podem ser abrangidos para as demais planta de PP, assim como para plantas de PE e ainda para a inferência de outras propriedades reológicas e mecânicas, como impacto Izod, ou teor de solúveis em xileno, tendo suas devidas adaptações. Mais... »

Integrantes: Ariani Rodrigues Chaves da Silva, Beatriz Alexandre Pacheco, Caroline Dutra Silva Santos, Hyoram Leonardo Sartori Assunção, Katia dos Santos Araujo.

Orientadores: Prof. Dr. Ivan Carlos Franco.

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ESTUDO DO ALVEJAMENTO E TINGIMENTO COM CORANTES REATIVOS EM MALHAS DE ALGODÃO COM ÁGUA POLARIZADA

Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a influência da água polarizada no alvejamento químico, químico e ótico e no tingimento com corantes reativos em malhas de algodão, onde se reduziu parte dos produtos químicos auxiliares, de modo a verificar seus impactos financeiros e ambientais. Foram obtidas economias de até 43,8% para o alvejamento, e para o tingimento, obteve-se uma economia de até 5,3%.

Integrantes: Amanda Gomes, Daniela Ieno, Heitor Serafim, Marcos Vinicius, Matheus Silva.

Orientadores: Prof. Luís Fernando Novazzi, Prof. Paulo Maria Algieri.

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SIMULAÇÃO DA PIROLISE DE POLIETILENO PARA OBTENÇÃO DE PRODUTOS DE ALTO VALOR AGREGADO

Resumo:

O referido estudo visa avaliar os impactos da implementação da realidade aumentada (RA) como parte do processo de desenvolvimento de novos produtos. Primeiramente, foi feita a contextualização do setor industrial através das revoluções industriais, que tiveram início no século XV e hoje, com a quarta revolução tem-se discutido bastante sobre a Industria 4.0 e suas aplicações. Nesse ponto, foi introduzida a RA pois essa é um dos pilares que suportam os avanços da Industria 4.0. Dessa forma, os conceitos referentes a essa tecnologia, incluindo seus requerimentos e funcionamento foram apresentados. A seguir, detalhou-se a aplicação da RA com maior destaque no processo de desenvolvimento de produto, evidenciando o que hoje já se tem aplicado no ramo automobilístico em âmbito global, e as ferramentas que estão sendo aplicadas especificamente na engenharia de produtos. Para finalizar, também foi apresentado os principais ganhos e desafios frente a implementação das transformações digitais e o que pode ser feito para evitar armadilhas na aplicação da tecnologia. Mais... »

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Ana Beatriz S.Lopes, Barbara S. Tezoto, Bruno L. S. Souza, Lais N. Nakhle e Tamires P. Mercês

Orientadores: Prof. Ronaldo Gonçalves dos Santos.




TRATAMENTO DE ÁGUAS CONTAMINADAS POR MICROEMULSÕES DE HIDROCARBONETOS UTILIZANDO BIOMASSA LIGNOCELULÓSICA

Resumo: Vários processos de separação de contaminantes encontrados em águas estão sendo estudados, e a bioadsorção tem se destacado. Neste trabalho, com auxílio da programação do Python, constatou-se que seriam necessárias 875 vezes mais de bagaço de cana para tratamento diário, em relação ao carvão ativado. Portanto, apesar de ser uma alternativa sustentável, o uso da cana-de-açúcar para adsorção de hidrocarbonetos em água em altas vazões, é inviável.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Arthur Gabriel Capati, Fernanda Cruz Boscari, Karina Yukari, Paloma Vieira Durães, Tayná Negrini Haddad.

Orientadores: Profa. Adriana Celia Lucarini




TRATAMENTO DE ESGOTO DOMÉSTICO POR MÉTODOS FÍSICO-QUÍMICOS

Resumo: Megatendências reforçam a necessidade de novas metodologias para sanar os problemas de saneamento básico no mundo. Sendo assim, o projeto desenvolveu um novo processo de tratamento de esgoto doméstico que obtém 18,30% de água potabilizável e 66,14% de água de reúso. Além disso, atingiu-se uma redução de 95,50% de DBO e o resíduo sólido gerado pode ser reutilizado na indústria de fertilizante.

Saiba mais sobre o projeto

Integrantes: Bruna Mirabella Tonarque, Luan Giannasi Silva, Marcella Cavalcante Zeron, Michelle Jennifer Madureira Ramos, Raissa Parmeziani Pertrini.

Orientadores: Profa. Dra. Fernanda Guerreiro Rossi Higa

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